A Fome

A Fome Martín Caparrós

Resenhas - A Fome

Nic 13/06/2020

Essencial e brutal.
Um livro essencial, brutal, indispensável, dos mais sensacionais que já li na vida, sobre fome, desnutrição, obesidade, miséria, economia, capitalismo, mercado, sobre religião, sociedade, humanidade, sobre vida, e sobre morte, para obtermos outras visões de mundo, refletirmos sobre valores, e sobre o sistema.
A fome, (se as 700 páginas não espantarem os leitores) tem potencial para sucesso tal qual o Sapiens do Harari, muito mais potencial na verdade. Recomendo demais.

Antonio Cesar 15/09/2017

“... Em 1970, calculava-se que havia uns 90 milhões de desnutridos em toda a África. Em 2010, mais de 400 milhões. ...”
Pág.: 56
5º e 6º períodos
A fome
(El hambre)
Martín Caparrós.

Um relato objetivo e claro da situação da fome no mundo. Entrevistando os famintos (ou mal nutridos no caso dos EUA) dos países Níger, Índia, Bangladesh, EUA, Argentina - sim o autor é argentino – Sudão do Sul e Madagascar a obra, publicada em 2014, revela os mecanismos e a engenharia que faz com que 25 mil pessoas morram todos os dias por motivos relacionados a fome. O drama e inconformismo vivido pelo autor enquanto produzindo a obra, reconhecendo não ter soluções para problema tão complexo se revela na frase repetida diversas vezes em suas linhas: “Como, caralho, conseguimos viver sabendo que acontecem estas coisas?”. Uma obra que me fez chorar, e até pensar que a sociedade humana não tem solução, não pelo menos para a totalidade de seus indivíduos. Mesmo considerando seu viés pessimista e depressivo recomendo fortemente a sua leitura, tanto para os indignados como para os indiferentes e, repito as palavras finais do autor:

“Então: pensar em como seria um mundo que não nos fizesse sentir vergonha, culpa ou desanimo – e começar a imaginar como procura-lo.
É uma frase de duas linhas: talvez anos, décadas, erros e desastres e quem sabe.
É uma frase duas linhas, uma história de vidas e mais vidas.
A volta da história”.
day 08/09/2018minha estante
Tenho muita vontade de ler esse livro

Antonio Cesar 13/09/2018minha estante
Bom e impactante. Leia e não chore se for capaz,

day 14/09/2018minha estante
Acabei de comprar. Esperando chegar ansiosamente.

Juliana 01/05/2019minha estante
Me tornei doadora da MSF graças a esse livro!

day 21/11/2018

triste e impactante
"E,entretanto ,o mundo continua aí,tão bruto,,tão espantoso como de costume.Ás vezes penso que tudo isto é,antes de mais nada,feio.

Repugnam a qualquer um as formas de percepção da grosseria de pessoas possuindo,desperdiçando sem pudor aquilo de que outras precisam desesperadamente .Não é mais uma questão de justiça ou de ética,é pura estética.Digo: tentar fazer com que o mundo não continue sendo tão horrível .

A humanidade deveria sentir,pelo que fez com ela mesma,esse desassossego que tem o criador quando dá um passo para tás,olha a sua obra e vê uma porcaria. Eu conheço .

Este é um livro sobre a feiura,a mais extrema que posso conceber. Este é um livro sobre o asco- que deveríamos ter por não tê-lo.

Comecei a ler esse livro e pensar a cada página e capítulo ,em que espécie de seres somos...ou nos tornamos.

Enquanto pessoas morrem de fome no mundo todo,as vezes até mesmo no nosso bairro,o que a gente faz para ao menos não desperdiçar ?

É totalmente desesperador saber,que a cada minuto que se passa,alguém morre de fome...

Na maioria das páginas o autor coloca a frase:

Como podemos viver com isso caralho?

O livro também nos esclarece muitas coisas,como infelizmente alguns lucram com a fome ,a miséria...

Conhecemos através dele relatos de pessoas de muitos países,onde a fome é algo comum para seus habitantes.

É um livro pesado ,triste ,porém de extrema importância .

Posso dizer que ele mudou totalmente minha visão de mundo.

site: http://escreverdayse.blogspot.com.br