Nijigahara Holograph

Nijigahara Holograph Inio Asano

Resenhas - Nikigahara Holograph

Luan 31/03/2020

Muita coisa que ele iria vir a trabalhar em Punpun tem aqui. De maneira pouco hábil e muita coisa apressada, mas vale a experiência. Segunda obra dele que leio. A segunda que possui acontecimentos e soluções perturbadas e esquisitas. Inio Asano não deve bater bem dos pinos kkk

Luciano 07/01/2017

Indiferença, crueldade e confronto com o passado
Uma história cruel entre alunos de uma escola com passados perturbadores. Achei confuso, os balões atravessam quadros que já passaram, os recortes de tempo são perdidos na história e me perdi mais de uma vez. Mas ainda assim é provocador. É uma história perturbadora e cruel que enfatiza o que existe de pior nas pessoas. A indiferença é dolorosa e os eventos mais terríveis poderiam ter sido evitados com um pouco de compaixão, vai ver que é isso que a história quer passar. A arte, pra variar, muito bonita. Personagens com expressões e rostos bem distintos.

Rittes 30/01/2017

Borboletas filosóficas
Depois de ouvir rasgados elogios a este trabalho de Inio Asano, confesso que me surpreendi com a dificuldade em ler e entender plenamente Nijigahara Holograph. Como sou um leitor esporádico de mangás e fã confesso de narrativas mais lineares como Akira e Lobo Solitário, talvez a deficiência seja minha, mas é um quadrinho bem diferente do usual. Seja na maneira multifacetada de se contar a história, que se entrelaça num vai e vém temporal de deixar qualquer um doido, seja por sua violência e niilismo. Talvez, as dificuldades de Asano, por ter se declarado publicamente como transgênero, acabem transparecendo na angústia que permeia toda a história. Um mangá para poucos, mas que deve impactar muitos.

Tiago 06/01/2017

Ótimo enredo, papel ruim e custo relativamente alto
Nijigahara holograph é um mangá de Inio Asano, serializado originalmente na revista Quick Japan entre os anos de 2003 a 2005.

O enredo de Nijigahara Holograph é o ponto principal da obra, exigindo atenção do leitor para os mínimos detalhes. Para uma melhor compreensão é indicado reler a obra mais uma ou duas vezes.

O trabalho editorial da JBC está de parabéns e a publicação tem um apelo gráfico que chama atenção logo de cara, com a capa preta e detalhes em amarelo, a lombada toda amarela com as letras pretas fica muito bonita na estante o destacando dos outros mangás. A segunda capa é um show a parte, toda preta com várias borboletas amarelas, assim como na terceira capa.

Em contrassenso a isso está a qualidade do papel (sempre ele) e a encadernação, pelo menos da minha edição, não foi muito boa. Achei o papel offset com baixa gramatura e transparente, chegando a me incomodar em alguns momentos. Como comparação, nesse caso uso outro mangá do Inio Asano, Solanin, onde a editora L&PM utilizou papel offset de maior gramatura e sem transparências e o prazer da leitura foi maior do que N. Holograph. Por ser um volume único e com preço um pouco elevado, a JBC poderia ter usado um papel um pouco melhor, ponto negativo. Após retirar o mangá do saquinho, notei que ele estava com o miolo um pouco ondulado. Esse é um dos únicos mangás que possuo que está ondulado e não é problema na armazenagem na minha casa, pois todos os meus outros mangás e livros não apresentam.

O ótimo enredo e a arte mais realista e detalhada de Asano conferem um bom entretenimento para quem gosta desse tipo de história com elementos mais psicológicos e menos mainstream. Os detalhes da edição são um charme, mas o papel transparente e a encadernação aliado ao preço de capa do mangá são os ponto negativos e que deixam o custo/benefício não muito atraente.

Alex 25/01/2017

Quebra-cabeça confuso e violento
Parece que o autor pegou uma história linear e a dividiu em várias peças, jogando-as aleatoriamente na história, como um quebra-cabeça mesmo, para que o leitor descubra o que está acontecendo. A releitura é obrigatória para entender a obra. O enredo é PESADÍSSIMO: envolve morte, suicídio, estupro, facadas, bullying, humor negro...

Obra apenas recomendada para quem gosta do estilo história complexa-confusa-quebra-cabeça. Não me agradou. Achei superestimado...

Mustang 22/01/2020

Nijigahara Holograph
Depois que eu li "Cidade da Luz" do Inio Asano (você pode acompanhar a resenha aqui no Diplomacia), eu resolvi me aventurar em "Nijigahara Holograph", um mangá que ao terminar de ler fez a minha mente explodir, pois aqui temos uma história completamente diferente do seu estilo de escrever, um one-shot que acaba mexendo com passado, presente e futuro de uma turma escolar de Nijigahara.

Tudo acontece depois que uma garota é empurrada em um poço e entra em coma, ouviremos falar da lenda de um "monstro" que vive dentro de um túnel, e teremos borboletas "misteriosas" que aparecem fora da estação. Tudo isso começou a 10 anos atrás, os fatos daquela época não ficaram esclarecidos e hoje no presente percebe-se que cada um carrega um fardo que os impede de viver o futuro.
Aqui temos um mangaká que sabe realmente trabalhar uma trama, que vai além do seu estilo e que faz o nonsense criar sentido. Esse material que li mereceu uma atenção maior ao que acontecia a cada personagem, agora o porque essa historia foi das mais complexas que já li? Bom, foi necessário expandir a compreensão mais de uma vez e focar todos os detalhes que vão ocorrendo a cada um. O autor mistura facilmente o passado, presente e futuro, com isso, ele faz com que a mente do leitor assimile cada fato ocorrido nos capítulos. De principio parece que os capítulos estão misturados, mas não é isso, as historias individuais deles estão ligadas, Asano te compromete a acompanhar o que acontece a cada situação em particular, para depois se entender seu raciocínio na totalidade. Leitura essencial pra quem quer ver mais uma vez Inio Asano se reescrevendo como autor de algo tão complexo.

Nota : 5/5

Nome Original da Obra: Nijigahara Holograph
Autor e Desenhista : Inio Asano
Editora : JBC
Número de Páginas : 296

site: https://www.instagram.com/p/B42oJPqjXVy/?utm_source=ig_web_copy_link

Andreia 07/05/2018

Sensacional
Esse foi o primeiro mangá que li na vida e para quem gosta do estilo: "desgraçamento da cabeça" vai amar muito. Eu terminei e quero reler pq com certeza vão ter coisas que passaram batido. É aquele tipo de obra que a cada releitura vc abstrai mais detalhes. O estilo de escrita é em rede, ou seja, narra a vida de vários personagens numa trama que brinca com o leitor tanto no desvendar aos pouquinhos os mistérios quanto em passear através do tempo. A construção desses personagens não ocorre em tempo linear, forçando o leitor a se esforçar para compreender o que está se passando. De início pode parecer meio confuso, mas assim que nos acostumamos, e ao fim da trama, as coisas se encaixam. Gostei muito.

Erica 08/03/2019

campo do arco-íris
Após terminar a leitura, a sensação que tive foi a mesma de ter assistido a um filme de David Lynch. Mas, apesar de me sentir perdida e sem explicações óbvias, não consegui tirar da cabeça a história e alguns de seus momentos mais poéticos.
A narrativa não apenas não é linear, como é labiríntica, voltamos a episódios já vistos, como se o tempo se dobrasse e formasse interseções (como acontece quando dobramos o papel para fazer um origami).
É uma história pesada, que trata da crueldade humana. Por um segundo, pensei que passasse na mente doentia do protagonista, como uma forma de ele superar o que ele mesmo fez e o que aconteceu, como se ele tentasse se redimir, ou entender o que motivou suas ações, por isso tantas voltas, por isso ele retoma algumas cenas. Mas não é isso também, pois há a narrativa segundo o foco de outros personagens, coisas que o protagonista não poderia saber por não estar presente... então... é isso. Entender essa história é tarefa para mais de uma leitura.

João Felipe 24/11/2016

Uma Leitura Poderosa
Nijigahara Holograph tem um enredo complexo que se desenrola minunciosamente, e requer atenção total do leitor, mas não somente isto, a releitura é quase obrigatória.
Particularmente foi uma leitura muito prazerosa.

MiojoGeek 11/05/2017

Resenha Miojo
#nijigaharaholograph as ilusões de #inioasano , é uma história que usa de um artifício já utilizado diversas vezes no cinema de contar um história de forma não linear. Uma sequência de acontecimentos trágicos envolvem alunos de uma escola e um ponto comum: Nijigahara. Através de saltos temporais e flashbacks, Inio monta sua história com elementos surreais e interpretações abertas que proporcionam ao leitor o mesmo sentimento que se tem ao ver um Donnie Darko da vida. Esse é um mangá que necessita de um pouco mais de foco e atenção que o normal. Disponibilizando de tempo, é aconselhável ao fim da leitura recomece para uma melhor compreensão. A arte é maravilhosa, com destaque pros efeitos de profundidade e enquadramentos cinematográficos. A edição da #jbc ficou belíssima e eu recomendo a leitura. Minha nota é 8/10.

site: https://www.instagram.com/p/BQakeydAEiR/?taken-by=miojogeek

Marieliton M. B. 23/05/2017

Estória maluca, mas muito boa de se ler
Alunos de uma turma do fundamental de uma escola têm o seu passado, presente e futuro entrelaçados devido a acontecimentos num local aos fundos da sua escola. O nome desse local é: Nijigahara.

Mangá one-shot de Inio Asano que pra resumir numa palavra seria: viajoso! Sério, nem dá pra falar muito da estória do mangá pois perderia muito a graça de quem ainda não leu.

Muita coisa me deixou chocado, mesmo eu achando gratuito algumas cenas, o autor depois mostra que aquilo tinha um motivo. E a forma como ele vai construindo a trama é muito bem feita. Cruzando cenas do passado com o presente, o leitor ficar desnorteado com o que tá acontecendo e pra onde que vai a estória, mas acredite, no fim tudo fará sentido (eu acho heheh)

Ótimo mangá, com uma estória maluca, com doses de suspense, que só seria capaz de sair da cabeça de um japonês. 8)
Drica 23/06/2017minha estante
Estou gostando também!

Dan 01/04/2020

Me surpreendeu
Apesar de que eu entendo que algumas pessoas possam achar confuso, pois tem muita subjetividade e analogias nele, eu amo esse tipo de coisa meio Paranoia Agent. Li bem rápido, não conseguia largar, fui criando teorias, indo e voltando nas páginas.
O único que gosto mais do Asano do que este é Umibe no Onnanoko.

Carlão 11/05/2018

Um soco no estômago
Uma leitura poderosa sobre o lado obscuro das pessoas.

Inio Asano através de uma narrativa em rede e não linear nos mostra um grupo de pessoas que tem que conviver com um erro que fizeram na sua infância e que esse trauma os acompanham pela vida toda.

Conforme vamos conhecendo um a um desse grupo, envolta de violência, estupro, assassinato, arrependimentos e melancolia o autor nos passa uma mensagem de como a beleza e a brutalidade vivem lado a lado.

Uma leitura complexa e de certo modo perturbadora, precisando reler mais de uma vez para uma melhor compreensão.

Jazz 04/08/2018

Experiência incrível
Foi maravilhoso acompanhar a construção dessa história e tentar desvenda-la.
Como sempre, o Asano constrói personagens quebrados e mesmo assim memoráveis.

Gabriel 20/06/2019

Uma viagem necessária
HQ mais louca que já li... mas algo me diz que foi importante... retornarei