O Homem que Foge

O Homem que Foge Natsume Ono

Resenhas - Nigeru Otoko

darthzinho_ 21/12/2023

Basta um cogumelo venenoso.
Bem, comecei sem saber nada da história, esperava uma fábula pelo início, porém caminhou para algo diferente, sobre dramas da vida adulta e da carga emocional que podemos ou não suportar.
A questão sobre o urso me decepcionou, mas nada que atrapalhe muito. Indico muito a leitura.

Adriana Naves 19/07/2023

Interessante
Olha, a arte desse mangá não curto muito, acho bem ruinzinha kkkkkkkkkk. Já a história é bem diferente do que esperei. Achava que seria sobre o conto de fadas do urso, presente no folclore do lugar onde se passa a história. Mas, é um texto sobre os conflitos da vida adulta e as consequências de escolhermos enfrenta-los ou fugir deles. Tem um tom bem melancólico, e um final interessante para o protagonista.

abacaxeira 19/07/2023

Alguns cuotes
"Quando a gente cresce fica mais ganancioso, paramos de enxergar o urso"
- "Parece que 'ser criança fechar'não é desvantagem"
- "Basta um cogumelo venenoso... Para estragar todo o resto"

Deh666 21/01/2023

Uma história sobre fugir, sobre o tempo que temos pra parar de fugir das nossas responsabilidades e dos nossos desejos

Elane.Medeiross 06/01/2022

Nesse cinto de fadas adulto, carregado de melancolia temos uma história muito interessante e com várias interpretações. Gostei muito da abordagem e gostaria de ler mais obras do autor.

Karen 17/06/2021

Reli agora, em 2021. Muito bom. O fim não é o que a gente espera quando começa a ler. Reflexivo. Melancólico.

Sarah | @only_a_snowflake 25/01/2021

Promete o complexo e entrega o raso | Mangá talk sem spoilers
Taí um mangá diferentão em muitos sentidos. Se você me perguntar porque decidi comprar esse mangá, foi apenas e exclusivamente pela sinopse. Não conheço o/a mangaká, a arte não me chamou a atenção e nem a capa.

Pois bem, esse é um mangá com pouquíssimo texto. Digo para vocês que o primeiro capítulo eu não entendi, se alguém puder fazer a gentileza de me explicar, eu agradeço.

Do segundo capítulo para a frente, a história toma forma, mas em momento algum da narrativa identifiquei uma história densa ou profunda, como a sinopse promete. Esse foi um mangá que depois que finalizei, tive que parar e recapitular a história pra mim mesma. Só assim conseguiu compreender um pouco da intenção do mangá.

Dei 2 estrelas porque o objetivo da história é bom, porém se perdeu no desenvolvimento. O perigo de deixar uma história tão sutil assim é esse: no fim das contas o leitor não capta a mensagem completamente.
Bruno Oliveira 11/03/2021minha estante
Sério mesmo? Preciso reler esse então. Não me lembro de ter ficado com essa sua impressão. :)

gmorgana 20/07/2023minha estante
O primeiro capítulo é importante pra introduzir o folclore e fazer a moça questionar sua infância, deixando a gente perceber que infância não é questão de idade. Mais pra frente, vc vê que ela foi importante pra que o homem que foge fosse encontrado, já que ela começou a contar que vive um homem na floresta. Eu também não achei a história muito bem desenvolvida. E na parte dos cogumelos eu achava que o homem tinha coletado os venenosos pra matar o pai, mas não aconteceu isso. Enfim, ainda não entendi tudo que aconteceu

RaquelC_Torres 29/09/2020

várias interpretações em um mangá só
o homem que foge é um mangá voltado para o público adulto. os personagens, que não tem nome e mesmo assim possuem objetivos claros, então em momentos da vida em que precisam tomar decisões importantes.
a princípio, o leitor pode pensar que são histórias separadas. mas ao longo da leitura vemos que as mesmas se interligam e que cada escolha dos personagens afeta de alguma maneira a vida deles.
nesta história há várias metáforas que de início o leitor pode não entender, acredito que é uma leitura que permite diversas interpretações. os traços mais grosseiros do mangá são uma peculiaridade crucial que deixa o conjunto da obra mais dramática e sombria.

Felipe Mello 26/07/2019

O Lirismo da Fábula Encontrando-se com a Melancólica Realidade.
Natsume Ono consegue passar, com perfeição, toda a melancolia e tristeza que os personagens sentem com uma naturalidade em seus diálogos e trazendo reflexão para o leitor com a sua belíssima arte. Parecia que eu estava lendo um mangá do Inio Asano.

Paulo 13/03/2018

Algumas histórias tem o dom de ecoar em nossos corações. Seja por tratar de um tema impactante, seja por tratar de personagens que nos simpatizamos. Natsume Ono nos presenteia com uma história sobre arrependimentos e fugas, sobre pessoas que vão para a floresta porque é o único lugar que lhes restou.

O roteiro da autora é muito inteligente. Ele nos apresenta uma história em ziguezague, primeiro apresentando o mito da floresta para depois nos apresentar os outros personagens envolvidos na narrativa. O destaque fica pelo pouco uso que ela faz dos diálogos. É um livro com vários trechos marcados apenas por desenhos. Gostar ou não da história vai depender muito do que você, leitor, vai conseguir retirar dos quadros e associar o dito ao não dito. É uma história bem amarradinha e com um final deixado em aberto. A gente sabe o que vai acontecer no final, mas a autora não dá muitos detalhes fazendo com que imaginemos o que pode ter se sucedido em seguida.

Preciso admitir que o traço não é nem um pouco atrativo. A autora usa um estilo bem alternativo como se ela tivesse feito tudo a lápis sem uma arte-finalização. Dá um visual bem rústico ao mangá e em alguns momentos chega a ser esteticamente complicado. Porém, não sei como descrever isso, ela conseguiu me cativar com esse estilo. O visual da floresta é claustrofóbico e assustador, e a gente consegue sentir isso mesmo nesse tipo de traço. Parece até bruxaria; me senti tragado por aquela floresta e seus segredos. A ponte que separa o mundo civilizado do que está oculto no seio da floresta. Ou a cabana isolada onde existe pouco conforto além de uma cama, um criado-mudo e uma série de diários. Agora, o que mais me impressionou foi o urso. Incrível como um ser que não tem uma única fala em toda a narrativa consegue ser o mais expressivo de toda a história. Aquele olhar profundo e penetrante capaz de fazer você revelar todos os seus segredos. A autora desenhou estes momentos em um ângulo que parece que o urso está olhando para fora do mangá. É como se ele estivesse me perguntando o que eu tenho feito de minha vida; quantas vezes eu fugi de uma responsabilidade; quantas vezes eu quis ir a uma floresta e me livrar de tudo.

Os personagens são bem distintos entre si e cada um possui uma fuga propriamente dita. A menina é alguém que está travada entre ser criança e ser adulta. Engraçado como eu achei que fosse um menino até mais ou menos a metade do capítulo 1. Ela se esconde até mesmo de si mesma. Ela deseja buscar o segredo da floresta porque sente que ainda é uma criança. É como se ela não tivesse chegado a um acordo consigo mesmo que precisava mudar para seguir adiante. A gente pode ver que a personagem sabe que é uma adulta desde o começo da história porque se sente deslocada junto às crianças.

No segundo capítulo somos apresentados a um homem que está fugindo de um problema de corrupção política. Ele foge porque não quer ter de assumir a responsabilidade pelos atos que fez. Não sabemos exatamente o que é até mais ou menos o final da história. Mas, o desespero dele é palpável até ele descobrir um urso na floresta. A relação deste homem com o urso é bem diferente porque o animal parece domesticado. A cada olhada do urso para o homem, ele sente que está sendo julgado por ter fugido dos atos que fez. Vamos ver que o homem, assim como a menina do primeiro conto, não consegue entender que precisa parar de fugir e resolver suas questões.

Quantas vezes isso já nos aconteceu? O homem comum tem a tendência a fugir de problemas muito complexos. Ser corajoso não é apanágio de muitos; os verdadeiramente corajosos são aqueles capazes de perceber que é preciso parar de fugir. A fuga é uma espécie de instinto primitivo do homem que sente medo de um predador à espreita. Esse predador não precisa ser algo físico. O medo de ser perseguido pode ser uma fabricação de nossa mente a partir de um problema nosso do cotidiano: uma traição, um amor que pode ou não ser correspondido, maus tratos na escola, um chefe abusivo. Natsume Ono consegue traduzir bem esse sentimento para as páginas do mangá. E torna este um mangá bem curioso de ser lido.

site: www.ficcoeshumanas.com

Carlos 13/02/2018

O homem que foge é um daqueles títulos dos quais você espera uma estória contada de uma determinada forma e quando ler, é outra. Isto faz com que a impressão que se tenha é de que foi enganado pela sinopse, ou que a estória ao longo da leitura se explique. Porém, aqui encontramos uma estória que é fechada e ao mesmo tempo não.
Um tempo atrás, quando a NewPOP lançou o mangá Helter Skelter de Kyoko Okazaki, muitos disseram que o traço da maangaká era ?feio?, engraçado que com O homem que foge, isto não foi levado em consideração. O mangá possui um traço que lembra esboço, como se ainda houvesse de ser finalizado, mas que é bonito ao seu modo, casando perfeitamente com o tom sombio e melancólico da estória.
O paragrafo acima foi para falar do traço da obra, voltando ao enredo em si. Vemos uma construção narrativa bem rica e ao mesmo tempo simples. Partindo de uma lenda local, de algum lugar do mundo, a estória joga para o leitor a interpretação do que seria o urso, o homem e os anseios da vida adulta. Pobríssimo em diálogos, o ?silêncio? pode incomodar, mas trás uma sensação de ?o que eu faria se estivesse no lugar dessas pessoas? Será que contos de fadas ainda surtem efeito depois de perder a inocência infantil??.
Todos almejaram, quando criança, a vida adulta os ?prazeres? que essa fase da vida traria. Mas muitos de nós, e me incluo nesse contingente, não estavam preparados para os momentos difíceis, as decisões que determinam o resto de nossas vidas e das de outros. A vontade que dá é de fugir, mas será que fugir resolve a situação? Dizem que uma pedra lançada jamais poderá retroceder. Com os problemas da vida adulta é a mesma coisa. Não há como correr disto, inevitavelmente, querendo ou não, nossas ações trazem consequências. O que importa é: vamos encarar de frente ou fugir?

Ammy 02/02/2018

O Homem Que Foge
O mangá inicia com um pequeno conto infantil sobre uma criatura que habita a floresta, um urso. Se você o encontrar e tiver a coragem de passar um dia inteiro com ele, terá um desejo concedido. Mas somente crianças podem vê-lo.
Há quem diga que esse urso tem a capacidade de se transformar em homem durante a noite e logo pela manhã, retorna a sua forma grande e peluda.

A história é totalmente diferente de qualquer coisa que eu já tenha lido e tem um desfecho diferente do que eu esperava, mas agradou.
Agora, os traços da Natsume são fora do comum, lindos e simples.

Drica 21/06/2017

Meu primeiro mangá
Comecei e terminei hoje mesmo (21/06/17)
História interessante de uma lenda. Numa floresta vive um urso, quem conseguir passar uma noite e vir o urso e voltar são e salvo depois, poderá ter um desejo realizado. Será que a lenda é verdadeira? Quem irá tirar a prova? Muito intrigante! Gostei!

Camila Lobo 19/05/2017

Mangás #4: O Homem Que Foge: Nigeru Otoko (Por Livros Incríveis)
Olá, minna-san! *japonês feelings*
Deixando a brincadeirinha de lado, hoje trago para vocês o que foi o primeiro lançamento da Editora JBC em 2017.
O Homem Que Foge - Nigeru Otoko em japonês - é quase um conto de fadas sombrio, com reflexões sobre escolhas, consequências e medos.

Adquiri o mangá logo no início do ano, porque a capa misteriosa e sinopse instigante, mas só fiz a leitura no início de maio.
Em volume único e dividido em cinco capítulos, o primeiro é o mais interessante, mas que conta rapidamente o mito que corre na cidade, em que há um urso no meio da floresta que só as crianças podem ver. Esse urso também se transforma em um homem e caso a criança consiga passar um dia com o animal sem sentir medo, pode fazer um pedido.
Ou seja, basicamente a história do primeiro capítulo é a central, e os quatro restantes são para desconstruir e desenvolver a história, sobre o que levou a tais acontecimentos, o que há por trás dessa lenda e afins. Ou seja, são flashbacks.

Ao contrário do que diz a sinopse, considerei os traços do autor um tanto rebeldes, ainda que não de forma ruim. Seus desenhos são rabiscados, algumas vezes sendo até difícil de compreender os quadros. Isso torna a história mais densa e sombria, o que caiu bem com a narrativa.
Outra coisa que chama a atenção, de forma positiva e negativa, para mim, é que O Homem Que Foge quase não possui diálogos. Muitos dos quadros são apenas as ilustrações, com a maioria auto explicativa e creio que incrivelmente, a pouca quantidade de falas deixa o mangá melhor ambientado em sua mensagem.

Por fim, apesar da história e traços ligeiramente confusos, O Homem que Foge vale a leitura, principalmente para quem deseja escapar da área de conforto, que foi o meu caso. Normalmente, quando a questão é quadrinhos japoneses, normalmente leio o gênero shoujo, que é destinado a garotas, ou romances em geral, e esse não contém nada disso.
A obra possui um preço okay, R$18,90, e possui orelhas, folhas e capas grossas e envernizadas. E está sempre em promoção em lugares como a Saraiva.

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2017/05/mangas-4-o-homem-que-foge-nigeru-otoko.html

MiojoGeek 11/05/2017

Resenha Miojo
#ohomemquefoge #nigeruotoko de #natsumeono conta a história de um homem que resolveu fugir de seus problemas se refugiando na floresta. A floresta em questão, carrega consigo a lenda de que nela reside um urso que somente crianças podem ver. Dizem, que ao encontrá-lo e passando um dia inteiro em sua companhia, essa pessoa terá um desejo atendido. Mangá volume único, redondinho e muito bem acabado que trata de questões relacionadas a arrependimento, fuga, reflexão e retorno. As ilustrações não me agradaram muito, mas atende bem ao contexto da história. O mangaka soube criar a tensão e suspense na medida para prender sua atenção do início ao fim. Minha nota é 9/10 e eu recomendo a leitura.

site: https://www.instagram.com/p/BROzqXUhhdY/?taken-by=miojogeek