Os Cavaleiros do Zodíaco - Saintia Shô

Chimaki Kuori

Resenhas - Saintia Shô #01

Juliet 17/03/2020

Um bom primeiro volume
No volume 1 temos os primeiros 4 capítulos da história das Saintias, as damas de companhia da Deusa Atena.

E já nesse primeiro volume temos um plot bem interessante sobre a protagonista e sua irmã que vai ser a base da história que vamos acompanhar.

Kauan 28/07/2020

O mangá Saintia Sho e a representação feminina em Cavaleiros do Zodíaco
Essas guerreiras não são como as mascaradas da série original, chamadas de Amazonas, são Saintias que se escondem na sombra de Athena, de modo que até mesmo os demais Cavaleiros as têm como lendas. Tal fator explica o motivo pelo qual nunca foram citadas antes, uma solução inteligente de Chimaki Kuori. A autora conseguiu desenvolver uma história paralela ao que foi contado na série original, criando novas heroínas sem substituir os clássicos e, de certa forma, fazendo reparação, já que as mulheres sempre foram sub-representadas na série.

Diferentes das Saintias, as Amazonas eram mulheres que abdicaram de sua feminilidade, nunca revelando seus rostos. Shaine (China, pros íntimos) de Ofiúcio, por exemplo, é uma personagem da criação original sobre a qual gostaria de conhecer mais, mas acaba resumida a sua obsessão por Seiya, líder dos Cavaleiros de Bronze. Falando nele, há características semelhantes entre o herói e a protagonista de "Saintia Sho", Shoko de Cavalo Menor (?).

Além da aparência, armadura e constelação com traços parecidos com os de Seiya, Shoko é teimosa e segue o roteiro de luta do Cavaleiro de Pégaso (baseada em apanhar até quase morrer e depois reagir, elevando o cosmo). Ela também precisa lidar com a ausência da irmã.

Leia a análise completa através do link: http://www.conexaomista.com.br/2020/06/o-manga-saintia-sho-e-representacao.html

site: http://www.conexaomista.com.br/2020/06/o-manga-saintia-sho-e-representacao.html

Vitor C. Silva 09/02/2021

As Saintias, uma velha história de outro ponto de vista
Devo começar dizendo que estou muito feliz de poder ler algo relacionado ao universo de Saint Seiya novamente, sempre soube que o universo criado pelo mestre Kurumada poderia se estender ainda mais, e essa, em conjunto de outras obras, mostram que isso é possível.
O primeiro volume de Saintia Shô se mostra muito promissor, a lenda daquelas que protegem Athena como sua guarda pessoal, além de estar introduzido no universo cânon de cavaleiros do zodíaco de uma forma muito original, não intervém de forma alguma na história que já conhecemos entre nossos 5 protagonistas de bronze, nos permitindo acompanhar acontecimentos que antecedem histórias já contadas, além de abordar um outro ponto de vista dos acontecimentos do arco principal da primeira fase através da visão da personagem de Saori Kido (Deusa Athena).
Por fim, quero exaltar os traços maravilhosos da Mangaká Chimaki Kuori, esse, sem sombra de dúvidas, é o melhor traço que já vi em todas as obras de Saint Seiya, e falo isso com total propriedade, as artes são muito bem feitas e trabalhadas, além de serem totalmente proporcionais, as páginas não são poluídas visualmente, permitindo-nos ter uma compreensão incrível do que estamos lendo. Por fim, um belo primeiro volume.

Iris 06/10/2021

Saintias de Athena
A primeiro volume me surpreendeu bastante pois não esperava encontrar uma história tão boa, só tenho elogios a fazer.

Primeiro o fato de se passar ao mesmo tempo que o manga original de Cavaleiros do Zodíaco acontece, achei que isso poderia ser um ponto fraco ou fazer a história se perder, mas não, consegue construir um universo próprio para a Shoko, mas ainda sim atrelado aos acontecimentos de CDZ, lembrando que esse volume se passa antes do Seiya voltar da Grécia com a armadura de pegassus.

Tive um pouco de receio com a questão do posto das Saintias, mas é bem explicado, diferente das Amazonas elas não usam máscara pois não precisam reivindicar de sua feminilidade e são as únicas que podem servir a Deusa Athena em seu dia a dia pessoal.

O desenho da obra é perfeito, todos os personagens tem traços bonitos e valorizados, um certo Cavaleiros de Ouro que aparece durante a obra está perfeito e a armadura incrivelmente realçada.

Estamos acompanhando Shoko em busca de notícias de irmã, que partiu a muito tempo para se tornar Saintia pela fundação Kido, resolvendo interrogar Saori, Shoko não obtém uma resposta exata pois não consegue se aproximar, já que Saori é protegida por Mii. Achando que tudo está perdido Shoko começa a pensar em outro plano para ter notícia das irmã e é quando servas da Deusa Éris atacam, promovendo uma batalha e uma série de encontros inesperados.

Me apaixonei pelas personagens novas, elas tem objetivos e lutam por eles acima de tudo, são determinadas e leais. Shoko, mesmo estando em um momento confuso e de novas descobertas, consegue sempre se manter fiel ao seu objetivo de estar perto de sua irmã.