Faca de Água

Faca de Água Paolo Bacigalupi

Resenhas - Faca de água

1 | 2 | 3 | 4

Thalita 06/09/2016

"Alguém tem que sangrar para que o outro possa beber."
Faca de água se passa onde antigamente era os Estados Unidos. Lá está tudo uma bagunça, basicamente, por causa da escassez da água.
Os ricos vivem em condomínios totalmente fechados onde possuem ar puro e água abundante. Já os pobres, precisam se virar com o pouco de água que sobrou.
Angel é um faca de água. Os facas de água são mercenários que trabalham para pessoas que possuem direitos sobre a água e a sua distribuição. Angel trabalha para a Catherine Case e faz de tudo pra agradar sua chefe.
Lucy é uma jornalista premiada que veio atrás desse caos por causa da sua profissão. Ela divulga mais do que deveria e acaba correndo perigo.
Maria é uma texana que não tem praticamente nada. Mora com uma amiga e vende água pra tentar sobreviver. Ela sonha em ir para o norte, onde inacreditavelmente ainda cai água do céu.
Esses três personagens vão se esbarrar em Phoenix e então muito sangue vai jorrar e muitas coisas serão descobertas.
Sempre tive vontade de ler algo que falasse sobre a escassez da água. Quando vi esse lançamento da Intrínseca já quis antes mesmo de ler a sinopse.
No começo eu estava bastante perdida. O autor vai narrando a história sem explicar muito bem cada termo que utilizava, o que fez eu me confundir muito nesse mundo futurista.
Guerra, sangue, reviravolta, ação... Tudo o que eu esperava desse livro veio, só que um pouquinho tarde rs
Faca de água é um bom livro, mas se o autor não tivesse enrolado tanto com certeza seria um livro uau, excelente. Da metade pro final foi, oh, supimpa!
E o que falar dessa edição? Meu Deus, que livro mais lindo! As folhas são pretas na lateral e cada começo de capítulo a folha é preta com letras brancas. Nada melhor do que ler um livro tão bem feitinho, né?
PS: Quando for ler Faca de água já deixa um galão de 10 litros do seu lado. Tu vai sentir uma sede, que não é de Deus. Dica.

site: https://www.instagram.com/colorindodevaneios/
Maria Fernanda 13/09/2016minha estante
"O autor vai narrando a história sem explicar muito bem cada termo que utilizava, o que fez eu me confundir muito nesse mundo futurista. Quando chegou na metade, tudo mudou. Aí a coisa começou a ficar interessante, parecia que eu estava lendo outro livro e então não tive mais nenhuma dificuldade com a leitura." EXATAMENTE

Marcelle 09/11/2016minha estante
Ainda to no início do livro e sinceramente não to entendendo nada, to bem perdida sim!! Tava quase desistindo, a leitura não flui hahaha mas já que vc falou que depois fica bom vou continuar lendo então!

Gabriel 24/03/2017minha estante
undefined

Zack_Newton 14/09/2022minha estante
Gostei bastante da resenha, agora me ajudou a entender um pouco mais

dai.bispo 11/08/2022

Um futuro muito presente
A premissa desse livro é bastante envolvente, apesar de não ser inovadora em sua totalidade. Um futuro distópico marcado pela degradação ambiental, escassez de recursos naturais ou mudanças institucionais é um plot facilmente encontrado em outros livros do gênero, porém o autor conseguiu introduzir algumas problemáticas interessantes, as quais gostaria que ele tivesse explorado mais.

O primeiro ponto que chamou minha atenção foi a privatização das força de segurança e a utilização de tropas mercenárias. Empresas privadas de segurança e de defesa, assim como agentes bem treinados sendo contratados por entidades públicas (Estados, mesmo) ou atores particulares, é uma questão muito atual e, em certo ponto, preocupante em todo o mundo. Esse é um mercado em crescimento desde as invasões ao Iraque e Afeganistão que permeia diversas áreas da política, economia e do direito. Para quem tem interesse em se aprofundar no tema, não vou me alongar nos prós e contras. Mas, à guisa de curiosidade, foi um recurso amplamente usado pelo governo brasileiro durante a Copa da FIFA 2014 e as Olímpiadas do Rio 2016.

Em segundo lugar, temos o problema dos refugiados ambientais e a precarização das ações de ajuda humanitária desenvolvidas por agências e organismos internacionais. Pessoas sendo forçadas a abandonar seus lugares de origem e tudo o que construíram ao longo da vida para fugir de alguma catástrofe ambiental não é uma possibilidade futura, mas uma realidade manifestada em diversas regiões do planeta sobre a qual precisamos discutir rapidamente, afinal o meio ambiente já está se deteriorando. Da mesma forma, o livro nos leva a refletir sobre o tipo de ajuda que as intervenções ditas "humanitárias" são capazes de mitigar problemas. Como elas são realizadas? Por quem? Com qual objetivo? Essas ações, de fato, estão dando suporte o público alvo? Está ajudando a resolver o problema? Em Faca de Água esse não parece ser o caso e, apesar de obvio para algumas pessoas, esta não é uma problemática de conhecimento popular.

Por fim, é interessante observar o reconhecimento acerca das mudanças nas dinâmicas de poder do sistema internacional, a partir da emergência e consolidação de novos centros de influencia global, neste caso em específico, a China. Quando o autor apresenta uma sociedade norte-americana na qual o mandarim é uma língua tão disseminada quanto o inglês ( tacitamente reconhecida como a língua oficial dos negócios na esfera internacional), o yuan (moeda chinesa) passa a ser igualmente utilizado como meio de pagamento das principais transações efetuadas, e a tecnologia usada nas arqueologias possuem know how chinês, ele está praticamente gritando para os seus leitores: a China já é uma potência real, senão uma ameaça real, a ser reconhecida (talvez combatida?) pelos Estados Unidos! Embora esta seja, cada vez mais, uma realidade indiscutível, é valido salientar que esse livro foi escrito entre 2014-2015, por um autor estadunidense que estava dialogando diretamente com as discussões e preocupações política do seu país na época. Um exemplo que corrobora com esse argumento é o fato de, em 2014, a China estar em constante diálogo com outros países para a criação de novas instituições financeiras de ajuda internacional como o Banco de Desenvolvimento dos BRICS e o Asian Infrastructure Investment Bank, os quais poderiam funcionar como um contraponto às instituições dominadas pelos EUA (FMI, World Bank). Dessa forma, o livro reflete uma preocupação com a possibilidade de elevação do poder do yuan no rol das moedas internacionais. Como acadêmica de Relações Internacionais, esse foi um ponto que achei pessoalmente interessante. No entanto, percebi que a introdução desse tema dificultou a leitura de algumas pessoas.

De modo geral, Faca de Água parece uma distopia que não pretende observar o tempo muito a frente no futuro, mas está completamente enraizada no presente em que foi escrita, inclusive as disputas por água no Colorado River. Além dos pontos levantados, gosto do livro ser narrado pela perspectiva de três personagens com visões de mundo tão distintas, que se chocam entre si, assim como o desfecho final da história ser mais fatalista, afinal ainda é uma distopia. A leitura fluiu rapidamente entre cenas de ação e suspense, mas a narrativa principal não é tão forte, não há um grande turning point na história e o universo criado tinha potencial para ser mais explorado. Por isso 3.5!

MWeirich 31/01/2024

Realmente plausivel
O autor do livro, nos trás um futuro realmente plausivel, onde a água é disputada a cada metro cúbico, onde vale mais que ouro ou diamantes.
Água é vida e os dias estão contados.
Os três personagens principais do livro se vêem em situações diferentes, mas acabam se entrelaçando ao longo do livro e acabando com o mesmo objetivo: sobreviver.
Cheio de reviravoltas e suspense, este livro é perturbador por se tratar de algo que realmente pode acontecer em um futuro próximo.
Adorei o livro e recomendo sua leitura!

Fernando.Pfitscher 28/03/2021

Parece um filme
Sabe aquele livro com cenas tão bem escritas e detalhadas que durante a leitura ele se transforma em um filme na tua cabeça? Foi assim que eu me senti com Faca de Água.
Achei muito bem produzida a dinâmica da troca de cenas e personagens a cada capítulo, que no inicio distantes, cada um em sua vida e maneira de sobreviver nesse mundo distópico, sendo aproximados e tendo suas histórias entrelaçadas.
O autor descreve de uma forma crua e assustadora essa possível realidade da água como um bem finito e motivo de guerras civis e as suas consequências.

driellydinniz_ 25/01/2021

Faca de Água
Um livro interessante, nos mostra como nosso futuro pode ser assustador, caso não começamos a cuidar da nossa água. Mas, ainda assim o início foi cansativo de ler, depois a história começou a ser envolvente, com cenas surpreendentes.

Geovana Rodrigues 20/01/2024

Uma ficção científica que se passa num futuro próximo e assustador (Deus é mais, não gosto nem de imaginar um negócio desse).
“Alguém tem que sangrar para que outro possa beber.”

Seu bairro já ficou sem água? Se sim, você vai conseguir entender um pouquinho melhor o sofrimento que foi ler esse livro - mas não se engane, foi muito boa a leitura!

Maria, uma adolescente vinda do Texas, em um Estados Unidos dizimado pela guerra, Angel, um mercenário que não pensa duas vezes em deixar uma pessoa morrer de sede para conseguir o que quer e a Lucy, uma jornalista que não tem medo de ir até o fundo de uma trama perigosa. Os três compõem as principais partes do “Faca de Água”.

O mais perturbador sobre a obra, é que essa realidade não é tão distante quanto parece - as mudanças climáticas estão cada vez mais intensas: terremotos, tsunamis, seca e enchentes - o clima está cada vez mais bagunçado e se algo não for feito agora, o futuro será um pesadelo.

Não estou sendo alarmista, é algo que se vê na TV todos os dias… mas voltando a história: suspense e investigação se entrelaçam onde quem tem grana tem água e quem não tem passa sede. O autor teve muito cuidado ao escrever algo crível e muito bem fundamentado, destaco os cenários áridos e os prédios onde os mais abastados moravam.

Num mundo onde uma barra de ouro vale menos do que um copinho de água, você teria algum poder?

site: https://www.instagram.com/p/C2Ip6ZULxCm/

Lilith 01/05/2020

A leitura desse livro não é algo cansativo, os capítulos são curtos e sempre tem algo interessante acontecendo, o que não torna mais cansativo ainda. Os personagens são bem construídos, com histórias e vivências únicas. A cada capítulo a história vai melhorando, e nos surpreendemos com a ganância e o egoísmo do homem. Esse livro é uma reflexão, e creio que todos deveriam ler, para saber o quão grave se tornará as condições de vida no futuro, a escassez da água e mudanças climáticas, se não mudarmos nossas atitudes agora.

cat 25/04/2021

O livro é cheio de suspense e revira voltas. Não existe os bons e os maus, apenas pessoas tentando sobreviver no caos e se dar bem, qualquer um pode trair qualquer um. Gostei muito dos personagens individualmente, mas a achei que na questão romance faltou um pouco de quimica.

shrlockx 17/06/2021

faca de água
comecei o livro com baixas expectativas, mas me surpreendi com a história e as várias reviravoltas! amei demais, os personagens são todos muito interessantes e a falta de sentimentalismo de alguns agrega muito para a história. sofri muito pelo angel e a lucy!

Bimah 23/08/2023

''Pertupadoramente plausível''
Este livro trata de uma temática bem específica, que, dando uma pesquisada, eu descobri que se trata de um Cli-fi, de forma resumida, o Cli-fi, também conhecido como Climate fiction, é um subgênero da ficção que trata das mudanças climáticas, como o aquecimento global, e suas implicações passadas, presentes e futuras. Faca de Água é um perfeito exemplo do gênero.

Não é mais impossível pensar em um futuro em que a água seja o principal motivo para guerras e exploração humana. A falta de recursos hídricos já é uma realidade para muitas pessoas ao redor do mundo e Faca de Água explora essa possibilidade ao máximo. O livro mistura suspense e investigação policial em uma história que gira em torno de uma sociedade dividida por quem tem acesso à água e aqueles que precisam lutar diariamente para ter acesso a ela.

A narrativa é conduzida por três personagens principais. Angel é o personagem responsável por explicar ao leitor o contexto político, social e econômico que envolve a trama de Faca de Água. Maria e Lucy servem para fazer o leitor entender o dia a dia da população, criam uma afinidade e uma identificação dentro de um contexto aparentemente parece muito distante. O contato com três personagens tão distintos ajuda a tornar a leitura mais acessível e aumenta o ritmo de leitura de um jeito agradável.

A trama é muito bem desenvolvida e todo o enredo é claramente muito bem pensado, existe uma preocupação com a veracidade dos acontecimentos e a credibilidade da narrativa como um todo. A leitura é fácil, são muitos diálogos e o autor consegue conduzir bem a narrativa. Eu particularmente consegui me sentir muito mais envolvido pelos personagens do que pela história, eles são muito bem construídos e consegui entender as motivações de cada um e sentir afinidade por eles, a potno de em determinado momento, quando uma personagem está numa situação bem complicada, eu realmente temi pela vida dela, tudo mérito de uma história muito bem escrita.

Um ponto negativo em relação à narrativa é que Faca de Água traz uma história que se passa nos Estados Unidos e é bem regional, o que pode acabar impondo um distanciamento a mais no que diz respeito ao envolvimento do leitor com a trama. É um livro que com certeza quem já tem um conhecimento prévio a respeito da geografia do país vai conseguir entender bem mais alguns dos conflitos, principalmente porque grande parte deles diz respeito às fronteiras. É um livro claramente escrito por um estadunidense para os leitores dos Estados Unidos, o que cria uma barreira difícil de relevar.

Um dos pontos altos de Faca de Água é a descrição dos cenários áridos e desérticos. Em um mundo onde a água é o novo ouro, o leitor tem acesso a uma possibilidade assustadora que, infelizmente, tem tudo para se tornar real, cada vez mais.
Bacabinba 25/08/2023minha estante
Blz,mas e o zap?

08/09/2023minha estante
nossa, vc é muito bom com resenha, me ensine a chegar nesse nível mestre ?

Rodrigo Fernandes 17/10/2022

Bom. Apenas.
Livro Legal. Capítulos curtos ajudam na dinâmica da leitura.

Tive a impressão que se a história fosse contada por volta de 300 páginas, seria mais assertiva.

Até o final do livro, ao mencionar ou a personagem Lucy ou a Maria, não havia diferenciação de personalidade ou emoção para mim. Muitas vezes procurei referências (Maria é a de Sarah, Lucy é a jornalista) para não me perder. Faltou aprofundar na história e personalidade delas. Se jogar daquela forma que o leitor vai ter que se virar pra entender no caminho, e no caminho acontecer outras coisas, acaba sacrificando características marcantes de personagens principais.

Final legal, que não põe ponto final.

Ferflus 11/03/2021

Muito bom!
Depois de tanto tempo adiando a leitura, finalmente terminei.
Um futuro distópico que parece tão distante e ao mesmo tempo tão plausível!
Recomendo a leitura pra quem gosta desse tipo de livro.

Maria Capitolina 31/01/2021

Acho q não gostei muito da escrita. É uma boa história, mas me senti um pouco perdida nela. Não consegui me apegar a nenhuma personagem, achei meio raso, e com muita coisa com potencial para ser desenvolvido. Talvez reler seja uma opção futura que dê mais certo.
May | @vidadaleitora 16/02/2021minha estante
Me sinto exatamente como vc!

Biblioteca Álvaro Guerra 13/03/2020

Alguém terá de sangrar para que todos possam saciar sua sede. Num futuro árido e tumultuado, em que a água ganhou o status de commodity mais valiosa, o direito de uso das fontes e dos rios é alvo de disputas ferrenhas. Uma guerra entre governos, órgãos públicos e empresários, na qual vale tudo. Enquanto advogados e burocratas armam-se com infinitos processos judiciais, mercenários e militares subjugam proprietários de terra, implodem estações de tratamento e interrompem o abastecimento de regiões inteiras.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580579437

Victor Costa 29/03/2020

Futuro próximo
Essa leitura seria de suma importância pra todos em alguma fase da vida, pois esse e uma futuro no qual não é impossível e esta muito menos longe, pois estamos em um momento no qual nosso bem mais valioso e NÃO renovável está se esgotando por puro desaforo NOSSO.
Sobre a leitura, a escrita e um pouco confusa até você se situar no cenário no qual você cria uma certa afeição por se imaginar nele, a uma certo aprofundamento em alguns personagens já alguns são deixados de lado no decorrer da história e pouco desenvolvido, o fim e totalmente previsível onde você o descobre já nas últimas 100 páginas e a uma certa aceleração a o fim do livro na qual você vê um certa pressa pra ele terminar, o que o deixa com um final pouco explicado e desenvolvido e realmente concluído.

1 | 2 | 3 | 4