Crônicas de Redenção

Crônicas de Redenção M. A.Costa

Resenhas - Crônicas de Redenção

Arca Literária 23/12/2017

link disponivel a partir do dia 14/02/2018 http://www.arcaliteraria.com.br/cronicas-de-redencao-contos-da-saga-iniciada-em-redencao-legionella-m-a-costa/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/cronicas-de-redencao-contos-da-saga-iniciada-em-redencao-legionella-m-a-costa/

Morgana Brunner 21/10/2016

Resenha l Crônicas da Redenção - M. A. Costa
Oiii gente, como vocês estão?
Hoje venho trazer uma resenha de um livro com um gênero bem diferente para vocês, confesso que nunca havia lido e me agradei bastante. Aliás, é sempre bom inovarmos nas leituras e conhecer algo novo.
Fiquei bastante curiosa em relação a obra quando conversei com o autor, não é sempre que acontece isso, então foi uma grande surpresa.

Como o livro é divido em vários contos, resolvi falar um pouquinho de cada um para que possam conhecer a história mesmo. Lembrando que essa obra faz parte da história Redenção: livro um: Legionella que pode ser lido independente antes ou depois. Se ler antes vai ter um entendimento melhor do livro um, e depois será apenas um acréscimo de conhecimento da história.

Fim da Guerra – Parte 1 e Fim da Guerra – Parte 2
Tudo acontecia no ano de 2523 e ninguém imaginaria que seriam atacados de uma maneira tão brusca e marcante, será que isso um dia teria fim e esses invasores seriam derrotados? Afinal, não sabia se podiam ser vencidos, nunca haviam encontrado nenhum corpo de um robô sem funcionar, todos estavam intactos e fortes.

"...o barulho é ensurdecedor, o chão treme a cada passo. Parece um trovão atrás do outro misturado com um pequeno terremoto... o rádio e TV nos avisaram que deveríamos nos esconder no quarto mais protegido da casa." Pág. 21

Era como se estivessem na ditadura, muita luta, tristeza e mortes. Quem era polícia, militar era obrigado a ir junto com os robôs, principalmente todos os homens, mesmo não sendo, tinham tal obrigação de comparecer, muitas das vezes sumiam e ninguém mais tinha notícia, nem sabia o que tivera acontecido.

Valker
Valker era um garoto de 12 anos, mas tinha idade suficiente para ter enfrentado tudo que um adulto já tivesse feito, o sofrimento, a angústia e o sangue fazem parte de sua rotinha, nada se ajeita, cada vez o monstro é mais forte e ganhador.

"A vida dela se resumia a: apanhar, limpar a sujeira do meu pai, rezar para não apanhar mais." Pág. 64

Todo dia era a mesma coisa, brigas, tapas e empurrões. Nem os vizinhos mais tinham soluções para tão avançado o caso, era vício e vontade, poder de querer mandar e comandar. Até que isso chegou a um desastre que não poderia ter sido evitado, era um ou outro.

Metrovínos: A Origem
Momentos normais em uma viagem de trem na maior estação de Xangai, uma quantidade exorbitante de população se encontrava naquele lugar, prontos para chegarem a seu destino, onde realmente iriam ir.

"O instinto de sobrevivência é o mais poderoso dos instintos humanos, e também, o mais egoísta." Pág. 75

Mas, algo inesperado aconteceu e um terremoto foi a surpresa para todos, caos era o que acontecera. Muitas mortes e tragédia, se tornara o fenômeno mais famoso mundialmente, e apenas um sobrevivente, seria o fim?

Metrovinos: Destino
A população se sentiu completamente perdida e querendo respostas a respeito desse terremoto, todos achavam que poderia ter um sobrevivente ou vários. Mas, ninguém dava a cara a bater e expor a opinião, tinham medo de vasculhar o lugar e então achar alguém para contar a verdadeira história.

"Atônito ela não consegue nem iniciar um entendimento lógico qualquer. O que ele acabara de presenciar era inexplicável." Pág. 107

O prefeito nem ao menos se importava e desde então jurava com os pés juntos que todos haviam morrido soterrados, na maneira crua e direta. Porém, os familiares queriam respostas e isso foi o problema, uma nova luta se tornou clara, levando todos, principalmente o prefeito a total loucura.

Metrovinos: Sobrevivendo
Era o momento e tinham que sobreviver de alguma maneira, estavam passando fome, a água se tornara totalmente poluída, era de um rio sujo onde a população sujava e estava filtrando e bebendo.

"O 'movimento' ocorreu por uma pequena brecha, Naquela escuridão, apenas iluminada pelos seus comunicadores, não deu para discernir forma. Mas, seguram-no." Pág. 117

Era uma tática, seriam o caçador ou a caça. Todos estavam desesperados, mas não esperavam que naquele lugar, teria uma movimentação e invasão tão grandiosa que poderia derrotar e devorar os humanos.

Metrovinos: Invasão
Voltar ao passado nem sempre fora fácil, mas foi o que realmente fizeram naquele lugar, queriam organizar e limpar tudo e quem sabe o lugar voltaria a ser frequentável.

"Mas, o metro não resistiu e quando a terra cedeu, grande parte deste ficou soterrado. Outras ficaram submersas inundadas pelos dois grandes rios que cortam a cidade e seus muitos braços."Pág. 129

Cerca de 80 anos se passaram, lentamente de alguma maneira para que acontecesse aquilo e se criasse o povo Metrovino, ninguém esperava que isso seria capaz e foi, contra a natureza e quem estava vivendo na superfície.

Jay e Bug
Jay era um garotinho normal e cresceu de acordo com todos, já Bug era seu cãozinho que sempre gostava de aventura e corria rapidamente quando sentia o cheiro de algo novo, e não podia ser diferente dessa vez. Bug sentiu que encontrara alguma coisa e precisava de alguma maneira mostrar ao Jay.

"Mas, em algum momento de percurso, que não soube explicar depois, viu algo pela primeira vez na vida: a luz do sol." Pág. 147

O menino por outro lado ficara curioso e não tinha opção a não ser seguir Bug, não iria deixa-lo ir sozinho e podendo até se perder, pois frequentara algo que era proibido, e não devia ser frequentando por ninguém. Foi então que uma luz apareceu para a surpresa...O que seria? Um novo mundo a encontrar? O Sol? Ou um problema? A isso que vocês irão descobrir nesse conto.

site: http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2016/08/resenha-l-cronicas-da-redencao-m-costa.html

Lane @juntodoslivros 10/10/2016

Marcelo tem uma escrita poderosa
Em Crônicas de Redenção se encontram nove contos sobre como surgiu a nova sociedade na trilogia Redenção. Como foi o fim da guerra, a infância de Valker e a história do povo Metrovinos. Os contos podem ser lidos antes ou depois da leitura de Redenção: Legionella, o primeiro livro da trilogia.

Meu conto preferido foi Fim da Guerra, que é divido em duas partes. Nunca li O Diário de Anne Frank, mas acredito que o autor possa ter se inspirado nesse livro para criar esses contos. Os relatos são bastante chocantes. A guerra pela visão de uma criança, um menino chamado Heydan de doze anos. Onde ele não sabe o porquê do ataque, mas relata tudo o que pode e sabe.

O livro é bastante recheado de ação, sofrimento e busca pela sobrevivência. A escrita de Marcelo é maravilhosa e envolvente. Ele descreve os cenários de maneira simples, mas com uma escrita poderosa que envolve o leitor.

Confesso que fiquei receosa quando vi um comentário sobre o autor ser o Asimov brasileiro. Asimov é meu autor de ficção-científica favorito e não gosto quando fazem comparações de qualquer tipo. Acredito que cada história, cada autor tem seu próprio toque. E Marcelo Costa tem seu próprio toque notável e prodigioso. Ah! No final do livro temos as capas originais dos contos contidos nesse livro. Algumas são até capas estrangeiras. Muito bacana!

Se você é fã de ficção-científica e gosta de histórias sobre povos primitivos e guerras, não pode perder a leitura de Crônicas de Redenção.

site: http://www.lagarota.com.br/2016/10/livro-cronicas-de-redencao-marcelo.html

Sandro Honorato 09/10/2016

Minha resenha:
Crônicas de Redenção segue é dividido em três contos basicamente que são intitulados de “Fim da guerra”, “ Valker” e “ Metrovinos”

Fim da Guerra
É um relato de um garoto que vive refugiado em seu próprio país(Índia) quando um homem poderoso do Irã (chamado Sigh) se revolta contra o domínio indiano no Oriente Médio. Por ser multi milionário, ele cria verdadeiras armas que acabam saindo de seu controle.O relato do garoto Heydar é muito preciso e assustador.

Valker
Este conto é um pouco mais real entre os três. É basicamente sobre uma briga entre família. Um pai drogado que vivia batendo em sua mulher e filho e claro, não media suas consequências.

Metrovinos
Esta estória é a mais detalhada de todo o livro. É o relato de um grande terremoto em Xangai que deixou alguns poucos sobreviventes embaixo da terra.Estes,foram dados como mortos pelas autoridades e tiveram que dar um jeito de sobreviver.Fizeram dos animais sua alimentação e dos escombros o seu lar.Adaptaram-se aos poucos sua visão e pele até que um dia ocorreu o confronto com o mundo externo, ou seja, a antiga casa de todos….

Para finalizar, considero os textos com uma boa idéia, bem criativos mas as narrativas são muito rápidas. Muito mesmo!
Não dá para se apegar a nenhum personagem para você ter idéia.

site: http://www.rimasdopreto.com/2016/10/o-preto-resenha-cronicas-de-redencao.html?m=1

Alana 07/09/2016

Resenha: Crônicas de Redenção
Como já foi dito na sinopse, Crônicas de Redenção são alguns contos que nos ajudam a entender coisas que ficaram "no ar" no primeiro livro da saga e pode ser lido independente.

Então vamos conhecer um pouco cada conto:

Em Fim da Guerra - parte 1 e Fim da Guerra - parte 2 é narrado por um professor de universidade, quando o mesmo está dando aulas sobre o fim da Guerra Cibernética. Ele ainda mostra aos e alunos e consequentemente para nós, relatos de um menino que sofreu com todas as consequências e desgraças que a Guerra trouxe. O mesmo conheça a transmitir os relatos da Guerra assim que a invasão começa.
A forma como o autor escreveu é tão real que eu senti que estava ali com aquele garoto enquanto ele passava por todos os horrores da Guerra.

Em Valker conhecemos um pouco mais sobre a infância do vilão de Legionella e passamos a entender como ele foi se tornando o que é "hoje" - apesar de isso não justificar os motivos de ele ter começado uma guerra biológica.

Agora temos uma coletânea (se assim posso dizer) de contos sobre os Metrovinos, tais como A Origem, Destino, Sobrevivendo e a Invasão.
Após um terremoto de alta escala em Xangai, os procedimentos para a evacuações dos metrôs no subterrâneo acabam dando errado. E por causa do erro de uma pessoa, milhares de pessoas morreram e outras tantas ficaram presas no subterrâneo do maior metrô do mundo.

Sem a ajuda das pessoas de cima para os resgatarem, os sobreviventes aprendem a viverem ali em meio aos escombros das estações e trilhos do metrô. Por estarem vivendo no subterrâneo, eles sofrem algumas mutações e as próximas gerações já nascem totalmente albinos (por nunca terem contato com a luz do sol), enxergam muito bem no escuro e também são menores, mais fortes e magros.

Em Jay e Bug vemos como uma criança e seu cão consegue encontrar uma passagem para o "mundo de cima" e a reação do garoto ao ver a luz do sol e cores tão vivas pela primeira vez.

Veja a resenha completa no blog Ironia das Capas

site: http://www.ironiadascapas.com.br/2016/08/resenha-cronicas-de-redencao.html

Gatita & Cia. 15/07/2016

Suspense, drama e ação de alta qualidade!
Suspense, drama e ação permeiam a escrita de M.A. Costa, provocando reflexão em cada página, fazendo com que qualquer um dos contos de “Crônicas de Redenção” fosse digno de figurar em um dos livros de Isaac Asimov – autor de Eu, Robô, entre tantos outros livros que eu admiro.

Resenha completa em https://gatitaecia.blogspot.com.br/2016/05/resenha-cronicas-de-redencao-ma-costa.html

site: https://gatitaecia.blogspot.com.br/2016/05/resenha-cronicas-de-redencao-ma-costa.html

carolmndss 03/07/2016

Contos incríveis
Crônicas de Redenção conta com histórias que nos foram introduzidas em Legionella, então pra quem leu o livro e ficou curioso pra saber mais sobre as guerras, o vilão e a sociedade dos Metrovinos, esse livro é pra você.

Eu fiquei encantada com as crônicas sobre o fim das Guerras Cibernética contado por um professor de faculdade. Há também o relato de um menino que viveu o sofrimento e toda a desgraça consequente dela e tudo que posso dizer é que a forma que Marcelo escreveu foi tão real que fiquei arrepiada, me senti parte daquele horror todo.

Em Valker, conhecemos melhor o vilão de Legionella e entendemos, através de lembranças de sua terrível infância, como ele se tornou aquele que é hoje. O mais interessante nesse conto é que, apesar de se passar num futuro distante, a realidade difícil da infância de Valker não é tão distante assim da infância de muitas crianças hoje em dia.

Essa é a magia do Marcelo Costa (...)

site: http://www.virandoamor.com/2016/05/resenha-cronicas-de-redencao-de-marcelo-costa.html