O Menino no Alto da Montanha

O Menino no Alto da Montanha John Boyne

Resenhas - O Menino No Alto Da Montanha

Leila 20/01/2024

O poder da persuasão
Nesse livro que retrata um pouco da vida na casa de campo de Adolf Hitler, a famosa Berghof, localizada nos Alpes Bávaros, na Alemanha, seu principal quartel general.

Nela passa a viver um menino, Pierrot (Pieter), sobrinho da governanta da casa, que chega nela com 7 anos.

É um menino muito inteligente e bondoso. Incapaz de cometer injustiça ou atos de violência.

Com o passar do tempo e a convivência com a causa nazista, passa a agir como tal.

Ao fim da guerra percebe toda mudança que teve em sua essência e volta às suas raízes!

Esse livro mostra claramente o poder da palavra e do convencimento em torno de uma causa quando há eloquência na defesa das ideias! E o perigo, caso essa causa, afete os direitos humanos!

Aí reside a importância de estudar história e nunca esquecer o que já aconteceu e acontece no Brasil e no mundo!

Stephanie295 06/01/2024

O livro é bem legal e é bem rápido de ler.

Eu ia ler em um dia mas deixei pra ler em dois.

A trajetória de Pieter ou Perto é triste e a gente sente raiva muitas vezes, ainda mais pq já sabemos oq vai acontecer. Recomendadissimo.

liviaslivros 03/12/2023

Diferente do menino de pijama listrado nesse livro você tem mil sentimentos diferentes pelo personagem que vai crescendo no meio de um país nazista. é muito doido pensar que esse personagem é só um personagem porque pareceu tudo tão real. li em 24 horas de tão AAAAAAA que foi.

Fabiana 03/12/2023

Diferente
Já li muitos livros que tem a segunda guerra como plano de fundo mas esse foi bem diferente dos demais. Confesso que em alguns momentos tive forte desgosto pelo protagonista mas o ambiente e as circunstâncias o levaram a ser como ele foi, pensar que passou tantos anos na convivência e se desenvolveu cercado dessa má influência, sendo tão novo e influenciável acredito que não conseguia identificar o certo e errado, não entendia o que seus atos estavam causando só queria impressionar e mostrar seu poder.

Mandy 28/11/2023

Chorei horrores
O livro conta a história de Pierrot, um órfão que vai morar com a tia, que é empregada de Hitler. o livro é lindo, muito triste e inspirador. a história é muito mais pesada que a do "o menino do pijama listrado", mas igualmente linda e bem escrita. super indico para quem gosta desse tipo de história, muito boa, mostra a historia da guerra por um outro angulo, que dessa vez é retratado por um menino em varias fazes da vida.

Marina.Galera 19/11/2023

Ingeniudade x Poder
Leitura rápida, boa e deprimente. É possível entender o quanto o poder fascina até as crianças. O quanto as pessoas podem ser corrompidas pelo simples fato de querer impressionar, o status.. Pierrot um menino que conviveu diretamente com o Hitler, chegou doce e terminou com atitudes deploráveis. Para quem gosta do tema, a leitura vale a pena.

valentt 18/11/2023

Muito bom!
Um final EXTREMAMENTE inesperado, triste e feliz ao mesmo tempo
aprendi muito com a leitura desse livro

Mah Mac Dowell 28/10/2023

John Boyne é um dos meus autores preferidos. Especialmente porque sempre são foçados no contexto da segunda guerra, assunto sobre o qual adoro ler. Eu amei que esse livro foi narrado por uma criança, mais uma vez, e ver toda a história da segunda guerra aos olhos dele foi muito interessante. Também achei interessante que o autor pega vários fatos reais e insere na história. Também curti que o autor deu um jeito de colocar os personagens de ?o menino do pijama listrado? na história. Gostei muito. Esperava um final um pouco melhor, mas gostei bastante do livro.

Laurapath 24/10/2023

Uma história bem envolvente e rápida de ler. Tive um misto de emoções: comecei com pena do menino e terminei com rancor. Adorei.

Lilian 20/10/2023

Uma história densa e desafiadora (emocionalmente).

"O menino no alto da montanha" é mais uma obra envolvente de John Boyne, o aclamado autor de "O menino do pijama listrado". Nos dois livros o autor explora a complexidade da Segunda Guerra Mundial. Boyne tem um talento especial para capturar o leitor, e neste livro, ele nos submerge nos dilemas emocionais e morais da guerra, apresentando-a de uma maneira única e profunda.

site: https://lilianfreitas.com/

reginae 10/10/2023

O Menino no Alto da Montanha
Só começa a ficar bom da metade pro fim, não foi uma leitura que me cativou, porém gostei do jeito que a narrativa mostrou Pierrot sendo corrompido, achei bem desenvolvida essa parte.

Diego898 03/10/2023

ANTI-HEROI
Gostei deste livro, foi uma leitura rápida de 3 dias. Poderia terminar em 2 dias, mas em certo ponto comecei a enrolar por que não queria que a história acabasse.
Gostei da escrita do autor que só conhecia pelo filme "O menino do pijama listrado" baseado em seu livro, então li com expectativas já que amo aquele filme. Mas essa leitura foi uma mistura de amor e ódio pelo Pierrot, o protagonista. Nós sabemos que é só um garoto desafortunado fazendo escolhas de alguém da sua idade, que se tivesse sido criado por sua mãe ele seria outra pessoa. Mas a vida só o traumatizou e ele acabou visualizando um ídolo no inominável Fuhrer, sendo criado pelo tal como um filho. Conforme ia virando as páginas fui definindo o Pierrot como um anti-herói da história por que ele fez escolhas que trouxeram consequências terríveis pra ele e pras pessoas em volta dele. Quanto mais eu lia, mais eu tentava me lembrar que ele era só uma criança sendo influenciado por um ideal fascista. Infelizmente achei o livro curto demais para fazer com que a redenção dele nas últimas cinco páginas valessem a pena.
Em 2021 li um livro chamado "Max" de Sarah Cohen-Scali que possui quase a mesma premissa, exceto a conexão direta com o Fuhrer. Mas era a história de uma criança crescendo em meio ao mesmo caos e lutando para não se deixar levar pelos ideais dos outros, se questionando o que era certo! Pra mim essa história foi melhor desenvolvida e recomendo como um oposto complementar de outra criança alemã.

Yara195 26/09/2023

Pela primeira vez o protagonista não me comoveu.
Entretanto, o livro em si é maravilhoso e toda a mudança do protagonista é algo curiosamente bom, ainda que não surta o mesmo efeito na questão de gosto.