O Menino no Alto da Montanha

O Menino no Alto da Montanha John Boyne

Resenhas - O Menino No Alto Da Montanha

laurenwenclevski 19/12/2021

Nota 10/10
não me decepcionou em nada! livro empolgante, desafiador, eletrizante que te prende a todo momento. cada vez que você ler que mais e mais.
retrata a história de Pieter (Pierrot) um meninos francês que após a morte de seus pais foi obrigado a morar em um orfanato. sua vida é colocada de cabeça para baixo quando a sua tia Beatrix chama-o para morar com ela, o problema é que o proprietário da casa é o próprio Líder do partido-Nazista.
o ponto forte do livro é que o tempo todo ele te traz informações excruciantes e momentos impactantes! recomendo muito.

Apollinea 05/12/2021

legal mas nem tanto
Achei a proposta muito boa mas o livro em si nem tanto, a narrativa teve sucesso em mostrar como as pessoas são suscetíveis e influenciáveis, mas no fim não pareceu chegar a lugar algum com isso, parecia só um acontecimento solto no vácuo. É ambientando em um contexto bastante pesado que é a Segunda Guerra mas eu sinceramente achei bem raso.

Marcos de Mello 05/12/2021

É fácil corromper os inocentes?
Magnífica história retratando o que houve com o menino parisiense Pierrot.
Pierrot vive no período pós primeira guerra mundial e devido a infortúnios fica órfão e vai morar com uma tia que ele não conhecia.
Esse tia é governanta em uma das casas que pertence ao próprio Hittler. ?
No decorrer dos acontecimentos vemos que ele pende pra um lado obscuro e da mesma forma que muda de nome muda a sua personalidade. Confesso que tive muita raiva dele.
Excelente livro, uma escrita maravilhosa e imersiva.

Cathy 02/12/2021

Narrativa vívida e excelente construção dos personagens
O autor não deixa a desejar em mais uma obra sobre o Nazismo e o que ele representou. Os que leram O Menino do Pijama Listrado gostarão especialmente dessa obra, não obstante a história dos personagens de ambos não se entrelaçarem. O Menino do Alto da Montanha retrata a estória de um pequeno alemão que, nem mesmo se enxerga, inicialmente, como tal, que se vê envolvido no âmago do Nazismo – morando na residência de campo de Hitler. É claro que a elaboração da obra demonstrou árdua pesquisa do autor sobre a história da época e algumas de suas particularidades. Para melhor compreensão da obra e todo o potencial que ela traz, sugiro aos leitores uma breve passada de olhos sobre como Hitler obteve essa casa de campo e sobre os eventos que culminaram com a tentativa de seu assassinato e, por fim, antes tarde que nunca, seu suicídio.
É possível entender toda a devoção que o povo alemão, devastado pela 1ª Guerra Mundial, depositou em Hitler, como sendo o salvador da nação, e como muitos, não todos, fechavam os olhos para o genocídio que ele praticava, apontando os judeus como culpados por todas os infortúnios e a pobreza que a Alemanha sobre pós-guerra, quando, em verdade, o ódio que Hitler destilava contra eles remontava à aspectos particulares de sua vida.
A leitura é excelente, como é peculiar do autor. Nada impede que jovens também desfrutem da leitura, mas os olhos atentos de um adulto conseguiram extrair tudo que há por trás da obra.

CITAÇÕES DE RELEVO:

 Porque quem veste um uniforme acredita que pode fazer o bem entender.

 Na presença desta bandeira de sangue que representa nosso Füher – ele disse – “juro devotar toda a minha energia e toda a minha força ao salvador de nosso país, Adolf Hitler. Estou disposto a sacrificar minha vida por ele, que Deus seja testemunha.

readsmel0 25/11/2021

O desandar da carruagem é real
Como sempre o autor consegue criar história sob a perspectiva inocente de uma criança de uma forma incrível. Nesta em específico, acompanhamos Pierre, um órfão que vai morar com a tia num casarão no alto da montanha, onde ela trabalha para ninguém mais ninguém menos que Hitl**. Desde o começo percebemos como a criança quer agradar o pai, quer ser vitorioso em algo, quer ser reconhecido por algo. E por conta disso ele acaba se tornando uma pessoa um tanto quanto...questionável.

gabii 18/11/2021

a história é muito boa, mas confesso que fiquei com raiva do Pierre e ao mesmo tempo fiquei triste por ele(só um pouco)

Giulia.Goncalves 15/11/2021

Surpreendente
Com uma narrativa leve e bem escrita, acompanhamos o crescimento de Pierrot de um menino doce e gentil até um adolescente cheio de certezas que não são suas sobre a Alemanha e a guerra incipiente. Boyne escreveu tão bem que nos faz ter dó, ficar confusos, assustados e até enojados do protagonista ao longo do livro e finaliza de forma magistral a obra. Muito melhor que O Menino do Pijama Listrado, O Menino no Alto da Montanha deveria ser tratado em escolas como livro para a compreensão da segunda guerra.

Angélica Patriano 25/10/2021

Então me digas com quem andas e te direi quem és.
Pierrot em sua origem francesa e Pieter após chegar a Alemanha e ir parar justamente na casa de Hitler, onde sua tia reside e trabalha. Pensar no bem estar de um garoto é o que se passaria na mente de qualquer pessoa, porém, o ambiente no qual se está inserido tem grande responsabilidade durante o processo de crescimento e desenvolvimento da criança, ainda mais quando a mesma não mais possui uma referência paterna e se agarra a não mais indicada.
Não esqueça, porque esquecer seria errado e horrível...
É um livro que pode te angustiar após a virada de algumas páginas, temendo o que pode vir pela frente e... meu caro, coisas ruins acontecem.
Pierrot no início, Pieter no meio... quem está no final do livro?

bela 22/10/2021

tem aquele paradoxo, não lembro o nome, de quando o início e o fim existem mas eles tão de certa forma interligados. como se fosse um ciclo... esse livro é assim
provavelmente o melhor livro inspirado em eventos da história que eu já li. aborda a segunda guerra mundial de maneira original mas sem se desviar muito. enfim perfeito

Beatriz de Medeiros Abreu 20/10/2021

Resenha: O Menino no Alto da Montanha
A história se desenvolve durante a Segunda Guerra Mundial, na casa do Hitler (líder nazista). A narração é em terceira pessoa, mas conhecemos a vida rotineira e os traumas e o desenrolar da vida de Pirrot que convivirá com Hitler, por isso é interessante saber o básico da Segunda Guerra Mundial para entender algumas coisas.
Eu gostei, e recomendo para quem gosta de ler livros relacionados com contextos históricos mundiais.

luquerino 18/10/2021

O menino no alto da montanha
Esse livro me deixou bastante curiosa para saber o que iria acontecer depois de tal acontecimento, mas acho que a leitura não aconteceu como gostaria.
O livro em si é bom, e recomendaria super, ate porque fala sobre a Segunda Guerra Mundial e todo o Movimento Nazista, trazendo um pouco mais de informação sobre o assunto.

Adrian.Luna 17/10/2021

Subestimei a coragem do autor

O livro é lindo e prende demais. Sei que é um livro curto, mas assim chama a atenção o quanto a escrita é rápida e dinâmica. O enredo progride de forma impressionante, com acontecimentos marcantes para a trama e para a história alemã.

Me surpreendi ainda mais com a coragem do autor em escrever algumas cenas, personagens e pensamentos sem se "autocensurar" por ter um protagonista que vimos ser criança. John Boyne conseguiu trazer profundidade e sensibilidade para questões que já vimos bastante ao consumir conteúdo relativo ao partido n4z!sta.

A crítica do clássico não é (e nem tenta ser) inovadora, mas continua pertinente.

roses in winter 08/10/2021

o menino no alto da montanha - 2021
quando vi que era do mesmo autor de "o menino do pijama listrado", fiquei ansiosa para ler e confesso que gostei. o desenvolvimento do personagem principal foi bem construído e me deixou enojada no final em uma determinada cena, mas fazer o que, não é mesmo? o poder subiu à cabeça, e o quase desfecho da história foi justo, assim como o fim, que me deixou um pouco feliz, mas nem tanto.
recomendo; se eu fosse professora de história, com certeza passaria ele para os meus alunos quando aprendessem sobre a segunda guerra mundial.

nomedecomida0 27/09/2021

Uma excelente reviravolta! Gostei bastante e confesso que fiquei com raiva do Pieter enquanto lia. Um livro ficcional, porém contêm vários fatos históricos verídicos, sendo também fonte de conhecimento.