O Menino no Alto da Montanha

O Menino no Alto da Montanha John Boyne

Resenhas - O Menino No Alto Da Montanha

Luan 29/07/2022

Só não foi melhor porque o autor economizou nas palavras, mas é incrível mesmo assim
Não tão rápido, mas definitivamente John Boyne se tornou um dos meus autores favoritos. Há quem possa critica-lo por escrever livros com temáticas parecidas, mas ele faz isso com muita propriedade. E em O menino no alto da montanha não foi diferente. Muito pelo contrário, esse livro rapidamente entrou para a minha lista de preferidos.

Nele, Boyne conta a história de Pierrot, que fica órfão de mãe e pai próximo a eclosão da Segunda Guerra Mundial, pouco antes dos anos 1940. Quase sozinho no mundo, ele é “resgatado” pela praticamente desconhecida tia Beatriz, que é governanta em uma casa que fica no alto das montanhas alemãs. Mas esta não é uma casa qualquer e ali o protagonista se verá envolto nas tramas que desencadearam o grande conflito histórico.

O menino do alto da montanha pode até ser mais um entre os vários com o mesmo tema, mas consegue se destacar facilmente pela habilidade do autor em criar e contar histórias. Mas já de cara eu deixo bem claro que ele só não foi melhor por ser um livro muito curto, de poucas páginas. A história criada aqui poderia facilmente gerar um livro de 400 ou até 500 páginas. Assunto e capacidade para isso o autor tinha.

No decorrer das páginas, o autor usa essa história para mostrar como o poder pode corromper as pessoas, das mais inocentes até as mais audaciosas. Há uma linha muito tênue entre se manter íntegro ou não. E depende muitas vezes só da gente, por mais que outras nos mostrem o lado certo da coisa. E isso é escancarado com a forma que o pequeno Pierrot vai crescendo e as decisões da vida.

Como tantos, neste livro o autor narra a trajetória do protagonista, de uma criança até se tornar um adulto, onde precisa lidar com as decisões e perceber por qual caminho enveredou. Às vezes, isso pode ser tarde. E neste aspecto, o autor foi certeiro. Isso, sem contar com a ótima escrita com os diálogos impecáveis que lhes são característicos.

Este livro só comprovou como o autor é talentoso e se torna, a cada nova leitura, ainda mais favorito. O menino do alto da montanha não é apenas um favorito meu do ano, mas como da vida. Não vou elencar entre ele e as demais obras do autor. Mas certamente, este vai ficar marcado. Uma pena Boyne não ter explorado ainda mais esta histórica que poderia ser ainda mais épica.

Thauanni 01/07/2023

John Boyne não erra uma!!!!!
Perfeição. Essa palavra descreve o livro com exatidão. Foi totalmente o oposto do que eu esperava, foi para um lado que eu nunca teria imaginado e tenho muitas coisas pra falar.

Começando pelo fato do próprio Adolf Hitler ser um personagem na história. Antes de ler eu jurava que o dito cujo só ia ser citado, mas não, ele tem falas e ainda é muito próximo do protagonista, o querido (e odiado) Pierrot. Pra mim vai ser Pierrot sim, vai a merda esse Pieter.

O autor foi certeiro pra 🤬 #$%!& . A gente começa a acompanhar esse menininho fofo e sofrido, que perde tudo o que tinha e conhecia e precisa recomeçar a vida. Eu criei um apego muito forte por ele. É uma criança inocente, que só quer ser alguém que os outros respeitam, que só quer a atenção de alguém. E ele é notado justamente pela pior pessoas de todas, se é que me entendem. Pierrot é um personagem muito complexo, toda a construção dele (a meu ver, uma destruição) é tão brutal e dolorosa de acompanhar. A criança que eu comecei amando se torna um jovem que eu só queria encher de porrada.

Com a convivência dele com Hitler, e esse demônio sendo extremamente manipulador do jeito que era, Pierrot cresce tendo fé no Hitler e crendo de pé junto que todos aqueles ideais eram para o bem. Eu chorei pra cacete vendo-o se perder desse jeito e com todas as merdas que vêm de brinde.

O final foi maravilhoso e outro do autor que me deixa pior do que durante a leitura; achei fenomenal o final do personagem e finalmente sua evolução, percebendo todas as desgraças que ele fez e nas quais estava envolvido. Foi muito bem construído e me pegou pra cacete. Me fez refletir muito e me deixou bem destruída, fiquei muitos dias pensando nele depois de ter terminado. Achei MARAVILHOSO, escrevi bem menos do que eu queria, mas simplesmente não dá pra colocar tudo que me veio à cabeça senão vai ficar enorme. Mas leiam, é um livro sensacional.

“- Mas jamais convença a si mesmo de que não sabia. [...] Seria o pior crime de todos.”

PS: só de procurar essa frase, já li o final de novo e chorei kkkk

CInt_lo 15/01/2022

Não tão bom como o menino do pijama listrado, mas percebo certo contaste com a pureza do Bruno em menino do pijama listrado e o ?Peter? desse livro. Aqui temos uma criança que participou do ideal nazista e tinha noção do q estava acometendo, ele só recusou a ver por
Muito tempo

lilabards 09/07/2020

o menino no alto da montanha.
no início do livro, você sente a inocência do personagem, de apenas 6 anos, entre todo o horror da segunda guerra. mas, aos poucos, ele acaba absorvendo tudo aquilo ao seu redor e se torna cada vez mais desprezível. isso nos faz pensar o que acabaríamos a ser se fôssemos o menino no alto da montanha.

Letícia 18/06/2020

O livro conta a história do garoto Pierrot, filho de um veterano alemão da Grande Guerra e mãe francesa. Pierrot fica órfão em Paris, vai para um orfanato e pouco tempo depois é contatado por uma tia e vai morar na Alemanha. Sua tia é governanta da casa veraneio de ninguém menos que Adolf Hitler.

A partir daí a gente consegue observar o poder da lavagem cerebral e de persuasão que o Fuhrer tinha, mas pelo ponto de vista de uma criança.

Não é uma leitura pesada, apesar do tema abordado.

Deise.Maria 18/12/2020

O quanto custa o poder?
Pierrot é um menino Francês que fica órfão aso 7 anos, depois de morar um tempo em um orfanato ele é adotado pela tia Beautrix que nunca conheceu mas que é uma governanta em Berghof ,a casa da montanha onde Pierrot também passa a viver.
Lá ele passa a conviver com o Fuher Adolf Hitler ,um dos piores carrasco dos judeus aos poucos elimina o doce caráter de Pierrot para um jovem cruel ,alimentando em Pierrot o desejo de participar da juventude hitleisga,iludido pela ideia de poder que o uniforme trás Pierrot esquece de suas origens e enterra todo seu passado inclusive sua amizade com Anshel um menino judeu que morava perto de sua casa em Paris, um jovem que se tornou escritor.
Mas depois da derrota do Fuher e de ter presenciado todos os seus planos diabólicos Pierrot volta as suas origens e decidi recomeçar, contando aos seu amigo Anshel no que ele havia se transformado.

Denise.Salla 21/01/2023

O livro traz uma história triste, contada de forma direta, que prende nossa atenção e nos deixa a reflexão sobre o que a influência de uma pessoa pode causar.
Como uma pessoa conseguiu causar tantos traumas e ser tão cruel? Como Hitler moveu uma nação, fazendo pairar preconceito, ódio, terror e medo? Nunca deixamos de nos supreender com as histórias da 2ª Guerra Mundial. Pierrot passou de uma criança inocente a uma pessoa desprezível, simplesmente por conviver ao lado de Hitler. A influência exercida sobre Pierrot pode ser até compreensível, pois sua vida mudou ao ficar órfão aos 7 anos, deixando-o perdido, sem referências. Embora a história do livro seja ficção, sabemos que foram várias as atrocidades cometidas pelos seguidores de Hitler, entre crianças e adultos. E se analisarmos bem, é triste e preocupante pensar que essa influência não é tão difícil quanto imaginávamos. Basta ver o que acontece no mundo todos os dias.

axcel0773 29/07/2020

Primeiro livro que leio do John Boyne, mas já havia visto o filme do Menino do pijama listrado que me emocionou bastante. Neste livro não é diferente, a narrativa é bem construída e tocante. Livro recomendado!.

Nielly.Amorim 06/06/2022

O Menino no alto da Montanha
Devo confessar que este livro superou todas as minhas expectativas,li ele todo em um dia. Que história maravilhosa,me prendeu deste do primeiro capítulo. Esse livro mostra como era feita a lavagem cerebral nos alemães na 2WW. Gostei muita da forma como John Boyne explorou ao máximo a mudança de personalidade de Pierrot com o passar dos anos e o pequeno detalhe que evidenciou mais ainda essa mudança(que não posso falar pra não dar spoiler), mostrando o cuidado do autor para deixar bem claro essa mudança de pensamento e a influência que Hittler deve sobre o menino.
Esse livro se tornou um dos meus queridinhos?
10/10

luquerino 18/10/2021

O menino no alto da montanha
Esse livro me deixou bastante curiosa para saber o que iria acontecer depois de tal acontecimento, mas acho que a leitura não aconteceu como gostaria.
O livro em si é bom, e recomendaria super, ate porque fala sobre a Segunda Guerra Mundial e todo o Movimento Nazista, trazendo um pouco mais de informação sobre o assunto.

Adriele153 06/11/2022

INCRÍVEL!!!
Mais uma vez, John Boyne promete tudo e entrega mais ainda!

Cathy 02/12/2021

Narrativa vívida e excelente construção dos personagens
O autor não deixa a desejar em mais uma obra sobre o Nazismo e o que ele representou. Os que leram O Menino do Pijama Listrado gostarão especialmente dessa obra, não obstante a história dos personagens de ambos não se entrelaçarem. O Menino do Alto da Montanha retrata a estória de um pequeno alemão que, nem mesmo se enxerga, inicialmente, como tal, que se vê envolvido no âmago do Nazismo – morando na residência de campo de Hitler. É claro que a elaboração da obra demonstrou árdua pesquisa do autor sobre a história da época e algumas de suas particularidades. Para melhor compreensão da obra e todo o potencial que ela traz, sugiro aos leitores uma breve passada de olhos sobre como Hitler obteve essa casa de campo e sobre os eventos que culminaram com a tentativa de seu assassinato e, por fim, antes tarde que nunca, seu suicídio.
É possível entender toda a devoção que o povo alemão, devastado pela 1ª Guerra Mundial, depositou em Hitler, como sendo o salvador da nação, e como muitos, não todos, fechavam os olhos para o genocídio que ele praticava, apontando os judeus como culpados por todas os infortúnios e a pobreza que a Alemanha sobre pós-guerra, quando, em verdade, o ódio que Hitler destilava contra eles remontava à aspectos particulares de sua vida.
A leitura é excelente, como é peculiar do autor. Nada impede que jovens também desfrutem da leitura, mas os olhos atentos de um adulto conseguiram extrair tudo que há por trás da obra.

CITAÇÕES DE RELEVO:

 Porque quem veste um uniforme acredita que pode fazer o bem entender.

 Na presença desta bandeira de sangue que representa nosso Füher – ele disse – “juro devotar toda a minha energia e toda a minha força ao salvador de nosso país, Adolf Hitler. Estou disposto a sacrificar minha vida por ele, que Deus seja testemunha.

Amanda.Andrade 16/01/2021

Precisei reler esse livro pra uma LC e pra mim ele continua perfeito.
Amo a suavidade que Boyne escreve, mesmo sendo uma leitura pesada
Tenho vontade de entrar no livro e bater em Pierrot/ Pieter.

borgesc.gabriela 14/07/2020

Primeiro de muitos do John Boyne
Como minha primeira leitura do John Boyne, o livro só me fez querer conhecer ainda mais o autor. O desenvolvimento do protagonista na história é sensacional, meus sentimentos em relação a ele iam de extremos (amor e ódio) em poucas páginas. A ascensão e queda do poder que o livro mostra emociona demais. A leitura foi muito rápida, em um dia tinha lido 28% e no outro acabei, muito bom.