O Menino no Alto da Montanha

O Menino no Alto da Montanha John Boyne

Resenhas - O Menino No Alto Da Montanha

Wellington 16/01/2021

Impecável
Que história fascinante. É uma narrativa sobre a corrupção do nazismo em uma criança de apenas 8 anos. Pierrot, mais tarde, Pieter. A história te leva a lugares inacreditáveis como, por exemplo, viver aquilo. Você é capaz de odiar o protagonista pela forma como ele é transformado ao longo do livro. De um menino puro para um menino cheio de egoísmo. Um tremendo ódio. De revirar os olhos. Mas tudo isso era a forma como a política do nazismo acontecia nas cabeças daqueles que eram prós. Um ponto que eu gostei muito, é a construção dos dois lados do pensamento político. Os prós e contras. Enfim, é uma narrativa perfeita e impecável.

Angel 20/03/2021

Uma história que me impactou
O Menino no Alto da Montanha

O ano é 1936, e na cidade de Paris conhecemos a história de Pierrot filho de pai alemão e mãe francesa, o seu pai era soldado e lutou na primeira grande Guerra e morreu ao se jogar na linha de trem, pois ele nunca superou o que viu na 1 GM, e logo após a mãe de Pierrot também morre de tuberculose o deixando órfão, e em meio a todos esses primeiros acontecimento nos deparamos com um momento de aflição devido aos rumos que a Europa vem seguindo. Porém, Pierrot é só um menino e não tem maturidade para enxergar isso.

Pierrot tem um melhor amigo judeu o Anshel, e diante da inocencia dos dois que não sabem o que isso significa no contexto social em que estão inseridos já sofrem com tais consequências.

Com a morte de seus pais Pierrot é enviado a um orfanato na Alemanha e após algum tempo uma tia distante chamada Beatrix descobre o que ocorreu com seus pais e decide levá-lo para morar com ela no Alto das Montanhas alemãs, onde ela trabalha como governanta na casa de Adolf Hitler. A história se passa em 9 anos e com o passar do tempo Pierrot vai se interessando pela causa Alemã e tendo cada vez mais afinidade com Hitler que começa lhe contar como a Alemanha foi prejudicada e como ele retomaria o poder perdido. E Pierrot muda completamente da criança inocente e gentil para um indivíduo agressivo e autoritário se tornando responsável por vários crimes.

Opinião: esse livro me destruiu, me emocionou e me fez sentir raiva ao mesmo tempo, foi muito impactante ver a transição do protagonista que era uma criança inocente para um indivíduo que almeja o poder mesmo sem saber o que significava para conseguir, de um garotinho inocente Pierrot se torna um adolescente cego e cruel, que com o passar dos anos fica cada vez mais nutrido de ódio, enquanto ele se dedica à "causa" Alemã, se torna alienado e aceita todos os ensinamentos de Hitler desejando sempre sua atenção e aceitação.

Essa é uma história fascinante e também deprimente sobre uma criança facilmente corrompida pelo poder, sendo também triste mas que manteve o meu interesse o tempo todo, além de me fazer ver o quão a humanidade pode ser cruel e também a importância de lermos sobre as histórias do passado para não deixar que se repita! Ademais, esse é um livro que recomendo por nos mostra, como raramente faz, a versão Alemão da história, como eram os pensamentos de quem estava do outro lado da guerra e muitas vezes nem sabiam tantos detalhes como sabemos hoje.
Essa leitura me despertou múltiplos sentimentos como a raiva que cheguei a sentir pelo protagonista, e eu super recomendo essa leitura por ser importante e interessante para reflexão.

Paula @bookflags 28/12/2020

Vale a pena ler...

Leitura suave, com a temática de guerra que me interessa. Demonstra o olhar de uma criança frente a situações das quais não tem capacidade de julgar, e como a moldura de um caráter é simplório...

Nós mães, talvez nos impacte o pensar de como uma criança é facilmente moldada e influenciada... e nossa responsabilidade como pais.

O final, tem aquele carinho no coração... fofinho...

@niqueliv 31/03/2020

Extremamente bom
A história de um menino que se tornou nazista sem nem mesmo saber o que isso significava.

Rafaela.Locatelli 07/02/2020

Sem palavras pra John Boyne
Tudo que ele escreve é magnifico, e esse livro mostra que o poder corrompe até o mais inocente dos seres. Não tem como terminar de ler e não ficar refletindo.

site: https://www.instagram.com/meulivrodepapel/

Samuel Simões 18/07/2023

Que livro maravilhoso!
Que leitura maravilhosa. Nunca li nada do John Boyne (e já vou comprar mais) uma leitura imersiva, fluida e extremamente pesada com o passar das páginas. O que o autor faz com nosso protagonista é absurdamente bem escrito e desenvolvido e o final pra mim foi MUITO bem pensado e executado. Que leitura! Favoritado!

luara29 18/06/2022

Me prendeu do início ao fim. Não tem nenhuma parte chata ou repetitiva. É um livro muito bom. Recomendo.

cabanamaligna 21/04/2023

"Haverá perdão, Herta?"
Ouvi dizer que era muito bom, mas honestamente excedeu as minhas expectativas. Começou como uma leitura obrigatória do colégio e com o tempo virou uma forma de lazer
Gostei muito de ver como a personalidade do guri (Pierrot? Pieter? Sla o mlk é binomial) muda ao longo do livro, é algo que realmente reflete como as pessoas mudam em determinadas situações
O jeito que o Pieter mudou ao longo da infância na montanha e como ele acreditava 100% de que estava fazendo a coisa certa foi algo que me impactou de uma maneira muito forte
Consegui imaginar um cenário muito tranquilo também, gostei da vibe do local. O livro é escrito de maneira fluída e de fácil interpretação, o que abre espaço pra focar menos em detalhes gramaticais e mais na conexão com a história
Leonhard1 05/05/2023minha estante
tive mesmo caso que o seu! no início era escolar mas depois me apaixonei pela leitura

gvnnrs 09/08/2019

ninguém nasce mau
Depois que você começar esse livro, com certeza vai ser dificil de largar.
Só de saber que a história se trata de uma criança que foi morar nada mais nada menos do que na casa de Hitler, você já fica em alerta.
Como sempre John Boyne escreveu e desenrolou tudo muito bem, amei o easter egg na estação de trem, coma família do Bruno, me apertou o coração!
É triste ver como uma criança pode ser moldada de formas horríveis conforme o ambiente em que se é criada, dando enfase numa frase que eu escutei uma vez, que ninguém nasce ruim.
Samynne 22/05/2020minha estante
Adorei a sugestão no grupo do fb e vim pesquisar a resenha: te achei haha

nomedecomida0 27/09/2021

Uma excelente reviravolta! Gostei bastante e confesso que fiquei com raiva do Pieter enquanto lia. Um livro ficcional, porém contêm vários fatos históricos verídicos, sendo também fonte de conhecimento.

Angélica Patriano 25/10/2021

Então me digas com quem andas e te direi quem és.
Pierrot em sua origem francesa e Pieter após chegar a Alemanha e ir parar justamente na casa de Hitler, onde sua tia reside e trabalha. Pensar no bem estar de um garoto é o que se passaria na mente de qualquer pessoa, porém, o ambiente no qual se está inserido tem grande responsabilidade durante o processo de crescimento e desenvolvimento da criança, ainda mais quando a mesma não mais possui uma referência paterna e se agarra a não mais indicada.
Não esqueça, porque esquecer seria errado e horrível...
É um livro que pode te angustiar após a virada de algumas páginas, temendo o que pode vir pela frente e... meu caro, coisas ruins acontecem.
Pierrot no início, Pieter no meio... quem está no final do livro?

Daniele Laia 28/02/2023

A vida de Pierrot ou Pieter
"A vulnerabilidade da juventude e a dor terrível de uma vida repleta de arrependimentos"