O Menino no Alto da Montanha

O Menino no Alto da Montanha John Boyne

Resenhas - O Menino No Alto Da Montanha

malô 21/10/2022

cinco estrelas
um dos melhores livros sobre a segunda guerra mundial. cada página lida mexia comigo de um jeito maluco, eu tô até agora sem acreditar nesse final.

Daniele Laia 28/02/2023

A vida de Pierrot ou Pieter
"A vulnerabilidade da juventude e a dor terrível de uma vida repleta de arrependimentos"

Angélica Patriano 25/10/2021

Então me digas com quem andas e te direi quem és.
Pierrot em sua origem francesa e Pieter após chegar a Alemanha e ir parar justamente na casa de Hitler, onde sua tia reside e trabalha. Pensar no bem estar de um garoto é o que se passaria na mente de qualquer pessoa, porém, o ambiente no qual se está inserido tem grande responsabilidade durante o processo de crescimento e desenvolvimento da criança, ainda mais quando a mesma não mais possui uma referência paterna e se agarra a não mais indicada.
Não esqueça, porque esquecer seria errado e horrível...
É um livro que pode te angustiar após a virada de algumas páginas, temendo o que pode vir pela frente e... meu caro, coisas ruins acontecem.
Pierrot no início, Pieter no meio... quem está no final do livro?

Léa 21/01/2024

Uma história para reflexão
Esse livro me fez parar para refletir várias coisas da vida.
É um livro profundo, que faz uma análise crítica das entranhas do comportamento humano. Até que ponto uma pessoa pode se deixar corromper em troca de poder.
Até que ponto você pode deixar o poder subir a cabeça e perder todos os seus valores, perder a sua essência verdadeira?
Em alguns momentos do livro a figura de Adolf Hitler me pareceu diferente do que a narrada por todos. O paternalismo que ele tinha pelo personagem Pieter era algo bem interessante de se analisar.

Daniele 31/01/2022

É um livro curto mas com tanto significado, não sei o que escrever mas vou deixar um trecho do livro que resume bem tudo.

É a história de um menino com o coração cheio de amor e decência, mas que acabou corrompido pelo poder. A história de um menino que cometeu crimes que carregaria para sempre; um menino que magoou aqueles que o amaram e que causou a morte de pessoas que não lhe demonstraram nada além de generosidade; que sacrificou seu direito ao próprio nome e que passou o resto da vida tentando reconquistá- lo. A história de um homem que procurou por alguma maneira de reparar as próprias ações e que jamais esqueceu as palavras de uma criada chamada Herta, que lhe dissera para nunca fingir que não sabia o que estava acontecendo; que essa mentira seria o pior crime de todos.

Totor 30/12/2021

Um grande nostalgia...
Reli esse livro no último mês e foi simplesmente fantástico retornar à este mundo tão fictício e tão real ao mesmo tempo...
A história é capaz de mesclar com precisão os fatos reais da vida de Adolf Hitler com a história de um garoto francês e simples, de nome Pierot, que por ventura acaba indo morar na mansão de férias de Hitler, onde sua tia, Beatrix, é a governanta.

gvnnrs 09/08/2019

ninguém nasce mau
Depois que você começar esse livro, com certeza vai ser dificil de largar.
Só de saber que a história se trata de uma criança que foi morar nada mais nada menos do que na casa de Hitler, você já fica em alerta.
Como sempre John Boyne escreveu e desenrolou tudo muito bem, amei o easter egg na estação de trem, coma família do Bruno, me apertou o coração!
É triste ver como uma criança pode ser moldada de formas horríveis conforme o ambiente em que se é criada, dando enfase numa frase que eu escutei uma vez, que ninguém nasce ruim.
Samynne 22/05/2020minha estante
Adorei a sugestão no grupo do fb e vim pesquisar a resenha: te achei haha

Juliana (Ju/Jubs) 02/03/2024

Mais um livro com a escrita impecável de John Boyne. Ele tem um poder impressionante de transportar o leitor para o livro, ambiental e sentimentalmente. Mas, neste livro, a experiência é cruel.

Eu sempre me perguntei como os soldados alemães ficaram depois de Segunda Guerra e como eles foram capazes de fazer tanta crueldade. E este livro mostra exatamente isso, a degradação moral e comportamental de uma criança, à princípio, inocente.

Tenho um livro de não ficção na minha estante sobre esse assunto, na perspectiva de um ex-soldado, mas não tive coragem de ler ele. Quando comecei esta leitura, eu não tinha lido a sinopse e, quando me dei conta do enredo, eu parei de ler. Tinha medo do que iria encontrar, porque sei que o autor não tem piedade quando vai contar uma boa história.

Não é um livro fácil de avaliar, Pierrot me deu o sentimento de nojo e desprezo na maior parte da história. Mas a força desses sentimentos só mostra o quanto a habilidade narrativa do autor é incrível. John Boyne nunca falhou comigo, segue sendo um autor com livros invictos no meu gosto literário, mesmo após muitos anos sem ter contato com um livro dele ? inclusive, pretendo reler alguns.

Indico o livro pela obra espetacular e recheada de informações históricas que é, mas é sempre bom ter o cuidado e a certeza de se o estômago aguenta a proposta que ele traz.

Angel 20/03/2021

Uma história que me impactou
O Menino no Alto da Montanha

O ano é 1936, e na cidade de Paris conhecemos a história de Pierrot filho de pai alemão e mãe francesa, o seu pai era soldado e lutou na primeira grande Guerra e morreu ao se jogar na linha de trem, pois ele nunca superou o que viu na 1 GM, e logo após a mãe de Pierrot também morre de tuberculose o deixando órfão, e em meio a todos esses primeiros acontecimento nos deparamos com um momento de aflição devido aos rumos que a Europa vem seguindo. Porém, Pierrot é só um menino e não tem maturidade para enxergar isso.

Pierrot tem um melhor amigo judeu o Anshel, e diante da inocencia dos dois que não sabem o que isso significa no contexto social em que estão inseridos já sofrem com tais consequências.

Com a morte de seus pais Pierrot é enviado a um orfanato na Alemanha e após algum tempo uma tia distante chamada Beatrix descobre o que ocorreu com seus pais e decide levá-lo para morar com ela no Alto das Montanhas alemãs, onde ela trabalha como governanta na casa de Adolf Hitler. A história se passa em 9 anos e com o passar do tempo Pierrot vai se interessando pela causa Alemã e tendo cada vez mais afinidade com Hitler que começa lhe contar como a Alemanha foi prejudicada e como ele retomaria o poder perdido. E Pierrot muda completamente da criança inocente e gentil para um indivíduo agressivo e autoritário se tornando responsável por vários crimes.

Opinião: esse livro me destruiu, me emocionou e me fez sentir raiva ao mesmo tempo, foi muito impactante ver a transição do protagonista que era uma criança inocente para um indivíduo que almeja o poder mesmo sem saber o que significava para conseguir, de um garotinho inocente Pierrot se torna um adolescente cego e cruel, que com o passar dos anos fica cada vez mais nutrido de ódio, enquanto ele se dedica à "causa" Alemã, se torna alienado e aceita todos os ensinamentos de Hitler desejando sempre sua atenção e aceitação.

Essa é uma história fascinante e também deprimente sobre uma criança facilmente corrompida pelo poder, sendo também triste mas que manteve o meu interesse o tempo todo, além de me fazer ver o quão a humanidade pode ser cruel e também a importância de lermos sobre as histórias do passado para não deixar que se repita! Ademais, esse é um livro que recomendo por nos mostra, como raramente faz, a versão Alemão da história, como eram os pensamentos de quem estava do outro lado da guerra e muitas vezes nem sabiam tantos detalhes como sabemos hoje.
Essa leitura me despertou múltiplos sentimentos como a raiva que cheguei a sentir pelo protagonista, e eu super recomendo essa leitura por ser importante e interessante para reflexão.

Rafaela.Locatelli 07/02/2020

Sem palavras pra John Boyne
Tudo que ele escreve é magnifico, e esse livro mostra que o poder corrompe até o mais inocente dos seres. Não tem como terminar de ler e não ficar refletindo.

site: https://www.instagram.com/meulivrodepapel/

@niqueliv 31/03/2020

Extremamente bom
A história de um menino que se tornou nazista sem nem mesmo saber o que isso significava.

Nina 06/04/2020

Genial
É impressionante a forma com que Boyne consegue nos transportar a um universo que mescla realidade e ficção de forma perfeita. É surreal ler personagens reais interagindo com a fantasia de forma tão fluida.

Giovanna.Pellissar 22/07/2017

O que uma guerra pode causar em uma criança?
Pierrot era um doce menino francês que vivia com seus pais em Paris, mas tudo mudou de repente para o garoto. Seu pai saíra de casa e morrera no trilho de um trem e meses depois sua mãe falecera de tuberculose. Era 1936, a guerra se aproximava, e o menino ficara sozinho. Seu melhor amigo judeu, Arshel, que morava no andar de baixo ficara cuidando de seu cachorro enquanto ele teria que ir para um orfanato. De lá, ele iria morar com sua tia Beatrix, que nunca conhecera antes. O novo lar de Pierrot seria nada menos que a casa de Adolf Hitler, onde sua tia era governanta.
Com o tempo, o simpático menino teve que mudar seu nome francês para um mais Alemão, Pieter. Mas não foi só isso que mudara, Pierrot virou o protegido de Hitler e foi ficando cada vez mais parecido com o atual líder da Alemanha. Ele parara de responder as cartas de Arshel, o considerando um judeu imundo. Sua doçura e inocência sumiram ao longo dos anos e da guerra.
A cada capítulo Pierrot surpreende mais o leitor. Ele muda de inocente a insensível durante os anos ao lado de Hitler e essa é a essência do livro. Há momentos que você sente raiva dele ou incredulidade ao ver como o garoto fora manipulado. O fato de realmente ter acontecido a Segunda Guerra e que Hitler realmente fez isso com as crianças da época te choca mais.
John Boyne consegue em poucas páginas te fazer sentir um turbilhão de emoções e a qualquer momento pode acontecer algo inesperado. O livro é incrível e retrata com perfeição o que foi a Segunda Guerra Mundial e o Nazismo.

site: https://piratasleitores.wixsite.com/piratasleitores/resenhas-e-autores/o-menino-no-alto-da-montanha-john-boyne

Bruno 18/07/2022

Transmutação.
Levando em consideração outras duas obras que li do John Boyne, por mais que "O menino no alto da montanha" seja igualmente perturbador, não cheguei a chorar com o final ou até mesmo as passagens mais sensíveis. Acho que a narrativa de Pierrot/Pieter me deixou mais irritado do que sensibilizado. No início sim, eu senti muita dó do garoto e de todo o inferno de vida que ele tinha, mas ao ir vendo a sua transformação ao longo da narrativa eu fui me sentindo frustrado. E talvez essa seja a intensão do autor com este livro. É intrigante como a busca por pertencimento e até mesmo aprovação pode fazer com uma pessoa. Pieter não queria seguir de fato os ideais Hitleristas, o que ele queria era a aprovação do adulto que via como referência, já que o seu pai era um bosta. E isso o levou a tomar atitudes imperdoáveis. O que acabou por destruir a inocência do menino que vimos lá nas primeiras páginas lendo as histórias do melhor amigo Judeu.

Enfim. Este é sim um bom livro, que complementa bem a história de "O Menino do Pijama Listrado" mas que não tem a mesma profundidade.

Agora seu preciso ler alto feliz do John Boyne, porque meu deus, se eu ler mais um livro sobre guerra e crianças desse homem eu vou cair em depressão.

Um beijo, um queijo, um trevo.

@Youbookersbr

FUY.