A Livraria dos Finais Felizes

A Livraria dos Finais Felizes Katarina Bivald

Resenhas - A Livraria dos Finais Felizes

Leituras_e_Chocolate 22/04/2024

? ???????? ??? ?????? ???????
Eu também quero morar na pitoresca cidade de Broken Wheel?

Era pra ser uma simples visita a sua amiga por correspondência, Amy.

Amy, mora numa cidadezinha minúscula, chamada Broken Wheel?com menos de 700 habitantes?Sara acabou de perder o emprego na livraria que trabalhava, a livraria infelizmente iria fechar suas portas e tudo o que ela sabia fazer na vida era vender livros.

Sara enche a mala de livros e pé na estrada, rumo à Broken Wheel?e tanta coisa aconteceu?tanta coisa, que você terá que ler pra saber!

Leitura gostosa e prazeirosa de fazer. A história é contada de uma forma cativante?conhecer a história e os habitantes daquela cidadezinha é um presente. Deixou meu coração mais quentinho?desejo que aqueça o seu também!!
Recomendadíssimo!!

Larissa 16/04/2024

Aquele livro leve pra curar a ressaca de livros pesados! Eu gostei mas poderia ter falado um pouco mais sobre o estado IOWA pra aprendermos mais sobre a cultura local.

Marcia 07/03/2024

Sempre gostei muito de livros que incluam no tem: livraria, bibliotecas e bibliotecária (o). Por isso iniciei esse? fiquei um pouco decepcionada? apesar de personagens interessantes. ? a narrativa foi longa demais. Amei alguns personagens em especial:

George: com sua generosidade e amor incondicional a Sophy que sempre amou como filha e esse amor tanto o derrubou como o fez levantar através do envolvimento com Sara.

?A diferença era que ele também tinha sido muito afetado pelas pequenas catástrofes da vida e bem cedo se tornado o pobre George, um bom homem ?apesar de tudo?.p107

Jen: com seu entusiasmo e vontade de fazer as coisas acontecer.

Gracie: pela irreverência

Quanto aos personagens centrais: Sara e Tom achei muito apagados no seu relacionamento? levou o livro todo para admitem que estavam apaixonados!

O amor de Sara pelos livros é lindo:

?Ela havia pegado uma loja suja e cinzenta e a havia transformado em uma linda e aconchegante livraria. Se isso não significava que havia feito alguma coisa na vida, Sara não sabia o que significaria.? 133

?Embalagens de cigarro vinham com avisos, por que livros trágicos não podiam ter? Havia frases nas garrafas de cerveja para avisar que ninguém devia beber e dirigir, mas nenhuma palavra sobre as consequências de ler livros sem lenços à mão.? P 172

Amy também amava os livros, trecho da carta de Amy para Sara:

?Você me perguntou: livros ou pessoas? Devo dizer que é uma escolha difícil. Não sei se as pessoas são mais importantes que os livros. Com certeza não são mais legais, mais engraçadas nem mais reconfortantes... Mas, ainda assim, por mais que olhe para a pergunta por todos os lados, tenho que optar pelas pessoas em longo prazo.
(?) ?mas será que seria divertido ler livros fantásticos se não pudéssemos falar sobre eles, conversar sobre eles, citá-los constantemente??

Indicação de leituras:

Pecado mortal de Harper Lee?
A resposta, de Kathryn Stockett
Amada, de Toni Morrison
Joyce Carol Oates
Todas as famílias são psicóticas, de Douglas Coupland
Antes que eu vá, de Lauren Oliver
?A guardiã da minha irmã?
Tomates verdes fritos, de Fannie Flagg
O Natal da esperança, o livro menos ambicioso de Fannie Flagg
Helen Fielding Bridget Jones e Causa nobre
A imaginação hiperativa de Olivia Joules.
Elizabeth Young
Marian Keyes.
Terry Pratchett
Em busca do tempo perdido
Um amor para recordar
Nunca te vi... Sempre te amei (ou 84, Charing Cross Road)
Cartas para uma livraria ?
Dewey, um gato entre livros?

beamoorais 24/02/2024

Horrível! A história tinha tudo pra ser boa, mas é bem chata, massante e mal construída. Com personagens fracos, pouco desenvolvidos e o final é tão terrível quanto

GabsOSilva 07/02/2024

"Livros haviam sido um muralha de defesa, sim, mas não apenas isso. Tinham protegido Sara do mundo que a cercava, mas também haviam se transformado em uma espécie de cenário para as verdadeiras aventuras de sua vida."

É um bom livro para passar o tempo, sendo uma leitura leve e rápida. Gostei muito dos personagens, cada um com a sua personalidade e características, se tornando únicos e fazendo com que eu ficasse apegada a todos. A única coisa que não gostei muito foi o desenvolvimento da relação do casal principal, acho que era necessário mais aprofundamento.

Jacke.Perobelli 15/01/2024

Eu AMO esse livro! O engraçado é que ele foge totalmente do tipo de narrativa que costumo ler, ainda assim, me conquistou e virou meu favorito (ironia, não?). Em algum ponto eu senti como se eu mesma estivesse naquela cidade e pudesse ver em primeira mão quando os livros encontravam os leitores certos, na hora certa. É um livro super "coração quentinho" e que tem toda uma atmosfera e ambientação própria.
Se você gosta de ir em bibliotecas, livrarias, séries que se passam em cidade pequena e esse clima de comunidade, já é um grande indício que pode dar certo para você também.

Sinceramente, nem sei se esse livro continuaria sendo tão especial para mim se tivesse lido em outra época, mas sei que pra época que eu li, fui positivamente surpreendida. Confesso q morro de medo desse livro não sobreviver a uma releitura, então só deixo ele guardado na minha memória de anos atrás kkkkkkkkkkk a sensação q eu tenho é parecida com oq acontece com alguns dos personagens da pequena cidade da livraria: o livro certo me encontrou no momento certo.
gigifeital 15/01/2024minha estante
que resenha perfeitaaaaa, já quero ler

Jacke.Perobelli 15/01/2024minha estante
É uma gracinha, tudo nessa história é feito de pequenos momentos ? se vc pegar as resenhas q tem sobre ele, vai ver q todo mundo ou ama ou odeia KKKK espero q dps de ler vc esteja na primeira opção... ele passa uma calmaria, uma sensação de comunidade e um amor pelos livros e tudo que eles transmitem, é bem coração quentinho mesmo (não vai esperando plot atrás de plot, a ideia dele é exatamente essa serenidade e simplicidade de uma livraria naquela cidade pequena)

Jacke.Perobelli 15/01/2024minha estante
Se vc pegar pra ler mesmo, dps me conta oq achou kakakaka amo ver os dois extremos das pessoas em relação a esse livro

gigifeital 15/01/2024minha estante
KKKKKKKKK pode deixar que te conto simmm!!

Bia Maldos 06/01/2024

Amei o livro e só não se tornou um dos meus favoritos porque o início foi bem parado e achei um pouco depressivo, me dando uma sensação ruim. Ainda bem que durou pouco e assim como a personagem principal, o livro se transformou e saiu da escuridão.

Manu 31/08/2023

O livro me ganhou nas últimas 80 páginas, antes disso, estava odiando! Nada acontece, meio que não há um plot. Só uma sucessão de fatos, como na vida... acho que essa realidade foi demais para a minha alma sonhadora. Porém, os surtos do final, junto com o casamento e a cena meio A Proposta... bem, me conquistaram. Dei muita risada! Mesmo assim, não daria uma nota alta pois o começo e o meio foram muito chatooos. O que salvou muito o livro e me impediu de abandona-lo foram alguns personagens, principalmente o Andy, George e Caroline. Além das cartas da Amy. Já os protagonistas... que romance péssimo! Primeiro que mal teve, segundo que o Tom é I N S U P O R T Á V E L!

Fabi | @ps.leitura 24/07/2023

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
"A livraria dos finais felizes" vai contar a história de uma personagem que nunca saiu da Suécia, exceto pelas páginas dos diversos livros que lê.

Nossa personagem principal tem 28 anos e é completamente apaixonada por livros. Quando sua amiga Amy, uma senhora com quem troca livros pelo correio há anos, a convida para visitá-la na cidade de Broken Wheel, Iowa, é quando Sara, finalmente, decide sair pela primeira vez da Suécia e se aventurar.

Só que essa aventura vai acabar sendo completamente diferente do que ela esperava. Ao chegar lá, ela descobre que Amy faleceu. Nesse momento, Sara se vê desacompanhada na casa da amiga, em uma cidade pequena e desconhecida, e começa a pensar que talvez esse não seja o tipo de férias que ela havia planejado.

Por se tratar de uma cidade pequena, todos se conhecem e Sara percebe que não está sozinha. Muitas pessoas a conhecem através das cartas que ela trocava com sua amiga e com o passar dos dias, Sara percebe que Broken Wheel é uma cidade monótona e precisa de alguma aventura e, talvez, uma pitada de romance. E é quando a brilhante ideia de abrir uma livraria surge.

Será que é isso que todos da cidade buscam ali? Será que esse é o ponta pé inicial que Sara precisa em sua jornada? É o que iremos descobrir ao longo de "a livraria dos finais felizes".

Sabe aquele livro que desperta o interesse através do título e de uma capa simples, porém chamativa? Foi exatamente assim que me senti atraída por essa obra.

No começo da leitura, conhecemos uma personagem que tem uma vida tranquila na Suécia e que nunca pensou em sair dali. Mas através das páginas dos livros que lê, ela vive diversas aventuras, se apaixona por diversos lugares, porém não vive isso na vida real.

Viajar para outro lugar de uma hora para outra foi o momento mais ousado da personagem principal, afinal, ela iria para um lugar desconhecido, encontrar uma pessoa que troca cartas há anos e tudo isso seria uma nova jornada em sua vida.

Até aí a história vai acontecendo de forma amena, mas ao chegar na cidade Broken Wheel é quando a obra vai desenrolando um pouco mais e conhecemos muito além da Sara: também conhecemos os personagens secundários.

Isso é um ponto legal. Gosto de ver esses personagens ganhando vida através das páginas, porém, a forma como a autora apresentou ao longo dos capítulos, devo confessar que me deixou confusa.

Cada capítulo, aparentemente, é retratado de algum desses personagens ali na pequena cidade. Conhecemos alguns pontos de suas vidas e como cada um vai acabar influenciando na vida de Sara. Mas a forma como Katarina Bivald descreveu, foi de uma maneira que não mostrava de quem era a voz daquele capítulo, entende? Então isso acabou me afastando bastante da leitura.

A premissa do livro é realmente muito boa, afinal, sair de sua zona de conforto, se aventurar no desconhecido e ainda abrir uma livraria, é algo realmente corajoso. Isso, sem dúvidas, foi algo que me deixou envolvida na trajetória da personagem principal, mas por outro lado, acabei "me perdendo" ao longo dos capítulos.

Essa é uma história de uma personagem que se aventura no desconhecido, que busca coragem de ultrapassar as suas próprias barreiras internas e uma nova forma de enxergar e viver sua vida. Uma personagem que demorou anos para se encontrar, mas quando decidiu fazer, percebeu que a vida vai muito além das páginas dos livros.

Então se "a livraria dos finais felizes" tivesse desenrolado alguns acontecimentos de uma maneira diferente para que a leitura não ficasse lenta e até mesmo cansativa em alguns pontos, assim como o desenvolvimento melhor da voz de cada personagem que estivesse narrando, sem dúvidas teria sido uma leitura de aquecer imensamente o coração.

site: https://www.psamoleitura.com/2023/07/resenha-a-livraria-dos-finais-felizes-katarina-bivald.html

Gi Alencar 04/07/2023

Li esse livro uns meses atrás, e foi uma leitura muito gostosa, bem leve e divertida. Estava numa ressaca e esse livro me ajudou a sair

Um livro de prosa 13/06/2023

Clichêzão do começo ao fim, mas não é romance
Esse é um daqueles livros que você escolhe aleatoriamente num sebo ja sabendo ser mais do mesmo. É uma história bonitinha sobre recomeços e amizade. Tem migalhas de romance e um final óbvio. A história não gira em torno do casal e sim da personagem Sara, que troca cartas com sua amiga Amy (bem mais velha que ela) sobre livros, ja que Amy tem um grande acervo, e quando Sara decide visitá-la, tudo acontece?
É uma leitura um pouquinho arrastada, não recomendo ler numa ressaca literária por exemplo.

LayLay0 08/05/2023

Que delicinha de leitura
Comprei esse livro quando ainda era adolescente e demorei demais pra conseguir ler ele, n pela obra em si, mas talvez pq eu não estava pronta para ele. Existem leituras que fazem mais sentido quando vc fica mais velho, e essa é uma.

Estou soltando suspiros pq é mto gostoso e apaixonante. Sem mais demoras, posso apenas dizer que vale o seu tempo.

luamarelinha 27/04/2023

Muito mais do que um livro..
Uma história simples, de gente simples, em uma cidade simples e quase esquecida... Uma história sobre descobertas, recomeços, segundas chances e coisas afins.
Um livro sobre uma sueca que faz amizade com uma senhora idosa que mora no interior de Iowa, a abertura de uma livraria, um romance e um olhar apaixonado sobre livros e leituras
Gostei bastante!

Mandy 20/02/2023

Encantador
O livro fala de conhecimento pessoal de como é difícil sair do comodismo e correr e fazer algo novo.