The Complete Tales of Winnie-the-Pooh

The Complete Tales of Winnie-the-Pooh A. A. Milne...

Resenhas - The Complete Tales of Winnie-the-Pooh

Thaisa 22/12/2021

Em 1924, A. A. Milne, inspirado pela amizade de seu filho, Christopher Robin, com seus bichinhos de pelúcia, resolveu escrever histórias infantis em que esses animais ganhavam vida e, juntos de Christopher, viviam diversas aventuras no Bosque dos Cem Acres.
Foi assim que milhares de crianças passaram a conhecer Winnie-the-Pooh (anteriormente batizado de Edward Bear), Piglet (Leitão), Eeyore (Ió), Rabbit (Coelho), Owl (Corujão) e muitos outros bichos!
A minha infância foi povoada pelas animações da Disney, que reunia 3 curtas das histórias de Milne e foi lançado em 1977: "As Muitas Aventuras do Ursinho Puff". Assim, assisti não apenas essa adaptação como muitas outras enquanto crescia, o que fez com que eu me apaixonasse por esses contos e seus personagens.
Hoje, finalmente, tive a chance de ler as histórias originais: esta edição de "The Complete Tales of Winnie-the-Pooh" conta com os 10 contos escritos pelo autor e ilustrados por Ernest H. Shepard.
Ler cada uma dessas fábulas foi maravilhoso, não apenas me trazendo muita nostalgia, mas também me mostrando mais sobre os personagens com quem cresci e que vivem no meu imaginário desde sempre!
As histórias podem ser lidas de forma individual (exceto as últimas duas, que se conectam), mas o que eu mais gostei nesse livro é a interessante mistura entre um humor único, uma melancolia palpável e finais que carregam algum tipo de moral sobre amizade e companheirismo; me peguei rindo diversas vezes com os personagens, suas falas e seus atos, mas também senti algo que não me lembrava na época em que era muito pequena e que faz todo sentido compreender agora, na fase adulta: cada um desses bichinhos têm suas questões próprias que se assemelham bastante com transtornos que encontramos na nossa vida real, como ansiedade, depressão, pânico, distúrbio alimentar, complexo de inferioridade, neurodivergência... Pode ser que não tenha sido intenção do autor trazer pautas sobre saúde mental, mas elas aparecem de forma orgânica nesses personagens, dando ainda mais profundidade a cada um deles - para boa parte das crianças, esses temas mais sérios acaba passando em branco, mas para nós, adultos, se torna ainda mais fácil se identificar com um ou outro protagonista.
Como um todo, foi uma experiência de leitura espetacular, com novos ensinamentos embalados em tantas lembranças da minha infância.