Dias de abandono

Dias de abandono Elena Ferrante

Resenhas - Dias de Abandono

Livinha 31/10/2023

Este livro é uma potência. Primeira obra lida da autora e devo dizer que sua escrita é magnífica. Aqui temos a história de uma mulher que, após 15 anos de casamento, descobriu que fora traída e se vê abandonada pelo até então marido. Você sente o que a autora quer, porque ela muda a forma de escrita em cada sentimento. Em parágrafos coléricos, temos palavrões, diálogos não tão coesos - assim como nossa cabeça quando estamos com raiva. Em parágrafos de pensamento, temos reflexões vivíssimas sobre sua experiência de vida, com um arcabouço de palavras bem mais abrangente. Se você prestar atenção nos mínimos detalhes, vai ver como é genial. É um livro que vive a angústia de uma mulher abandonada e traída, então se preparem para ver comportamentos não tão saudáveis assim da protagonista, já que estamos observando uma mulher na beira do abismo.

Bcoralli 28/10/2023

Li rapidinho, acho que foi o livro da autora que mais gostei. Sei que a série Amiga Genial é o grande boom, mas livros como esse aqui me agradam mais.
Um livro sobre o impacto que um divórcio pode causar na vida de uma pessoa emocionalmente abalada. Difícil não julgar a mãe pelo o que fez com os filhos, mas pior ainda não julgar esse pai. Pessoas não romantizadas, com mais falhas que acertos e com relações conturbadas foi o que me cativou na obra.
Eu indico a leitura.

Terezinha.Clepf 25/10/2023

MULHER OBSESSIVA
Um livro que me aporrentou notavelmente por ser narrado em primeira pessoa pela protagonista Olga, me fazendo sentir agoniada por acompanhar uma mulher obsessiva, transtornada e impulsiva pelo abandono do marido Mário...

Olga se transformou em um ser negligente perdendo o instinto materno no que deveria vir em primeiro lugar: os filhos...

No enredo geral, Olga se desliga da realidade, passando a tratar todos à sua volta de forma agressiva e também, vulgarmente, se transformou em "a pobre coitada"...

Entendi como mensagem desta história um alerta para aquelas esposas que ao serem abandonadas se negligenciam, se anulam em todos os aspectos tanto pessoal como profissional...

Concluindo, achei a narração arrastada, sofrível e angustiante, onde acredito que a mulher deveria ser mais positiva e autêntica nos percalços da vida.

Minha avaliação: Três estrelas

Cristiane 22/10/2023

Desconfortável
Não tem como não se sentir desconfortável ao ler esse livro.
A primeira impressão que temos ao se deparar com esse tipo de história, é julgar a protagonista.
Mas basta tirarmos um segundo para nós colocarmos no lugar dela, para compreender tudo o que é tratado nesse livro.
Mesmo compreendendo o quão difícil foi a situação pela qual ela passou, não consigo não julgar a negligência dela em relação aos filhos em determinados pontos da história.
Ela teve que se ver no fundo do poço para então suas ideias se clarearem, e ela poder perceber que ela não era o problema, mas sim o ex marido.
A protagonista é descrita no início como uma personagem que sempre foi certinha e contida, e quando a ficha dela começa a cair sobre o que aconteceu, tudo o que ela sempre reprimiu vem à tona, e toda a narrativa se torna muito grosseira, o que assusta um pouco.
Mas é interessante acompanhar todo esse processo dela mergulhando no caos, e depois saindo dele aos poucos.
Angustiante e revoltante, mas também tocante. Uma leitura difícil, mas que vale a pena.
Recomendo!

Nouzaíra 21/10/2023

Relato de uma separação, o que tantas e tantas mulheres passam, não é fácil, existe sofrimento, dúvidas, reconexão, e uma coisa é certa, passa? e a gente cresce, se fortalece.

Bela 16/10/2023

Eu li esse livro há uns anos atrás mas estava longe de estar pronta para entendê-lo. Então, quando terminei, sua história foi esquecida, na verdade, fiquei com raiva da autora por algo tão desagradável.
Mas esses dias vi alguém o recomendando nas redes sociais, lembrei que ele estava envelhecendo na minha estante e sabia que eu tinha envelhecido o suficiente para ler novamente. E novamente não foi agradável, mas de uma outra forma.
Passei o livro inteiro angustiada e mesmo assim não conseguia parar. Queria saber a rua e o número do apartamento dessa mulher abandonada e perdida no sentido da sua vida para ir lá e pelo menos mostrar que tem alguém a ouvindo, que não está sozinha e que está segura.
Não consigo descrever a conexão que Elena nos faz ter com suas personagens e suas emoções, mesmo que as realidades sejam distintas, as nossas fragilidades têm cruas semelhanças que nos conecta.
Sem dúvida, algo desse livro chegou em mim que nunca mais vai sair. Dessa vez não tem como esquecer.

amanda 13/10/2023

Nao sei como as pessoas conseguem falar que esse é o pior livro da elena.. SERIO ESSE LIVRO E BIZARRO DE BOM

nessa 07/10/2023

Em dias de abandono pude perceber como é pesado esse sentimento de dependência, um sentimento que se torna extremamente perigoso quando se envolvem mais vidas.
Elena Ferrante nos mostra em Dias de Abandono que o abandono pode se transformar em um verdadeiro abismo, uma queda livre a onde a pessoa abandonada está totalmente sem direção.

Kael.Paulino 05/10/2023

O desamparo a partir de uma perda
Muito interessante acompanhar a vida de Olga diante da separação do marido. É um livro com diversas nuances e caminhos que permite o leitor a observar a sua vida através da melancolia, da autopiedade e da solidão. Diante da leitura, pude pensar em diversas questões que atravessavam Olga, sendo uma delas a ausência da rede de apoio em sua vida, algo evidente, o que destaca o desamparo da protagonista. Ainda, em como os seus comportamentos são moldados no decorrer da história. Eu consegui fazer uma associação com o luto de Olga e um termo psicanalítico chamado ?Incorporação?. Isso me fez pensar que a presença do marido está além da sua concretude, está, sim, nas coisas materiais ou até mesmo no animal da casa. A partir do fim de certos elementos, houve a superação desse luto. É legal observar isso e compreender diversos problemas no processo de leitura.

yargolo 03/10/2023

Uma das minhas melhores leituras recentes
"Dias de Abandono" foi minha primeira leitura da Elena Ferrante, atraído pela sinopse, e não poderia ter escolhido melhor. O livro explora as angústias da protagonista depois de ser abandonada sorrateiramente pelo marido. A narrativa transita entre a depressão e os picos fúria da mulher abandonada. A genialidade está, ao meu ver, em recursos muito sutis. Primeiro, nas referências às mulheres abandonadas que a protagonista conheceu durante sua infância e que sempre lhe despertaram repulsa. Segundo, na desconstrução da dignidade da protagonista, quando você descobre que o ?abandono? do título não é o abandono do marido, mas de si mesma. Terceiro, no uso de metáforas através do cachorro da família e situações pontuais (o episódio do parque). O livro conseguiu despertar minha comoção, minha empatia, minha angústia e minha revolta. Tudo isso em menos de 200 páginas. Excelente! Recomendadíssimo!

Kamylaaa 02/10/2023

Elena Ferrante sendo Elena Ferrante
Meu terceiro livro da Elena Ferrante e estou simplesmente entregue! Que leitura sensível! Senti todas as angústias e, depois, a liberdade da vida nova da Olga. Não tem como não desenvolver uma empatia por ela, ainda mais sendo mulher. (Que crianças chatas!!!)

Tô encantada! Uma das minhas melhores leituras de 2023.

Tha.guedes 02/10/2023

Que angústia.
Ver uma mulher se desfazer por causa de um casamento. Não dá pra diminuir. O casamento era vida dela. Não reduzam a sua vida a uma coisa só

01/10/2023

50 livros lidos esse ano!!!!!
Esse livro parece que se arrastou a partir de um certo ponto, não sei dizer exatamente qual. Não gostei muito do final, não acho que é um livro que eu recomendaria pra outras pessoas.

Nana 29/09/2023

É enlouquecedor estar dentro da cabeça da personagem.
Confesso que tudo o que queria era sair da cabeça de olga e observar de fora? o livro me convidou a viver completamente a angústia da personagem.