Dias de abandono

Dias de abandono Elena Ferrante

Resenhas - Dias de Abandono

Paula 28/07/2021

Pensa num soco
Não é pra qualquer um. Não é pra qualquer momento. Muito crú, muito humano, muito doloroso. Um livro visceral e estressante. Dito isso, se estiver bem, leia.
ViniBarcellos 28/07/2021minha estante
Li o início e fiquei abismado com a cena do jantar. Abandonei, mas ainda quero ler.

Paula 29/07/2021minha estante
Pois é. Tem que estar num momento zen pra ler isso!

Edilene Freitas 31/07/2021minha estante
Tem que estar bem mesmo. Livro bem difícil

Tais.Batista 17/01/2021

Dias de abandono
Meu primeiro contato com a escrita da autora. É um livro denso, pesado. Tão rico em detalhes que em algumas cenas eu senti um incômodo real.
Um livro curto, mas que eu demorei pra ler porque me causou um misto de sensações.
Vale a leitura. Faz pensar no amor próprio, mas pelas coisas que senti durante a leitura, eu não releria.

Itamara 12/07/2020

Angustiante e incrível !
O título do livro é perfeito... mas se engana quem acha que o abandono faz referência à separação. Para mim, o abandono é da própria personagem Olga, o abandono de si mesma, que narra a história em 1° pessoa. São momentos tão surreais (e reais) que por vezes me senti angustiada lendo. Consegui entrar completamente na história , imaginando os cenários, os personagens e tudo isso por conta da escrita dessa autora incrível. É um relato triste.. Quando quase senti raiva de algumas atitudes de Olga, tentei me colocar em seu lugar e puts... vi várias mulheres assim como ela: anuladas, invisíveis, com vidas em função de alguém que acham conhecer. Senti ódio do Mário, do machismo em suas falas e ações, de ver que isso é tão enraizado em nossa sociedade. O final me confortou, mas não conseguirei superar o que aconteceu com Otto.

Lua 06/10/2021

Ferrante: uma literatura à ferro e fogo
Vejo-me inebriada pela intensidade que Elena Ferrante aplica na escolha das suas temáticas, no espírito de seus personagens fortes e na força da realidade introduzida por ela em um estilo único e cheio de si. Com uma escrita visceral, Dias de Abandono é o segundo livro que li da autora. A história narra a tristeza do abandono conjugal depois de quinze anos de história e dois filhos resultante dessas memórias, tristes e felizes. Elena nos convida a refletir sobre como o lado emocional e sensorial é afetado ao estar em uma relação de anos? Eu me envolvi de tal forma no enredo que, em certos momentos, parecia estar também dentro da casa da Olga e de seus filhos Gianni e Olaria vivenciando toda a dificuldade após Mário ter decidido deixá-los.
O final é lindo e merecedor. Olga merece ser feliz, afinal. E eu também fiquei feliz em saber que ela acabou se entendendo mesmo após tanta tormenta.
Eu amo Elena Ferrante e já mal posso esperar pelo próximo livro que lerei. Recomendo, recomendo muito a todos que puderem conhecer suas obras a começarem por esse livro.

Bruna 15/11/2020

Sabe quando um livro te faz sentir um misto de sentimentos?Pois é.. ?Dias de abandono? foi esse livro pra mim. A autora faz com sintamos na pele a dor do abandono, a dor do ? vazio de sentido?. Uma leitura importante, porém cheias de gatilhos emocionais.

luhaze 21/03/2021

O livro mais visceral da Elena Ferrante
O ritmo desse livro é impressionante. Você começa entendendo o cenário, lamentando o ocorrido anunciado na sinopse e quando menos espera, Olga te absorveu. A sensação é de ter sido roubado de si próprio e trancado num armário escuro, que é a mente de Olga. O meio do livro é simplesmente um dos relatos mais geniais e crus que já li, foi impossível parar de ler.
Elena Ferrante já tem qualidades inenarráveis pra uma autora porém este livro a joga em um campo misto: além da qualidade literária, ler este livro é como participar ativamente de uma peça de teatro, onde você e Olga estão amarrados e ela rege a orquestra.

alissonltl 11/01/2022

simplesmente incrível. elena ferrante com uma escrita cruel e visceral consegue te causar um incômodo constante ao ler esse livro.

day 06/11/2022

Eu não sei o que escrever sobre esse livro?
?Uma tarde de abril,logo após o almoço,meu marido me comunicou que queria me deixar ??
O que escrever sobre um livro que começa assim ?
Helena Ferrante sempre nos sacudindo de forma extrema.
Esse livro me levou a 11 anos atrás , quando escutei essa mesma frase ?
E aí se desenrola toda a história?
Dor , magoa,revolta, culpa , remorso, desleixo, abandono ? dias desconexos .
Helena ferrante nos mostra na sua escrita , momentos que passamos , e que mentimos a todos os amigos .
Helena nos lembra como somos frágeis , erráticos, humanos e como temos a facilidade de nos perder .
Porém , ela também mostra como o sofrimento pode nos moldar , pode fazer enxergar a verdadeira face do outro, que quando estamos apaixonados , não vemos nenhum defeito , nenhuma lacuna , nada .
E o rompimento nos leva a ver coisas que todos viam menos nos .
O livro como todos os livros dela , são incômodos , não nos trazem sentimentos (fofos) eles mostram tudo de mais íntimo que temos .
É um verdadeiro soco no estômago .
Porém acho Helena ferrante a escritora do século . Ela não pode ser esquecida e sua obra é grandiosa

giovana 22/09/2022

genial! fiquei apaixonada pela escrita da Elena Ferrante, me cativou demais. o livro fala sobre como é se rasgar em pedaços por alguém e, do absoluto nada, ser substituída como se a vida que levavam antes não significasse nada. brilhante, de verdade. recomendo muito.

Mari Doroteu 25/05/2021

Angústia e desconforto
Primeiro livro da Elena Ferrante que li e não sei se foi uma boa escolha. A escrita é muito boa, crua e direta, mas achei o livro muito angustiante e me deixou mal em vários momentos.

É um livro pequeno, mas apesar disso achei a leitura bem arrastada e até pensei em abandonar algumas vezes.

A história se passa na década de 60 e conta a história da Olga, uma mulher casada há 15 anos, com dois filhos, que se depara subitamente com o abandono de seu marido, para ficar com outra mulher.

O livro mostra como ela lida com esse abandono, o sofrimento que ela passou e como ela abriu mão de quase tudo na vida para se dedicar à família, que acabou se destroçando.

Traz muitas reflexões sobre a sociedade patriarcal em que vivemos e o que as mulheres se submetem para satisfazer os anseios sociais.

Foi uma leitura que me deixou muito desconfortável, com raiva, e incomodada.

Vemos momentos em que ela se culpa por tudo, culpa o marido, culpa a amante, se sente insegura, indesejada, e fica completamente desestabilizada, sobrecarregada e incapaz de dar conta de cuidar dos filhos e do cachorro.

Olga foi a vítima da história, mas o assustador é que, em vários momentos, ficamos horrorizados com as atitudes dela e isso acaba levantando sentimentos contraditórios em relação a ela. Ora sentimos pena, simpatia e empatia, ora sentimos raiva, nojo e ódio, e ficamos com vontade de sacudir ela.

Acredito que isso foi exatamente o misto de sentimentos que a autora quis passar ao mostrar a forma que Olga luta para se reconstruir como mulher e se adaptar a essa nova realidade, porém a leitura foi muito aflitiva pra mim e definitivamente não foi um livro prazeroso kkkkk

É horrível ver como após uma separação dessas a mulher ainda sai tachada de louca e e é muito mais julgada do que o homem.

Por conta disso, dei essa nota e definitivamente não releria.
Ana Paula 26/05/2021minha estante
Talvez o livro tenha cumprido o papel dele no final. Haha

Mari Doroteu 26/05/2021minha estante
Pode ser que sim hahaha
Mas cara fiquei mt desconfortável mesmo. Talvez eu tenha lido num momento errado também...

Marjorie 29/05/2021minha estante
O livro não pode se passar na década de 1960 pois a Olga tem computador e celular. É pelo menos década de 1990.

Mari Doroteu 30/05/2021minha estante
Ops! Sim, verdade. Década de 60 foi provavelmente a década que a Olga nasceu (já que ela diz que em 1978 estava na aula de francês e pensava em escrever um livro). Mas a história da separação deve se passar na década de 90 mesmo

Beca Nolêto 26/05/2021

Achei angustiante
E quando você para para pensar que deve ser super comum que aconteça com várias mulheres mundo a fora, é mais angustiante ainda.

Eu adorei o encerramento da história, mas alguns capítulos depois da metade estavam me angustiando muito, tanto que a história estava me afastando da leitura. Por isso dei só 3,5!

Cynthia 21/05/2021

Tantos sentimentos contraditórios são despertados por este livro. Um mergulho na alma feminina. Um livro que provoca muita angústia e sofrimento. Um retrato da solidão e do abandono que só uma mulher sobrecarregada pode sentir.

Dorothy 26/05/2021

Visceral
Elena Ferrante me fez ir de 2 estrelas a 5 estrelas com esse livro. Odiei a protagonista, senti nojo, repulsa, depois entendi, aceitei, segui. Li rapidamente, como os outros livros dela. Sempre como uma dose amarga de engolir, você precisa ler rápido para o amargo não se demorar demais na garganta. Mas perfeitamente escrito, profundo, direto, sem escrúpulos, sem receios. Violento.

Franciele 10/10/2016

Passando pelo "Limbo"
Depois dois primeiros volumes da série Napolitana e desse livro, tenho certeza absoluta de que não importa o que essa mulher escreva, eu vou ler, EU VOU AMAR!

A narrativa dela é incrível, uma construção lógica e crescente. Em Dias de Abandono, a personagem Olga compartilha com o leitor sua experiência de luto por causa do fim do seu casamento com Mario. Olga relata desde o momento que ele anuncia que vai sair de casa, até quando ela o momento em que ela mesma começa a ser "curada" desse abandono e a colocar sua vida em novos eixos. É uma narrativa honesta, um relato cru da dor e da confusão vivida por Olga. Ela compartilha seus pensamentos, suas conclusões, medos e memórias conosco. Olga é uma personagem maravilhosa, que me cativou a alma desde o primeiro momento!

Enfim, se é Ferrante, leio sem medo!