Dias de abandono

Dias de abandono Elena Ferrante

Resenhas - Dias de Abandono

frazão 22/04/2024

Todos os personagens são insuportáveis mas essa é a beleza do livro, eles são reais, não são perfeitos
vê-la ir de maluca insana pra depressiva, caramba foi tão real, leitura sufocante e até desconfortável certas vezes
com certeza foi uma leitura importante pra mim

Camilla 22/04/2024

Esperava Mais
Não direi que a obra é ruim, porquê não é. Na verdade, acho que essa palavra não está no vocabulário da Ferrante, pois nunca li uma obra sua que me decepcionasse, por mais que essa deixe à desejar.

Olga, a protagonista, é a típica esposa conservadora e pronta para atender os desejos do marido, Mário, por isso é uma surpresa quando este a deixa por outra. O mundo de Olga se despedaça e, como sempre, Ferrante retrata muito bem os sentimentos conflitantes da protagonista.

Contudo, muitas vezes o livro perde a linha de raciocínio, apresentando alguns furos desnecessários durante a história. Principalmente quanto à linha do tempo e a ordem das ações da protagonista, além dos sentimentos das crianças, que são deixados de lado não por sua mãe, mas pela própria autora.

Ainda assim, Ferrante descreve com maestria um divórcio forçado e uma mulher dependente tentando se reerguer como mãe e cidadã, enquanto lida com a mudança trágica em sua vida.

Recomendo muito, mas, se você não está acostumado com as obras da Elena Ferrante, essa não é uma boa pra começar, por ser de difícil leitura e muito arrastado em determinadas partes, além de possuir poucos diálogos, tornando-o cansativo. Entretanto, se você é um leitor acostumado com os livros da Ferrante, ou com o gênero dramático, é uma boa leitura reflexiva e empática. Mas admito que, na época que eu li, fiquei com uma ressaca literária gritante.

Victor Fischer 16/04/2024

Impressionante
Relato arrebatador do fim de um casamento através ótica de uma mulher, Olga, a narradora. Vertiginoso, intenso e alucinatório. Dos melhores que li desde muito tempo.

Ingrid Lúcia 13/04/2024

Um livro que me dividiu
Quando comecei a ler o livro, achei a personagem muito chata. Achei o jeito que ela reagiu muito além do que uma pessoa passa em divórcio (mesmo que eu nunca tenha passado por um). Participei do grupo e terminei o livro quase duas semanas depois. Minha percepção mudou bastante. Do meio do livro para o final, achei a personagem voltando ao trilhos e lidando melhor com as coisas. Não sei, foi um livro muito doido mesmo e eu gostei do final.

Pacífico 07/04/2024

Elena? quem?
Sinceramente? não entendi o hype, mesmo. ainda pretendo apostar em pelo menos mais um livro da autora, mas esse realmente não me prendeu. achei muito raso e tonto.

letscia 01/04/2024

49 (2024) eu era um cometa.
"Não expliquei que queria apagá-lo completamente do corpo, arrancar de mim até seus lados que nunca fui capaz de enxergar. Não falei que queria retirar-me do refluxo da sua voz, das suas fórmulas verbais, de seus modos, de seu sentimento do mundo. Queria ser eu, se essa fórmula ainda tivesse algum sentido. Ou pelo menos queria ver o que permanecia em mim, uma vez que o houvesse retirado."
Dias de Abandono é uma obra que explora a separação conjugal e a, muitas vezes, consequente sobrecarrega na maternidade, onde a mulher é obrigada a criar seus filhos e cuidar de suas tarefas sozinha, sem auxílios externos ou uma rede de apoio estável. Olga é uma personagem claramente melancólica, intoxicada pelos estigmas de sua mãe acerca das "pobres coitadas" abandonadas pelos seus maridos, posto que ela passa a ocupar com amargura. Durante anos de relacionamento, ela foi desmotivada a trabalhar e continuar a estudar, focando suas atenções nas crianças e no seu marido, buscando algo próximo à perfeição. Em muitos anos dentro da rotina, Olga perde sua identidade, deixando que seu marido preencha todas as partes vazias dela, o que piora ainda mais a relação que já não era ideal. Após traições, abandonos e decepções, Olga encontra-se em um dilema: um coração partido, duas crianças, uma mente que já não funciona e gravíssimos problemas emocionais. As crianças, coitadas, acabaram ficando no meio de tudo. Viram o pai, Mario, largar a família para se relacionar com uma jovem amante um pouco mais velha do que eles. Viram a mãe entrar em choque, machucar-se, abusar de uma linguagem torpe e muito vulgar, enrolar-se em suas tarefas e mal conseguir cuidar de si mesma. Infelizmente, foram negligenciados por meses, até que ambos os pais identificassem essa "demanda". Cuidaram da mãe e juntaram seus caquinhos enquanto estavam confusos e sentiam falta do pai, da vida como ela costumava ser.
A escrita é excelente, mas o uso da linguagem obscena me incomodou muito. Entendo que faz parte da estilística do livro, porém não acho que tenha encaixado bem. De qualquer forma, Elena Ferrante é mais do que uma escritora, ela é uma autora atenta às mazelas da sociedade e sabe escrever mais do que palavras, trazendo sentimentos profundos à obra. O abandono é uma das piores violências que alguém pode sofrer ao longo da vida, e essa dor foi explicitada na narrativa de maneira fenomenal. É um ótimo livro, apesar dos pequenos detalhes que me incomodaram.

Carolina.Perdigão 01/04/2024

Neste livro, a genial e misteriosa Elena Ferrante por meio de sua escrita crua e sem filtros, traz a história de uma mulher abandonada pelo marido e que assume da noite para o dia todas as responsabilidades como casa, filhos, cachorro. A autora nos apresenta com maestria o caótico processo do luto da separação vivenciado pela protagonista, por meio de sua mente e rotina altamente conturbadas. Enlouqueci juntamente com a personagem!

David Ribeiro 30/03/2024

Dias de Abandono
A misteriosa é enigmática Elena Ferrante, com sua sagacidade e genialidade sem igual para contar história, nos apresente Olga, que foi abandonada por Carlos depois de muito tempo de casados. Ficando com ela, o casal de filhos, cachorro, e a sobrecarga das tarefas e rotinas de casa.
Um romance incrível, que nos faz sentir aquele "gosto amargo" da decepção, da frustração do abandono, da separação. Ferrante nos faz sentir junto com Olga, toda essa dor e sofrimento.
É um forte convite, a buscar nossa essência e nosso "eu" dentro de relações já desgastadas e sem amor.
Leitura formidável, recomendo.

Giovana.Kutschenko 27/03/2024

Abandono da parte de quem? Do marido ou de si mesma?
Não me pegou muito, por ser um tema mais sensível que deveria fazer com que pensemos além do comum, eu criei expectativas mais altas, porém de todo modo, não torna o livro ruim. Acredito que seu final foi razoável e seus questionamentos pertinentes, é um livro com uma linguagem bem específica, que pode ser ou muito bom ou tanto decepcionante dependendo de quem o lê. Para mim, tinha bastante potencial e não foi tão bem explorado assim

Maroca 26/03/2024

Livro bastante real, mas às vezes a realidade é chata
Começo já admitindo que por motivos pessoais esse livro me causou agonia extrema, portanto não necessariamente ele é ruim, mas por conta de experiências prévias minhas, não achei tão bom.

Eu achei um livro muito real, de fato. É a minha primeira vez lendo fluxo de consciência e não sei dizer exatamente minha relação com esse tipo de leitura.

Ela é boa, mas achava que seria algo como Carla Madeira e me enganei. A história é sobre como uma mulher da classe média alta italiana lidou com a separação do marido. Ela não trabalhava, não tinha nada pra fazer alem de cuidar dos filhos e pensar no ex marido e em coisas que podia ter feito melhor. Por conta de como se dedicou à família e ao receber a notícia da traição (que no fundo ela já sabia) ela se sentiu menosprezada, e sentiu a vontade de se desvincular dos filhos. Além disso, ela quis se explorar e se lançar no desconhecido. E foi o que ela fez com Carrano, amor foi a parte que me angustiou. Depois veio o pior dia do abandono onde ela ficava indo e voltando em consciência.

A escrita é feita pra te deixar com essa sensação de sufocamento, igual a personagem. Mas agora como eu disse inicialmente: é um livro realista, mas é uma realidade chata no meu ponto de vista. Se essa mulher não fosse da classe alta, duvido que a reação teria sido essa. Acho que não consegui me identificar com a personagem por conta disso. Talvez dê outras chances a outros livros dela.

Enfim, a metade do livro pro final é mais interessante que o resto. É tipo ouvir uma fofoca de alguém.

Bia Mie 25/03/2024

Maravilhoso
Primeiro q li da Elena Ferrante e já quero mais, juro, fazia tempo q eu me envolvia tanto com um livro. Me lembrou a escrita da Carla Madeira, então recomendo pra qm gosta. A história é muito boa, fiquei bem pensativa, sabe? Bem filósofa KKKKK

goiabea 20/03/2024

Um soco no estômago
Essa foi minha primeira leitura no ano e sinto que foi muito arrebatadora de modo particular, esse foi o livro da Ferrante que mais cutucou lugares meus que muitas vezes eu gostaria de não ter mais contato.

Acompanhar a jornada da Leda por esses dias de abandono é de tirar o fôlego, me senti consumida pelos sentimentos dela. Não foi difícil ver que esse abandono do título não é relacionado ao ex-marido, mas sim dela mesma. A notícia da separação é uma espécie de gatilho que traz à tona muitas questões do relacionamento deles que vão além do fator amoroso. E enquanto a Leda se torna uma pessoa com péssimos hábitos e postura (no quesito social mesmo), pondo em cheque até o cuidado com os filhos, ela vai mergulhando cada vez mais nessas questões, como se relembrasse só a partir daquele momento tudo que ela abdicou pra estar naquela relação. E tudo isso daquele jeito extremamente cru e sem filtro que a Elena costuma descrever sentimentos e pensamentos.

Esse livro me fez pensar bastante sobre o """papel""" das mulheres na dinâmica de relacionamentos hetero-normativos. É muito bom mesmo.