Agatha Christie from my Heart

Agatha Christie from my Heart Tito Prates




Resenhas - Agatha Christie from my heart


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Ana Seerig 11/01/2017

Uma biografia obrigatória pra todo fã de Agatha
Agatha Christie foi a primeira autora pela qual me apaixonei. A primeira que me fez querer ter a coleção completa - o que não seria tão difícil, já que meus pais já tinham uns quantos livros dela quando a descobri (por influência deles, aliás), então minha missão é só completar (confesso, parei a minha busca nos sebos e, consequentemente, ainda não tenho todos os livros). Enfim, desde meus 12, 13 anos Agatha Christie está presente na minha lista de leitura e todo mundo sabe disso. Tal como na época do orkut, uma das primeiras páginas que passei a acompanhar no Facebook era dedicada a ela: Agatha Christie Brasil. E foi através dessa página que eu soube da campanha de arrecadação do Tito Prates para publicar a biografia que ele, um brasileiro, fez da Rainha do Crime, uma inglesa.

Apoiar o projeto foi algo automático pra mim já que, fã de biografias e fã da Agatha, não poderia deixar pra depois meu apoio. Paguei o boleto no mesmo dia e esqueci completamente. Quando, em setembro, o livro chegou aqui em casa, foi uma surpresa maravilhosa. Não demorei a começar a ler - mas demorei para terminar. Não, a leitura não é chata, mas extremamente informativa. Aliás, não consigo ver o trabalho de Tito Prates como uma biografia, mas sim como um detalhado dossiê sobre a vida da autora britânica.

Ou seja, "Agatha Christie from my heart" é uma leitura que merece ser feita junto com um mergulho pela obra da autora. Infelizmente não pude fazer isso desta vez, mas, assim que completar minha coleção, retomarei o dossiê feito por Prates e (re)lerei as obras de Agatha seguindo a cronologia de publicação. Na medida do possível, seguindo as referências dadas por Prates, resgatarei até mesmo as adaptações cinematográficas.

Não é uma leitura fácil, mas é necessária para qualquer fã de Agatha Christie. Tito Prates me fez rever a imagem que construí de Max Mallowan após ler a autobiografia da autora (na época, não fui muito com a cara dele. O biógrafo brasileiro de Agatha me fez ver um Max fascinante que a fez extremamente feliz). Também me fez repensar a repulsa pela publicação de "Os crimes do monograma", escrito por Sophie Hannah e publicado em 2015 (repensar, mas não o suficiente para concordar com esse jogo de marketing).

A única crítica que se pode fazer ao trabalho de Prates está muito longe de ter relação com a sua pesquisa, mas sim com a revisão da obra. Algumas falhas de grafia são encontradas, mesmo com nomes de autoras reconhecidas como Jane Austen e J. K. Rowling (também inglesas), além de deslizes no português (o que é completamente aceitável, levando em conta que boa parte de suas pesquisas tiveram por base a língua inglesa e, quem já passou por isso sabe, quando estamos imersos em uma língua estrangeira cometemos deslizes absurdos na nossa língua materna). Porém, levando-se em conta que o livro é resultado de uma iniciativa independente e, mais que tudo, possui informações densas e provavelmente muito difíceis de serem ordenadas, tais falhas são perdoáveis e facilmente ignoradas.

É fã de Agatha Christie? Então não deixe de comprar esse livro. É obrigação de toda fã da autora tê-lo em sua coleção.

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2017/01/agatha-christie-from-my-heart-uma.html
comentários(0)comente



Jaque - Achei o Livro 14/09/2017

Agatha Miller, Agatha Christie, Agatha Mallowan
Hoje, dia 14 de setembro - meu aniversário - finalizo a leitura sobre a vida da minha autora favorita, um dia antes de seu aniversário (Agatha Christie 15/09/1890)

Se você é fã de Agatha Christie como eu ou tem interesse em conhecer um pouco da vida desta maravilhosa escritora você precisa ler essa biografia do Tito Prates.
Aqui o autor desmente todos os boatos acerca da vida da autora, fala sobre sua infância, sua adolescência, seus medos e perdas, como surgiram as ideias para os seus livros, sobre seu primeiro marido e seu segundo casamento com um dos maiores arqueólogos de todos os tempos e a sua importante participação e contribuição para a história da arqueologia.
Todos os fatos relatados são verdadeiros, trabalho de anos de pesquisa, baseados em documentos, cartas e encontros com o próprio neto da autora, Mathew Prichard.
Assim que termina a leitura, você sente uma necessidade absurda de ler todos os livros dela novamente e em ordem cronológica, sabendo-se agora quais foram as inspirações de Agatha quando eles foram escritos. Principalmente àqueles com referências dos lugares, agora sob uma nova visão.
Conheci um pouco da Agatha Miller, da Agatha Christie, da Agatha Mallowan. A mãe, a escritora, a esposa, a sonhadora e muitas outras facetas que até então eu desconhecia.
No final do livro ainda temos uma lista completa dos livros dela em ordem de publicação, edições, também todas as adaptações para a TV até então.

Tito coloca alguns trechos escritos pela própria Agatha em sua autobiografia, que serve para conhecermos um pouco mais dela como ser humano.
Não é um livro para se guardar na estante e sim para mantê lo à cabeceira e consultá-lo sempre, sobre adaptações de cinema e TV e por que não, quando for ler alguma obra dela.
Terminei o livro com lágrima nos olhos, fiquei emocionada com a narrativa sobre sua morte e feliz em saber mais sobre ela.
Obrigada Tito Prates por nos presentear com essa obra tão recheada de conhecimento, você colocou muito amor e dedicação em cada capítulo e isso nota-se nas primeiras páginas.
Desejo todo sucesso à você, meu amigo!!
Recomendo à todos essa biografia de verdades!

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com.br/2017/09/agatha-christie-from-my-heart-tito.html
Eder Ribeiro 14/09/2017minha estante
Parabéns Jaque, que seu caminho esteja sempre iluminado. Um dia, quem sabe, eu leio algum livro da Agatha...rssssss. Espero que até lá não tenha passados muitas primaveras.


Jaque - Achei o Livro 14/09/2017minha estante
Eder, muito obrigada pelo carinho!
Leia sim, ela é genial!!!!
Leia O caso dos 10 Negrinhos... é uma obra prima!!


Eder Ribeiro 15/09/2017minha estante
Vou seguir sua dica, Jaque.


Jaque - Achei o Livro 15/09/2017minha estante
;-)




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isabella.Prado 06/04/2018

Leitura obrigatória para qualquer fã da Agatha
Excelente !
comentários(0)comente



Thiago.Wriel 24/06/2020

Muito chato
Só li essa miséria por causa do colégio e o pior eles nem cobraram tanto do livro na prova
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5