O Desfiladeiro do Medo

O Desfiladeiro do Medo Clive Barker

Resenhas - O Desfiladeiro do Medo

1 | 2 | 3 | 4

Flavinha 13/06/2021

Um livro altamente intenso. Uma leitura assustadora, não para ser lida em qualquer ambiente. Vale a leitura p quem gosta do gênero, mas existem muitos gatilhos.
Guilherme 13/06/2021minha estante
Li aquele "Lugares Escuros" (comentamos dele há um tempão) no escuro, de madrugada, e mesmo sabendo que nenhum capeta ia aparecer no meu quarto, fiquei meio bolado... Lembrei agora porque você disse que pode ser lido em qualquer ambiente ?

Putz ? faltou o não. Esse não mesmo

Kkkk

Flavinha 13/06/2021minha estante
Já coloquei? altamente pesado eu achei esse livro, tanto na parte de terror e suspense, quanto sexual.

Flavinha 13/06/2021minha estante
E tu gostou de Lugares escuros ? Eu adorei!! ?

Guilherme 14/06/2021minha estante
HAHAHAAH e lá ia eu ler no meio da madrugada outra vez... Cara, eu curti o clima das histórias e o terror delas. Tentei não me preocupar tanto com o "inspirado em relatos reais" porque nasci num ambiente de pessoas ligadas à espiritualidade e enxergo as fantasias do autor. Em um dos contos ele comenta sobre as 3 da manhã e quando olhei no relógio eram 3:02 hahahhaa. E lembrei de um tempo que eu acordava todas as noites nesse horário ou por volta dele, foi uma época complicada. Eu achei que dei três estrelas e meio, não lembro, mas curti para caramba!

Guilherme 14/06/2021minha estante
acho que dei***

Luiz Pereira Júnior 16/10/2021

Dorian Gray + A Queda da Casa de Usher + A Ilha do Dr. Moreau +...
Primeiro, um pequeno resumo da ópera: um ator de filmes de ação vive seu declínio e decide fazer uma cirurgia plástica de risco, já que seu único dom como artista é a beleza. Durante o período de recuperação, aluga uma casa mal-assombrada onde mora uma mulher misteriosa com centenas de anos, mas ainda bela e jovem. Ela é a mantenedora da casa, e também a guardiã de um tesouro que proporciona vida eterna a seus admiradores. E quem são esses admiradores? São artistas do passado, que, na época atual, tornaram-se espíritos (mas com desejos sexuais sempre à tona) e que tentam entrar na casa e usar a tal relíquia, no que são impedidos pela dona da casa. Como não conseguem ter seus desejos resolvidos, esses espíritos copulam com os animais das florestas ao redor, dando origem a seres bestiais que vivem pelas matas se alimentando da carne e do sangue dos pobres viajantes incautos. Uma fã obcecada do ator em recuperação decide descobrir seu paradeiro e se torna a detetive do livro, descobrindo onde o ator está e vivendo muitas aventuras até o final redentor.
Dito isso, já deu para perceber uma montanha de chavões: uma relíquia achada em um mosteiro do leste europeu que traz a juventude, mas também a maldição a quem fizer uso de seus poderes mágicos; uma mulher misteriosa que permanece bela por séculos vinda diretamente do leste europeu (como já foi dito), com pele branca como a de um cadáver, cabelos escuros como a noite e faiscantes olhos verdes; uma casa isolada e já condenada à maldição eterna; seres híbridos (meio animais, meio seres humanos) que vagam à procura de carne humana; a presença diabólica no inicio da maldição; e por aí vai.
(Se você está achando a resenha repetitiva, não se surpreenda: o livro é ainda pior.)
Enfim, um livro superestimado, com setecentas paginas (sim, o número de páginas é esse mesmo: redondamente setecentos), que mal daria um argumento para trezentas. O melhor que me vem à cabeça é que o livro daria um risível filme B (ou C, ou D, ou E),
(Importante: as cenas de sexo são horrivelmente grotescas – bem, isso pode ser um atrativo para alguns leitores; afinal, tem gosto pra tudo...)
Vale a pena a leitura? Sempre digo que vale ler qualquer coisa... dessa forma, pelo menos estamos lendo. Mas, ultimamente, tenho repensado meus critérios. Se você achar o livro por um preço baixo, vale se usar aquele critério de uma leitora de Rosamund Pilcher (li isso em algum lugar) que dizia comprar os livros mais grossos porque demoravam mais tempo para serem lidos e ela não tinha dinheiro para comprar todos os livros que queria. Mas se, ao contrário, você achar o livro por um alto preço, invista seu suado dinheirinho em outras obras (cheguei a ver esse livro custando cento e cinquenta reais em algum sebo virtual).
Sabe de uma coisa? O dinheiro é seu, gaste-o como quiser (quem sabe você não terá uma opinião completamente diferente da minha? E isso é ótimo).
Seja como for, para mim, o único mistério do livro é como os descendentes dos atores e atrizes retratados no livro não decidiram impedir a publicação dele. Você consegue imaginar os espíritos de Meryl Streep, Daniel Day Lewis, Glenn Close, Fernanda Montenegro e Paulo Autran transando com animais e dando origem a filhos com três seios, cabeças do tamanho de laranjas, cinco pernas e coisas do gênero? Pois é justamente esse o desserviço que o autor fez a Rodolfo Valentino, Clara Bow, Douglas Fairbanks, Jayne Mansfield, Victor Mature, Greta Garbo...
Bruna Araujo 13/02/2022minha estante
Resenha incrível, consegui entender bem sobre o que se trata e saber o que esperar. Infelizmente, o único valor o qual encontrei o livro é este que você menciona em um sebo mesmo. Mas, me fale uma coisa? Tem coisas cruéis com animais? Normalmente, estes são os meus critérios impeditivos!

Luiz Pereira Júnior 24/02/2022minha estante
Bruna, não chega a ser um caso de maus tratos aos animais, mas, de uma forma grotesca, o autor usa características animais apenas para retratar as baixezas do próprio ser humano. E isso não pode ser louvável sob critério algum...

Sora Seishin 10/01/2010

Um livro perturbador...
A sinopse do livro do Skoob está errada. Segue a sinopse verdadeira:

O Desfiladeiro do Medo é um livro sem paralelo: uma descrição implacável e irresistível de Hollywood e seus demônios, contada com um estilo cru e o poder narrativo que transformaram os livros e filmes de Clive Barker em fenômenos mundiais. Hollywood transformou Todd Pickett em um astro. O tempo, porém, está lhe cobrando um preço por isso. Ele não tem mais o rosto perfeito do ano anterior. Após uma cirurgia malfeita, Todd precisa de um lugar onde possa esconder-se durante algum tempo, enquanto as cicatrizes desaparecem. Querendo ser momentaneamente esquecido instala-se em uma mansão no Coldheart Canyon, um recanto da cidade tão secreto, que sequer consta nos mapas. Tammy Lauper, presidente de seu fã-clube, chega à cidade de Los Angeles decidida a solucionar o mistério do desaparecimento de Todd. Lá chegando, descobre segredos a respeito do Coldheart Canyon: os espíritos da “Lista A” dos astros e estrelas falecidos de Hollywood que vieram participar de orgias no canyon...

------------------------------------------

Um livro perturbador, mas ao mesmo tempo excitante e instigante. Do tipo que você não consegue parar de ler. Normalmente leio antes de dormir, mas com esse livro não consegui fazer isso, pois sentia que, se fechasse os olhos, seria transportada para a Terra do Demônio. Enfim, é um livro muito bom para quem gosta de sentir medo.
BiaUnruh 16/03/2018minha estante
Também achei perturbador, mas não conseguia parar de ler... Acho o melhor livro de Barker, pelo inusitado, pela imaginação. Daria um bom filme...

Kah 07/05/2010

Surpreendente
Não tinha dado muita moral a este título, visto que ganhei-o no Twitter, mas....a estória está ficando cada vez melhor, e quando percebi já tinha passado da metade deste volume monstruoso.
Mas nunca vi tantos erros gramaticais, tanto de concordância, quanto de digitação. O editor deve ter ficado com muita preguiça...
Um livro diferente, mexe com as emoções, sensações, assusta e nos faz pensar em nossas ações.
O primeiro que li deste autor, e estou seriamente inclinada a preferi-lo ao Stephen King. E eu AMO Stephen King.
Lu 27/12/2012minha estante
queria reiterar o comentário sobre erros gramaticais, de concordância, de digitação e, o que é pior, de tradução...

Davina.EleutArio 04/03/2023

O desfiladeiro do medo
Simplesmente o livro mais aterrorizante e perturbador que eu já li. Uma leitura muito pesada e de revirar o estômago. O autor tem uma mente muito sombria. É um livro muito bom,porém eu não pretendo ler novamente,não tenho estômago e nem mente pra ler tudo de novo. Mais para quem é fã de terror vale a pena ler.
Eduardo Rockwell 18/06/2023minha estante
Vende pra mim! hahaha

sagonTHX 22/04/2011

AME OU ODEIE
Contrariando os colegas aqui, não gostei.

O livro tá muito bem escrito. Particularmente, está bem ao estilo e a altura do talento consagrado de Clive Barker. Quem acompanha o seu trabalho literário ou cinematográfico sabe perfeitamente o que vai encontrar nas 700 páginas do livro.

Eu, da minha parte, achei enfadonho, chulo, e carregado de pornografia explícita. Terror mesmo que é bom, só lá no final, nas últimas 200 páginas.

Nem mesmo os bastidores sórdidos de Hoolywood salvam a história.

Grotesco. Psicótico. Anormal. Bem a cara do Baker. Quem viu os filmes da série Hellraiser, sabe perfeitamente o que vai encontrar nas páginas desse livro.

Li, passei pra frente.

Recomendado para os intinerantes ocasionais ou para os fãs de carteirinha do autor.

Chay3 12/09/2014minha estante
Concordo, esse livro de terror não tem nada, eu achei muito fraco, e lá pra o final é bem breguinha.

cam 23/03/2014

O desfiladeiro de muita coisa, menos do medo.
Um livro que se propõe a ser de terror mas que eu classificaria mais como erótico, pois as cenas de "sexo" são mais abundantes que outras e eu realmente não tive um pingo de medo (olhe que eu fiz de tudo, até ler de madrugada no escuro e eu fico com medo fácil. Tirando a parte dos espíritos parece até uma novela mexicana: cheia de drama, reviravoltas e aquela sensação de "AI, ISSO NÃO ACABA NUNCA?" incluindo o capítulo mais nonsense a da morte do cachorrinnho Dempsey que não tinha nada a ver com a história e realmente sofreu como um cão. Mas enfim, é um bom passatempo quando não se quer nada demais de um livro, tem umas sacadas boas sobre o way of life de Hollywood mas nada demais, o que mais me irrita nesse livro é o seu tamanho se fosse menor seria melhor.
Rodrigo 03/10/2020minha estante
Tem que marcar que tem Spoiler na resenha querida

Clio0 03/06/2021

Clive Barker, mais conhecido no Brasil pela série de filmes Hellraiser (Renascido do Inferno), é um escritor de terror com uma agenda: retratar a decadência humana. Ele faz isso de forma gráfica, brutal e honesta.

O Desfiladeiro do Medo é divido em três temas: degeneração física, psicológica e moral. Isso significa que o livro tem três clímax onde o autor brinca com a incitação de um final apoteótico, mas como o mundo real não gira em torno de um único personagem, a história também não.

Katya, a dona de uma casa construída para abrigar um portal para o inferno, é uma atriz do cinema mudo corrompida por influência demoníaca. Referenciando a Jezabel (arquétipo feminino comum no início de Hollywood), ela é a responsável pela tentação e punição, sendo que sua influência religiosa é explícita no texto. Não é de se estranhar que a maioria das cenas de terror e erotismo venham dos capítulos dedicados a ela.

Aliás, o terror sadomasoquista é recorrente no trabalho de Barker - junto com pedofilia, zoofilia, cropofilia, necrofilia e vários outros; não é exatamente o tipo de leitura para quem não tem estômago. O trabalho do autor não tem uma função erótica, contudo, não é sua intenção se transformar num Sade moderno.

Isso fica evidente com o ponto-de-vista de Todd, um ator em decadência que abre a Hollywood dos anos 90 para Katya. Ele é o estereotipo do galã de filmes de ação: fútil, superficial, belo, não necessariamente ruim, mas facilmente influenciável. É por ele que Barker retoma a crítica a indústria de filmes, às vezes citando nomes, por vezes apenas alusões a figuras conhecidas do meio. Nada que lhe rendesse um processo.

O terceiro personagem, Tammy, é a encarnação da tiete, da fã inconveniente que se acha normal. Mas, é através dela que temos o combate com o Mal já que ela faz o papel da pessoa comum, fora do meio social depravado que se alimenta e alimenta demônios.

A mitologia desse universo é extremamente rica... e sem respostas. Não pense no universo Torre Negra, você não vai montar um quebra-cabeça com os livros de Barker - ele oferece vislumbres, não dicas.

É um bom livro de terror gore, quase terror pulp. Bom para quem gosta do gênero, mas pode ser intragável para quem estiver procurando algo mais popular.
Felipe 03/05/2023minha estante
Adorei a sua análise, eu só achei ele maçante demais no terceiro ato, ao ficarem retornando tanto para a casa.

Itchenco 24/09/2020

Cansativo
Livro é bom, porém, em alguns momentos estende demais a narração, o que se torna desgastante a leitura.
eliane.romeu.7 20/11/2020minha estante
quer vender? não encontro em lugar nenhum

Flavio Assunção 28/04/2011

Todd Pickett é uma estrela de Hollywood. É considerado um dos maiores nomes do cinema mundial, não tanto por suas atuações, e sim por sua beleza. Mas o tempo passa, e Todd sente o peso da idade. As rugas aparecem e o cansaço se torna cada vez mais evidente no semblante. Então, a única solução que encontra para manter-se no auge, ao menos no quesito beleza, é passar por uma cirurgia plástica. Mas a operação não vai tão bem assim e seu rosto acaba desfigurado. Precisando de tempo para recuperar-se, Todd precisa fugir dos fãs, dos jornalistas e dos colegas atores, e é em um local chamado Desfiladeiro do Medo que resolve passar essa "temporada de férias forçadas". Porém, o Desfiladeiro esconde muitas coisas. Esconde um passado cruel, segredos nunca antes explorados e um portal para um mundo arrepiante. Paralelamente a isso, Tammy Lauper, presidente do fã clube de Todd, preocupada com o paradeiro do ator, resolve investigar o caso, e acaba adentrando em um mistério que mudará para sempre sua vida.

Em um primeiro momento, "O Desfiladeiro do Medo" assusta por ser um calhamaço de 700 páginas. Mas quem pensa que por isso a leitura se torna lenta ou maçante, engana-se. O livro possui uma leitura agradável e constante. Quem lê a bastante tempo sabe que raramente um livro grande consegue manter um ritmo bom do início ao fim, e "O Desfiladeiro..." consegue isso, o que faz o leitor terminar de ler bem mais rápido do que pensava que seria.

Um dos maiores pontos positivos da obra de Clive Barker são seus personagens. Impossível não se apegar e temer pelas situações por quais passam. São bem construídos e promovem ótimos diálogos entre eles. Outro ponto de destaque é o erotismo presente em suas páginas. A carga erótica é tão intensa que às vezes pensamos estar lendo um livro pornô. São diversas e perfeitas as cenas descritas pelo autor, seja de sexo grupal, oral ou homossexual. Não duvido que os mais caretas se sintam constrangidos, porém, é bom que saibam que esse é o universo de Clive Barker: erotismo e horror, sempre lado a lado.

Por falar em horror, o livro é um pouco tímido nesse sentido. De fato, o terror presente em "O Desfiladeiro do Medo" é um terror diferente, longe daquele hardcore que encontramos por aí e que ao menos nesse livro está presente mais nas páginas finais. Por isso, pode até decepcionar nesse sentido, mesmo que certas passagens sejam perturbadoras e que nos causem uma angústia enorme.

A verdade, para ser sincero, é que essa situação não faz tanta falta assim. Só em termos uma história diferente, que foge aos clichês e uma leitura agradável do início ao fim, já são pontos positivos suficientes para que o leitor se interesse em ler a obra, que é perturbadora, erótica, intensa. Vale a pena!

Júliah 15/04/2011

Leia sem ler a sinopse
Eu não leio sinopses de livro JAMAIS, elas acabam com o livro contando muito mais do que vc precisa saber, só quando terminei que li e dei graças por não ter lido.

Comecei a ler esse livro sem a menor idéia do que se tratava mas pelo título e pela capa lógico que eu adorei, doida por um terror como eu tô pra ver. Ai começou super legal o livro, ai foi ficando chato, meio devagar, eu meio sem entender o que os atores de hollywood tinham a ver e tal... mas foi indo, e ficando cada vez mais legal.

De medo não tem nada, fato. De orgias tem muitas, fato. O livro é completamente diferente de tudo que já li, uma idéia muito inusitada e fora de clichês, um livro bem diferente, e confesso que quando terminou eu queria mais, afinal 700 páginas faz com que vc faça parte da história por um longo tempo.

Enfim, resumindo, adorei! Diferente de tudo que eu imaginava.

Priscilla 23/04/2012

Só quando deixam para trás as sombras ávidas demais do Desfiladeiro e voltam ao fulgor dos cartazes de Sunset Boulevard, é que enxugam as palmas das mãos grudentas de suor e se perguntam por que, em um local tão inofensivo, puderam ter sentido tanto medo.

A história começa com Zeffer, empresário de uma atriz famosa, Katya Lupi, em uma fortaleza na Romênia.

A Romênia é a cidade natal de Katya e eles estão ali para uma visita, lembranças dos velhos – mas não bons – tempos. A Fortaleza é morada da Ordem de São Teodoro e no momento Zeffer está acompanhando Frei Sandru que lhe mostra o local. A Ordem não está nos bons tempos e o Frei tenta vender algo a Zeffer, lhe mostrando tudo na Fortaleza, com a esperança de que ele compre alguma coisa.
De início, Zeffer parece não se interessar por nada, até que chegam a uma sala entulhada de móveis e tapeçarias, porém o que interessa Zeffer são os azulejos que a cercam. São todos pintados profissionalmente e mostram uma imagem, uma história. Toda a sala é coberta por eles, as paredes, chão e teto.

Frei Sandru se mostra relutante no início em vender os azulejos a Zeffer, de acordo com ele, foram encomendados pela própria Lilith, a mulher do demônio. Zeffer, porém está encantado, hipnotizado pela obra de arte, que ganha o nome de A Caçada, pois existem homens em cavalos seguidos por cachorros sob um sol eclipsado, tudo isso em um cenário grotesco, onde existem falos em todo lugar, mulheres sendo estupradas, animais que parecem ter saído direto do inferno. Tudo em uma riqueza enorme de detalhes, que dá uma forte sensação de realidade.

Zeffer vence e compra os azulejos que são levados como presente para Katya, para sua casa em Los Angeles.
Somos então levados mais à frente – alguns bons anos à frente – e conhecemos Todd Pickett. Todd é ator, um super astro de Hollywood, bonitão, musculoso, com um sorriso maravilhoso. Bom, ele era tudo isso. Agora a idade está chegando e ele começa a sentir o peso. Não é mais um super astro, seu tempo passou e outros astros bonitões estão surgindo. Ele, porém não quer dar o seu lugar a eles. Tenta desesperadamente voltar ao topo. Tem uma idéia de filme e quer muito fazê-lo, mas não consegue. Os chefões de Hollywood não vêem mais Todd como uma máquina de fazer dinheiro e grande sucesso.

Conversa com Eppstadt, diretor da Paramount, e esse sugere que Todd faça cirurgia plástica. Todd em um primeiro momento não aceita a idéia, mas ao lembrar-se de seus tempos de glamour, procura, o que dizem ser, o melhor cirurgião de Los Angeles.

Só que a cirurgia dá errado...

Todd sofre uma reação alérgica e tem a pele da face queimada, deixando-a com um vermelhão feio, algo que pode ser curado, mas o rosto do ator nunca iria ser o mesmo.

Ele não quer de maneira alguma que a imprensa e posteriormente, o público, fiquem sabendo da terrível tragédia que está o seu rosto. Ele procura um lugar calmo e isolado para se recuperar. Maxine, sua empresária, encontra um lugar próximo a um desfiladeiro, uma casa enorme, bem decorada com o terreno além da vista.

Todd se dirige rapidamente para o local, desconhecendo o fato de que ele antigamente recebia o nome de Coldheart Canyon, nome dado em referência a sua antiga dona, Katya, que era uma mulher completamente fria.

Mal sabe ele que no porão da casa, há uma sala especialmente construída, cercada de azulejos que ganhou o nome de Terra do Demônio.

Não sabe que ali, bem no jardim, em meio ao matagal extenso, vivem criaturas nunca antes encontradas.

E que na casa próxima, a casa de hóspedes, vive Katya Lupi, tão bonita e atraente como sempre foi e ainda fria e temida.

O livro pode assustar de início pelo tamanho – 700 páginas – porém a leitura é rápida e desenvolve muito bem.

Algumas cenas são bem fortes e detalhadas, como as das orgias que acontecem no decorrer do livro e das atrocidades vivenciadas na Terra do Demônio. Seres híbridos, espíritos e demônios juntos em uma só massa de carne, onde o objetivo é obter o máximo prazer.

Uma das coisas ruins no livro é a edição, que parece corrida, com algumas pequenas trocas de letras, há também uma tradução desleixada deixando frases soltas no ar.
As passagens onde há sexo são muito comuns, pois Katya é nada mais nada menos do que uma grande puta – ela mesmo reconhece – que é capaz de fazer tudo, absolutamente tudo para atingir o clímax. É o tipo de mulher que tem as fantasias nunca ditas ou imaginadas e que faz os homens tremerem e ficarem completamente excitados por ela.
A profundidade que Barker dá aos personagens é incrível. Você passa a gostar deles e em seguida odiá-los e alguns o contrário.

Ele mostra com clareza como é o mundo da fama, por trás das mansões e vestidos caros, um mundo egoísta, frio, cruel, onde o mais importante é estar sempre belo e no topo. São pessoas que não dão a mínima para o que acontece ao seu redor e aquelas que não estão em seu círculo de amizade – leia-se aquelas que não tem fama – são meramente lixos.

Muitas das vezes me impressionei pela falta de caráter de muitos personagens, pelas atitudes egoístas que nos fazem pensar até onde a fama e o dinheiro influenciam na moral de cada um.

Prepare-se mentalmente para ler um terror nojento, excitante e cruel quando tiver O Desfiladeiro do Medo em mãos.

Prepare-se para entrar na Terra do Demônio onde nunca há garantia de volta.
---------------------------------------
Policial da Biblioteca

Lahlavrac 21/04/2024

Ocultismo, luxúria e outros pecados hollywoodianos. Só ficção mesmo?

O livro O DESFILADEIRO DO MEDO, de Clive Barker, mergulha nos bastidores de Hollywood, revelando segredos obscuros e assombrados. Todd Pickett, uma estrela em declínio, busca refúgio em Coldheart Canyon (o Desfiladeiro do Medo) após uma cirurgia plástica mal sucedida, onde descobre segredos sinistros envolvendo espíritos de astros falecidos de Hollywood e uma mansão cheia de mistérios.

A estrutura da narrativa oscila entre o mundo real e o sobrenatural, criando uma atmosfera de mistério e horror, buscando apresentar suspende e drama.

No que diz respeito às personagens, Todd representa decadência e redenção, Tammy simboliza a obsessão dos fãs, e Katya representa luxúria corrompida. Esses, assim como os demais personagens são bons e funcionam bem no desenvolvimento da história, que tem uma narrativa muito boa, diga-se de passagem, mas não totalmente cativantes.

O livro tem momentos interessantes de terror e uma mitologia intrigante, embora algumas partes sejam excessivamente eróticas (o erotismo é fundamental para a trama, sem ele, a trama não existiria, porém há algumas cenas em que o erotismo mais parece um fetiche da narrativa do que uma necessidade descritiva da história) e as personagens careçam de maior profundidade emocional. No geral, é uma leitura envolvente, mas poderia explorar suas camadas de forma mais profunda. Nota: 6,5.

Bruno 15/01/2013

Uma Historia Muito Interessante..
Se você é o tipo de leitor que gosta de uma história interessante, diferente, sobrenatural e muito, muito original esse livro certamente irá agradar você. Não conhecia ainda o trabalho de Clive Barker na literatura, mas sim no cinema pelo filme Hellraiser. Então, quando comecei a leitura de O Desfiladeiro do Medo eu tinha mais ou menos uma noção do que iria encontrar, mas me surpreendi bastante pela intensidade da escrita do autor.

O Desfiladeiro do Medo já se mostra diferente logo na resenha. Uma visão urderground de Hollywood (passando em vista as glórias, as decadências, os estereótipos, enfim tudo aquilo que não é possível de ser ver ou perceber assistindo apenas um filme) se mistura com uma fantasia criada genialmente por Barker, cheia de elementos sobrenaturais e tão ricos que tornam esta obra algo tão original, que é impossivel de se criar algo remotamente parecido. Um astro do cinema em decadência em fuga dos seus proprios medos, um desfiladeiro aparentemente normal, mas que esconde um mistério, uma mulher de mais de 100 anos, que permanece jovem e por fim, uma maldição e ladrilhos pintados que levam para a Terra do Demônio. Lendo tudo isso podemos pensar em como isso tudo pode se encaixar e criar algo que irá nos prender e ao mesmo tempo ser fascinante. Parece algo impossivel, mas abrindo o livro e lendo as primeiras páginas tudo parece entrar em ordem e a sincronia que é criada se torna algo que parece ser puro e simples.

Logo no começo do livro, quando Barker faz os agradecimentos ele já deixa claro como foi dificil para o mesmo escrever a obra e lista seus motivos para isso. Por toda a complexidade da obra, dado aos desafios e obstáculos que o autor encontrou ao longo de sua escrita, devemos aplaudir de pé Clive Barker pois dado tudo isso em nenhum momento o autor deixou a trama ficar amarrada e sem nexo, em nenhum momento a trama ficou entediante e a cada novo capitulo e parte encontramos algo novo, desafiador e que nos prende ainda mais na história.

O Desfiladeiro não é só isso. Barker ainda consegue casar na mesma historia ação, suspense, terror, romance, drama e erotismo. Algumas pessoas mais puritanas irão abandonar o livro neste ultimo quesito, e claro Barker adiciona uma pitada do bizarro neste caso dando ainda mais surrealismo a historia que por si só ja tem muito disto. O melhor de tudo isso é que com essas "pitadas" o leitor irá verdadeiramente sentir e viver a história.

O Desfiladeiro do medo é isso. Um lugar com muita fantasia que esconde uma mistura de ficção com realidade e que certamente desafiará o leitor a se aventurar por ele. Só dei 4 estrelas pois achei que o escritor adiantou um pouco o final, fazendo com as ultimas 150 páginas sejam pouco ricas em algo para acrescentar de novo a história, trazem de fato algo de interessante, mas aquele clímax mesmo de desfecho acaba ficando mas atras, nada a meu ver que estregue o prazer da leitura. Recomendado e assinado em baixo.

1 | 2 | 3 | 4