Trinta e poucos

Resenhas - Trinta e Pouco

1 | 2 | 3 | 4 | 5

gaby 28/07/2023

Valorize cada momento
Eu amei esse livro, é uma leitura que flui, de fácil linguagem, divertido, tem umas crônicas bem engraçadas, e principalmente, reflexivas, nos faz pensar em darmos valor a cada momento do nosso dia, por mínimo detalhe que seja, saber aprender com os erros e acertos.
É uma leitura que recomendo muito, só esperava um final melhor, achei meio sem graça.

Guilherme.Eisfeld 02/07/2023

Um dos meus cronistas favoritos
A forma como Antonio Prata une elementos banais para extrapolar o simples existir é sublime. As crônicas aqui reunidas talvez não tenham ressoado como as de Meio intelectual, meio de esquerda, ou Nu, de botas, mas me peguei em vários momentos gargalhando e surpreendido com as analogias. Dos meus cronistas atuais favoritos.

Vidal 17/06/2023

Romancista, cronista ou: chato pra caramba?
Esperava crônicas boas, e recebi apenas um ?romancista? falando da própria vida? chato e monótono demais.

Let 09/06/2023

Que livro perfeito!!!
As crônicas sao escritas de uma forma tao simples e tao maravilhosas que nos faz refletir várias coisas, com o dia a dia do autor contado em forma de crônicas.

Toledo15 02/06/2023

Em casa
Trinta e tantos foi uma recomendação de um Booktook, e fico feliz de ter incluído ele na minha lista de livros para ler deste ano.

Me senti extremamente confortável lendo, uma representação de situações cotidianas, narradas de forma tão honesta e leve, me identifiquei com muitas delas ( Mais que muitas na verdade), uma crônica muito bem desenvolvida.

Clara.Guerra 14/04/2023

Incrível
Escrita perfeita, otimo pra sair de uma ressaca literária.
Pequenas histórias que você vai lendo, se sentindo dentro dos contos. Simples. Incrível.

Cristiane 30/12/2022

Antônio em seu livro trás através dos seus contos fatos do seu dia a dia de forma divertida e descontraída. Fazendo reflexões de algumas coisas

Marcos Santos 04/09/2022

Uma coletânea de crônicas imperdíveis que retratar várias situações da rotina diária de forma bem humorada. A maioria das histórias se passam na grande São Paulo em lugares bem conhecidos.

Juliene.Dechichi 15/07/2022

Os 30 e poucos dele
É um livro até que divertido apesar de não gostar muito da forma com que a maioria das crônicas foi escrita e a abordagem de alguns temas no contexto geral do livro. Mas de forma geral é legal acompanhar o desenrolar de fatos da vida dele como o nascimento da filha, a forma como ele lidava com as etapas do crescimento dela e os 30 dele, e outras coisas da vida comum, de um dia de trabalho e lazer.

Lucas.Wijk 11/06/2022

Adorei!
Não sou muito de ler crônicas, mas minha sogra me presenteou com essa coletânea do Antônio Prata e eu amei!

Tem muitas crônicas que são mais bobinhas e o autor soa meio pedante em muitas outras, mas é tudo muito bem escrito e gostoso de ler. Foi um ótimo livro para passar tempo. Sempre que me sobrava um minutinho, eu abria e lia uma crônica.

Como foram ordenadas cronologicamente, foi maravilhoso acompanhar a história do próprio Antônio Prata ao longo dos anos, compartilhando com muita sensibilidade e humor muitas questões que ocupam a mente de quem está justamente com seus "trinta e poucos".

Carol Poupette 02/02/2022

Prata e suas críticas ácidas e certeiras
Meu cronista preferido.
Impossível não ler as crônicas de Antônio e não se identificar em várias delas. O modo como ele retrata o cotidiano e em 5 parágrafos criticar o fanático, a religião, a política , o amor e a vaidade, não tá escrito. Não sei como consegue abordar e/ou criticar tantas coisas ao mesmo tempo.

Grazi 01/02/2022

RESENHA - TRINTA E POUCOS - ANTONIO PRATA
Tenho que começar dizendo que foi uma leitura deliciosa, já que eu adoro livros de crônicas!

Não foi um livro que devorei, como alguns que já trouxe por aqui, mas não por ser ruim. Justamente o contrário. A verdade é que eu não queria acabar a leitura.

O Antonio tem uma escrita super prazerosa, bem estruturada e na medida certa. Hora te fazendo gargalhar alto, hora te emocionando de tal forma que o choro se torna inevitável.

"(...) trinta e poucos. Ainda temos o vigor da juventude – o vigor necessário pra solar uma guitarra imaginária, pelo menos –, mas já deixamos pra trás o pudor da adolescência – pudor de contrariar as diretrizes do grupo, de não se encaixar na moldura da época. Até os vinte e nove você ainda tem esperanças de se tornar outra pessoa. Depois dos trinta, você simplesmente aceitar ser quem é, relaxa e goza. (...)"

Adoro isso!!!

É impressionante o quanto o autor consegue pegar momentos que para a maioria das pessoas seriam banais, transformando-os em acontecimentos grandiosos e nos deixando presos até o último instante.

E o livro não é "só" para leitores! Quero dizer com isso que, se você gosta de escrever, principalmente crônicas, esse é no mínimo um material riquíssimo para estudo!

O livro traz crônicas que foram selecionadas pelo próprio autor a partir de sua coluna na Folha de S.Paulo.

E além de tudo isso que já citei, ainda temos um livro com uma capa maravilhosa (o peixe embrulhado no jornal foi de uma sacada fantástica 👏), as páginas são amarelas (ótimo) e a diagramação está impecável.

Antonio Prata é um cronista primoroso, com um talento incrível e que você não pode deixar de conhecer!

Mais que recomendado! Leia!!!

E me conte o que achou, combinado? 😉

site: https://www.instagram.com/adoroumlivro/

Pablo Marcelo 17/01/2022

Perspicaz
Que delícia de livro. Que visão gostosa de mundo. Parece que leio cada palavra como se estivesse num parque de diversões, tomando sorvete de chocolate. Ótimo.

tiagosmc 26/12/2021

Risadas garantidas
Como todo bom cronista, Prata captura as singelas sutilezas do cotidiano e transforma em poesia garantidora de profundas gargalhadas. Chorei de rir e recomendo a qualquer um que goste de viver a vida como ela é.

Dhayane 11/12/2021

Leitura leve, com um tanto de referência ao futebol (que passei correndo os olhos), humor e uma delicadeza ao olhar os detalhes da vida que me emocionaram até!
Em alguns capítulos consegui entender melhor o cérebro do meu marido.

1 | 2 | 3 | 4 | 5