Trinta e poucos

Trinta e poucos Antonio Prata

Resenhas - Trinta e Pouco

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vanessa 22/04/2024

Acompanho o Antonio desde a minha adolescência, quando ele escrevia crônicas na Capricho. Este livro pra mim foi um quentinho no coração, engraçado, divertido, sagaz, é um ótimo livro para apreciar quando você precisa de uma leitura leve

Luiza 26/03/2024

Achei o livro bobinho demais. Estava esperando outro tipo de crônica e acabei me decepcionando um pouco sobre as histórias. Mas a escrita é ótima.

Mike 24/03/2024

30 e poucos anos e seus dilemas
Antonio Prata é muito feliz na sua construção de crônicas de uma experiência de vida após os 30 anos. Cenários, contextos e dilemas que somente que já passou da adolescência poderia se identificar nessa leitura leve, divertida e muito realista.

Luiza.lu 11/02/2024

Te amo Antônio
Minha primeira experiência com crônicas , e ainda mais nacional , e no início achei que iria largar por ser um leitura muito diferente do que eu costumo ler geralmente, e foi muito diferente da minha expectativa.
Essa crônica fala sobre a vida adulta do autor , e sobre seus pensamentos na fachetária da sua idade , que o nome do livro já nos diz .
Ele fala sobre o seu dia a dia , sua experiência como pai , seus pensamentos as vezes muito aleatórios mas que faz você dar uma risada , sobre o mundo em sua visão e a sociedade.
Foi uma experiência muito confortante por ter capítulos de 2 páginas apenas , e não é um livro que você ler em dois dias por ser viciante , mas um livro conforto pra ler 20 páginas todo dia antes de dormir e refletir um pouquinho. Amo você Antônio Prata o maior cortinthiano existente ?

Nayane46 10/02/2024

Faltando poucos minutos para a biblioteca da minha cidade fechar, estava eu ainda com apenas um livro nas mãos para levar. Inadmissível para mim que na primeira vez que loco um livro naquela biblioteca não leve a quantidade máxima de dois livros.
Peguei este livro principalmente pelo título, que corresponde a minha faixa etária atual.

Antônio Prata escreve de forma muito divertida. Alguns contos me atraíram mais do que outros, mas de modo geral o livro é bom. Não fenômenomenal, bom.

O autor trata aqui da sua própria vida, trivialidades, relacionamentos, filhos, algumas reflexões etc.

Se você é como eu e lê vários livros ao mesmo tempo e gosta de inserir no meio deles uma leitura mais leve e despretensiosa, essa é uma boa opção.

httb_runa 28/01/2024

"Trinta e poucos" - Antônio Prata
3° - ?????
(1° vez lendo)
Uma versão cômica do existencialismo, é muito bom saber interpretar que o objetivo da crônica é fazer você compreender partindo da menor parte e mais banal e te resultando uma famosa crise dos 30 (detalhe, você não precisa ter 30 anos para passar por ela), uma delícia de leitura recomendo muito quem não leu ainda conhecer esse livro e as outras obras de Antônio Prata.

Micelandia Lima 24/01/2024

Mistério #91: Como as pessoas fazem pra criar filhos e, ao mesmo tempo, trabalhar? Tolstói teve treze rebentos e Guerra e Paz tem 2536 páginas (aposto que Tolstói não era o encarregado pelo banho na casa dele).

Fernanda 31/12/2023

Trinta e poucos
É um livro que oferece uma visão nostálgica e bem humorada da vida adulta, com histórias que proporcionam reflexão e entretenimento. Proporcionou algumas boas risadas e alguns pensamentos mais profundos.
Em razão do livro Nu, de botas, do mesmo autor, o qual amei, criei uma expectativa equivocada sobre esse, o que talvez tenha me feito não gostar tanto, ou, ainda, talvez seja em virtude de ser várias crônicas?talvez seja pelos dois motivos.
Agora, uma coisa é inquestionável, o talento do autor e sua escrita impecável, em qualquer dos dois livros.
Leia e tire suas próprias conclusões, não será perda de tempo.

Lays 20/12/2023

Um olhar diferente sobre as coisas banais
Sabe aquele livro que você percebe que o autor baseou cada conto na sua própria vida? Esse livro é sobre isso, sobre você olhar com outros olhos pro seu dia a dia, fazendo o cotidiano assumir um ar mais poético, divertido. Eu gostei de observar.

Mariana 27/11/2023

Brisas sobre óculos, meias e tios do pavê...
Trinta e poucos é um livro bom, com uma escrita excelente e que te prende do início ao fim.
Algumas crônicas gostei mais do que outras, pois algumas não condizem muito com coisas que vivo agora(estou longe de viver a crise dos 30), mas não deixam de ser interessantes e inteligentes.
Mas a do óculos, a das recordações, a das meias, a dos tios do pavê e a dos filhos dele foram as melhores para mim.
Foi uma experiência agradável e diferente de qualquer coisa que já havia lido. Recomendo.

migsskoob 13/09/2023

A do sapato é a melhor.
Nunca me imaginei lendo um livro de crônicas, mas, felizmente, em algum lugar na estante entre o absurdismo e o existencialismo, Antonio Prata apareceu. Trazendo um gênero que carrega consigo características marcantes do jornalismo e, ainda assim, não abandona a liricidade da literatura, o que poderia dar errado? Não deu. Posso dizer que ler um livro leve, cômico e confortável, de vez em quando, é inovador, surpreendente. Afinal, esse é o objetivo da crônica, surpreender, partindo da menor parte do conteúdo mais banal e chegando à maior crise existencial que só esse texto de três páginas pode nos oferecer. Enfim, agradeço por ter tido a chance de conhecer esse mundo e esse autor!

rfalessandra 13/09/2023

Como escreve bem!
Muito bom. A crônica - diferentemente do que sugere a capa, com evidente ironia - sobrevive ao dia seguinte. É mais que um embrulho de peixe.

Prata é um excelente escritor e só posso desejar que mais pessoas possam ler seus livros.

Ótimo livro para uma ressaca literária!

Matheus656 20/08/2023

Trinta poucos
A maior dificuldade encontrada por mim foi a de não conseguir identificar uma crônica ruim ou que não me fizesse dar boas risadas. O autor consegue deixar tudo muito próximo, natural, recorrente e íntimo; e tudo isso provém da sua escrita repleta de ironia, humor e sagacidade.

Rayssa.Carvalho 20/08/2023

Nada como me prometeram
Estava com saudades de ler crônicas e querendo me aproximar deste gênero, escolhi esse livro porque muita gente recomendou e falou bem, mas sinceramente não sei o que tem de tão especial nele. Desconfio que o fato de não ter nada especial fez com que as pessoas achassem especial.
Sim, eu dei risada com algumas crônicas, achei bonito ele falando dos filhos, me identifiquei com uns dois textos, mas de resto, ele só é mais um cara chato escrevendo.
Nem tudo precisa virar tema de crônica, às vezes ele poderia só desabafar com a mulher dele ou com os amigos do futebol, mas fazer oq né, crônica serve para isso também, dar voz aos chatos.
xoxoanalu 20/08/2023minha estante
DAR VOZ AOS CHATOS

Taiane 15/08/2023

Fiquei encantada com algumas histórias, amei umas e me entediei com várias. Foi uma leitura mais lenta e foi sensacional.

1 | 2 | 3 | 4 | 5