Trinta e poucos

Resenhas - Trinta e Pouco

1 | 2 | 3 | 4 | 5

rfalessandra 13/09/2023

Como escreve bem!
Muito bom. A crônica - diferentemente do que sugere a capa, com evidente ironia - sobrevive ao dia seguinte. É mais que um embrulho de peixe.

Prata é um excelente escritor e só posso desejar que mais pessoas possam ler seus livros.

Ótimo livro para uma ressaca literária!

Carol 04/09/2020

Confortável como chegar em casa e deitar no sofá
Ok, não tenho 30 anos, mas juro por Deus, como eu adoro ler esse cara contando histórias. É tão natural, tão fresco. São assuntos dos mais banais até os pensamentos mais profundos e enrolados. Adoro que posso ler um capítulo ir fazer meu almoço e depois ler outro sem sentir que perdi alguma coisa. É um refúgio pra todo momento.
Gosto do ar cotidiano, do sentimento de rotina. John Lennon disse: ?a vida é o que acontece com a gente enquanto estamos ocupados fazendo outros planos?, esse livro é o que acontece enquanto estamos fazendo outros planos. É confortável como chegar em casa, é engraçado, extremamente sincero, e eu gostei bastante.
nat 01/05/2023minha estante
nossa, sua resenha só me deu mais vontade de ler ?

Carol 02/05/2023minha estante
Que bom :)

Leandro Matos 24/10/2016

Nu aos 30 e poucos…
Crônica em sua grande maioria é banal e quanto mais banal, é mais precisa, mais ferina, mais pungente. E justamente nessa insignificância que Prata perfila ironia e astucia em temas que vão do futebol semanal a uma tentativa de começar uma série de exercícios abdominais.

Mas nem só de trivialidades se faz uma crônica.

Antonio Prata, um dos principais cronistas da atualidade, complementa a sua mais recente compilação de textos editada pela Companhia das Letras com assuntos relevantes e particulares, como desde a compreensão do país a sua própria formação como pai.

Independente do tema, o jornalista demonstra habilidade e desenvoltura em arquitetar ou narrar situações improváveis, corriqueiras e cômicas que trazem empatia e similaridade com uma boa parcela da população brasileira.

Destaque para a seleção e organização dos textos. São retratos e exemplos dinâmicos, atuais e coesos da proposta principal que creio eu, seja a do título: apresentar várias facetas do autor por meio das crônicas.

Se em Nu, de botas, a seleção dos textos soava cômica, despretensiosa e um pouco aleatória, em Trinta e poucos…, Antonio Prata não se intimida em selecionar textos que versam pelo privado e pelo pessoal, como homem, cidadão e pai. Há espaço também para experimentações e escapes textuais, mas em sua grande maioria, Prata soa cada vez mais capaz de divertir e ao mesmo tempo impressionar; pela leveza e sentimentalismo de uma singela recordação ou pelo tom satírico e sensato que permeiam alguns textos.

São mais de 70 crônicas que compõe Trinta e poucos, e sua abrangência remetem desde a Dezembro de 2010, quando Prata começou sua coluna na Folha de S. Paulo.

Diferente da leitura de uma coluna semanal, que se faz pontual, espontânea e sem grandes pretensões, a leitura do título como um todo é um exercício diferente, que propõe ao leitor observar e identificar algo também seu naqueles textos e como resultado, perceber o notório amadurecimento do autor, como grande observador e contador de histórias.

Como bem já pontou o autor; crônica é o tipo de texto indicado para “quebrar a dureza e a tristeza da atualidade.”

Antonio Prata é um dos melhores exemplos dessa nova safra de cronistas e dono de uma mente inquieta, questionadora e irritadiça, que interpõe suas crônicas com acidez, humor e inteligência.

Reais ou ficcionais, seus textos falam de ou sobre si mesmo. De memórias vividas ou ouvidas, do seu (ou do nosso) cotidiano, do que é frívolo ou pertinente, do que é atual ou nostálgico.

Certo é que ao fim de cada leitura, encontramos de forma recorrente três coisas, ora juntas, ora separadas: um questionamento; uma identificação e certamente um sorriso.

site: http://nerdpride.com.br/nu-aos-30/

tiagosmc 26/12/2021

Risadas garantidas
Como todo bom cronista, Prata captura as singelas sutilezas do cotidiano e transforma em poesia garantidora de profundas gargalhadas. Chorei de rir e recomendo a qualquer um que goste de viver a vida como ela é.

Ana Carla 24/04/2021

Quando você escreve um romance seja ele de qualquer gênero, você tem um tempo pra ir cativando o leitor...a gente daqui espera até a página 15, 20, 30 pra ver a coisa engrenar, e espera até com paciência. Um romance tem reetrâncias, pontos cegos, esquinas que passam batidas.
Mas uma crônica?! Nããã... Não há lugares pra se esconder numa crônica. Ou você sabe o que está fazendo ou não sabe. E quem lê vai sacar isso. Pra escrever uma boa crônica o sujeito tem de ser impecável. Antonio Prata é impecável.
Pegar qualquer coisa, o mais banal dos assuntos e extrair dali uma história boa de se ler, relevante ou engraçada ou curiosa ou intrigante ou...tudo isso...bicho, não é pra muitos.
TRINTA E POUCOS é uma aula de fazer crônicas com qualquer coisa sem que essa coisa pareça algo qualquer.
Vale a leitura demais da conta! Tem coisas absurdas de tão boas aí nesse livrinho...que de "inho" não tem é nada!
Boa leitura, meu povo!
Renata 24/04/2021minha estante
Só pela sua descrição me deu vontade de ler

Ana Carla 28/04/2021minha estante
owhhhh.... Antonio Prata é muito bom!! Beijo!

Renata 01/05/2021minha estante
Vou conferir. Bjs

ElisaCazorla 04/11/2021

O que é um cronista senão um chato tagarela?
Gosto quando eu leio um livro e detesto e vejo tantas resenhas positivas e uma nota alta. Já me dá uma vontade de jogar um outro olhar e ser uma voz que destoa. Então, vamos lá.
Eu achei esse livro chatíssimo! Me parece que o autor é um romancista frustrado. Já que ele não consegue olhar para a vida e criar algo interessante, extraordinário, não consegue criar personagens complexos e tramas envolventes, ele decide olhar para a vida dele e falar sem parar sobre o nada. Absolutamente desinteressante. Qualquer pessoa com o mínimo de intimidade com a escrita faz o que ele fez neste livro. E nem vou comentar um erro gravíssimo que, embora eu tenha dado o mérito da dúvida, não achei nada que explicasse a confusão que o autor fez com ouvido e olvido. Horrível.

Giovanna 18/08/2021

Queria que todo mundo lesse
É um livro tão gostoso de ler. Para mim as melhores crônicas são as da paternidade, justamente as que eu pensei que não iria gostar, por ser algo fora da minha realidade kkkkk.
Antonio é um excelente escritor e só posso desejar que mais pessoas possam ler seus livros. A vontade que eu tenho é de sugerir para todo mundo. Que livro maravilhoso! Ainda bem que assisti aquele vídeo da booktuber Isabela do canal Ler antes de Morrer em que ela indicava os livros do Antonio, senão acho que nunca teria tido a oportunidade de ler um livro tão bom como esse. Favoritado, com certeza!

Aline 05/01/2021

Leitura descontraída
Sou fã do Antônio Prata e stalkeio ele em tudo que é lugar. Gosto da maneira bem humorada e sensível com que ele escreve.
Nesse livro, ele conta um pouco do que aconteceu na vida dele na década dos 30 anos.
As melhores crônicas, na minha opinião, são as que ele fala da mulher e dos filhos.
É um livro leve, bom pra intercalar com leituras pesadas e dar risada (da vida dele e da sua).

Pablo Marcelo 17/01/2022

Perspicaz
Que delícia de livro. Que visão gostosa de mundo. Parece que leio cada palavra como se estivesse num parque de diversões, tomando sorvete de chocolate. Ótimo.

Lucas.Wijk 11/06/2022

Adorei!
Não sou muito de ler crônicas, mas minha sogra me presenteou com essa coletânea do Antônio Prata e eu amei!

Tem muitas crônicas que são mais bobinhas e o autor soa meio pedante em muitas outras, mas é tudo muito bem escrito e gostoso de ler. Foi um ótimo livro para passar tempo. Sempre que me sobrava um minutinho, eu abria e lia uma crônica.

Como foram ordenadas cronologicamente, foi maravilhoso acompanhar a história do próprio Antônio Prata ao longo dos anos, compartilhando com muita sensibilidade e humor muitas questões que ocupam a mente de quem está justamente com seus "trinta e poucos".

Mss Violeta 30/12/2020

Ri, chorei, fiquei pensando!
Meu livro de crônicas favorito.
É leve mas ao mesmo tempo te faz pensar.
É o tipo de livro que me fez feliz enquanto eu lia e que vira e mexe eu pego para ler alguma coisa de novo.

Ãnimo Total 05/07/2021

Trinta e poucos
Como escreve bem !
Crônicas maravilhosas, com muitas sacadas e humor inteligente!
Sou suspeito pq amo o estilo, indico demais esse livro .

Melina.mps 28/02/2020

Ótima leitura para começar o dia de maneira leve e divertida.
°°° 28/02/2020minha estante
Assistir à entrevista do autor no café filosófico do último domingo, e fique muito curioso pra ler a obra, até adicionei a minha lista de leituras aqui no Skoob, assim que puder vou comprar.

Dhayane 11/12/2021

Leitura leve, com um tanto de referência ao futebol (que passei correndo os olhos), humor e uma delicadeza ao olhar os detalhes da vida que me emocionaram até!
Em alguns capítulos consegui entender melhor o cérebro do meu marido.

1 | 2 | 3 | 4 | 5