Trinta e poucos

Trinta e poucos Antonio Prata

Resenhas - Trinta e Pouco

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Dhayane 11/12/2021

Leitura leve, com um tanto de referência ao futebol (que passei correndo os olhos), humor e uma delicadeza ao olhar os detalhes da vida que me emocionaram até!
Em alguns capítulos consegui entender melhor o cérebro do meu marido.

Lucas Zani 03/08/2020

Divertido e realista demais
Pra muito, imagino eu, deve ser muito difícil colocar por escrito os pequenos detalhes da vida. E nós temos isso nesse livro, pequenos detalhes que se tornam super divertidos, engraçados. Dá pra rir, contar para os outros porque está rindo, descontrair. Boa escrita, fácil de entender, bem atual.

Mariana 27/11/2023

Brisas sobre óculos, meias e tios do pavê...
Trinta e poucos é um livro bom, com uma escrita excelente e que te prende do início ao fim.
Algumas crônicas gostei mais do que outras, pois algumas não condizem muito com coisas que vivo agora(estou longe de viver a crise dos 30), mas não deixam de ser interessantes e inteligentes.
Mas a do óculos, a das recordações, a das meias, a dos tios do pavê e a dos filhos dele foram as melhores para mim.
Foi uma experiência agradável e diferente de qualquer coisa que já havia lido. Recomendo.

Clara.Guerra 14/04/2023

Incrível
Escrita perfeita, otimo pra sair de uma ressaca literária.
Pequenas histórias que você vai lendo, se sentindo dentro dos contos. Simples. Incrível.

Carol Poupette 02/02/2022

Prata e suas críticas ácidas e certeiras
Meu cronista preferido.
Impossível não ler as crônicas de Antônio e não se identificar em várias delas. O modo como ele retrata o cotidiano e em 5 parágrafos criticar o fanático, a religião, a política , o amor e a vaidade, não tá escrito. Não sei como consegue abordar e/ou criticar tantas coisas ao mesmo tempo.

Lari 28/04/2020

Crônicas bem legais e divertidas, marcada pela vida cotidiana que nos faz identificar com o autor. Algumas das referências usadas fez sentido p mim e eu me deliciei. No entanto algumas referências não fizeram o menor sentido e eu fiquei viajando haha o q é perfeitamente normal!

Quem gosta desse tipo de escrita vai se deliciar, gargalhar e refletir bastante com esse livro!

Joquebede.Guedes 03/02/2020

Que delícia de livro! Eu ri, eu chorei. Crônicas engraçadas, e crônicas muito sensíveis, do cotidiano, da simplicidade da rotina, muito fofas, diga-se de passagem. Como eu amei essas crônicas! Foi uma leitura prazerosa com certeza!

karolina 31/07/2023

Sobre a vida adulta
"é a vida que, num detalhezinho aqui, noutro ali, vai ficando pra trás, tão rápido, percebem?"

meu primeiro contato com a escrita do autor, me recomendaram muito esse livro

ele é de cronicas, com uma escrita confortável sincera, sobre os mais diversos temas do cotidiano e vida adulta, acho que vale a oena conhecer

"dos vinte aos trinta , avança-se lentamente, com sentimentos contraditórios. a escola foi há séculos, mas ser adulto ainda é estranho"

"acho que ninguém, a não ser dopado por doses cavalares de nostalgia e amnésia, gostaria de ir além, ou melhor , aquém, e voltar à adolescência. trinta anos é uma idade marcante. agora é inegável que você ficou adulto e, se o seu quarto ainda guarda algum vestígio da escola (uma coleção de latinhas? um cone de trânsito? uma bandeira da Jamaica?), é o caso de refletir seriamente sobre a sua autoimagem. trinta e um, trinta e dois, você vai anotando, sem perder a conta. mas aí você faz trinta e cinco e entra numa zona cinzenta (ou grisalha?) em que idade não significa mais muita coisa."

"você era ninguém, agora você é alguém ? e, acredite, essa é a coisa mais fantástica que pode acontecer com ninguém em todo o universo."

Carol.Cuofano 03/03/2021

Trinta e poucos
Crônica é um gênero que muito me agrada e Antonio Prata um cronista que vale acompanhar. Nessa obra as descobertas e mudanças de vida após os trinta ano. Recomendo demais a leitura.

Guilherme.Eisfeld 02/07/2023

Um dos meus cronistas favoritos
A forma como Antonio Prata une elementos banais para extrapolar o simples existir é sublime. As crônicas aqui reunidas talvez não tenham ressoado como as de Meio intelectual, meio de esquerda, ou Nu, de botas, mas me peguei em vários momentos gargalhando e surpreendido com as analogias. Dos meus cronistas atuais favoritos.

gaby 28/07/2023

Valorize cada momento
Eu amei esse livro, é uma leitura que flui, de fácil linguagem, divertido, tem umas crônicas bem engraçadas, e principalmente, reflexivas, nos faz pensar em darmos valor a cada momento do nosso dia, por mínimo detalhe que seja, saber aprender com os erros e acertos.
É uma leitura que recomendo muito, só esperava um final melhor, achei meio sem graça.

Maisa.Furtado 22/02/2019

Antônio escreve tão bem que nos faz rir e refletir com os assuntos mais banais possíveis. Leio devagar para não acabar logo. :)

Rayssa.Carvalho 20/08/2023

Nada como me prometeram
Estava com saudades de ler crônicas e querendo me aproximar deste gênero, escolhi esse livro porque muita gente recomendou e falou bem, mas sinceramente não sei o que tem de tão especial nele. Desconfio que o fato de não ter nada especial fez com que as pessoas achassem especial.
Sim, eu dei risada com algumas crônicas, achei bonito ele falando dos filhos, me identifiquei com uns dois textos, mas de resto, ele só é mais um cara chato escrevendo.
Nem tudo precisa virar tema de crônica, às vezes ele poderia só desabafar com a mulher dele ou com os amigos do futebol, mas fazer oq né, crônica serve para isso também, dar voz aos chatos.
xoxoanalu 20/08/2023minha estante
DAR VOZ AOS CHATOS

Toledo15 02/06/2023

Em casa
Trinta e tantos foi uma recomendação de um Booktook, e fico feliz de ter incluído ele na minha lista de livros para ler deste ano.

Me senti extremamente confortável lendo, uma representação de situações cotidianas, narradas de forma tão honesta e leve, me identifiquei com muitas delas ( Mais que muitas na verdade), uma crônica muito bem desenvolvida.

Marcos Santos 04/09/2022

Uma coletânea de crônicas imperdíveis que retratar várias situações da rotina diária de forma bem humorada. A maioria das histórias se passam na grande São Paulo em lugares bem conhecidos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5