O Livro da Escuridão

O Livro da Escuridão John Stephens

Resenhas - O Livro da Escuridão

Fabiana Costa 10/11/2020

Não poderia ser mais perfeito
Eu confesso que estava receosa de ler o último livro da trilogia Os Livros do Princípio por ser uma história que me cativou muito.
No O Livro da Escuridão a narrativa é frenética, cheia de ação, personagens novos e outros não tão novos assim, sacrifícios, magias, lutas, encontros e despedidas mas acima de tudo AMOR. Apesar do último livro do princípio ser o da morte o enredo é sobre amor, amizade, esperança e vida, me arrisco dizer que o livro da morte é mais sobre vida do que a Crônica em si.
Final realista com uma linda mensagem que me deixou muito emocionada. Recomendo muito muito muito !!! Cinco estrelas e favoritado com toda certeza !!!!!

calixxverse 09/10/2021

e então, o fim.
Devo dizer que comecei o livro não receosa, mas com certo medo e tristeza; não pelo desenvolvimento da história ou o rumo que tomaria, mas sim por não me sentir suficientemente preparado para abrir mão desse mundo, de todo o universo em que essas três crianças em especial foram inseridas e tão rapidamente conseguiram conquistar um lugar em meu coração. E, de fato, mesmo agora depois de chegar ao desfecho da história, ainda não consigo sentir que estou pronto para dizer adeus.
Com a progressão de cada um dos livros a história de torna ainda melhor e mais cativante, sempre conseguindo te envolver mais do que o outro por mais impossível que se possa considerar que isso ocorra; simplesmente, é como mágica. Os personagens são bem construídos e se tornam ainda melhores com o passar do tempo, seja conquistando seu coração ou seu ódio ? e, às vezes, os dois em medidas muito semelhantes uma com a outra.
Acredito que cada uma das pontas aparentemente soltas do livro foram bem explicadas e desenvolvidas no processo, e que o crescimento dos três protagonistas, em especial, é o melhor de se acompanhar. É como sentir o tempo passar em suas vidas e ter a certeza de que as crianças do começo da aventura, em o Atlas Esmeralda, definitivamente não são as mesmas do encerramento em O Livro da Escuridão; todos amadureceram de formas diferentes, se tornando incrivelmente fortes mas sem deixar de lado o seu lado humano durante toda a jornada.
Confesso que chorei algumas vezes, em especial nos últimos capítulos; o desfecho foi realmente o melhor possível, honrando todos os personagens que participaram da aventura nesse meio tempo ? e cumprindo bem a sensação de saudade que o livro deixa no momento em que a história termina, mostrando o quão boa a leitura foi.

Milenna.Pessoa 18/04/2024

Esse livro final foi fantástico, gnt como esse livro não faz muito sucesso?

A história é muito cativante, os personagens, a narrativa do autor, sinceramente, dava nada pelo livro, e me surpreendi.

Esses livros minha mãe que compro pra mim, quando tinha as branquinhas de livro a 10 reais pena que não existem mais.

Lanny 23/09/2019

Não recebe o crédito merecido
Comprei a trilogia em uma feira de livros a dez reais cada, comprei pelo preço, não resisto a livro barato, mas fiquei me perguntando porque estariam naquela feira a esse valor. Imaginei que que estavam encalhados na editora por serem ruins, mesmo assim comprei. Olhava com desconfiança pra eles, mas quando li vi que era injusto terem caído no esquecimento do mercado editorial. É uma história fantástica que com o marketing correto, estaria no topo de vendas e tema de bate papo em qualquer roda de leitores.

Super recomendo.

Rudiely 31/12/2019

Um livro, um ano!
Hoje terminei esse livro que me acompanhou durante todo o ano. Eu fiz várias tentativas de voltar a ler esse ano, de terminar esse livro pelo menos. Na verdade eu me fechei para leituras, e tentei colocar a culpa no livro que não estava funcionando...
As coisas não funcionam assim. O livro não foi fácil, teve seus problemas e acho que eu não estava no momento certo para lê-lo, porém com uma visão ampla, que o fim do ano me trouxe, eu consegui analisar que o livro tem seu lado bom.
Assim como 2019, que foi um ano turbulento, com várias coisas acontecendo e nem todas boas, também aconteceram coisas boas e no final tudo deu certo.
O livro é a finalização de uma trilogia, sendo assim o autor deve entregar a conclusão da saga, e as vezes ele insere elementos demais e sem explicações. Todos os seres dos mundos de fantasia estão presentes nesse livro. Era muita coisa acontecendo e eu tive que lidar e assimilar tudo, coisas boas e ruins...
No final a série foi concluída, o ano passou e o livro me tocou de uma forma, por fazer um paralelo entre ele e 2019. Tudo tem seu motivo, as coisas acontecem e sendo assim devemos acompanhar e aproveitar o que existiu de positivo.

"Mas, se você se esqueceu de si mesmo o bastante para amar outra pessoa, então deveria poder se lembrar disso."

Biblioteca Álvaro Guerra 13/03/2020

Em apenas um ano, Kate, Michael e Emma foram de órfãos aos renomados irmãos Wibberly: guardiões dos mágicos Livros do Princípio. Os Caminhos que levam o trio aos Livros e de volta aos pais estão convergindo, mas justamente quando a jornada parece estar chegando ao fim, uma profecia devastadora muda seus planos.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788556510143

HJ 31/12/2020

Passei raiva
Olha gente, na moral, sabe aquele livro que gerou expectativas demais e foi uma decepção? O começo da trilogia foi muito bom, o enredo, também era interessante, mas o que o autor podia estragar nesse último livro, ele fez.

Ah mas ficou péssimo? Não, mas se eu soubesse que ia acabar assim, sinceramente, não teria nem lido.

Lari 22/01/2018

Não sei nem descrever o quanto essa trilogia foi maravilhosa. No começo eu não deu muita chance ao livro, o que por um lado foi bom, porque o livro foi me surpreendeu a cada capítulo e com certeza os Livros do Princípio ganharam um espaço em meu coração. Tudo fluiu e foi se encaixando de uma maneira que não poderia ter sido melhor, me deixou com um ensinamento que levarei para sempre e com um quentinho no coração no final.

Nat 30/07/2018

Emma foi sequestrada pelo Magnus Medonho, enquanto Kate e Michael ficam para trás, e se juntam ao dr. Pym e líderes de várias raças para discutir os avanços do Magnus Medonho e o que podem fazer para impedir que ele chegue até o livro que falta, o Livro da Escuridão, cuja protetora é Emma. Kate começa a ter visões com Rafe, que lhe fala sobre o verdadeiro significado da profecia. Quando ela e o irmão de juntam ao mago e alguns amigos para resgatar Emma, as coisas dão errado e os três irmãos fogem, indo parar numa terra de gigantes. Depois de alguns revezes, recebem a ajuda do gigante Willy e Emma consegue ir parar na terra dos mortos, onde ela irá descobrir mais sobre sua ligação com o livro e seu papel, para poder enfim acabar com a ameça do Magnus Medonho.

Eu tive que ler esse livro em inglês e em formato ebook e pensei que não fosse conseguir por causa da quantidade de páginas. Não que o livro seja grande, mas como eu odeio formato ebook, achei que fosse me cansar. Ainda bem que me enganei. A história continua de onde parou e desta vez o foco está todo em Emma. Confesso que o papel dela com o livro que ela deveria proteger me surpreendeu, e o final também não foi o que eu esperava, mas valeu a pena. O primeiro livro me confundiu um pouco, e quando comecei o segundo dessa série eu tive que me lembrar de muita coisa, mas com o último livro foi fácil, a leitura flui bem rápido porque a curiosidade sobre os pais das crianças e sobre o próprio Magnus Medonho prende a atenção totalmente. John Stephens consegue fechar sua série com chave de ouro.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2018/07/o-livro-da-escuridao-john-stephens-bl.html

AndyinhA 02/09/2018

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Chegar ao final de uma série é bom, mesmo quando se passa quase 3 anos entre um livro e outro. Apesar de estar colocando a resenha em janeiro de 2017, eu li o livro em dezembro de 2016 e o livro anterior foi postado/lido em 2013. Então, já sabem que alguns detalhes da história acabam sendo perdidos, e por mais que a gente ame algo, por mais que tenha coisas fofas, depois de 3 anos e outros 100 livros passando pela sua mente, tem coisas que você irá esquecer.

A ideia geral se manteve, a eterna luta bem x mal, as crianças errando quando queriam acertar, o complemento da história do Atlas e dos outros livros, o quem é quem no mundo da magia e como encarar o desafio final. Como estar no desfecho de uma série muda a gente.

Desde o primeiro livro, eu tinha implicância com a garotinha mais nova, e digo que foi tenso nos primeiros capítulos, pois este livro é o dela, como ela pode controlar o livro da escuridão e o que ele é dentro da história mostrada. Claro que ela deu uma melhorada, no primeiro livro ela era mega ultra chata e aqui deu uma aliviada, mas custei a engrenar nas partes narradas por ela.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2017/01/EscuridaoPoison.html

Lívia 06/01/2023

Como é que essa série ainda não teve adaptação???
Simplesmente fantástico. É uma otima leitura de fantasia mais leve pra viajar por mundos diferentes, e sinto que esse mundo foi muito bem construído, com criaturas mágicas, objetos fantásticos e relacionamentos que se fazem no caminho.
Realmente vou sentir saudades dessa série, e esse livro fechou super bem. O primeiro livro me marcou na infância, mas hoje vejo que os protagonistas dos dois últimos livros são meus favoritinhos (e que a Emma é maravilhosa, apesar de implicar um pouco demais com o irmão hahah). Você consegue ver muito claramente os arcos de amadurecimento de cada um deles, e isso é muito enriquecedor na história.
Obrigada, John Stephens, por essa coisinha linda chamada Livros do Princípio ?

duartesamanda 14/01/2023

Último livro dessa trilogia e vamos focar na história do terceiro livro, que tem como sua guardiã a irmã mais nova e também com o gênio mais forte. A batalha final contra Magnus Medonho está cada vez mais próxima e a incerteza de que os irmãos podem realmente salvar a todos está maior cada minuto que passa.

Emma era uma das personagens mais difíceis de aguentar durante a trilogia e realmente achei que teria problemas com ela nesse livro, mas o autor conseguiu empregar uma maturidade crescente nela, que não ficou forçada mas sim bastante natural. Michael também teve um crescimento maravilhoso nesse livro, se tornando um dos meus preferidos.

As duas mortes desse livro me deixaram muito triste, não estava preparada para nenhuma das duas, mas também entendi porque elas foram necessárias para a história e vida dos irmãos. O final ainda me deixou com um pequeno gosto amargo na boca, esperava algo um pouco mais complicado para resolver o problema que vinha se arrastando por três livros já.

No geral, achei uma trilogia incrível e muito boa para o público alvo dela, de uma leitura fácil e bem interessante, realmente faz o leitor querer terminar logo o livro para saber como tudo vai se resolver.

Emily.Medina 12/05/2023

Trilogia maravilhosa, comecei a ler a série com medo de ser mais do mesmo, porém me surpreendeu muito em vários aspectos.