Lorena

Lorena Mariana Lancellotti

Resenhas - Lorena

Biblioteca Álvaro Guerra 03/11/2021

" Em 2008 Daniel Piza publicou uma crônica no Estadão chamada "De Emma a Amy". A crônica só foi lida por mim em 2012 quando eu, após me divorciar e ser demitida da consultoria onde trabalhava, tive tempo de ler todos os recortes de jornal do armário.
O jornalista discorre sobre as dores de amor femininas mudam de cara, as não saem de cena, traçando um paralelo entre Emma Bovary, a personagem de Gustav Flaubert, e a cantora Amy Winehouse.
Intrigada com a teoria de Piza, pensei em retratar uma histérica (no conceito Freudiano) contemporânea com base nas observações de minha geração e sendo mais específica, inspirada em um arquétipo que eu conheço de perto: mulheres da classe média paulistana envolvidas com o mundo cultural, principalmente de música, literatura, fotografia e cinema - uma turma que normalmente frequenta a Zona Oeste de São Paul a que o escritor Antônio Prata sabiamente batizou de "meio-intelectual, meio de esquerda".
Lorena-sem filtro nem ponto final é um livro de contos de amor, mas espero que os leitores encontrem as demais nuances que busquei pintar nessas histórias. Fica a dica, fica a expectativa. Boa leitura! " Mariana Lancellotti

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788555650147

Barão 19/06/2016

Ah Lorena quantas boas gargalhadas você me fez dá, e nem vamos falar das lições que eu tirei de cada conto. Volto a repetir (e não é bajulação de parceira), QUE LIVRO PERFEITO.
No primeiro livro de ficção da autora Mariana Lancellotti, iremos conhecer as aventuras amorosas de uma personagem que eu já queria na minha vida, Lorena é aquelas pessoa que não tem medo de falar o que acha, ser direta e correr atrás dos seus sonhos o livro é divido em contos que segue uma linha de tempo, quase do futuro para o passado, passando por vários momentos loucos da personagem: de um casamento que não deu muito certo, até a primeira paixão no ensino fundamental, tudo isso recheado de muita poesia, boa citação de músicas e até umas pitadinhas de momentos hot da Lorena!

Eu amei todos os contos, porém tenho que falar que o que EU MAIS AMEI foi o Sem Filtro Nem Ponto Final, olha aí um trechinho dele!

"Sorri, mas já havia entendido minha tristeza. Estava cansada de viver a vida emendando festas e ressacas. Queria sossegar em um relacionamento descomplicado e correspondido, mas não tinha encontrado 'o cara' ainda. Só tinha vivido máscaras e fantasias de Carnaval. Assumi para mim mesma que era isso que buscava: um amor que fosse, ou ao menos parecesse, eterno; sem filtro, nem ponto final."

Amei? AMEI DEMAIS!!!
O que eu tirar dessa leitura? Nunca desista de encontrar o amor.

Só tenho a agradecer pela oportunidade de ter conhecido a Lorena e torcer para que outros e outros livros com essa personagem maravilhosa aconteçam!

Leiam vale muito a pena, beijos e até mais.

@meninatecaria

Carol 04/07/2016

TE APRESENTO LORENA!
Lorena é aquela garota que não tem filtro, maluca, extrovertida, sonhadora, fã de The Beatles... Sabe aquela sua amiga mais pirada que você tem? Se não tiver, eu te apresento Lorena.

O livro trás para nós, crônicas do presente para o passado da vida amorosa de Lorena, desde o seu primeiro amor no ensino fundamental. Seus dramas. Sonhos. Aventuras. Paixão. Peguetes. Decepção.
Como o próprio nome do livro já fala - Lorena: Sem Filtro Nem Ponto Final, ela fala o que de na telha, não tem papo na língua. Mas também se apaixona fácil apesar de negar.
E cada crônica contada você percebe como a personagem amadureceu e se amou. E deu oportunidade ao amor 💞
O modo de leitura é diferente, porque ao invés do passado para o presente/futuro, é ao contrário. Então, você já começa com uma Lorena sem medo e receio. É uma personagem que se permite amar.

Já vou logo dizendo que não é livro de menininha! É um livro New Aldult.
Amei certos momentos Lorena, mas também deu vontade de gritar com ela!
E gente, o livro é uma charme! Em cada começo de crônica tem ilustração lindas da essência da crônica. Amei ❣

. "Quando o conheci, só tinha tempo e cabeça para minha câmera. Pensei nele por muitos meses e me arrependi muito da falta de coragem de me jogar em um relacionamento que poderia ter dado certo. Estava certo que amaria para sempre e que qualquer outro seria apenas um prêmio de consolação, um esboço de amor..."

Um trecho da crônica Cheiro de Jasmim ❤

Conheça Lorena 😉

site: https://www.instagram.com/p/BHKgPeRAqvu/?taken-by=livroseoutras_coisas

Blog com V 03/01/2017

Resenha – Lorena, sem filtro nem ponto final
Lorena é uma paulistana comum de classe média. Formada em jornalismo, mas que trabalha como fotógrafa, beatlemaníaca, independente, romântica, sincera, romântica e sem filtros. Uma personagem forte, carregada de personalidade e que vive a vida intensamente. O livro se apresenta em forma de contos que acompanham a vida amorosa de nossa querida personagem de modo um decrescente, o que nos envolve ainda mais e nos deixa mais perto de Lorena, quase como se ela fosse uma amiga a muito guardada em nossos corações. Lorena te cativa logo nas primeiras palavras.

Acompanhamos várias fases de Lorena, sua infância, adolescência e vida adulta. É um livro sobre paixão, basicamente. Narrado em primeira pessoa pela personagem do título, contém palavrões, cenas mais adultas e um cenário cotidiano tipicamente brasileiro, o que me encantou ao poder trazer a personagem para perto do que realmente é: a verdadeira adequação de um personagem a um ambiente vivido e frequentado pelo leitor, mas nada forçado, pelo contrário, extremamente necessário. São tantas emoções e lições que cheguei a me perder, já não sabia onde começava eu e terminava a personagem.

Continua em...

site: https://blogcomv.wordpress.com/2016/07/21/519/