Os tijolos nas paredes das casas

Os tijolos nas paredes das casas Kate Tempest

Resenhas - Os Tijolos nas Paredes das Casas

George 15/03/2020

Perfil psicológico
A descrição dos perfis psicológicos dos personagens e muito rica, torna a leitura muito divertida, eu que gosto do gênero foi uma leitura física lá dinâmica imersa nós personagens.... Ótimo.

Manu 09/08/2020

As casas são cheia de pessoas As pessoas são cheias de casas
Um bom livro.
Mas só.

Esperava um pouco mais dessa história; porém isso não quer dizer que a história em si não tenha seus pontos bons.
A autora (poeta) trás um escrita muito diferente e por sua vez, poética em muitos pontos do livro.

É incrível o modo como ela fez personagens muito bem desenvolvidos - tipo, muito bem desenvolvidos mesmo! - contando seus passados, suas vivências e até seus antepassados, para justificar e mostrar a quem está lendo, o porque cada um faz o que faz ou fez, e principalmente o que irão fazer de suas vidas.

A autora consegue fazer uma história até então simples ao seu modo, mas que se revela diferente por apresentar pessoas normais, que tentam viver suas vidas como podem, apesar do que tenham que enfrentar no dia a dia, apesar de seus passados...

Essa trama é sobre família, sobre relacionamento, sobre superar as adversidades, sobre ter sonhos, sobre viver e superar apesar de tudo.

Um boa trama, com personagens bem desenvolvidos, com páginas que chegam a ser bem arrastadas, um final um tanto incerto, mas que apesar disso conseguiu sim proporcionar uma agradável experiência.

Portal JuLund 22/08/2016

Os Tijolos nas Paredes das Casas, @EditoraLeya
Recebi o livro Os Tijolos nas Paredes das Casas graças à parceria que nosso portal tem com a Editora Leya. Sempre podemos escolher o livro que leremos, mas, dessa vez, recebi um livro a mais no mês. Fiquei surpresa, acreditei que iria gostar do romance pela sinopse e meio que me arrependi.

Digo meio porque o livro foi quase abandonado diversas vezes. A autora Kate Tempest nos faz enxergar demasiadamente o interior das pessoas, passando por suas crises existenciais, e essa parte foi entendiante. Não desisti porque não gosto de fazer isso.

Continuei e não me arrependo por ter terminado o livro, porque certas cenas foram muito interessantes. São 336 páginas e o negócio começou a ficar bom a partir da página 180, melhorando mesmo lá pelo final, bem no final. É nessa parte que chegamos ao final da viagem de Becky, Harry e Leon.

A grande sacada de Kate foi começar o livro contando que os três personagens mencionados acima estão em fuga de Londres, carregando uma valise cheia de dinheiro. Dá pra perceber que o negócio é tenso e provavelmente ilegal, mas não se tem ideia de como eles foram parar nessa situação. Então, ela volta no tempo e nos explica isso em praticamente o livro todo.

Leia resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/os-tijolos-nas-paredes-das-casas-editoraleya

maria 10/01/2022

a descrição de cada personagem q aparece me fez conectar bastante com eles, a escritora conta sobre o passado, família, manias sem deixar uma coisa arrastada e massante.
a escrita tem um toque poético que a torna fluida e te deixa imerso na leitura.
a história em si é boa apesar de algumas vezes lenta, o final me deixou bastante curiosa sobre a volta deles.

aMANda 23/02/2022

detalhista
a autora nos dá muitos detalhes (muitos mesmo) o que acabou deixando a leitura cansativa. dentre tantos detalhes e tantos nomes, só fui conseguir conectar uma coisa na outra lá pela metade do livro. foi muito difícil terminar, parei e recomecei várias vezes pois não estava entendendo nada (sério). a história até que é bem legal, mas só recomendo de você gostar de muitos e muitos detalhes.

Yasmin602 07/02/2023

não curti
comprei esse livro às cegas e não sabia sobre o que falava.
o começo aparenta ser bom, com leon, harry e becky fugindo mas volta para antes da fuga.
o livro é muito descritivo, descreve tudo demais e acaba sendo massante a leitura.

Douglas | @estacaoimaginaria 17/09/2019

Narrativa e reflexão interessantes
De cara, posso dizer que amei a narrativa da autora e a história em si.

É um livro que começa com três pessoas, Becky, Harry e Leon, dentro de um carro, com uma mala cheia de dinheiro, saindo de Londres, cansados da cidade, que perde sua essência com o tempo. No entanto, o livro narra, principalmente, o passado dessas pessoas, mais precisamente um ano antes daquele momento em que estão no carro. E, claro, o passado mais antigo também vai sendo revelado ao longo do livro, mais de Becky (Rebecca) e Harry (Harriet). No entanto, todos os personagens envolvidos acabam tendo suas histórias passadas, de seus pais ou avós, contadas pela autora. O que me leva a ver essa obra como um livro de histórias, também.

A narrativa é em terceira pessoa. No entanto, a autora é poeta e coloca muito de seu estilo poesia na narração da história, o que eu achei muito bonito, uma forma muito interessante de contar a história. Não é totalmente poesia, mas é perceptível esse estilo inserido dentro da narrativa. Confesso que sempre fui aquela pessoa que queria ler mais poesia, mas nunca, de fato, pega um livro ou uma poesia para ler e compreender (ou não) a mensagem que o poeta quer nos passar. Acho que a mensagem que Kate Tempest queira nos passar nessa obra é o que nos molda como pessoas. O que levamos da vida, ao longo dos anos, ou numa viagem de carro com uma mala cheia de dinheiro… eu quase consigo ver a cena dessas três pessoas, dentro do veículo, cada um rememorando suas vidas. Se era essa a intenção da autora, não sei, mas se era, missão cumprida.

Como eu disse, eu vejo essa obra como um livro de histórias de pessoas que fazem parte desses três personagens. Seus pais, avós, tios, famílias. Suas infâncias, aquilo que moldaram quem eles são, naquele momento, no carro. Mas, além disso, é um livro sobre relações – de todos os tipos. Familiares, românticas, de amizades. Dentro de uma cidade que possui seu estilo diferente, que possui um sistema, o que me leva a uma outra coisa. É um livro que fala muito sobre a vida em Londres, como é viver lá. Talvez faria mais sentido para as pessoas que de fato vivem lá, mas é interessante para nós que não vivemos conhecermos esse lado, tudo o que leva essas pessoas a tomarem a decisão de sair de lá – e, quem sabe, voltar. O que nos leva a uma outra mensagem: como o meio em que vivemos influencia em muito nossa vida.

A conclusão é um tanto quanto agridoce. Pela intensidade da história (não com ação, mas o significado dela), achei que o desfecho foi bastante subjetivo, o que pode ser bom, de certa forma. Deixa nossas mentes vagarem por aí imaginando qual o “final feliz” dessas pessoas, se é que elas têm um. Ao mesmo tempo, sinto falta de uma conclusão mais objetiva. Por ser um livro que, com certeza, foge muito da minha zona de conforto, que não tem uma trama definida, senti falta disso. Mas quando você começa a ler, imediatamente pensa que precisa finalizar e descobrir a fundo a vida dessas pessoas.

Amei ler essa obra, de verdade. Quero muito ler outras obras dessa autora, quem sabe até algumas de suas poesias. Amo livros assim, pois nos instigam ainda mais a fugir de nossa zona de conforto e buscar novas experiências, novas histórias, novas formas de leitura. É um livro que recomendo sem pensar duas vezes.

site: https://estacaoimaginaria.wordpress.com/2019/07/20/resenha-os-tijolos-nas-paredes-das-casas-kate-tempest/

viniciusvianagr 16/06/2020

Poético e psicológico. Uma leitura forte.
Existem diferente maneiras de contar uma história. Você pode coletar momentos a partir do presente, idealizar um futuro ou entender a própria narrativa a partir de uma dissecação do passado. Kate Tempest mistura diferentes linhas temporais para justificar diferentes contextos de personagens muito bem escritos. O ponto forte do livro é a narrativa da autora que mescla uma poética construção com uma análise psicológica dos pensamentos e sentimentos de cada um envolvido na história. Eu poderia ler novamente apenas para prestar atenção mais uma vez nos detalhes escondidos e na evolução da história. Um dos meus favoritos.

DomDom 29/12/2020

Ao ser apresentado a listinha de lançamentos da Editora, esse livro me chamou a atenção. E, após ler sua sinopse, me convenci de que deveria lê-lo. Foi um começo um pouco conturbado, mas, após esse primeiro momento complicado, a trama fluiu satisfatoriamente.
Logo no início, somos jogados em uma cena de fuga, em que as três personagens principais (Harry, Becky e Leon) estão inseridas. Ficamos meio que perdidos, pois não sabemos quase nada do motivo em que os levou a essa fuga. Sabemos apenas que coisa boa eles não fizeram. Após essa primeira cena, a Kate Tempest faz um recuo no tempo, e vai mostrando todos os acontecimentos que culminaram nesse momento.
Uma boa parte da trama tem como cenário principal a parte sombria de uma Londres atual. São bares, pubs, boates e lanchonetes pra lá de suspeitos, em que os jovens se encontram para divertir-se, mas, principalmente, para fazerem sexo e se drogarem. E, nossas três personagens principais não estão livres dessa onda. Duas delas, inclusive, são envolvidas diretamente com o tráfico.
Um ponto forte do livro é o mergulho que a autora dá no íntimo de cada personagem. Mostra seus sonhos, desejos, mas, principalmente, seus dramas, que vão desde a falta de iniciativa perante sua vida, até ter que trabalhar em algo que não gosta, para conseguir pagar suas contas no final do mês. Essa parte é interessante, pois podemos ver que isso é mais comum do que imaginamos, afinal, tenho certeza que temos pessoas próximas a nós que passam ou já passaram por situações como essas. Outro ponto legal é que rola uma espécie de epílogo na trama. Uma passagem de um ano desde a fuga apresentada no primeiro capítulo. A parte ruim é que o desfecho do livro é um pouco brusco. Acaba em meio a um diálogo, e fiquei me perguntado se haverá uma continuação. No mais, até que achei satisfatório.

Continua no blog: Ler Para Divertir

site: http://www.lerparadivertir.com/2016/11/os-tijolos-nas-paredes-das-casas-kate.html

Renata Rocha 26/04/2022

Este é mais um dos livros que não me conquistaram esse ano, eu estava super empolgada com a proposta dele, achei que contaria mais sobre como é a vida de um recomeço, o que acontece quando você simplesmente larga tudo e foge, mas na verdade o que recebi foram os motivos e a vida deles antes de fugirem, o que não é tão interessante, é mais do mesmo, jovens de uma cidade pequena com problemas familiares, problemas de auto estima, drogas, bedidas etc.

Camilly 23/02/2023

Desinteressante, sem uma boa contextualização, você não se conectar com os personagens demora a terminar de ler e percebe que gastou tempo e dinheiro que não valeu a pena. Pretendo me livrar desse livro por deussssss