Confissões do crematório: Lições para toda a vida

Confissões do crematório: Lições para toda a vida Caitlin Doughty

Resenhas - Confissões do crematório

Manuzita~ 14/04/2024

R E S E N H A
LIVRO: Confissões do Crematório: Lições Para Toda a Vida

AUTOR(A): Caitlin Doughty

SINOPSE: ?Morrer é a única certeza da vida. Então, por que evitamos tanto falar sobre ela? A morte é inevitável, sentimos muito. Mas pelo menos, como descobriu Caitlin Doughty, ficar a sete palmos do chão ainda é uma opção. ''Confissões do Crematório'' reúne histórias reais do dia a dia de uma casa funerária, inúmeras curiosidades e fatos históricos, mitológicos e filosóficos.

Tudo, é claro, com uma boa dose de humor. Enquanto varre as cinzas das máquinas de incineração ou explica com o que um crânio em chamas se parece, Caitlin Doughty desmistifica a morte para si e para seus leitores. O livro de Caitlin ? criadora da websérie Ask a Mortician e da ? levanta a cortina preta que nos separa dos bastidores dos funerais e nos faz refletir sobre a vida e a morte de maneira honesta, inteligente e despretensiosa ? exatamente como deve ser.

Como a autora ressalta na nota que abre o livro, "a ignorância não é uma benção, é apenas uma forma profunda de terror". Caitlin Doughty é agente funerária, escritora e mantém um canal no YouTube onde fala com bom humor sobre a morte e as práticas da indústria funerária. É criadora da websérie Ask a Mortician, fundadora do grupo The Order of the Good Death (que une profissionais, acadêmicos e artistas para falar sobre a mortalidade) e também autora de Confissões do Crematório.?

SOBRE A HISTÓRIA: eu achei um livro realmente bem impactante. Mesmo na parte da funerária e crematório, situações que acontecem ali e, principalmente, nas lições que dão aprendidas com isso. Todo o contexto também tem algo a nos ensinar. Gosto das menções das situações de cada capítulo que, de alguma forma, se interligam.

SOBRE O LIVRO: achei uma escrita bem boa e elaborada, porém, de fácil entendimento. Capítulos médios a longos e nomeados.
Li o livro físico, de capa dura. As gravuras que o envolvem são instigantes. Uma boa experiência.

Rafael2324 13/04/2024

Vai chegar sua vez
Sério, que livro bom, demorei pra terminar, mas terminei muito cabeçudo, é uma jornada pela história da insdrustria da morte.

Sayuri 12/04/2024

Confissões do Crematório
Aceitar a morte não quer dizer que você não vai ficar arrasado quando alguém que você ama morre. Quer dizer que você vai ser capaz de se concentrar na sua dor, sem peso de questões existenciais maiores como por que as pessoas morrem? E por que isso está acontecendo comigo? A morte não está acontecendo com você. Está acontecendo com todo mundo.

UM LIVRO PARA QUEM PLANEJA MORRER UM DIA
É a única certeza da vida. Então, por que evitamos tanto falar sobre ela? A morte é inevitável, sentimos muito. Mas, pelo menos, como descobriu Caitlin Doughty, ficar a sete palmos do chão ainda é uma opção.

Ainda jovem, Caitlin conseguiu emprego em um crematório na Califórnia e aprendeu muito mais do que imaginava, barbeando cadáveres e preparando corpos para a incineração. A exposição constante à morte mudou completamente sua forma de encarar a vida e a levou a escrever um livro diferente de tudo o que você já leu sobre o assunto.

CONFISSÕES DO CREMATÓRIO reúne histórias reais do dia a dia de uma casa funerária, inúmeras curiosidades e fatos históricos, mitológicos e filosóficos. Tudo, é claro, com uma boa dose de humor. Enquanto varre as cinzas das máquinas de incineração ou explica com o que um crânio em chamas se parece, ela desmistifica a morte para si e para seus leitores.
O livro de Caitlin ? criadora da web série Ask a Mortician ? levanta a cortina preta que nos separa dos bastidores dos funerais e nos faz refletir sobre a vida e a morte de maneira honesta, inteligente e despretensiosa ? exatamente como deve ser. Como a autora ressalta na nota que abre o livro, ?a ignorância não é uma benção, é apenas uma forma profunda de terror?.

O título é a primeira obra de não ficção a integrar a coleção DarkLove, a linha especial da DarkSide® Books para corações valentes. Sua escrita divertida e realista será muito bem representada na edição em capa dura que chegará às mãos dos leitores brasileiros em julho de 2016.

Felipe.Mendes 12/04/2024

Um livro que lida com a morte de forma cômica
Caitlyn Doughty é uma agente funerária que decidiu mesclar sua biografia, seus estudos e conhecimentos, casos que lidou ao longo da vida e outros recursos para poder conversar com o leitor sobre a morte.

O livro nos leva a diversos conhecimentos sobre costumes de outros povos quando encaram a morte, um pouco de retrocesso histórico e choques de realidade sobre como isso era algo banal, e que hoje temos um medo e pavor sem comparação a qualquer outra coisa.

Super indico para quem tem curiosidade de saber como funciona um crematório, e ter o interesse em vencer o medo da morte de maneira cômica, apenas dou ressalvas na persistência do assunto sobre a industria funerária dos EUA e suas citações complexas quase que todo momento, são coisas que desgastam um pouco durante a leitura.

amanda3781 08/04/2024

Diferente e único
Sempre gostei muito do tema morte e todos os subtemas que estão ao redor do assunto. Quando comprei o livro imaginei algo como ?contos de terror? porém foi muito mais que isso.
No começo achei a leitura meio maçante por se tratar de uma ?garotinha em um funerária?, mas depois que essa parte de novata no trabalho passou, as confissões do dia a dia me abriram um novo horizonte sobre a morte e como lidar com ela!
Desde o preparo do corpo e a aceitação do luto, a leitura nós trás reflexões muito mais profundas e esclarecedora sobre a indústria funerária.

Junio.Costa 02/04/2024

???
A certeza que temos de que quando nascemos, começamos nosso próprio processo de morte. Eu particularmente gostei muito da leitura principalmente os pontos de como funciona de fato o processo de morte, cremação e afins do ramo funerário. As histórias da protagonista no seu próprio ponto de vista como funcionaria do crematório e quando ela estava do outro lado quando um de seus familiares veio a óbito. Leitura leve e interessante. Recomendo.

L.Fortuna 29/03/2024

Caitlin Dought nos mostra um assunto pouco falado pelas pessoas, a morte. De uma forma pessoal, posso dizer que faço parte dessas pessoas que evitam pensar na morte, sempre que o pensamento vem dou um jeito de espantar.
Realmente, acho necessário mudar essa forma amedrontada de pensar, pois, como ela cita no livro, ?o sentido da vida é que ela termina?. A morte faz parte do ciclo natural, e se for possível compreender isso, e não fugir disso, os acontecimentos passam a ser mais aceitáveis, não deixam de ser dolorosos, emocionalmente falando, mas passam a ser compreendidos de uma forma mais ?leve?.
A autora também traz outros assuntos, dos quais eu achei interessante, a apresentação dos corpos pós morte a suas famílias (todo o processo de ?embelezamento?), e sobre o capitalismo que tange a indústria.

Luana1022 24/03/2024

Nova visão
E bom mas ele começa um pouco chato mas como o livro fala de como foi as experiências da vida dela e como ela lidou com isso eu achei legal não e o meu tipo de leitura estava experimentado algo novo .

Muitos momentos em quanto eu estava lendo me pegava pensando em como eu reagiria se estivesse no lugar dela, pensava em como eu morreria e se eu teria a vida que eu quero para mim isso fez eu refletir bastante da minha vida mudei alguns hábitos meus e me fizeram me sentir melhor .

DAbora116 16/03/2024

Demorei para terminar esse livro,mas não por ele ter um tema forte,pelo fato que queria ler outros
Esse livro eu indico pelo fato da necessidade do ser humano entender a morte,tem algo dentro de nós que não aceitamos ela mesmo sendo algo inevitável.Leiam só pelo simples fato de que eu dia todos vão para a "caixa prego"
Caitlin trouxe um tema e um protesto de como a morte funciona e como as pessoas lidam com ela,e de uma forma clara e foi essencial

Ludmilabritto 08/03/2024

Dá vontade de ler mais
Comprei imaginando ser um suspense ou histórias da darkside, mas me deparei com a narração da vida da autora pelo mundo dos crematórios. Me fez pensar sobre a morte em vários aspectos e me deu vontade de procurar saber mais. Leitura leve, rápida e informativa.

Ruivinha.caustica 08/03/2024

Uma resenha entre amigos
Confissões de crematório é um livro que fala sobre o dia a dia de Caitlin na época em que a mesma trabalhava em um crematório e sua experiência no ramo dos mortos.
Ela conta seus pontos de vista, detalhes que não costumam ser divulgados e nos ensina a tratar a morte com mais naturalidade, visto que nossa sociedade atual trata-a como um grande tabu.
Ao mesmo tempo que o livro tem um ar de conversa de amigos em uma mesa de bar ( o modo como a autora escreve é muito bom, inclusive, uma leitura fácil), eu pelo menos acabei ficando reflexiva e comecei a analisar alguns pontos nesse livro que me fizeram enxergar, deparar-me com coisas que nunca havia parado para analisar.
Gostei muito! Não irei nem comentar também sobre a aparência do livro, afinal, Darkside né, meus amores? Eles nunca estão para brincadeira?

odonter 03/03/2024

Uma leitura necessária
"De muitas formas, as mulheres são companheiras naturais da morte. Cada vez que uma mulher dá à luz, ela está criando não só uma vida, mas também uma morte. Samuel Beckett escreveu [em Esperando Godot] que as mulheres ?dão a luz do útero para o túmulo, o dia brilha por um instante, volta a escurecer.? A Mãe Natureza é de fato uma mãe, que cria e destrói em um ciclo constante."

Como prometido, o livro só fala sobre morte: a indústria da morte, a cultura da morte, o processo da morte, a negação e aceitação da morte... só morte! Esse livro serviu pra mim como um lembrete diário da morte enquanto eu lia (dãh?) e junto com a autora/protagonista do livro, ele te faz amadurecer cada vez mais com toda essa história da morte e seu significado na nossa sociedade atual.

Natália 27/02/2024

"A morte não está acontecendo com você. Está acontecendo com todo mundo"

Caitlin Doughty conta a sua experiência trabalhando em um crematório. Além de relatar a rotina, os procedimentos e causos, que envolvem a cremação.
Um livro muito interessante sobre a morte, indústria e principalmente com diversas reflexões sobre a nossa relação com ela.

A apesar de se tratar de um tema delicado e até mesmo tabu, a escrita é muito bem humorada e divertida, ela mescla os relatos de experiências vividas no trabalho com uma pesquisa muito legal sobre como diversas culturas lidam com a morte.

jliamarcon 26/02/2024

É uma leitura completamente diferente do que eu normalmente consumo, mas gostei bastante.
O livro aborda a história de Caitlyn e sua trajetória com a morte, não com a sua morte, mas com o mundo funerário e a expectativa (ou nesse caso, a falta dela) social sobre a morte. Acho que foi bem escrito e aproveitei a leitura.

Rapha97 22/02/2024

Amei a escrita da Caitlin, o modo que ela fala sobre a morte e como nós faz entender etapas que nem pensamos. Também me fez refletir bastante sobre o tema e concordo com bastante partes que foram citadas como o fato de prolongar a morte.