Fábrica de Vespas

Fábrica de Vespas Iain M. Banks

Resenhas - Fábrica de vespas

Kenny 20/03/2024

Passei boa parte do livro odiando a história, detestando os personagens e sem entender de fato a linha de raciocínio, principalmente por ser em 1ª pessoa.

Enfim, achei difícil de ler por ter uma linguagem bem gráfica e descrições que me dão agonia: mortes, tortura e muita misoginia, mas a reviravolta final me deixou na ponta da cadeira curiosa e ansiando por mais. E as atitudes dos personagens fizeram bastante sentido quando a verdade foi revelada. O autor realmente conseguiu manter um segredo bem guardado e nada previsível, pelo menos não para mim.

Não tenho muito o que falar, não é um livro maravilhoso e se você não tiver paciência e acabar parando a leitura, a sensação é que o livro realmente não tem nada a oferecer. Estava decidida a simplesmente dar uma nota muito ruim pois acreditava que nada de "bom" iria sair dali.

Enfim, estou satisfeita comigo mesma por ter conseguido concluir e para aqueles que estão curiosos, boa sorte!

jane 20/03/2024

A fábrica de vespas
Que tortura foi esse livro; enredo fraco, personagens mal escritos, descrições intermináveis sobre as paisagens na tentativa falha de construir um ambientação imersiva para o leitor.

Eliane406 10/01/2024

O bizarro
?Considerado um clássico moderno, eleito entre os cem romances mais importantes do século XX, nunca antes editado no Brasil. Uma leitura que incômoda, com o final que surpreende. Como nascem os psicopatas??

?Frank ? um garoto de 16 anos bastante incomum ? vive com seu pai em um vilarejo afastado, em uma ilha escocesa. A vida deles, para dizer o mínimo, não é nada convencional. A mãe de Frank os abandonou anos atrás; Eric, seu irmão mais velho, está confinado em um hospital psiquiátrico; e seu pai é um excêntrico sem tamanho.Para aliviar suas angústias e frustrações, Frank começa a praticar estranhos atos de violência, criando bizarros rituais diários onde encontra algum alívio e consolo. Suas únicas tentativas de contato com o mundo exterior são Jamie, seu amigo anão, com quem bebe no pub local, e os animais que persegue ao redor da ilha.Abandonado à própria sorte para observar a natureza e inventar sua própria teologia ? a maneira do Robinson Crusoé de Daniel Defoe ?, Frank desconhece a escola e o serviço social, já que seu pai acredita na educação ?natural?, recomendada pelo filósofo do século XVIII Jean-Jacques Rousseau e apresentada em seu romance Emílio, ou Da Educação (1762), que sugere que as crianças devem crescer entre as belezas da natureza, permitindo que elas se deleitem com a flora e a fauna. A natureza humana seria boa a princípio, mas corrompida pela civilização. Quando descobre que Eric fugiu do hospital, Frank tem que preparar o terreno para o inevitável retorno de seu irmão ? um acontecimento que implode os mistérios do passado e vai mudar a vida de Frank por completo.

?Narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Frank, a estreia literária do autor escocês Iain Banks polarizou a crítica e os leitores quando foi publicada pela primeira vez, em 1984. Sua obra foi tão aclamada quanto criticada, devido à sua macabra descrição da violência. Livro que evoca tanto O Senhor das Moscas (1954) como o Precisamos Falar sobre Kevin (2003), FÁBRICA DE VESPAS consegue produzir um olhar ao mesmo tempo bizarro, imaginativo, perturbador e repleto de humor negro do que se passa dentro da mente de uma criança psicopata.

Klebto 06/01/2024

Não leria novamente
O livro entrega aquilo que lhe propõe, um adolescente conturbado com um psicológico conturbado somado com uma família ainda mais conturbada. Sem meio nem fim, no final parecia que eu estava no começo, entediado.

Aparentemente o autor não soube desenvolver o personagem e muito menos os ocorridos ao longo do livro. Apenas caprichou nas cenas grotescas e de violência, ao que parece.

Esperava mais.

Jean.Guimaraes 23/11/2023

Desnecessário
Provavelmente um dos livros mais superestimados que já li. Chato, uma narrativa pobre e um personagem que aparenta ser muito mais do que é. Ele até é intrigante, por isso tem seu mérito, e você acaba curioso para entender como a história termina. Mas no fim você acaba por não entender nada. É tudo muito confuso e não se explica. Durante a história vão se abrindo portas que não se fecham e a conclusão é mais uma nova porta que quase não tem muita relação com as anteriores. Decididamente não consegui entender o hype que esse livro tem. Não recomendo para ninguém.

Trabach0 20/11/2023

Pesado
Publicado em 1984 a Fábrica de Vespas é considerado um clássico moderno, eleito entre os 100 romances mais importantes do século XX.

Nesse livro vamos conhecer Frank um psicopata em formação e tudo que se passa em sua mente perturbada, ele vive com o pai Angus, e também tem um irmão chamado Eric que estava em uma clínica psiquiátrica, mas que fugiu e agora está voltando para a ilha onde o irmão e o pai vivem.
Boa parte da nossa história vai girar em torno da volta de Eric para casa e tudo que é isso implica na vida de Frank.

Frank é simplesmente repulsivo, seu passatempo favorito é torturar animais, ele odeia as mulheres e claro não podemos esquecer de adicionar Assassino a seu currículo.

Angus é tão excêntrico quanto o próprio filho, um cara recuso e que guarda segredos, que nem mesmo o Frank faz ideia do que sejam.

Erick foi internado em um hospital Psiquiátrico por ter sido diagnosticado como louco, após vários episódios de insanidade incluindo queimar cachorros vivos.

Durante toda a narrativa temos vários momentos de pura crueldade, e também vamos percebendo toda a solidão de Frank, e apesar de toda a sua frieza em algum momento vamos sentir pena do personagem.

Uma coisa que me incomodou um pouco durante toda leitura é que tudo acontece de forma bem lenta, temos vários flashbacks que vão nos contar um pouco mais sobre o passado de Frank, sobre os assassinatos cometidos por ele, sobre Eric e sobre sua família, mas mesmo com todos esses fatos do passado vindo à tona a história não flui, o presente é ainda mais monótono, temos toda rotina diária de Frank que no fim das contas é quase sempre a mesma e também temos as conversas telefônicas entre ele e seu irmão (o que na minha opinião são os momentos mais massantes da história, são conversas que na minha opinião não acrescentam nada a narrativa), mas raramente acontece algo que te deixe realmente motivado a prosseguir com a leitura.
Só bem no final é que realmente as coisas começam a acontecer e fazer um pouco de sentido.

Finalmente descobrimos o que roubou a sanidade de Eric, quais eram os segredos escondidos por Angus e com todas essas revelações passamos a compreender um pouco melhor como Frank se tornou quem é (o que não significa é claro que você irá simpatizar com ele). Minha conclusão final é que apesar de toda a lentidão da narrativa, o livro merece sim ser classificado como uma boa leitura, pois seu final foi com certeza um dos mais surpreendentes que já li.

Keytson0 18/11/2023

Essa família é muito unida...?
Nessa história acompanhamos a psicopatia de Frank e sua maravilhosa família. No decorrer da história ficamos abismados com os porquês dos atos dele, e revoltados por tamanha maldade e insanidade. No fim o plot nos conta algo triste e surpreendente sobre o Frank que nos gera até um pouco de empatia.

PandaGato 17/11/2023

É plot que vocês querem ?
Esse livro me levou numa viagem de barco, lenta e enjoativa (no bom sentido), onde tudo o que eu queria era arrancar meus olhos para não ter que compactuar com os crimes que estavam sendo cometidos pelo protagonista. E o final acabou com o que restou de mim.

Li Lotoski 07/11/2023

Exagerado
Como tudo nos anos 80, inclusive os livros, um exagero. A meu ponto de vista, rola muuuita coisa, em poucas páginas; enquanto a maior parte do livro fica em uma mesmice que dá vontade de desistir.
Tem partes interessantes, e mostra como o meio, a genética, e a sociedade formam o indivíduo. Mas...tudo com um exagero desnecessário. Achei perda de tempo.

nerdolachato 26/10/2023

Uau
"Fábrica de Vespas" é um livro que me deixou com uma opinião dividida...
Por um lado, encontra-se a escrita impecável, invejável, PERFEITA de Iain Banks, que conduz a trama de maneira magistral, criando uma atmosfera de tensão intensa à medida que Eric se aproxima de seu destino. Ao mesmo tempo, Banks nos presenteia com cenas de horror e repulsa que culminam em um desfecho... completamente inesperado? Bem, talvez esteja sendo um tanto brando em minha avaliação.
Em resumo, apreciei a qualidade da escrita, a atmosfera de tensão habilmente construída ao longo do livro e a exploração da mente do protagonista. No entanto, o desfecho me deixou consideravelmente desapontado e perplexo.

Zeli Giovana 14/09/2023

Um livro diferente, com questões psicológicas e um suspense velado que permeia toda a narrativa. Enquanto o personagem principal narra sua vida atual com problemas que vão se apresentando cada vez mais sérios, ele também vai contando como se construiu toda essa problemática. A história vai se tornando mais intensa e termina num final surpreendente.

Nicole 02/09/2023

No início é um livro bem envolvente, traz pra gente a história de francis que é um possível psicopata que teria matado 3 crianças na sua infância, mas ao decorrer do livro, a essência se perde e toma um rumo totalmente diferente da ideia inicial. achei um livro mal pensado, não tem plot twist, não surpreende em momento algum. É um livro bom até a metade, após isso se torna algo sem graça e sem sentido

Flavia1064 30/08/2023

Não é um livro fácil
Fábrica de Vespas não é um livro fácil, gostoso ou simples de ser lido. A história é narrada pelo protagonista, Frank, um jovem que vive em uma ilha isolada na Escócia. Ele é um narrador não confiavel, mas ainda assim revela detalhes chocantes e perturbadores sobre sua vida e sua família. Ele tem um passatempo macabro de realizar experimentos com animais e algumas cenas são bem gráficas. O irmão de Frank, Eric, fugiu de um hospital psiquiátrico e começa a telefonar dizendo que está chegando, então ficamos na expectativa do que poderá acontecer. Somado a isso, temos a relação do Frank com o pai que é muito estranha (sem contar o quarto proibido).

Banks explora temas complexos como identidade, violência, isolamento, questões de gênero e insanidade.

Não dou 5 estrelas porque o livro tem muitos fios soltos, mas é uma boa leitura!