Diva

Diva José de Alencar

Resenhas -

profuilma 20/07/2021

Diva (1864) é um romance urbano do cearense José de Alencar. E, por isso, retrata os costumes, os conflitos e a língua da burguesia que integrava a sociedade fluminense do século XIX.
O romance é composto por cartas que o narrador Augusto Amaral escreve para seu amigo Paulo (narrador de Lucíola). É uma história de amor com todo o exagero que o Romantismo como movimento literário, permite. Emília, uma menina rica e mimada, teve sua vida salva pelo Dr. Augusto Amaral, um médico recém-formado. Durante o tratamento, Emília dispara todos os tipos humilhações e ofensas, rebatendo a dedicação de Augusto. Após o restabelecimento da menina, Augusto viaja e ao retornar encontra Emília deslumbrante e muito cortejada. Augusto é tomado por uma paixão devastadora, mas a moça desdenha do seu amor. Entre ciúmes, sedução e jogo de poder, o amor cresce e culmina com o casamento.
Gessyca 20/07/2021minha estante
É o próximo livro que lerei dele.

Sidneia.Ruthes 28/10/2022

Amor e desprezo
Fala sobre a história de Mila e Augusto,ele é um médico que a tratou quando mais moça e quando a vê mais crescida transformada em mulher acaba se apaixonando. Ela o despreza mais pelo fim se apaixona também. É mais demorado para ler pela linguagem mais antiga mas é um livro bem bom. Indico sim.

Rutinha100czs 22/10/2021

Em meio ao romance entre os dois personagens, o autor analisa e retrata a sociedade fluminense da época.