Os visitantes

Os visitantes Bernardo Kucinski

Resenhas - OS VISITANTES

Leila 31/12/2022

Livro meio que sequencial à K - relato de uma busca, pois aqui o autor nos presenteia com os desdobramentos que a publicação de sua novela faz ao autor. Todas as falas indignadas de pessoas que se viram injustiçadas em sua obra e tals. É sensacional a brincadeira dúbia que o autor se mesclando ao personagem faz com o leitor, nós por muitas vezes nos sentimos confundidos quanto ao que estamos lendo...afinal é romance ou é autobiografia? Sensacional a sacada de Kucinski, recurso que ele já utilizou em K, mas aqui é muito mais realçado e reforçado. Amei a leitura e #ficaadica

Eloiza Cirne 02/08/2022

Os desdobramentos de K: Relato de uma busca
Misturando ficção e a dura realidade de quem convive com um familiar sequestrado e desaparecido durante a ditadura militar brasileira, Os Visitantes como que dá um final estendido ao romance K, do mesmo autor. E como no primeiro livro a indignação é o sentimento após le-lo. Livro essencial em tempos tao sombrios. (Agosto/22)

Toni 25/09/2018

Cinco anos após o lançamento de K: Relato de uma busca (livro que recomendo a tudo-e-todos), Kucinski escreve Os visitantes, sua segunda novela. Mais uma vez os limites entre ficção e realidade são apagados numa obra em que pessoas afetadas pela publicação de K. vão bater à porta do autor para pedir reparação, apontar erros, acusar o escritor de falácias ou exigir emendas às edições futuras. Agora explicitamente, Kucinski apresenta um texto em que o autor se confunde com sua personagem, que deve se justificar aos reclamantes que o acusam de falta de ética, autopromoção, insensibilidade e desrespeito à memória dos mortos. Numa entrevista ao Suplemento Pernambuco (Setembro/2016), o autor declarou que os questionamentos de fato existiram, mas não se deram da maneira como são apresentados ao leitor. Junto a K., Os visitantes compõe um díptico não apenas sobre a ditadura brasileira, mas sobretudo acerca das possibilidades de representação desse período pela literatura em um contexto pós-redemocratização.

Renan Peres 26/06/2020

Terminei a leitura com um arrepio morno por todo o corpo e lágrimas quentes nos olhos. É um livro pra ser lido logo após a leitura de K., que nos causa essa e outras sensações.

Adria Raquel 13/11/2021

Mais uma vez me surpreendo com a escrita de Bernardo Kucinski. Ele consegue tratar um assunto tão pesado de forma fluída, que sai livremente e quando já vimos acabou e ficamos em estado de acabrunhamento.

Os Visitantes é para ser lido após K. Relato de uma busca. É como se fosse uma explicação a alguns fatos e também uma retração a coisas que o autor não sabia mas que ao ser abordado ele tentou entender o que incomodou a tal pessoa e com isso surgiu esse livro.

Sabe-se que K é uma ficção mas com fundamentos reais e até históricos então Kucinski foi de certa forma nobre em trazer Os Visitantes como uma explicação a pessoas que se incomodaram com determinadas questões e até para aqueles que podem confundir o real e o ficcional de seu livro então acho esse necessário após a leitura do primeiro além de ser uma leitura super rápida.

Ps.: terminei esse em estado de choque.