Memórias do Coração

Lilian Galdo
Julie Lopo

Resenhas - Memórias do Coração

Ju Cabral 09/09/2020

Não tenho como descrever o quanto este livro foi incrível e apaixonante.

Tatinha 22/04/2020

Super recomendo!
Adorei o livro. A escrita é bem fluida e envolvente, emocionante na medida certa. Esse foi meu primeiro contato com as obras da autora e eu gostei mesmo de conhecer a escrita dela.

Biaaa 04/01/2023

Lidos de 2019 / 2020
Decidi colocar o livro aqui para deixar salvo nos lidos até hoje KKKKKKKKKK, lembro - me que gostei da história na época, talvez meu senso crítico tenha mudado, mas eu não pretendo reler por agora.

Elida Malheiros 11/02/2022

Imagina se mudar para uma cidadezinha do interior afim de recomeçar sua vida, mas a cada esquina, pessoas desconhecidas te chamarem pelo nome?
5 anos atrás, Cecilia sofreu um acidente de carro e toda a sua vida de antes foi apagada. Seus pais, ou as pessoas que se identificam assim, não parecem ser muito confiáveis. Mas quando toda a sua vida é extinta, em quem confiar?

Inácio entregou seu coração anos atrás a única mulher a quem já amou. Se casar com Cecília mesmo contra a vontade dos seus sogros foi a sua maior felicidade, principalmente após a descoberta da gravidez. 5 anos atrás após uma discussão banal, Cecília simplesmente sumiu da pequena cidade carregando a filha deles ainda no ventre, e desde então, Inácio é apenas a sombra do homem que um dia já foi. Mas agora ela está de volta, e afirma que não lembra de nada, muito menos da criança. Estaria ela mentindo, ou essa seria a pior piada que o destino poderia escrever?

Enredo perfeito pra uma novela mexicana hem? E logo eu, a doida pelo drama mexicano, não poderia deixar de conferir! Conhece aqueles protagonistas que poderiam resolver tudo numa conversa, mas que estão tão machucados, que preferem acreditar na própria verdade do que dar o braço a torcer? Aqui vamos ter uma chuva dessas situações. Inácio é um homem orgulhoso, e acredita que está sendo feito de palhaço na frente de toda a cidade, então ele luta com unhas e dentes contra o amor que sente por Cecília, mesmo que muitas vezes seu coração vença.

São tantos desencontros e mentiras separando esse casal, que fiquei igual a Nazaré Calculando pra saber o que as autoras iriam aprontar no próximo capítulo!
Tem fogo no parquinho? Lógico! Sem falar que a todo momento torci para que alguém cedesse nessa briga de egos e desse uma segunda chance a esse amor. O cenário de romance de fazenda dá o toque final, as autoras deram um show na ambientação.

Apesar de ser o livro 1, a história do casal tem conclusão ao final (e que final), eu não vejo a hora de conhecer a história dos próximos protagonistas. Certeza que não vou me decepcionar!

site: www.instagram.com/falandodoqueli

Li Lima 30/05/2020

Com uma narrativa bastante fluída,esse livro conta uma história incrível,cheia de segredos e recomeços. Os personagens são apaixonantes,inclusive os secundários e quando chegamos ao fim já ficamos ansiosos pelo próximo livro.

Lu@n@ 14/10/2020

História boa, mas vocabulário vulgar, hot demais entre os casais, como não gosto não entra para os meus preferidos

Bia 06/02/2017

Blog Just Breathe
Cecília sofreu um grave acidente, que a deixou em coma e perdeu completamente a memória, depois disso ela tenta reconstruir sua vida, do seu jeito, apesar de sua mãe querer coisas completamente diferentes para ela. Depois de formada Cecília e sua amiga, Mari, decidem se mudar para um lugar chamado Barra Bonita, para construírem seu próprio negócio, mas coisas estranhas acontecem nessa cidade, as pessoas começam a parar Cecília na rua dizendo que a conhece, até um homem chamado Inácio falando que é seu marido, apesar de não lembrar de nada, um sentimento parece surgir com esse encontro.

Inácio nunca mais foi o mesmo depois que Cecília, sua mulher grávida, foi embora, pulando de mulher para mulher, mas nunca fixando nenhuma na sua vida. Até que Cecília volta para a cidade, mas ela diz não se lembrar de nada, e de nenhum bebê, Inácio não sabe se confia nessa história, mas decide investigar e quem sabe tentar reconquistar sua amada.

Julie Lopo e Lilian Galdo são duas autoras que a um tempo eu queria conhecer, e com esse livro eu pude fazer isso de uma vez só.

Comecei a ler o livro muito tarde, tinha a intenção de ler só um capítulo, mas quando eu vi já era oito horas da manhã, e eu tinha terminado ele. A história é muito intensa, foi impossível, desde o início, eu não quer mais e mais, a cada termino de capítulo eu queria saber o que iria acontecer depois, eu sentia raiva, felicidade, tristeza e deixei algumas lágrimas caírem durante a leitura, foi um livro para ficar marcado.

Eu adorei a Cecília, apesar de não ter a memória, ela enfrenta algumas situações que muitas personagens nem tentariam, isso tornou ela mais forte aos meus olhos, e me fez gostar dela cada vez mais, e isso só foi crescendo no decorrer do livro, já Inácio eu demorei um pouco para gostar dele, muitas vezes que eu senti raiva durante o livro o motivo era ele, Inácio teve que batalhar um pouco para reconquistar a Cecília e me conquistar, mas no final tudo da certo, e é lindo vê esses dois finalmente juntos.

O romance é daqueles que tem de tudo, tem que preparar o coração para aguentar o livro, o meu muitas vezes foi posto a prova em vários momentos, eu tinha que para, respirar, e voltar para a história. Apesar de toda essa emoção o livro tem várias partes fofas, e super românticas que me fazia suspirar e simplesmente aproveitar.

Livro lindo, com muitas emoções, que apesar de tudo, a gente gosta. Além dos personagens principais muito bem escritos, os secundários também não deixam a desejar, temos a Mari, que é uma ótima melhor amiga, Alana, irmã de Inácio, e impossível não gostar dela, uma personagem bem marcante, e Diogo e Canoa, amigos de Inácio que também deixam sua marca no livro.

Indico esse livro a todos que gostam de um bom romance, vocês precisam conhecer esse livro, eu já posso marcar como um dos melhores do ano. Agora que eu já conheço o trabalho dessas autoras, com toda a certeza vou pesquisar muitos outros, e conhecer muito mais. E antes que eu me esqueça preciso dizer que quero muito a continuação, calma, a história de Cecília e Inácio termina aqui, mas muita coisa tem que ser contada sobre outros personagens.

site: http://follow-and-breath.blogspot.com.br/2017/02/resenha-memoria-do-coracao.html
Sarinha.Santana 29/03/2020minha estante
Vc ler por esse App??

Portal JuLund 11/11/2017

Memórias do Coração, Editora PL
“Não lembro ao certo quando a minha vida mudou, tudo o que eu sei é que, um dia, quando abri os olhos em um hospital, disseram-me que meu nome era Cecília Ávila. Não sei o quanto disso é verdade, não consigo me lembrar de nada do passado.”

Já imaginou ser um diário em branco? Não saber nem sua cor favorita… Bom Cecilia sofreu um acidente e não faz a minima ideia de quem é, o pior, a pouca história que tem formada em sua mente é a que os pais contaram. Pais esses que não lhe passam nenhum tipo de confiança.
Cecília resolve se libertar das amarras invisíveis e construir uma nova história. Recém formada em zootecnia, decide montar um consultório em outra cidade… tudo seria tranquilo se o destino não a fizesse escolher justamente a cidade onde seu passado esteve adormecido.

“(…) Agora só faltava encontrar o pedaço que faltava em mim. Eu só não sabia onde ele estava.(…)”

Inácio acredita que Cecilia fugiu…
Um tentando apagar o passado e o outro juntando pedaços. Ódio, amor, amizade, companheirismo e muita emoção.

“Preciso mudar de vida, e agora eu sabia exatamente do que eu precisava para começar essa mudança na minha vida. Ou melhor, do que, não. De quem.”

Quando você pensa ATÉ QUE ENFIM ESSE DOIS VÃO DEIXAR DE SER CABEÇA DURA, dai que o burro empaca de vez.
Teremos rainha e princesa do rodeio, o peão que monta os 8 segundos e ganha o rodeio, prova do tambor. Fora o mistério de porque Ceci sumiu do Céu Azul?

Resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/resenha-memorias-do-coracao-editora-pl

Renata 26/12/2017

Lindo!
Lembro que me interessei por este livro logo que foi anunciado seu lançamento, porque além dessa capa linda, a sinopse me instigou a querer conhecer esta história.

Este é o primeiro livro da Trilogia Céu Azul, e a história se passa na pequena cidade de Barra Bonita.

Neste livro temos como protagonistas Inácio e Cecília, e conhecemos alguns personagens que roubam a cena.

Inácio é um homem simples, que ajuda seu pai em sua fazenda, a Céu Azul. Mulherengo de carteirinha, ele tenta superar o abandono de sua esposa Cecília, que sumiu sem deixar rastros quando estava grávida da primeira filha do casal.

Cecília sofreu um acidente anos atrás que fez com que perdesse sua memória, e ela vive atormentada por sentir que há coisas importantes de seu passado a qual não consegue se lembrar. Recém formada em Zootecnia, ela se muda ao lado de sua amiga, Mari, para Barra Bonita para montarem seu próprio negócio por lá.

O livro começa com Cecília se preparando para se mudar para Barra Bonita, e a partir daí as autoras trabalham o reencontro dela com Inácio, nos mostrando alguns flashbacks do passado do casal.

Mas imaginem vocês chegar a um lugar estranho, onde todos parecem te conhecer e um homem (lindo de doer) vir dizendo que é seu marido! Imaginem a cabeça da Cecília como que fica com isso tudo! De início ela não vai entender nada, pois como pode ser casada e durante estes anos todos após o acidente não saber disso? Enquanto ela tenta entender toda a situação em que se encontra, seu coração vai lhe mostrando o caminho a seguir, já que esqueceu de seu passado, seu coração irá guiá-la. Enquanto isso, Inácio tenta lhe cobrar explicações de onde está a filha deles.
Cecília é uma personagem que se mostra forte, que tenta buscar sua história e aos poucos vai se aproximando daqueles que um dia amou.

Inácio é um cowboy de tirar o fôlego! Mesmo tendo seu coração quebrado, este homem do campo vive sua vida cercado de sua família e amigos.

O livro é narrado pelo casal de protagonistas, e juntos viverão cenas engraçadas, dramática e de tirar o fôlego.

Inácio tenta não confiar em Cecília, mas como não confiar e querer ficar perto da mulher que ama?
Conforme a história vai avançando vamos descobrindo que há muitos mistérios envolvendo a partida de Cecília.

Além dos cenários e personagens que encantam, as autoras ainda trazem ótimas músicas para embalarem esta história.

Amei este livro desde a primeira página! Não sei o porque levei tanto tempo pra iniciar esta leitura, mas sei que a cada página me vi lá em Barra Bonita assistindo de camarote a história de Cecília&Inácio.
Esta história cheia de mistérios conquista o coração faz com que nos apaixonemos e torçamos pelos protagonistas. As autoras estão de parabéns pela história tão envolvente que criaram!

Estou me preparando para em breve ler o segundo livro desta série: "Menina Veneno", que traz como protagonistas Alana e Canoa, que são irmã e melhor amigo de Inácio. Alana é super espevitada, e se já gostei dela aqui neste livro, não há dúvidas de quanto irei amá-la em seu próprio livro.

site: Visite o blog: https://wp.me/p38u52-6iU

Larissa 07/01/2018

Blog Por Livros Incríveis
Cecília não se lembra da sua vida antes de acordar em um hospital depois de um coma que durou um mês. Tentando seguir em frente, ela se formou em Zootecnia, mesmo contra a vontade de seus pais que a superprotegiam. Se sentindo sufocada ao extremo e incompleta, ela decide, junto com uma amiga, abrir uma clínica veterinária em uma cidade do interior de São Paulo e assim viver a sua vida da forma que desejar. Já Inácio nunca superou o fato de sua esposa ter ido embora do nada, ainda mais levando em seu ventre a sua amada filha. Desde então ele segue sua vida cuidando de sua fazenda e dormindo com todas as mulheres que o quiserem. Até que um dia ele avista Cecília depois de muitos anos e toda a angústia e a saudade que eles imaginavam estar enterrados voltam à tona.

Memórias do Coração foi uma leitura bem diferente do que eu esperava e que me manteve presa durante um dia inteiro, até a última das quase 400 páginas que contam a história do reencontro de Cecília e Inácio. Lilian e Julie capricham no enredo e criaram uma trama cheia de reviravoltas e descobertas que é impossível largar. Devo dizer que é o tipo de livro que vira e mexe faz o leitor derramar algumas lágrimas e como eu sou bem manteiga derretida, acabei derramando rios delas, principalmente no fim onde os acontecimentos são muito tocantes.

Dividido entre o ponto de vista de Inácio e de Cecília e com narrativa em primeira pessoa, a escrita das autoras, das quais eu já havida lido somente um conto da Julie Lopo (que você pode conferir aqui), é extremamente gostosa e suave, provocando uma leitura extremamente rápida e agradável. Perfeita pros dias ociosos em que tudo o que se quer é passar a tarde lendo um romance. Meu único ponto negativo é para o desfecho que apesar de lindo achei um pouco exagerado, me fazendo lembrar das icônicas novelas mexicanas onde tudo termina como um mar de rosas.

Inácio é o típico mocinho apaixonado e cabeça dura, que ora queremos consolar e ora queremos esganar. Já Cecília é uma protagonista...
Leia mais em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2017/11/resenha-sorteio-memorias-do-coracao.html

lominha_machado 09/03/2018

"Não lembro ao certo quando minha vida mudou, tudo o que sei é que, um dia, quando abri os olhos em um hospital, disseram-me que meu nome era Cecília Ávila. Não sei o quanto disso é verdade, não consigo me lembrar de nada do passado"

Memórias do Coração é um livro que despertou diversos sentimentos em mim, ele não é perfeito, mas eu o amei. É bem aquele clichê que amamos sabe? Tinha página que eu amava os personagens, outras eu ficava com tanta raiva que eu queria que eles saíssem da página para que eu enchesse eles de tapa, tinha hora que eu ficava com os olhos cheios de lágrimas e outras que eu dava muita risada. Gente esse livro foi uma montanha russa de sentimentos e sensações, mas ele me pegou de uma forma que eu não sei explicar. É clichê? Sim. É previsível? Sim. Mas também é arrebatador, você sabe o que vai acontecer (Pelo menos eu deduzi bem rápido tudo), mas em nenhum momento isso fez com que eu perdesse o interesse pela leitura.

"Acho que, antes de mais nada, vocês devem achar, no coração de vocês, uma forma de se perdoarem."

No livro conhecer a Cecilia, e de alguma forma eu já me apeguei a ele no início e conforme sua história era contada eu só queria proteger ela e ajudar ela a reconstruir sua vida. Só posso imaginar como perder a memória não é fácil, mas admirei como ela não se deixou levar por isso, ela não tinha passado, mas podia construir um futuro e simplesmente seguiu seu coração e foi atrás de seus sonhos e foi em busca de seu futuro que ela se deparou com seu passado. Acho que se eu chegasse em uma cidade, não lembrasse do meu passado, mas a cidade toda me conhece e me odeia, eu teria pego o primeiro ônibus para longe. Mas eu não sou Ceci né? E ela ficou, como a mulher forte e determinada que é descobriu sobre seu passado, voltou a ter suas memórias aos poucos e mesmo com todas descobertas ela não desistiu. Admito muito ela, de verdade. Já Inácio não me fez cair de amores desde as primeiras linhas... Mas conforme o conheci, vi o homem maravilhoso que é e que suas atitudes eram simplesmente por ele estar com o coração completamente partido. Ambos personagens são maravilhosos, e a química dos dois é notável desde o princípio. Os personagens secundários são um show a parte, cai de amores por Alana, por Mari, por toda família deles. Sério as autoras conseguiram criar personagens secundários tão marcantes, que tem um momento em que você aceita que a Ceci e Inácio reconstruam a vida deles até com outras pessoas, pois as outras pessoas são igualmente maravilhosas e você quer que todo mundo seja feliz.

"Eu queria que o Antônio fosse feliz, mas era pedir demais que ele fosse feliz comigo?"

O enredo é bem elaborado, cativante e te prende, mas como disse no inicio é um pouco previsível, quem costuma ler bastante pode deduzir o que acontece conforme a história se desenrola, mas ao mesmo tempo que é previsível, temos pequenas surpresas que te fazem esquecer que você havia deduzido certas partes. Para mim o que mais me prendeu acho que não foi a história em si, mas o sentimento dos personagens. É aquele livro que os personagens te ensinam sobre o amor verdadeiro de uma forma tão real que se você não acredita em amor, passa a acreditar com toda certeza. O livro trás capítulos intercalados de ambos personagens (Inácio e Cecília), e isso faz toda a diferença pois é o que nos conecta com ambos e nos faz entender os dois lados da história e como tudo os afetou de forma diferentes, mas também nos da um pouco de raiva as vezes, pois nós temos a visão geral e é claro que os dois se amam, então eles dão um passo para frente e dois para trás e você começa a ficar com raiva, e pensa “como eles não conseguem ver isso?”, dai você lembra que você sabe o que os dois sentem, mas eles não sabem e você está tão envolvido emocionalmente que começa a sofrer com eles.

"(…) Agora só faltava encontrar o pedaço que faltava em mim. Eu só não sabia onde ele estava.(…)"

A diagramação do livro está ótima, adorei os detalhes de flores nos inícios dos capítulos. A capa é simples, mas é muito bonita e diz muito sobre a história. As autoras Julie Lopo e Lilian Galdo eu não conhecia, mas senti que elas tem uma ótima sintonia e que mantiveram a coerência e desenvolvimento da história, e você nem sente que é escrito por duas pessoas. Só achei um errinho de digitação, mas isso não mudou e não é um erro que nos faz se perder na história (talvez você nem perceba), e achei um pouco estranho o valor do boi no leilão, meu pai tinha uma fazenda e eu me lembro que os bois eram um pouco mais caros, mas até ai talvez eu apenas esteja desatualizada nessa questão né? E também não é nada que interfira na história e que mude alguma coisa. Continua sendo um livro maravilhoso.

"E não consigo deixar de amá-la. Não há nada que ela possa fazer ou dizer que diminua o que sinto por ela. Porque eu amor está lá, firme, forte e ardente, da mesma forma que estava no dia que dissemos nosso sim."

Enfim, amei passar algum tempo em meio a cavalos, bois, fazendas, rodeios. Esse livro trás um sentimento tão gostoso em seu leitura, não sei exatamente o que é, mas é um livro cheio de amor, esperança, superação, e acho que isso aquece nosso coração. É uma leitura leve, empolgante, descontraída e emocionante. Indico esse livro para todos que gostam de romance, para todos que gostam daqueles clichês que nos surpreendem. Julie Lopo e Lilian Galdo ganharam uma fã, e eu já estou super ansiosa para o próximo livro da Trilogia que vai contar a história da Alana, e a Alana é simplesmente minha personagem favorita ♥

"- Do que você se lembrou?
Ela dá um sorriso misterioso.
- De várias coisas. Momentos nossos, Antônio! Nós nos amávamos tanto... Não entendo como pude esquecer esse sentimento antes."

site: http://www.dreamsandbooks.com/2017/11/resenha-memorias-do-coracao.html

Lina DC 16/05/2019

"Memórias do coração" é narrado em primeira pessoa pelos protagonistas Cecília Ávila e Inácio. Com capítulos alternando entre os dois personagens, a história gira em torno de um amor esquecido. Cinco anos antes, Cecília sofreu um acidente e perdeu a memória. Sem saber sobre o seu passado, ela recomeça a sua vida e se forma em zootecnia e junto com sua melhor amiga Marília (a Mari), ela decide mudar-se para o interior de São Paulo, mais especificamente para Barra Bonita, onde esperar conseguir trabalhar com os animais das fazendas locais.

Imaginem a surpresa da protagonista ao ser reconhecida por inúmeras pessoas e ainda é hostilizada por um peão irritado.

Inácio não acredita na cara de pau de Cecília ao retornar à Barra Bonita e alegar que não se lembra de nada nem ninguém. Para ele, o mais importante é conseguir as respostas que esperou por cinco longo anos. Ele já superou Cecília, inclusive está saindo com outra pessoa. É isso que ele repete constantemente desde que reencontrou seu grande amor. Mas até que ponto essa afirmação é verdadeira?

É possível perceber que o livro é um romance que trata de encontros e desencontros e que traz personagens humanizados e cheios de falhas, que conquistam os leitores por conta do seu carisma.

"Seria necessário que conversássemos. Só encontraríamos paz quando tivéssemos perdão." (p. 197)

O enredo desenvolve muito bem, a escrita é fluída e os diálogos são diretos e cheios de bom-humor em alguns momentos.

O início do livro é um pouco abrupto, pois Cecília conta rapidamente o que aconteceu e logo em seguida fala sobre a mudança para Barra Bonita. Seria interessante que os últimos cinco anos de sua vida fossem um pouco mais desenvolvidos, para que os leitores tivessem a oportunidade de compreender melhor a vida da protagonista e quem ela se tornou.

Além do casal de protagonista, temos todo um núcleo familiar que rodeia o casal: os pais de Inácio, Magno e Fátima; sua espevitada irmã Alana, os melhores amigos de Inácio, Diogo e Canoa e é claro, a Mari, que dá apoio incondicional à Cecília.

"E por que esse Inácio parecia ser tão importante para mim?" (p. 65)