Infinito Reflexo - Um Palácio Para Hamid

Infinito Reflexo - Um Palácio Para Hamid Cris de Ávila

Resenhas - Infinito Reflexo - Um Palácio Para Hamid

Poesia na Alma 22/06/2016

É o tipo de obra que nos faz viajar de maneira poética e filosófica.
O livro Infinito Reflexo: Um palácio para Hamid, de Cris de Ávila, com ilustrações de Leonardo Guidugli, Editora Empíreo, é o tipo de obra que nos faz viajar de maneira poética e filosófica.

Hamid, um vendedor de canetas artesanais, é uma criança que vive na Índia, ‘país onde a vaca é sagrada’, e que todos os dias, num ritual quase sagrado, vai ao encontro dos turistas curiosos e ávidos pela misteriosa Índia.

“Havia chegado a grande hora do dia! Hamid saca da mochila sua caneta e seu caderno de ‘orelhas’, com folhas manchadas pelas mãos sujas. Dono de uma escrita caprichosa e desenhos coloridos, ele caminha em direção a um dos turistas. Desta vez a escolhida era uma mulher alemã, de pele muito clara, loira, cabelo curto e olhos claros. Bombardeada de perguntas entusiasmadas, Magda retribuía com sorrisos e respostas sinceras (...)”

Ao que parece, Hamid é um encantador de pessoas, e entre perguntas e encantamentos, ele se transporta ultrapassando as fronteiras da imaginação, conhece povos e línguas distintas. Anota tudo em seu caderno. Cada pessoa, ou turista, uma experiência única, mágica, intransferível.

“Dia após dia, passo após passo, diários após diários, Hamid estava prestes a dar a volta ao mundo. Sua mente e seu diário já haviam passado por lugares como Moscou, Londres, Berlim, Istambul, Hong Kong, Los Angeles, Chicago, Marrakech, Milão, Cairo, Xangai, Caracas, Cidade do México, fantasiando imagens e experimentando diversas línguas aprendidas, mas ele não imaginava a surpresa que estava por vir. ”

Hamid representa aquilo que, às vezes, penso que a humanidade está perdendo, a afetividade pela linguagem, o simples dom de ouvir e falar, transmitindo conhecimentos, trocando conhecimentos. E é justamente pela afetividade que ele terá uma bela surpresa ao conhecer uma menininha de cinco anos.

O enredo juntamente com as ilustrações revela o sensorial da obra. Que desvela o quanto o leitor também pode ser Hamid.

Nas últimas páginas, a autora revela como foi o encontro dela com Hamid, porém, o impacto da leitura ao me transportar para mundos além do horizonte, fez com que eu lesse esse relato no dia anterior. Eu queria ficar, por algumas horas, com o meu próprio Hamid, com a minha experiência intransferível. Quase um segredo.

A literatura é infantil, mas não tenho dúvidas que os adultos mais sensíveis poderão ser contemplados por cada palavra e ilustração desse que foi, para mim, um livro mágico.

Por Lilian Farias

Número de Páginas: 55
Ano de Lançamento: 2016
ISBN-13: 9788567191188
Editora: Empíreo

Oi gente que ama livros, hoje eu venho com a resenha do 50º livro lido em 2016 e foi Infinito Reflexo (Cris Ávila E Leonardo Guidugli). Este livro chegou para mim através da parceria coma Editora Empíreo e assim que o livro saiu do envelope, já me apaixonei perdidamente por ele.

O livro é um traz um conto sobre um garoto indiano de 12 anos que vive em Jaipur e vende canetas artesanais para os turistas. Hamid é um garoto que poderia simplesmente informar os turistas sobre a região e os melhores destinos para que cada um aproveitasse ao máximo sua estada em seu país, mas ele não perde a oportunidade e aproveita o fato de interagir com pessoas de todos os lugares e consegue extrair de cada um, o pouquinho que cada ser humano tem para dar. Assim, ele dentro da sua imaginação, se transporta para os lugares mais maravilhosos do mundo, fala os mais diferentes idiomas e conhece todas as culturas que o alcançam.

O livro além da história linda e inocente, traz ilustrações dignas de ser admiradas por um longo tempo. O traço do ilustrador não apenas preencheu páginas, mas me levou aos lugares onde Hamid ia em sua imaginação e com cores e desenhos muito bonitos, conseguiu me carregar também para suas aventuras.

A experiência de leitura se tornou ainda mais intensa para mim, porque li o livro duas vezes. Uma vez, uma pouco desavisada sobre o encanto que me alcançaria e, a outra vez, li com o meu filho, assistindo o efeito que as aventuras e ingenuidade de Hamid fariam sobre ele. Meu filho leu, comentou, elogiou e ao final da história, leu o livro novamente, como se não quisesse perder a magia que a escrita poética da autora e a arte sensível do ilustrador, tiveram sobre ele.

Eu amo descrições de viagens e fotografias dos lugares visitados, mas a autora nos fala de sua viagem de uma forma diferenciada e nem por isso, deixei de ver e sentir o lugar que ela visitou.

O livro é pequeno e de uma leitura rápida, porém, é para ser degustado, vivenciado e sobretudo, apreciado com o coração aberto para uma experiência que vai muito além da leitura.

Adorei!!!

site: http://meuamorpeloslivros.blogspot.com.br/2016/06/infinito-reflexo-cris-avila-e-leonardo.html

Kamila 10/07/2016

Infinito Reflexo, que tem como subtítulo "Um palácio para Hamid", conta a história real da viagem da autora Cris de Ávila à Índia, onde conheceu um garoto que ela chama de Hamid (porque ela esqueceu de perguntar o nome do garoto). Hamid não é um menino qualquer. Com seu caderno surrado e cheio de orelhas, ele aborda os turistas na porta do Palácio dos Espelhos.

Hamid vende canetas artesanais, mas não é por isso que aborda os turistas. Ele quer conhecer cada país de onde veio cada um daqueles turistas. Ele resolve conversar com uma mulher loira. Seu nome é Magda, ela é de Berlim e em seu país o beisebol não é famoso, mas são tetracampeões de futebol. E assim, Hamid vai desenhando a Alemanha em seu caderno surrado e cheio de orelhas. O detalhe é que Magda respondeu todas as perguntas do menino em alemão, o que não seria surpreendente, se o menino falasse alemão, o que não é o caso.

Vou parar por aqui para não soltar mais da história. O livro é forrado de ilustrações. O ilustrador é o Leonardo Guidugli, que tem um traço incrível e conseguiu transmitir bem com seus desenhos o que a Cris queria dizer. O livro tem uma escrita bem gostosa, de fácil compreensão e é impossível não querer contar sua história pro Hamid.

Se a escrita e as ilustrações são lindas, o que dizer do trabalho da Empíreo? Revisão, edição e a capa dura estão impecáveis. O único ponto negativo é até inusitado: o cheiro do livro. Não é cheiro de livro novo, o cheiro do papel usado é ruim, não sei explicar, dá um pouco de dor de cabeça e enjoo (principalmente se você ler no transporte coletivo). Mas tirando isso, o livro deve ser lido sim.

Ah, e a renda obtida com os direitos autorais desse livro vai para o projeto "Save the Childrood Movement" (salve o movimento da infância, em português), da Bachpan Bachao Andolan, cujo objetivo é salvar as pessoas do trabalho escravo e exploração infantil. Até hoje, o movimento salvou mais de 80 mil pessoas da degradação humana. Clique aqui para conhecer a BBA. Portanto leiam, é um livro lindo que toda a família vai adorar!

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2016/07/resenha-infinito-reflexo-um-palacio.html

LOHS 22/12/2016

#LOHS: Bel - A que não foi boba
Hoje eu trago pra vocês uma leitura um pouco diferente — e bem menos convencional, diga-se de passagem.

Esse não é um livro longo, e, honestamente, não é um livro que eu compraria se o visse em disposição nas livrarias. É uma pena, mas graças ao envio da Empíreo é que pude perceber que erro bobo seria não lê-lo.

O livro conta a história de um garoto, chamado Hamid, que mora na Índia. Todos os dias, ele acorda, coloca suas roupas, arruma seu caderninho e vai ao encontro dos turistas de todos os lugares do mundo, para conhecer um pouco de sua cultura. Um dia, Hamid é convidado por uma garotinha e sua mãe a visitar o Palácio dos Espelhos.

A história é extremamente simples, mas é tão sensível que me pergunto por que esse livro não existia quando eu tinha doze anos. Com certeza teria lido e guardado comigo até depois dos vinte, como fiz com tantos outros livros infantis que me trazem boas memórias.

Um dos pontos mais positivos para mim foi a escrita da autora, que, apesar de alguns poucos problemas, não subestima o público infantil e também não chega a ser difícil; ela considera os leitores mirins, mas não os trata como se fossem incapazes de ler sozinhos. A história é baseada no encontro que a autora teve com uma criança, quando viajou para a Índia. Hamid é baseado nesse garotinho, que queria ser um guia turístico e perguntava para os visitantes descrições de seus países e aprendia com eles algumas palavras em outros idiomas.

Outra qualidade são os desenhos: são ilustrações maravilhosas, tão pouco convencionais como o próprio livro. O ilustrador, Leonardo Guidugli, teve todo um cuidado em expandir a história com suas imagens, sempre mantendo algo de verossímil na fantasia. Berlim, Nova Iorque, Rio de Janeiro, todos os lugares gravados foram lindamente representados, dando uma finalização muito boa à edição capa dura.

Como disse, a história é simples e não é longa, mas gosto de pensar que o mercado tem tão cuidado e zelo com edições infantis, trazendo histórias novas, tocantes e importantes como a de Hamid: aprender sobre novas culturas e ter uma visão de mundo expandida pela simples curiosidade de uma criança me parecem uma ótima maneira de fazer os pequenos ingressarem no mundo da leitura.

Recomendo para todas as crianças, as de 12, as de 22 e até as de 52 anos. Acho que ainda há muito o que aprender com livros como esse, e muito que pode ser ensinado a partir deles.

site: http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/2016/07/infinito-reflexo-um-palacio-para-hamid.html

Allexia.Machado 13/02/2023

Que conto lindo!! É curtinho, mas passa uma mensagem maravilhosa, de como às vezes não enxergamos a beleza que está tão perto de nós ??