Todos os Mentirosos

Todos os Mentirosos Lucas Mota

Resenhas - Todos os Mentirosos

Dessa (Louca dos livros) 18/08/2016

Comecei o livro sem nenhuma expectativa além da sinopse interessante. Mas o desenvolvimento me deixou muito curiosa. O protagonista é extremista, daqueles que te deixa com raiva, e você fica torcendo pra que a vida faça ele aprender algumas coisas! Hahaha
Consegui sentir algumas influências das quais o próprio autor comenta nos agradecimentos (antes de ler ali!), e isso foi bem legal.
Ah, e adorei o final, gosto de finais desse tipo!
Recomendo muito a leitura!

Hebert Braz 10/01/2020

Insosso
Esse foi o primeiro livro do meu projeto Leitura Independente que comecei esse ano. Infelizmente, não curti muito esse livro.
A ideia da trama é realmente muito boa, uma rapaz com o poder de fazer qualquer um a sua volta ser sincero, desde que ele mesmo o seja. Então, cansado da rotina maçante, ele resolve fazer o "bem" e desmascarar um famoso político da cidade.
A impressão que eu tive durante toda a leitura foi que o autor reuniu vários ingredientes para um prato incrível, mas só jogou tudo na panela, misturou e serviu, sem temperar absolutamente nada.
Os personagens são rasos, mal desenvolvidos, e só são inseridos na trama para o protagonista poder dar seus chiliques, que aliás, são muito infantis e forçados. Sério, os personagens secundários vivem cruzando o caminho do protagonista nos momentos mais convenientes pra ele, por exemplo, a Carla. Gente, essa menina não faz outra coisa a não ser chorar e ficar implorando pro namorado. Além disso, o romance deles é algo do tipo "não quero nada com ninguém, mas olha só, encontrei o amor da minha vida aqui no bar aleatoriamente, então vamos morar junto a partir do próximo capítulo".
O drama entre o Léo e os pais também foi construído de forma bem simplista, sem carga dramática alguma. Ele simplesmente repudia a mãe o livro todo. E, aparentemente, a única coisa que a mãe dele faz da vida é ligar pro filho e aparecer de táxi na porta dele.
A motivação do protagonista é muito mal fundada, justamente por ser baseada em um "trauma" familiar que não convenceu, e só fica pior quando a gente chega no final e descobre que, na real, era só o Léo dando pitaco na vida alheia mesmo.
Agora, sobre a trama principal, todo o arco da investigação política, esse foi no mínimo interessante, mas muito enrolado. Eu entendi que o autor quis provar um ponto sobre fanatismo político, mas precisava fazer isso da forma mais simples possível? Dois partidos, o azul e o vermelho. Dois colegas de trabalho que vivem debatendo entre si e, é claro, ambos hipócritas.
A parte final, do conflito direto entre o Léo e o vereador, foi bem anticlimática. Umas perseguições nada a ver, muito cara de filme blockbuster holllywoodiano, sendo que o Léo é um zé ninguém a história toda, e no fim ele estava quase um Jason Bourne.
Enfim, não achei a história de toda ruim, tanto que dei duas estrelas. Tinha muito potencial, mas o autor só construiu a linha narrativa do protagonista e deu zero profundidade para todos os outros personagens, o que tornou a trama simplória e mal construída.

Gustavo 01/08/2016

Resenha Todos os Mentirosos
Eu achei muito bom o livro! Quer os detalhes? Visita o link aí embaixo 😉

site: http://oescritorrandomico.blogspot.com/2016/08/resenha-todos-os-mentirosos.html

Ileana Dafne 04/11/2016

Esse livro é pequeno e sua leitura é bastante rápida já que a escrita do autor é bastante concisa e fluida.
Leo, o protagonista e narrador da história, é um rapaz que odeia mentiras, independente do que motive a mentira, para ele nada justifica a não utilização da verdade.
Ele trabalha numa agência de publicidade e odeia ter que inventar mentiras para vender os produtos. Quando de repente ele decide que irá investigar o que está acontecendo na política local, já que existe muitas mentiras e engodos nesse meio.
Ele então usa seu poder para fazer com que um assessor de um dos grandes políticos confessar o envolvimento desse politico com um esquema criminoso. Com isso Leo é convidado para fazer entrevistas num canal de TV e com isso ele acaba se envolvendo cada vez mais em algo que foge ao seu alcance e compreensão.
Leo, então, se afunda mais e mais no seu desejo de descobrir a verdade e acaba não percebendo o que de fato está acontecendo na sua vida e na dos que o cercam.
E não gostei nadinha do Leo, ele é muito extremista e exagerado, como fiquei com raiva de algumas atitudes dele... Cheguei a desejar seu sofrimento pra quem sabe ele acabasse aprendendo a ver as coisas de forma mais relativa.
Contudo a forma como o Lucas desenvolve sua história é muito legal e faz com que você queira saber no que acabará acontecendo após as ações do Leo. Eu fiquei presa na história até o fim. E que final!! Acredito que compensa toda a raiva que eu tive durante a leitura e me surpreendeu bastante.
Recomendo esse livro a todos, principalmente quem gosta de uma história que lhe faça refletir.

site: http://www.livroseflores.com/2016/11/resenha-todos-os-mentirosos-lucas-mota.html

Kelvin.Raffael 08/12/2016

Trama envolvente
Um livro realmente muito bom. No começo te deixa curioso sobre o que o protagonista irá fazer com o poder que ele tem, pois é um poder que promete, e o livro não decepciona. Cada página do livro literalmente te empurra para a próxima e no final não consegui parar de ler enquanto não tinha acabado!

Carol Vidal 31/07/2017

Instigante
Esse foi um livro que li muito rápido, tamanho o envolvimento que tive com a história. O autor me fez refletir sobre diversas questões em torno desse mote da verdade, tais como a capacidade do perdão e a autonomia de cada.um. É uma obra muito atual e que merece a atenção dos leitores!

Farrel 07/08/2018

Instigante
Adorei o livro como um todo. Uma ideia trabalhada de forma direta e objetiva e real e pé no chão, mesmo com um pequeno toque fantasioso. Talvez dois.

As relações entre os personagens são ótimas. Eles têm profundidade. Tantas versões antes de alcançar a final refletem o trabalho. A obra ficou excelente.

Não li o último trecho, exceto a carta. Achei que o abruptamento final seria mais interessante sem as suposições finais do narrador. Acho que o fim poderia ser apenas no abruptamento mesmo.

Letícia Black 11/02/2020

Caraca
Fevereiro:
(4) Todos mentirosos - Lucas Mota

Que livro, senhoras e senhores. Diálogo político forte e muito inteligente, personagens bem construídos e desenvoltura impecável da história. Impressionada com a falta de espaço desse autor no cenário nacional.
Nada além de 5 estrelas https://t.co/ZXcsGTernU

Eduh 15/03/2018

fantasioso, simples e objetivo
Com uma pegada de leitura simples, a proposta e viajar por um drama policial, com uma pitada de fantasia, pois as coisas acontece de forma rápida e fantasiosa ao mesmo tempo. Vale ressaltar o final do livro, e as linhas dramáticas que ele segue, desta forma vc se importa com o personagem e com quem o cerca. Com o plot bem elaborado no fim, recomendo a leitura.

Bianca 06/03/2020

A redenção do edgelord
O livro é muito interessante, especialmente em demonstrar como os extremos são problemáticos. A personagem principal está o tempo todo apontando esses extremos nos outros e se incomodando quando alguém aponta nele. É uma representação quase poética do edgelord que acha que todos os problemas estão ao redor da sua pessoa imaculada e vítima de uma sociedade maligna e opressora, que se recusa em todos os níveis a ser digna como o dito cujo quer que ela seja.
Para além disso, problemas sociais sérios e complexos - que orbitam especialmente a questão política - são representados, ainda que pela ótica distorcida do narrador, essa personagem principal tão problemática. Os momentos em que a questão é trazida com uma naturalidade sutil - como grande parte das questões que envolvem a Carla e situações de machismo - são ainda mais impressionantes.
Minha única crítica é que parece que a história se atropela. Não em si mesma, mas na velocidade da narrativa. Leo é tão dramático e aumenta tanto todos os acontecimentos que, quando as coisas começam de fato a ficar dramáticas, você já está um pouco dessensibilizado, e o ritmo rápido da narrativa acaba atrapalhando a sua capacidade, enquanto leitor, de se conectar com as personagens.

Garcia 22/04/2020

“Observar o mundo e perceber que quase tudo foi construído baseado em alguma mentira não é nenhum segredo filosófico, qualquer um que pare de viver no automático por um dia pode chegar a essa conclusão.”

Leo odeia mentiras. Desde pequeno sempre contou a verdade, mesmo que ela doesse aos seus amigos e familiares. Na vida adulta, percebe que as mentiras são importantes em uma sociedade, porém, isso traz a ele a percepção de que seu ideal de vida não pode ser aplicado aos outros. Certo dia descobre possuir a capacidade de fazer qualquer um dizer a verdade, independente da pessoa querer ou não. O poder, a princípio, é usado em alguns amigos, não trazendo consequências graves. Porém, tudo muda quando o “controle mental” é usado em pessoas importantes da cidade.
Leonardo é um personagem desagradável, julga-se o dono da razão e se acha melhor do que os outros por não mentir. Leva uma vida pacata editando vídeos em uma produtora e tendo um caso com sua chefe. Quando descobre que pode forçar as pessoas a falar a verdade, entra num estado mental alucinado acreditando que sua filosofia deve ser imposta a todos e que as verdades da cidade devem ser mostradas. Inicialmente consegue uma declaração bombástica de uma pessoa importante na política, porém, ao remexer nos podres de pessoas importantes, depara-se com a retaliação da população e os confrontos entre os dois maiores partidos políticos da região.
A escrita de Lucas Mota deixa o leitor com sentimentos conflitantes em relação ao personagem principal. Enquanto acompanhamos a trajetória de Leo buscando a afirmação de sua convicção, nos deparamos com personagens muito mais fáceis de se identificar como seu pai e o interesse romântico do rapaz, dando um equilíbrio no texto e trazendo a parte racional da história. Os últimos capítulos são narrados em um ritmo rápido e a conclusão da narrativa possui um gosto agridoce. Definitivamente um autor para se prestar atenção. 4/5.

Para mais resenhas, acesse meu instagram. Link abaixo.

site: https://www.instagram.com/p/B_TCWU4A11C/

Alex.Santos 12/01/2023

Léo descobre que tem um dom ou uma habilidade, que consiste em fazer qualquer pessoa dizer a verdade quando ele deseja ou seja quando ele aciona um "mecanismo" na cabeça dele a pessoa não consegue mentir e fala sempre a verdade mesmo contra sua vontade.
Na cidade em que ele mora há um escândalo envolvendo um Vereador com um esquema de corrupção com merenda escolar então ele decide usar seu dom para desmascarar esse vereador a partir daí vc não consegue parar de ler.