Por Que Gritamos Golpe?

Por Que Gritamos Golpe? Laerte Coutinho...

Resenhas - Por Que Gritamos Golpe?

Mari.Donatilio 30/07/2023

É um livro político, nada a declarar. Gosto de aprender a história e ele descreve um lado dos fatos que vivemos

JoAo.Nhan 11/04/2023

Um 4 Que Merece 5
O livro explica o golpe baseado em uma coletânea de vários textos de diversos professores, políticos, jornalistas e juristas, escritos no momento do golpe de 2016. Ele explica cada detalhe do golpe e o futuro (passado) do governo Temer, e errado é quem acha que isso é um livro propaganda do PT, o livro ressalta todos os erros dos governos petista mas sempre deixando claro que oq aconteceu com a Dilma foi um golpe. Me dói muito saber que após esse livro veio o Bolsonaro e piorou muito mais as coisas.

Não dou cinco por conta da leitura atrasada, mas se tivesse lido loga após o golpe com certeza daria 5.

matt 02/04/2023

Interessante !
Juro mto massa poder ver e enxergar uma perspectiva completamente nova e tipo apesar de eu já saber de mta coisa é diferente ver pessoas q sabem doq tao falando ne

Charleees 27/03/2023

Por que gritamos Golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil - Sem dúvidas um livro necessário para o momento que estamos vivendo no país, são textos de intelectuais, jornalistas, estudantes, militantes políticos e lutadores democráticos como Ciro Gomes, Djamila Ribeiro, Roberto Requião, Ruy Braga que explicam detalhadamente todo o processo que envolveu e envolve o Golpe parlamentar do Brasil em 2016.
Minha única crítica é com respeito a linguagem, uma pessoa que não esteja a par de assuntos políticos e por dentro de alguns cenários do país pouco ou nada entenderá do conteúdo do livro, mas é sem dúvidas um livro maravilhoso.
Ah, a cartunista Laerte Coutinho também está no livro com suas charges sempre críticas e bem elaboradas.

* Resenha editada em Março 2017

willianrassis 16/03/2023

Ler ?Por Que Gritamos Golpe?? foi uma missão necessária para que eu começasse a entender o contexto político de um dos momentos mais complicados que já presenciei. Há muito tempo tinha vontade de ler algo relacionado à política, mas sempre tive um pé atrás por conta da linguagem que, muitas vezes é complicada.
Assim, resolvi me arriscar com esse livro, uma coletânea de artigos de diversas áreas que tenta explicar e entender como se articulou o golpe que a presidenta Dilma sofreu ? sob o nome de impeachment ? e quais seriam as possíveis consequências de tais atos.
Não sei dizer se foi o período em que mais o li ? à noite ? ou outra questão relacionada a mim, mas encontrei dificuldades para ter constância na leitura desta obra. Em poucos minutos, ficava com muito sono ou me perdia em relação ao que estava lendo. Eu tenho a hipótese que isso pode ter acontecido por causa da falta de frequência na qual eu leio textos mais densos. Um livro de 176 páginas, que eu leria em poucos dias, acabou me acompanhando por mais de duas semanas. No entanto, preciso ir me acostumando com esse tipo de leitura caso eu queira me dar bem na universidade.
Apesar disso, tiveram alguns artigos que eu gostei muito e, caso pudesse, tatuaria na minha pele. Os escritos pelo André Singer, Marilena Chaui, Roberto Requião, Juca Ferreira e Guilherme Boulos foram os meus favoritos, com destaque para o terceiro, que disse ?Ontem, condenados pelos desses coloniais e, hoje, amaldiçoados pelos deuses globais, o deus do mercado, a carregar sem descanso o fardo do subdesenvolvimento, da dependência, do atraso?.
Logo, ?Por Que Gritamos Golpe?? se tornou um ótimo caminho de entrada para as minhas leituras políticas, apesar de ter sido uma experiência densa. Além disso, pretendo ler futuramente, os outros livros da saga ?Tinta Vermelha?.

Breno.GAmez 11/12/2022

Livro fantástico que nos faz pensar sobre como se deu, por onde começou, quem foram os atores e demais indivíduos e coletivos associados ao golpe sofrido por Dilma Rousseff em 2016. Escrito de forma clara e bastante didática, é um livro importante para qualquer um que queira realmente entender "por que gritamos golpe"

Maapaes 14/10/2022

São vários pontos do que foi o tumulto político no Brasil em 2016. Achei muito bom, fácil de entender, curtinho e (na medida do possível) leve.

Laianny Almeida 04/07/2022

É golpe!
Uma junção de textos e autores interessante que explicam e exemplificam o golpe de 2016 que teve início em junho de 2013

Recomendo a leitura

Milenia 12/10/2021

É um bom panorama das impressões do cenário político de 2016 quanto ao processo de impeachment e os desdobramentos da sucessão de Temer. É interessante o compilado de textos de diversos autores pois aborda diversas temáticas ou áreas que sofreram direta influência dos acontecimentos.

Beatriz.Costa 13/09/2021

Livro ruim falando sobre um tema importante
Demorei muuuuuito pra terminar, sendo que o livro é pequeno. Ele realmente não me prendeu.
Cada capítulo do livro foi escrito por um autor diferente, então o que acontece é que várias pessoas falaram sobre o mesmo assunto de formas diferentes.
Alguns textos eram muito bons e outros? só Jesus! Alguns deles pareciam discursos políticos.
Não acredito que seja um leitura que valha a pena. Existem livros melhores que abordam sobre o mesmo assunto.

nmstoppa 08/08/2021

Livro bastante educativo, me deu mais embasamento para um assunto que eu acreditava e não tinha bagagem para discutir sobre. Recomendo bastante. E com isso:

FORA BOLSONARO!

13/06/2021

Ótimo tema!
Foi uma leitura que demorei muito pra terminar,por não ser o meu tipo favorito. Mas enfim,persisti e valeu muito a pena. A linguagem é bem tranquila,mais o tema que é bem específico de política mesmo. Tem que gostar para ter o prazer pela leitura.

Sara277 06/06/2021

Por que gritamos golpe?
Uma leitura para relembrar fatos ocorridos na história da política brasileira em uma perspectiva de esquerda. Recomendo para quem busca informações à respeito.

Rafaela.Cruz 23/04/2021

Foi mesmo um golpe?
Esse livro serve para que tenhamos base ao discutir com alguém que tenta deslegitimar o golpe sofrido pela ex-presidente. O livro nos faz andar pelos caminhos tortuosos do impeachment. É preciso estar atento ao rumo político que o nosso país vem tomando. Não dá mais pra ser omisso diante de um governo que tenta nos privar da liberdade. A democracia deve ser respeitada, independente do lado político que você habita.

Felibalex 20/04/2021

Vale a pena descobrir porque gritamos golpe
Como toda coletânea, existem bons textos e existem textos ruins, mas o que não muda o fato de que o assunto abordado é bem interessante. Alguns autores parece que estão escrevendo para o seu ego e não fazem questão de conversar com as massas, enquanto outros conversam como se estivessem do teu lado com a maior paciência do mundo. Esses autores ególotras acabam se passando e tornando a leitura de seu texto, chata. O assunto é importante e a leitura permanece atual. Vale a pena ler e entender um pouco a crise que aconteceu. Recomendo.