A Mamãe é Rock Ana Cardoso

Resenhas - A Mamãe é Rock

Sofia Trindade 15/09/2016

A Mamãe é Rock é um livro de crônicas de Ana Cardoso, que tem como proposta mostrar um pouco do cotidiano real de uma mãe. Ana é muito direta e realista em suas palavras e não se preocupa em mostrar algumas realidades que estão muito presente no cotidiano de uma mãe.

Por ser um livro puxado mais para o lado das mamães acreditei que não iria gostar das histórias de Ana e que a leitura não traria nenhum aprendizado para mim. Acabou que fui enganada e logo nas primeiras páginas fui conquistada pelos relatos engraçados e extrovertidos da autora.

Pude me lembrar várias vezes das coisas que minha mãe sempre me diz, principalmente daquela frase: quando você ser mãe vai entender. Nem precisei ser mãe para compreender as crônicas e ver que realmente minha mãe está certa na maioria das coisas que me diz. Talvez para aproveitar melhor a leitura não precisa nem ser mãe e sim filha, pois parte das crônicas acabam envolvendo Aurora e Anita, filhas de Ana.

Mais que recomendo o livro para todos. A Mamãe é Rock se tornou um livro inspirador, com lições reais e assuntos reais que precisam ser mais comentados e menos "floreados" no nosso meio. Vou levar Ana e sua obra como um exemplo a ser seguido (e claro que os conselhos da minha mãmãe também vão ser incluídos haha).

site: http://formula-amor.blogspot.com.br/2016/09/resenha-mamae-e-rock.html

Tamires 27/07/2016

A Mamãe é Rock!
Conheci as crônicas do Piangers há pouco tempo, mais precisamente no episódio em que ele e as suas filhas, Anita e Aurora, estiveram no programa Encontro com Fátima Bernardes. Na ocasião, a pequena feminista Anita falou sobre o machismo que é não ter fraldário nos banheiros masculinos, em locais como shoppings, por exemplo. Infelizmente, é bem verdade que poucos estabelecimentos possuem uma área “neutra” para que não só as mães executem a tarefa de trocar as fraldas dos pequenos. Os donos desses estabelecimentos não consideram a possibilidade de os pais saírem sozinhos com seus bebês. Enfim, a fala da menina repercutiu na internet e eu quis saber mais sobre a família. Que bela descoberta! Li O Papai é Pop e, em breve, lerei O Papai é Pop 2. Mas quando soube que a esposa do Piangers, a Ana Cardoso, ia lançar o A Mamãe é Rock, fiquei super empolgada! Comprei o e-book na pré-venda e o li rapidamente, madrugada a dentro, enquanto a minha bebê dormia.

O livro já começa com uma ótima frase da Malala Yousafzai:

“Como de hábito, meu pai não ajuda na cozinha. Eu o provoco: ‘Aba, você fala em direito das mulheres, mas é a minha mãe que cuida de tudo! Você nem ajuda a lavar a louça do chá!’”

Ana Cardoso se propõe a falar sobre o lado in-tenso da criação, mas faz isso de uma forma bem leve e divertida. No meu caso, sendo mãe há pouco tempo, mesmo assim, me identifiquei com algumas situações, vislumbrei outras e reconheci um pouco da minha mãe em várias das crônicas da autora. Essa é uma leitura também para avós, tias, irmãs mais velhas, enfim, para todas as mulheres que desempenham esse maravilhoso, porém árduo, papel de mãe. E também para os homens, por que não, para que saibam um pouco mais sobre nós e também entendam nossos momentos mais delicados.

Adoro O Papai é Pop! Piangers é um exemplo desse novo modelo de pai que nós tanto precisamos, amigo, companheiro e participativo. Mas, de agora em diante, virei fã da Ana Cardoso, a mamãe rock!

Abaixo, o trecho com o qual eu mais me identifiquei. Parece ter sido escrito para mim:

“Um dia você não toma banho, não consegue comer direito e não entende muito bem aquela criaturinha que não desgruda de você nem um segundo.
No outro, você sai só e, ao invés de se sentir livre, sente saudades da pessoinha e entende que suas emoções nunca mais serão claras depois de ter passado por um processo de multiplicação.”

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-a-mamae-e-rock/

MãeLiteratura 27/07/2016

Adorei!!
Acabei de devorar o livro A Mamãe é Rock, da Ana Cardoso, Editora Belas Letras.
Estava super curiosa para ler este livro e ao contrário da maioria que vai ler A Mamãe é Rock, ainda não li os livros, do marido da Ana (o Piangers), O Papai é Pop (que aliás já ganhou o segundo volume), mas quero muito lê-los também.
Sabe aquele papo sincero com uma amiga querida? Foi assim que me senti ao ler este livro. Ana é absolutamente sincera, mostrando um lado da maternidade que não é cor de rosa, mas é apaixonante. Que te consome, mas te encanta. Tudo junto e misturado.
Os capítulos escritos em forma de crônicas, são pequenas pérolas, muito bem escritos, numa linguagem atual e interessante, foram degustados por mim acompanhados de movimentos da minha cabeça concordando com muitas passagens. Passagens estas hilárias, ternas, enlouquecedoras, cômicas, afetivas. Porque a maternidade é tudo isso e mais um pouco. Ana conseguiu sintetizar e traduzir também meus sentimentos.
Adorei o episódio dos piolhos. Ana conta sobre esta passagem e como sua mãe a ajudou a exterminá-los. Passamos por isso por aqui também. Assim como passamos por uma escola que "despejava" lições de casa e também optamos por uma mudança de escola. Identificação total!Além das histórias deliciosas, este livro tem um forte atrativo, sua edição é LINDA!! Fiquei encantada com o livro, com os marcadores!
Já era fã desta editora, acompanho pelo Instagram e pelo Facebook e depois desta leitura, fiquei ainda mais encantada com a qualidade dos seus livros. Ótima diagramação, letras em bom tamanho para leitura, figuras bacanas, páginas amareladas (amo!). Arrasaram.
Agora, claro, eu quero (preciso) ler os livros do Papai é Pop!

site: www.maeliteratura.com

Waleria.Araujo 04/03/2024

Gostei desse livro. Na época, quando lançou, achava que era só modinha mas, depois de ter lido eu vi que realmente é bom. Compartilhar essa visão materna é maravilhoso.

Kétrin 11/08/2016

Ana Cardoso é jornalista e mãe de duas meninas, Anita e Aurora. Ela é casada com o Marcos Piangers, autor de O Papai é Pop. Em A Mamãe é Rock a autora nos apresenta uma coletânea de crônicas sobre o que é ser mãe de verdade. Com uma linguagem fácil, Ana nos mostra situações verdadeiras de como ser mãe é uma tarefa complicada e fácil ao mesmo tempo. Ela diz que não é o tipo de mãe perfeita, aquela impecável e que está sempre sorrindo igual nos comerciais de TV. Mas que sim, é uma mãe chata e protetora como todas as outras, ou pelo menos, como a maioria.

As crônicas são escritas de uma maneira singela e engraçada, retratando uma rotina diária de uma mãe com suas filhas. Ana diz que o livro é um recorte sem filtro dos seus dias, nele iremos encontrar sinceridade e amor em cada palavra descrita. Os assuntos variam muito, de como é trabalhar em casa e dar atenção para as filhas, sobre viagens em família, uma boa alimentação, uma vida social, uma vida escolar e até assuntos mais feministas.

O livro é sobre maternidade e família, perfeito para as mamães de plantão lerem e se identificarem, até para avós ou tias, pois o livro é um amontoado desse sentimento louco que todo ser humano sente perante aos entes queridos que foram criados com tanto amor e carinho. Até eu que não tenho filhos, me identifiquei em muitas situações pela minha mãe, me diverti e me cativei diante de Ana e suas filhas. São situações que acontecem no nosso cotidiano que nos fazem refletir sobre a importância de estar presente na vida de um filho, de dar uma educação boa e fazer com que eles se sintam protegidos.

A edição está maravilhosa, impecável em capa e diagramação. Primeiramente me encantei com essa capa super colorida e chamativa, ela trouxe um ar divertido e que me deu mais vontade de ler o livro. No decorrer das páginas, iremos encontrar ilustrações muito bem feitas e que ilustram o que iremos encontrar na próxima crônica. Com pouco mais de 100 páginas, o leitor tem uma leitura fluida e dinâmica que poderá ser concluída em pouquíssimo tempo. A escrita da Ana é fantástica, como já mencionei antes, ela tem uma forma muito simples de relatar seu cotidiano e ao mesmo tempo nos cativa de um jeito único, impossível parar de ler até chegar na última crônica.

"Ter um filho é ter superpoderes. A gente quer ser forte, ser divertida, ser justa e ser uma pessoa muito legal. Para que nossos filhos tenham orgulho de nós, queiram ser como a gente."

A Mamãe é Rock é aquele tipo de livro para ser lido com carinho, ter em mãos e dar total atenção. Pois se você ainda não passou pela fase de ser mãe, um dia poderá passar e talvez precise desse livro para se descontrair. Ana afirma que não existe uma receita para ter sucesso na maternidade, não existe uma mãe perfeita. E ela relata muito bem suas experiências em forma de crônicas. Uma leitura muito indicada.

site: http://www.oteoremadaleitura.com/2016/07/a-mamae-e-rock-de-ana-cardoso.html

@livrosmundofantastico 15/08/2016

Leitura rápida e reflexiva!
O livro são crônicas (é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica), em que a autora relata em cada capitulo diferente o dia a dia de como é ser mãe é uma leitura rápida e reflexiva.

De uma maneira atual e sincera, Ana Cardoso relata de forma divertida como é o dia a dia das suas duas filhas Anita e Aurora e como foi todo o momento de ser mãe, que não é aquele mar de rosas. Antes da A Mamãe é Rock tem o Papai é Pop, que são as crônicas de Piangers marido da Ana.

Todos os momentos que passa com suas filhas são relatados no livro, as suas brincadeiras, os momentos de fazer as tarefas, na hora da comida, na escola, com os amigos, etc.

Foi muito divertido acompanhar a vida dessas meninas através da percepção de Ana. Recomendo a todos que tem filho e que não tem, vocês vão amar o livro.

A edição é perfeita cheia de ilustrações e cada capitulo tem um desenho de acordo com o tema.

Tem várias fotos da edição no blog.

site: http://mundofantasticodoslivros.blogspot.com.br/2016/08/resenha-mamae-e-rock.html

Milena @albumdeleitura 24/08/2016

A Mamãe é Rock
O livro é um coletânea de crônicas de autoria de Ana Cardoso, a esposa do Papai Pop, Marcos Piangers.

O público-alvo são as mãe perfeitas: pessoas amorosas, que nunca perdem o controle diante das mais diversas situações e que arrumam a bagunça das crianças sem reclamar. MENTIRA!! HAHA Muito pelo contrário, esqueçam o que eu disse, pessoal.

A mamãe é rock, fala sobre a rotina do dia a dia conturbado de mães de verdade, que lutam todos os dias para não cair da corda bamba e para dar a melhor educação possível e o maior amor do mundo para seus filhos. Mas claro que elas perdem a paciência, quem não perde? Somos todos humanos e a palavra "mãe" não torna uma mulher perfeita...

De uma maneira simples e bem-humorada, Ana nos faz refletir sobre uma das experiências mais marcantes da vida de uma mulher: ser mãe.

A edição está belíssima, as ilustrações muito fofas e a capa simplesmente maravilhosa e divertida. Super indico à todas as mulheres que são e às que ainda serão mamães (como eu haha) É impossível parar de ler até chegar na última página! Tenho certeza que você irá se apaixonar!

site: https://albumdeleitura.blogspot.com.br/2016/08/eu-li-e-voce-56.html

Taíla 24/08/2016

É muito rock bebê
E então, mais um fruto da parceria com a Editora Belas Letras veio o lançamento A Mamãe é Rock. O livro, também autografado, conta as histórias da mãe dessa família que faz tanto sucesso. A Ana é socióloga, redatora, jornalista e muitas outas coisas, além de mãe da Aurora e da Anita. As histórias que ela conta possuem, na minha opinião, um tom mais leve e mais do dia a dia com as meninas. São muitos os tabus e as regras que envolvem a maternidade. A gente percebe o quanto as mães são cobradas para atingirem um nível de felicidade, plenitude e segurança que nenhum ser humano tem. Mães têm poderes sim, mas elas são humanas e cansam, choram e querem fazer nada às vezes também.

De um jeito bem leve e sincero a gente conhece o lado vida real de ser mãe e começa a pensar em coisas que muitas vezes ninguém comento que são importantes. Já pensou nos papéis que damos aos meninos e meninas? No que ensinamos a eles? Pois é bom pensar cada vez mais.

Nunca havia lido nada da Ana, mas ela me conquistou com as histórias e experiências. Uma mãe preocupada em empoderar a filhas, fazê-las sentirem-se importantes como todos devemos ser.

site: http://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/a-mamae-e-rock-resenha

Fabi | @ps.leitura 18/09/2017

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Quando tempo uma mãe perde para si mesma após o nascimento da filha? O que ela abre mão para poder fazer em benefício aos filhos? Quando o minuto de "paz" e a palavra mágica chamada "mãe" vai demorar para aparecer novamente?

"A mamãe é rock" traz relatados da história de Ana Cardoso sobre a maternidade. Para quem não sabe, a Ana é esposa do Marcos Piangers (ou mais conhecido como Papai Pop - que também tem resenha por aqui) e claro, o livro não poderia ser diferente: é recheado de risadas.

Nesse enredo Ana vai relatar sobre quais são os sentimentos loucos que aparecem durante a maternidade; os medos que aparecem quando você tem um filho. O livro é sobre a família, as mães e até mesmo para aquelas que não são mães, mas gostam de saber o que há por trás daquela linda foto na internet.

Criar uma filha nunca é algo fácil, imagina duas?! Pelos relatos que Ana abordou nesse livro não foi uma jornada fácil, mas ela transformou tudo em boas risadas, em momentos engraçados e até mesmo inesquecíveis.

O que mais me encanta nesses livros sobre o ponto de vista de uma mãe ou de um pai, é a forma sincera como isso é abordado. Não é aquele livro que vai te dizer que a vida é realmente perfeita após o nascimento de um filho ou que você tem que estar feliz todos os dias, as 24 horas por dia. Não! Esses livros mostram a verdade.

Você não vai se sentir sempre feliz. Um filho traz, sim, felicidade para a vida do casal, mas quem disse que isso não pode te afetar de alguma maneira? Há depressões pós-parto, há aquele momento que você olha no espelho e pensa diversas coisas e há aquele momento que você quer um tempo exclusivamente por você. É normal! E é isso que gosto nessas coleções de livros.

Não sou mãe, mas pretendo um dia ser. E ler esses livros me traz certa tranquilidade para quando esse momento chegar. Então se você tem um desejo de ser mãe ou se já é mãe, leia "a mamãe é rock". Você vai se divertir com os acontecimentos da autora e vai perceber que não está sozinha.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2017/09/resenha-mamae-e-rock.html

Longa 29/06/2020

Uma boa descontração para momentos que você precisa de uma leitura rápida.
Menos romântico que os textos do Piangers mas ao mesmo tempo acolhedor para os novos papais.

val silva 18/10/2016

A Mamãe é Rock
Este é um livro sobre a maternidade e todos os sentimentos loucos que as mães têm em relação a quem de alguma forma criam, seja um filho natural, adotivo, neto ou sobrinho. É sobre família e é sobre as mães também, esses seres que falam uma língua estranha e chata que só entende quem entra para o clube e se torna uma delas. Não se preocupe, não é um livro de lamentações. É o contrário: tem histórias engraçadas, singelas e verdadeiras. Aqueles que leram O papai é pop estão convidados a conhecer o lado mais in/tenso da experiência. A mamãe é rock é um recorte sem filtro dos divertidos e comoventes malabarismos que um casal moderno faz todos os dias para criar suas filhas.contos

Baixe o livro Grátis.... http://livrosgratisbibliotecaonline.com/2016/10/18/a-mamae-e-rock-ana-cardoso/

site: http://livrosgratisbibliotecaonline.com/2016/10/18/a-mamae-e-rock-ana-cardoso/

trinha 29/01/2020

horrivél
comprei por causa da capa, nem sabia do q era kk

Mr. Jonas 22/12/2018

A Mamãe é Rock
Em ?A Mamãe é Rock?, Ana Cardoso parte de sua própria experiência como mãe para nos oferecer uma perspectiva única sobre os sentimentos ?loucos? que aparecem durante a maternidade e os medos que envolvem a sagrada tarefa de ajuda na construção de um outro ser humano.
E aí, se interessou? Venha nessa jornada rumo à compreensão profunda de que, ao contrário do que as mídias sociais propagam, não existe mãe perfeita e sempre 100% a disposição, feliz e sorridente, para cuidar dos filhos. Boa leitura!

Tamirez | @resenhandosonhos 17/10/2018

A Mamãe é Rock
Ser mãe não é uma tarefa fácil. Nunca foi e acho que fica mais difícil a cada dia. Além de carregar o bebê, grande parte das responsabilidades são colocadas na figura materna e, como se o simples fato de gerar uma criança não fosse nervoso o suficiente, as mães ainda precisam lidar com toda a pressão emocional imposta pela sociedade.

Ana Cardoso é mãe de duas meninas, Anita e Aurora. Em 2015, seu marido Marcos Piangers publicou o livro O Papai é Pop, onde conta sua experiência como o pai das duas garotas, com textos que tratam dos mais diversos assuntos sobre a paternidade. Para o lançamento do volume 2, que saiu esse ano, ele convidou Ana a escrever alguns textos também, para expor o lado da mãe. Porém, o que acabou acontecendo é que Ana Cardoso ganhou o seu próprio livro, proporcionando textos voltados às mulheres e a sua experiência.

A visão de Ana abre um leque enorme de outros temas e abrange um outro público: o feminino. Como comecei o texto falando, a pressão sobre a mulher é imensa e a postura da mãe é muito questionada, principalmente quando não seque os “padrões” determinados.

Por serem uma família jovem a visão dessa mãe sobre o mundo e suas filhas é diferente de uma mãe mais velha e é ai que está toda a graça do livro. A maternidade e a paternidade não são coisas com fórmulas prontas e, portanto, não deveriam ser encaixados num formato só de certo ou errado. Além das pessoas serem diferentes, os tempos também são e é preciso ir se adequando. A mãe que trabalha, o pai que cozinha, a escolinha, a aula, as férias. As dúvidas, as perguntas, os anseios e medos. Como criar duas jovens menininhas para enfrentar esse mundo? Qual o papel do pai nessa história? Como ser mãe sem deixar de ser você?

Ana Cardoso debate tudo isso através de textos curtos e bem escritos que abrangem os mais diversos temas e que falam também sobre a quebra de paradigmas da maternidade. Trazendo como exemplo mulheres fortes e que escreveram seu nome na história, a autora conecta vários pontos diferentes e discorre sobre eles com naturalidade. Por mais que você não seja mãe é impossível não se identificar com alguma coisa e se inspirar com a forma como as ideias da autora são conduzidas.

Além do conteúdo ser super relevante para as mães não só de primeira viagem, a edição está muito bonita. Todas as páginas são trabalhadas com ilustrações que condizem com o conteúdo apresentado, além de pequenos elementos de interação que deixam tudo ainda mais caprichado. Seguindo o padrão, o livro de Piangers, O Papai é Pop 2 também foi publicado da mesma maneira e a junção dos dois é muito bacana.

Ana e Piangers representam uma nova geração de mães a pais que estão muito mais preocupados com o bem estar dos filhos, sua visão de mundo e aprendizado do que com convenções da sociedade. Isso muitas vezes gera olhares tortos, preconceito e indiferença de algumas pessoas, mas o importante aqui é mostrar que a forma certa de conduzir a maternidade ou a paternidade é através do afeto, do cuidado e do respeito entre mãe, pai e filho.

Fica aqui então a dica de A Mamãe é Rock, e também de O Papai é Pop, para todas as mamães e papais de primeira viagem, ou não, que queiram conhecer a visão de outras pessoas sobre os desafios de criar os filhos nos dias atuais.

site: http://resenhandosonhos.com/mamae-e-rock-ana-cardoso/

Lilian 09/02/2017

Ri horrores nesse livro, me emocionei, me surpreendi e, por incrível que pareça, me identifiquei
Só posso dizer que ri horrores nesse livro, me emocionei, me surpreendi e, por incrível que pareça, me identifiquei! Mesmo não sendo mãe, nós conseguimos nos colocar no lugar da autora e vivenciar os momentos dela!

Ana Cardoso traz seu mundo para conhecermos o que é ser mãe. Depois de 'O Papai é Pop', estava esperando ansiosamente para começar essa leitura e só posso dizer que amei tanto quanto!! Talvez um tiquinho mais, mas isso fica em off ok! Mulheres unidas!

Do mesmo estilo do 'Papai é Pop', este livros nos traz crônicas sobre a vida de uma mãe com suas filhas, seus dias, o que fazem, o que sentem, como é ser mãe, como entender aquelas coisinhas que são chamados de filhos e tudo isso com muito bom humor, além daquelas coisas engraçadas que só quem tem filho sabe, como piolhos, tic-tac, tiaras, cabelos, maquiagem, sexo, escola e afins.

A autora nos ensina as regras básicas de ser mãe, cujas lições ela relata ter aprendido nesse caminho difícil e inconstante de ser mãe, como por exemplo, que jamais deve-se educar filhos de outros. Se os seus erram, eles estão aprendendo, se outros erram, as mães por lá mesmo devem educar. Isso é tão engraçado, pois de fato, é assim que funciona!

Também é muito hilário como a autora conta sobre quando ela não teve alternativa senão falar sobre sexo com a filha. Achei particularmente divertido quando ela relata que sua filha de repente sabe que, para se ter filhos, precisa-se ter relações sexuais e, ao ver uma mulher grávida elas olham com cara de mistério e pensam "eu sei o que você fez!".

Outro ponto que me agradou bastante foi o fato dela explicar que as crianças sem 'sensores' para identificar quando a mãe está em paz. E logo vão lá acabar com ela, porque uma mãe nunca descansa, não é mesmo? Ela relata que chegou um tempo que não aguentava mais ouvir a palavra 'mãe' e pediu a suas filhas não a chamarem assim, então uma delas chamava de tia, mas em seguida, 'tia pode, né mãe?'! Eu ri horrores disso!

Enfim, é realmente um livro divertido e que vale a pena a leitura. A autora tem uma narrativa agradável e sabe desenvolver bem o desenrolar das crônicas. Não encontrei erros de revisão e a diagramação, ah, essa! Está perfeita né! Páginas com características únicas, cores fortes e vivas, fontes lindas e detalhes incríveis, a Editora fez um ótimo trabalho!

Ana Cardoso é uma mãezona e em momento algum se gaba disso, pelo contrário, ela admite que não é uma mãe lá essas coisas e isso nos faz amar ainda mais toda essa aventura trazida por ela!

Por fim, super recomendo esse livro, é divertido, incrível, nos rir, nos faz pensar e nos faz viver um pouquinho essa aventura que Ana Cardoso nos propõe!

site: http://www.leitorasvorazes.com.br/2016/11/resenha-89-mamae-e-rock.html