Orlando

Orlando Virginia Woolf

Resenhas - Orlando

rafa moreno 23/04/2024

OrlandE
Sendo muito sincero: não sei se entendi ao todo o livro.

A história de Orlando é fascinante. Cheia de aventuras e de liberdade. Orlando homem ou Orlando mulher, sempre muito interessante.

Teve momentos de reflexão profunda e questionamento, e momentos de não entender nada.

Acho curiosa a preferência da Virgínia em escrever sobre a burguesia e a aristocracia inglesa. A leitura me parece a visita a um museu.

Raquel Marina 19/04/2024

A cada nova leitura da Virgínia Woolf me sinto mais emocionada e conectada a sua obra. Em Orlando temos um enredo atípico que poderia ser de uma obra fantástica: uma pessoa que nasce homem, vive por 300 anos e no meio da vida se torna mulher. Com uma escrita afiada e irônica, Woolf mostra que existe uma diferença existencial para além das diferenças biológicas entre ser homem e mulher. E para ser uma mulher que escreve, tudo é muito mais complicado. Aqui vemos materializado em ficção o que depois ela debate no ensaio ?Um teto todo seu?. Muito bom!

Jadgy 17/04/2024

Orlando é uma inconstância
Orlando era um menino de 16 anos em 1586, desde esse tempo ele se descobre escritor, gosta da solitude, como um menino de sua época é violento, esnobe, nobre escravagista, acaba caindo nas graças de uma rainha, em Londres aproveita a vida como um perfeito adolescente, se apaixona por Sasha, a quem nunca esqueceu. Mas o que acompanha a história de Orlando, mesmo depois de se descobrir mulher, é sua busca inconstante por um lugar de pertencimento, do autoconhecimento, as suas inúmeras insatisfações vem de não saber exatamente o que quer, o que realmente busca, de não ser clara e dizer o que quer ou não. Há momentos em que nem ela sabe o que é importante para si, e nos quase 400 anos de sua existência, era a busca da satisfação interna que sempre a moveu, até se desconectar e reconectar novamente.

Arih 08/04/2024

Uma dança com Orlando pelas encruzilhadas da indentidade
Desde sempre, Virginia Woolf me intrigava, um chamado irresistível que pairava sobre suas obras. Ao escolher "Orlando" por mera casualidade, jamais imaginei que embarcaria em uma jornada tão profunda e transformadora.

Mergulhei em um universo complexo, onde a intimidade se entrelaça com a filosofia, tecendo reflexões densas e atemporais sobre os dilemas da vida. A cada página, "Orlando" me provocava, me obrigando a confrontar meus próprios conceitos e convicções.

Confesso que a leitura nem sempre foi fácil. A linguagem rica e poética de Virginia Woolf exige atenção e entrega, mas a recompensa é inestimável. Cada frase cuidadosamente elaborada guarda em si um universo de nuances e possibilidades.

"Orlando" é um livro que transcende definições. É uma obra de arte, um convite à reflexão, um soco no estômago que nos desperta para a beleza e a complexidade da existência. É um livro que me marcou profundamente, que me fez repensar quem sou e o que realmente importa.

Se você busca uma leitura que te desafia, te intriga e te faz questionar o mundo ao seu redor, "Orlando" é a escolha perfeita. Prepare-se para uma jornada inesquecível, que te transportará para diferentes eras e te fará confrontar as mais diversas faces da alma humana.

ellen 03/04/2024

As palavras de Virigia ressoam uma eternidade
Ao longo da minha leitura fui anotando e as vezes compartilhando aqui as frases que me fizeram parar de ler e olhar pro nada.
As cutucadas na alma foram tantas que senti cócegas ao ponto de ter que parar de ler pra rir! Diversas vezes me senti compreendida e tive sentimentos descritos em palavras que sozinha eu, até então, não saberia dizer.
Quero reler a obra daqui um ano e retornar às reflexões que me fizeram sentir a vontade para boiar nessa imensidão de pensamentos.

maria 29/03/2024

Completamente completamente obcecada não tenho palavras pra quanto gostei desse livro sinto que ele realinhou o interior do meu cérebro pra sempre ???

Anatalia 26/03/2024

Orlando foi uma surpresa, ao ler me deparei com assuntos tão atuais, como misoginia, patriarcado, preconceito e as dores que nos mulheres sofremos até hoje.

midnightrainz_ 10/03/2024

Qm tem medo de virginia woolf?
Primeiro contato q eu tenho com a autora dps de mt tempo enrolando e posso afirmar que com ctz foi uma experiência.

é um livro bem diferente pros padrões de escrita atuais, quase sem diálogos e repleto de parágrafos e mais parágrafos descritivos que são do tamanho do mundo e todos repletos de uma poeticidade que eu nunca vi nada que seja minimamente parecido. é um texto mt sofisticado e estranhamente fluido (não no sentido de ser um livro fácil de ler, pq não é, mas no sentido "ela consegue passar por diversos acontecimentos que as vezes não possuem uma correlação clara, mas de alguma forma a autora os correlaciona).

a história tbm é bem interessante, com discussões bem progressistas sobre papéis de gênero e sexualidade (algo bem incrível, considerando que é um livro do século passado), com trechos bem irônicos que me lembraram um pouco machado de assis.

não vou me alongar com analogias e simbologias, ou falar sobre os paralelos da personagem Orlando com Vita - grande amiga e amante da autora - pq sinceramente não tenho culhão para isso, é um livro bem complexo nesse sentido e eu não sou um grande entendedor da obra da virginia - para falar bem a verdade, nem esse livro eu entendi 100%. tampouco me atrevo a fazer uma avaliação dele, pois não captei seu conteúdo por completo nessa primeira leitura e, por isso, não me sinto digno de fazer uma avaliação objetiva sobre ele. vou apenas reafirmar o que eu já falei no ínicio: é definitivamente uma experiencia

Nath 03/03/2024

Um livro incrível pra começar o ano
Essa leitura foi tão fascinante que eu quis me aventurar ainda mais pelos clássicos, Virgínia Woolf é genial.
Esse livro traz um universo de temáticas diferentes ao mesmo tempo que te surpreende com as sensações que ele te faz sentir.
Intenso, sensível, interessante, intrigante e de um ritmo super gostoso.
Não da vontade de parar de ler ?

adrianlendo 29/02/2024

Estranho que mesmo gostando bastante da leitura eu ainda não sinta que ela mereça mais do que 3.5 estrelas.

A verdade é que durante quase metade do livro eu fiquei extremamente entediado e desconectado da narrativa, nada ali parecia interessante. Até o momento em que Orlando flui de gênero.

A partir disso o livro assume uma pegada totalmente diferente e esse é o pontapé para Virginia começar a falar muito mais sobre sexo, gênero, sexualidade e o papel da mulher em diferentes sociedades. O livro se torna intrigante, deixa a gente empolgado com a leitura, só não é o bastante para tornar ela tão boa quanto poderia ser.

O leitor que persiste irá encontrar em Orlando uma história ótima, mas entendo os que não querem nem chegar perto após as primeiras páginas.

Gregory.Faguaga 17/02/2024

Orlando
Teria Orlando, exaurido por seu sofrimento extremo, morrido por uma semana e depois retornado à vida? Nesse caso, qual é a natureza da morte e qual a natureza da vida?

Thais645 17/02/2024

Estilo único, leitura imperdível
Segundo livro de Woolf que leio, e me surpreendo com a genialidade e a versatilidade de estilos da autora. Além disso, é uma ode ao feminino, uma crítica aos constructo sociais de gênero, sexualidade, propriedade e comportamento. Um dos melhores livros que já li.