Padre Cícero

Padre Cícero Lira Neto

Resenhas - Padre Cícero

Afonso74 29/12/2009

É sempre bom ler a biografia de um personagem do qual conhecemos pouco mais que o nome e acabamos sendo surpreendidos pela riqueza da figura histórica e por sua relevância.
O livro de Lira Neto atinge esse objetio com muita competência e seu ritmo em nenhum momento é enfadonho ou arrastado. Por vezes a trama se assemelha a um romance de ação e largar o livro para voltar às tarefas diárias é tarefa muito difícil.
A fé e os embates no Sertão Nordestino são um material muito rico e Pe. Cícero teve sua vida permeada por ambos os aspectos, com destaque maior para o primeiro. E à medida em que avançamos na leitura, notamos como Pe. Cícero , outrora um gigante em agregar multidões em torno dos milagres de Juazeiro e de sua mensagem (1ª parte : "A Cruz"), acaba sucumbindo diante do tamanho desproporcional que o mito em volta de sua pessoa atinge (2ª parte : "A Espada").
Natty 09/06/2021minha estante
Bela resenha???

Daniel432 20/05/2011

O Santo Político
A biografia de Padre Cícero foi muito bem escrita. Teve momentos que achava que o autor iria deixar passar alguma coisa, mas logo em seguida ele trazia aquela informação que estava faltando.

Outro fato interessante é que o autor inicia e termina a biografia tratando de fatos recentes, ocorridos cerca de 75 anos depois da morte do biografado.

Eu conhecia bem pouco sobre Padre Cícero até a leitura deste livro. Para mim, ele era sinônimo de religiosidade e até de certo fanatismo. O que eu não imaginava era que Padre Cícero tivesse tido uma vida política tão intensa.

Descobri também que Padre Cícero muitas vezes tentava convencer os outros (bispos, padres, políticos, cardeais do Santo Ofício) através da oferta de benesses (dinheiro, propriedades, inclusão em testamento), para que mudassem de posição ou para que aceitassem o que ele desejava. Para mim, estas práticas, intencionais ou não, soam como corrupção. Prática nada religiosa, mas tradicionalmente presente na vida política e, como Padre Cícero foi os dois, religioso e político.

Quanto ao atual processo de reabilitação de Padre Cícero que, abertamente, é tratado como uma maneira de estancar a sangria de fiéis católicos para outras religiões, principalmente as Evangélicas, nota-se que a Igreja Católica não aprendeu com seus erros e continua a utilizar-se de subterfúgios para alcançar seus objetivos monopolistas, ou seja, elevar à santidade um religioso que durante toda sua vida foi duramente combatido por ela.

Quanto à veracidade dos milagres da beata Maria de Araújo, você terá que ler o livro para descobrir. Vale à pena!!

Leandro 24/10/2023

Padim ciço
Idolatrado por muitos, execrado por outros, da infância pobre a transformaçao em um líder religioso. Este livro retoma cada um dos passos que fizeram de padre cicero um fenômeno responsável pro arrebatar tanto fiéis no Brasil e principalmente na região nordeste.

Lira Neto conta cada passo deste homem de fé com base numa pesquisa farta e inédita.

Gostei bastante da leitura e indico a todos que querem saber mais sobre a vida desse homem chamado cicero romão batista.

Hugo 24/01/2024

Um livro imparcial muito bem escrito.
Ficou a minha opinião de que Padre Cícero foi uma pessoa boa de muita fé, que amou sobretudo à Deus e ao seu povo querido.

Natty 20/03/2022

Padim Ciço:Polítca e religião no sertão cearense
♦️A presente obra refere-se a biografia de um dos mais amados e controvertidos líderes religiosos:Cícero Romão Batista, o Padim Ciço dos romeiros e fiéis,principalmente dos nordestinos.
Dividida em duas partes A Cruz e A Espada, o autor nos traz uma abordagem jornalística dos fatos relevantes da vida de Cícero, nunca antes visto em nenhuma outra pesquisa histórica.

♦️Primeira Parte:Aqui veremos a experiência religiosa do jovem Cícero, desde os estudos preliminares no seminário de Fortaleza,CE, logo após passando pela carreira humilde no interior cearense ...até quando em um certo dia,o tal padre numa simples missa de domingo faz um milagre 😯...Seria ele um santo ou impostor?Charlatão ou visionário?A Igreja Católica veria esse fato com bons olhos?

♦️Segunda Parte:É exposto informes sobre a influência de Cícero mais forte nos fiéis, seja no aconselhamentos, movimentos políticos do estado.Em resumo,aqui é um Cícero com voz e vez nos diversos setores da sociedade cearense.

♦️Com uma riqueza de fotografias e documentos raros e inéditos, Lira Neto leva-nos por uma leitura instigante e envolvente sem descanso🙂.Uma linguagem fácil sob a ótica de santo ou impostor?Que prende nossa atenção de leitor do começo ao fim,quem leu já sabe e quem se interessa por personagens iconicos e antagônicos não se arrependerá.

♦️E você, o que tem pra comentar?!

site: https://www.instagram.com/p/CCoYnC6DUVO/

expressodoslivros9 07/02/2022

Riquíssimo em detalhes! ??
Com muito fôlego, o jornalista Lira Neto traça a trajetória do grande líder cearense e todo o contexto político e religioso da época, numa narrativa cuja prosa se enlaça tanto com a época quanto com regionalismo sertanejo.
Impressionante como o pequeno Juazeiro (na época) ficou marcado no Sertão Nordestino, no Brasil e no Vaticano.
Muito bom entender um pouquinho da história de
um grande líder religioso e político que marcou pra
sempre a história do Cariri.

cazo 12/01/2010

Oligarquias Nordestinas, milagres e politicas dos Coronéis
Excelente biografia, bem escrita e rica em detalhes. O autor aproveita que há um "ajuntamento" de materiais para serem enviados ao Vaticano; bem elaborado e, de quebra, conhece-se bem, a força do coronelismo no Nordeste, bem como os levantes liderados por Cícero.

Luis 09/01/2011

O inventor do catolicismo sertanejo.
Dos muitos episódios narrados por Lira Neto em "Padre Cícero", talvez o mais emblemático seja o que discorre sobre a atuação do padre em oposição a um dos movimentos mais marcantes contra a República Velha : A Coluna Prestes.
Em 1926, o governo de Arthur Bernardes sofria com a força do Tenentismo, forjado no episódio dos "18 do forte", na revolução paulista de 1924, culminando com a histórica Coluna que durante quase três anos percorreu o país sob a pecha de "invencível". Cícero, já a essa altura um dos pilares no Nordeste das oligarquias rurais que sustentavam o governo, é convocado a organizar um grupo de combatentes capazes de finalmente derrotar os comandados de Prestes. O padre não tem dúvidas ao recorrer a um dos outros mitos da região, o único de idolatria tão grande quanto ele prório e o líder da Coluna : o cangaceiro Lampião.
Embora o esperado embate Lampião versus Coluna Prestes não tenha acontecido, os tenentes acabaram mudando a rota e não passaram pela cidade de Juazeiro, onde estavam os cangaceiros, a história acima ilustra, ao juntar três mitos brasileiros, a importância desse resgate factual, tentando afastar as lendas que envolvem sua trajetória, da vida e obra de Cícero Romão Batista.
O livro é dividido em duas partes : A cruz, que narra a infância, juventude e o começo da carreira religiosa, que ganhou noteriedade a partir de 1889, quando foram registrados os chamados "milagres" do Juazeiro, uma série de eventos envolvendo o padre e a beata Maria de Araújo que, supostamente, ao receber a comunhão transformava a hóstia em sangue, fato esse que ao longo dos anos suscitou um sem fim de polêmicas opondo o padre ao Bispado brasileiro e finalmente ao Vaticano e origem das romarias que até hoje são a marca registrada da cidade e a matriz do culto ao religioso nordestino.
A espada, segunda parte da obra, versa sobre a atuação política de Cícero, que proscrito da igreja no começo do século XX, lidera o movimento de municipalização do Juazeiro, sendo o seu primeiro prefeito. Esse processo gerou uma verdadeira guerra civil que culminaria inclusive com a queda do governo cearense.
Dai para frente, o padre acumulou a alcunha de guia religioso, embora em permanente litígio com a igreja, e principial líder político do nordeste, ocupando ainda o posto de vice governador do Ceará e Deputado Federal pelo estado.
Sua morte em 1934, já com mais de 90 anos e , graças às inúmeras doações e esmolas de milhares de romeiros, extremamente rico, intensificou ainda mais o culto à sua figura, que de fato, é quase um paradigma na peculiar religiosidade nordestina.

cheopsmalta 13/02/2024

Neste excelente trabalho, Lira Neto faz uma verdadeira viagem sobre a vida do Pe. Cícero Romão Batista, o Padim Ciço. Na primeira parte (A cruz), apresenta aos leitores a religiosidade do padre, os "ditos" milagres do então Joaseiro e todos os imbróglios entre o padre milagreiro e a igreja do Ceará e Romana. Tomando como base forte pesquisa histórica e documental, somos que como conduzidos para dentro de um filme no Cariri cearense. Na segunda parte (A espada), conhecemos o padre político, a sua aproximação com figuras como Floro Bartolomeu e as guerras travadas em busca de poder. A leitura é fluida e não conseguimos parar de ler por um só instante.

Rafael1906 09/06/2023

Entre a cruz e a espada.
Uma das figuras mais marcantes e importantes da região nordeste é apresentada sob o olhar histórico, religioso e pessoal, de centenas de relatos, ricos em documentos e informações sobre a vida do Padim, o mentor espiritual que ascendeu após supostas hóstias se transformarem em sangue por diversas vezes na boca de uma das beatas.
O livro é dividido em duas fases: a religiosa e a política. Através do desenvolvimento, das influências e decisões do padre, um lugarejo se tornou uma das mais importantes cidades do Ceará e um dos mais procurados centros religiosos em todo o Brasil.
Uma história de vida biografada com base em rica documentação, depoimentos e cartas pessoais que o sacerdote trocava com os poderosos da época. Uma leitura fantástica, porque tudo nesse mundo é fantástico e para quem tem fé.

Maiara.Alves 25/03/2022

Padre Cícero, de Lira Neto, é uma boa obra, sendo bem completa. Todo o percurso do Padre Cícero é contado em detalhes.

Com muita agilidade e um texto fácil e envolvente, o jornalista traça a trajetória do grande líder cearense e todo o contexto político e religioso da época, numa narrativa cuja prosa se enlaça tanto com a época quanto com o regionalismo sertanejo.
É uma leitura obrigatória para aqueles que querem conhecer um pouco mais da história do Brasil.

Gabriela Leite 20/09/2017

Simplesmente fascinante em todos os sentidos.
Estava ansiosa pra escrever sobre a leitura desta obra porque desde a primeira linha me apaixonei. E foi tão avassalador o contato com essa história magnífica que tive medo de me decepcionar em algum momento. Mas longe disso, a cada capítulo fiquei mais envolvida e sem acreditar que tais fatos narrados realmente aconteceram. Apesar de ter sido criada no interior do Ceará e ter convivido a vida toda próxima ao fanatismo gerada pelo Padre Cícero, nunca me envolvi de nenhuma forma com tal religiosidade e na verdade mantinha até algum desrespeito pela fé das pessoas. Obviamente que a obra não mudou minha ideia de que há um fanatismo exacerbado de Romeiros e católicos em torno da figura do Padre e do Juazeiro. Porém o livro me trouxe um profundo respeito pela figura do religioso, político e ser humano "Padim Ciço". Lira Neto narra maravilhosamente toda a vida de Cicero e mais que isso, mostra todos os fatos históricos que ocorriam em paralelo no Ceará e no resto do país que influenciava os passos do Padre.

Cicero Romão Batista foi Padre, libertou o Juazeiro e foi seu primeiro prefeito, donde permaneceu por 18 anos no poder, foi vice presidente do Ceará (equivalente a vice governador), foi deputado federal aos 85 anos de idade e manteve durante toda sua trajetória o poder espiritual, político e social do Juazeiro. Figura lendária que merece todo o respeito da sociedade cearense e brasileira.

Livro obrigatório a todo Juazeirense, bem como aqueles que a ama o Nordeste, o Sertão e respeita essa cultura tão extraordinária.

Melhor livro de 2017 e um dos melhores da minha Vida. Viva o Padim Ciço!!! Viva Lira Neto!!

Luiz Carlos 26/05/2020

Padim Cícero
Magnífica obra sobre esse Homem ilustre e considerado SANTO.

Aline 22/04/2022

O homem por trás do santo
Eu não gosto de biografias, mas tive que me render a essa. Sempre fiquei curiosa com a história e os pormenores da vida do padim... Ele foi um homem de visão, sabia dançar conforme a música, foi desacreditado, humilhado, passou por cima de muitos "nãos" e desafiando seus superiores, até em Roma foi parar para reclamar com o papa! Enriqueceu com a fé e antes da morte deixou tudo para a igreja que o rejeitara e excomungara... Enfim, livraço! Muito interessante!