Enclave

Enclave Ann Aguirre

Resenhas - Enclave

Lucineia32 09/04/2018

O mundo como conhecemos já não existe mais...
"Havia tipos diferentes de força. Eu sabia disso agora. Ela nem sempre vinha de uma faca ou de uma disposição para lutar. Às vezes, vinha da resistência, onde o poço era fundo e silencioso. Às vezes, vinha de compaixão e perdão."
Enclave é uma distopia pós-apocalíptica em que as pessoas vivem nos subterrâneos de metrôs há muito abandonados. Ao completarem 15 anos, eles passam por um ritual, onde é escolhido o nome que cada um carregará até o fim de seus dias. É nesse dia também que, será designado à pessoa nomeada um cargo no enclave, e a pessoa poderá ser designada como caçador, construtor ou procriador.
É nesse dia que conhecemos Menina15, a quem passaremos a chamar de Dois, depois dela ser nomeada. Dois se preparou a vida toda para ser uma caçadora, e pra ela, é motivo de orgulho se juntar aos outros do bando. Apesar das pessoas no enclave não viverem mais do que 25 anos, ser caçadora é todo o seu propósito.
Dois é pareada com Vago, um caçador que foi encontrado anos atrás nos túneis. Ninguém sabe como ele conseguiu sobreviver tanto tempo por lá, já que os túneis estão repletos de aberrações, criaturas que se alimentam de carne humana. Vago não é do tipo sociável, e as pessoas não parecem gostar muito dele. Os dois devem fazer rondas diárias, matando qualquer aberração que ousar se aproximar de seu enclave e trazer carne para casa. Falhar não é uma opção, quando a vida de todos ali dependem deles.
Tudo o que se sabe sobre o mundo antigo, é que ele não existe mais. Ir para o Topo seria o fim para qualquer um deles. Queimar ao sol, ou ser derretido pela chuva que cai do céu, são opções piores do que serem comidos por aberrações. Dois sempre confiou e acreditou cegamente nas ordens dadas pelos anciãos, mas a cada nova ação, ela percebe que eles não são tão bons quanto ela imaginava. Quando seu melhor amigo é acusado de roubo injustamente e será mandado para o exílio, Dois assume toda a culpa.
O que ela não esperava era que, Vago também assumiria a culpa e os dois seriam mandados para o exílio no Topo. Como eles serão capazes de sobreviver lá? Se as chances de viverem até os 25 anos no enclave já eram poucos, que chance eles teriam lá em cima?
Ann Aguirre criou um livro muito interessante e que prende a atenção do início ao fim. Os personagens são bem interessantes ao seu modo, e protagonizaram ótimas cenas de luta ao longo da história. Por que será que as pessoas vivem nesses túneis? O que houve com a nossa Terra? Essas são dúvidas que irão nadar na cabeça dos leitores, e só lendo pra saber as repostas. Eu gostei demais desse livro, e espero muito ler os outros em breve.