A espiã

A espiã Paulo Coelho

Resenhas - A espiã

_cabarcellos 14/04/2024

Bom, mas o final te deixa a sensação de que falta história.
Um livro bem diferente dos anteriores que li do Paulo Coelho.
Gostei de conhecer a vida da Marta Heri, com certeza, foi uma mulher cativante em todos seus aspectos.
A leitura é bem rápida e direta, e gostei da forma como foi dividida a história entre a vida passada e o momento atual do julgamento dela.
Apesar de não ser uma biografia, te faz sentir que é factível as situações e diálogos.
Mas não sei, parece que faltou algo mais para ser uma leitura incrível.
O livro é bom, mas se talvez tivesse um pouco mais de desenvolvimento sobre o ato final e desdobramentos disso poderia ter sido mais completo, o final parece um pouco abrupto.

umbookaholic 03/04/2024

Fiquei entre dar duas ou três estrelas, mas optei por dar três! fazia mt tempo q eu não pegava alguma coisa do Paul Rabbit pra ler, então peguei esse aqui com bastante saudade

diferentemente das outras coisas q eu já li do autor, esse livro tem um toque de não-ficção sobre uma figura q eu não conhecia: Mata Hari, “espiã” e dançarina durante a guerra. gostei d conhecer a personagem e da voz q o autor deu pra ela. tb eͪ bem maneiro acompanhar as coisas se desenvolvendo: os primeiros telefones, a construção da Torre Eiffel e por aí vai

acho q a narrativa não me pegou tanto por eu não ter mt interesse na vida da Mata Hari pra além daqui. apesar d ter respeito por tudo o q ela viveu, não me envolveu o suficiente pra gostar da história ou ir atrás d mais coisas sobre ela. no mais, o livro é bem escrito e tem passagens valiosas sobre o lugar da mulher na sociedade, sobre amor & sonhos

”As flores nos ensinam que nada é permanente; nem a beleza, nem o fato de murcharem, porque darão novas sementes. Lembre-se disso quando sentir alegria, dor ou tristeza. Tudo passa, envelhece, morre e renasce. […] Mesmo as árvores mais altas crescem de sementes pequeninas como essas. Lembre-se disso e não procure apressar o tempo.”

Patricia 28/02/2024

Livro bom, mas totalmente fora do "padrão Paulo Coelho". Embora os últimos livros do autor tenham sido todos assim. Retrata a vida de Mata Hari, uma dançarina exótica que foi acusada de ser espiã durante a primeira guerra. Bom, mas nada além disso.

Thauany Magalhães 26/01/2024

Bom livro, tem fatos muito interessantes, ainda mais por se passar na época da guerra, na época em que a torre Eiffel foi criada, na época que Pablo Picasso começou a ficar famoso entre tantos outros fatos...
Mata Hari foi uma mulher forte que só queria ser livre, e como ela mesma disse, nasceu na época errada.

Cintia295 17/01/2024

Pelo que estou lembrada foi meu primeiro contato com Paulo Coelho, gostei do livro, mas não amei, a história é rápida de ser lida.
Sei que esse livro não é considerado pelo autor como uma biografia, mas gostei de conhecer a história de Mari.
Acho que por ser um livro "pequeno" ficou parecendo que faltava algo, principalmente no final. Queria saber mais.

Lua 12/01/2024

Uma mulher abusada e traumatizada. Que toma a decisão de criar uma persona em.que é forte, destemida, livre. Marta Hari foi uma mulher muito afrente de sua época, dona de uma personalidade complexa e intrigante.

Mari M. 31/12/2023

Uma boa história para passar o tempo
Estranho pensar que esse livro é do Paulo Coelho. Foi tão diferente. Ao mesmo tempo, foi legal a experiência. Só não é memorável, achei um retalho de todos os outros livros que li antes, meio repetitivos.
Gostei do enredo, me prendeu, mas no final já estava um pouco cansativo. Não leia esperando os ensinamentos de Paulo.

eduarda 22/12/2023

Muito legal saber da história de uma mulher como ela, livro muito interessante. Sobre a escrita de Paulo Coelho, como sempre sem defeitos.

Carina 05/12/2023

História sobre a trajetória de Mata Hari
Uma história/biografia impressionante de uma mulher que, depois de sofrer vários abusos na juventude e se sentir farta de ser um objeto dos outros, saiu pelo mundo em busca de uma vida que fosse realmente sua.
Amei a forma como toda a história foi contada, do início ao fim.

Sandellyn.Battista 19/06/2023

Uma mulher cujo maior pecado foi ter uma mente livre em um mundo onde as pessoas se tornam cada vez mais fechadas

de.castro 14/06/2023

Quando eu entrei na biblioteca da escola em busca de um livro pequeno para que pudesse sair da ressaca literária e me deparei com este,do autor que eu sempre tive curiosidade de ler,eu já sabia que iria amar essa história pela frase que aparece já na capa de trás do livro "Seu único crime foi ser uma mulher livre." A história é maravilhosa, Paulo Coelho soube muito bem como colocar a história de vida de Mata Hari em um livro tão curto, simplesmente se tornou um dos meus favoritos.

Sabrina.Lolli 24/05/2023

A História de Mata Hari, não uma biografia mas uma mistura de ficção e realidade, o que é conveniente diante de uma Mulher que viveu sua história particular realizando seus impulsos e seus sonhos, se reinventando e sempre buscando entender o que realmente era importante pra ela, sem se importar com convenções e padrões. Apostou alto e pagou com sua própria vida, sem perder sua essência.

Lara.Luize 20/04/2023

Todo mundo flerta com o perigo, desde que o perigo n exista
Gosto muito da escrita de Paulo Coelho, foi uma leitura agradável, porém creio que poderia ter sido abordado muitos pontos que acabaram ficando vagos demais.

O livro conta superficialmente a história de Mata Hari misturando ficção com realidade (deixando claro que o livro não se trata de uma biografia)

Mata Hari era uma mentirosa compulsiva e manipuladora que procurava fugir de uma vida miserável em busca do que ela acreditava ser a felicidade. Ela foi uma mulher que obteve fama através da dança e da arte da sedução e cultivou um círculo vasto de "amigos" importantes, possuía uma necessidade de provar sua importância a todo momento e foi acusada e condenada a morte por ser uma espiã sem nenhuma prova disso.

"Todos nós sabemos que serei morta não por causa desta alegação estúpida de espionagem, mas porque decidi ser quem sempre sonhei, e o preço de um sonho é sempre alto".
Leticia.Camelo 20/04/2023minha estante
Já li esse livro fiquei revoltada com o final mesmo sabendo que era verdade!

Mandark 23/03/2023

Instigante, mas superficial...
O livro é simples e direto em sua narrativa. Por ser uma versão romanceada da história de uma personagem extremamente conhecida e cuja vida é cercada de especulações, é interessante de ser lido. Na minha opinião ele começa bem, com uma narrativa em primeira pessoa. Os primeiros anos de Mata Hari têm uma descrição bacana, mas a medida que a história avança, acho que a narrativa acaba focando em detalhes desnecessários e se torna superficial demais, quando deveria ser mais detalhada. Não é um livro ruim, mas decepciona um pouco. Porém, dentre todas as minhas experiências anteriores com as obras do Paulo Coelho, esta se mostra como uma leve redenção... Demonstrando a capacidade criativa e a qualidade da escrita de um escritor pelo qual tinha grande aversão.

Vitor.Hofstetter 20/03/2023

Fraco
Gosto de muitos livros dele mas esse é bem raso. A título engana porquê a moça num faz nenhuma missão de espiã. Ela chega a ser oferecida uma missão, mas num chega a fazer nada. Fica enrolando mas trabalho de espião mesmo que é bom nada. Outra coisa, o livro é em primeira pessoa escrito por um homem... Isso me tirou bastante.