Traços

Traços Eduardo Cilto

Resenhas - Traços

Nalaura9 09/10/2020

Traços - tentou ser tudo e no final foi nada
No começo do livro você acha que será sobre a história de um romance platônico, e clichê, do Mateus por Beatriz, que a história irá se desenvolver pra explorar as questões dos personagens e da sua relação. Depois se torna uma aventura, com um motivo fútil e infantil (beirando ao ridículo), se tornando no final um suspensa com drama policial envolvendo sequestros e assassinatos. Nenhum dos plots nem dos acontecimentos tem sentido, são apenas jogados na história e apesar de ter me instigado a chegar no final, me senti decepcionada ao terminar de ler. A escrita do Eduardo é leve, mas não compensa dos personagens irritantes, infantis e forçados.
Mateus quer chega a ser sem personalidade, totalmente manipulado por Beatriz, que é extremamente mimada e odiavel. Samantha, apesar de dar uma leveza a história, só é usado para tentar arrebatar os problemas da história. A mensagem do livro é bem interessante e importante mas se perde nas várias tramas sem sentido do livro que não sao bem finalizadas no final.
Fico muito mal de dar uma nota baixa para um escritor nacional e por ser fã do trabalho do Edu no YouTube, acredito que coloquei um pouco de expectativa por já conhecer o seu trabalho na internet.

Guilherme 23/09/2020

Traços - Eduardo Cilto
Era uma grande expectativa, mas acho que o livro falhou pela falta de foco, parece não haver um objetivo claro, apenas um amontoado de informações até interessantes mas que no fim não levou a lugar algum.

Aqui temos Matheus como protagonista. Um menino reservado, estudioso e bastante nerd, apaixonado secretamente pela sua melhor amiga, Beatriz. Numa noite, durante uma festa na escola, eles decidem ir até a casa de Fernanda, namorada de Ivo (melhor amigo de Matheus), que diz ter poderes para evocar forças que poderiam dar respostas sobre o futuro. Beatriz fica interessada e decide investir nisso... no meio da "sessão" palavras extremamente vagas despertam nela a ideia de ir para São Paulo conhecer um Youtuber, isso segunda ela, é o seu destino.

A Beatriz foi um dos maiores pontos negativos dessa história: uma personagem egocêntrica, individualista e mimada que em nenhum momento se preocupou sobre quais seriam as consequências de seus atos para as pessoas ao seu redor. Não consegui ter qualquer tipo de empatia por ela.

Quando eles finalmente embarcam para São Paulo achei que o objetivo da história finalmente se revelaria, mas as coisas continuaram enroladas e não avançaram em nada. Alguns assuntos interessantes são abordados, mas de forma tão superficial que não leva a lugar algum.

O "clímax" da história é tão desconexo da premissa que não conseguiu me empolgar em nada. Parece simplesmente uma cena adicionada à narrativa que simplesmente desconsiderou tudo que aconteceu nos capítulos anteriores. A escrita é muito boa (só fiquei surpreso pelo uso do termo "opção sexual" em certo momento, que sabemos não ser correto), porém a história não tem um objetivo definido e isso estragou muito a minha experiência. O Eduardo tem talento para a escrita, provou isso em "Traços", mas a trama em si talvez fosse muito clara na sua cabeça, porém para mim, foi escuridão total.

Letícia Vítor 17/09/2020

Trama surpreendente
Comecei esse livro achando que seria uma leitura leve é bobinha e me surpreendi.
Os temas que essa história trás são profunda e acabei o livro destruída.
Melhor livro que li esse ano.

Mark Nascimento 30/08/2020

Poderia ser bom, mas misturou tanta coisa que ficou...
Primeiramente, amo o canal do Eduardo Cilto. A escrita é bem de iniciante MESMO, falta personalidade e visão. Algumas questões são abordadas de forma rasa, confusa, blé. MUITO deus ex-machina. Em 30% do livro fiz leitura dinâmica porque não aguentava mais. O final é ????????.

Aymmée Diniz 24/08/2020

Surpreendente
Esse livro me surpreendeu e quase me fez chorar, e cheio de reflexões sobre descobrir quem você é e os seus objetivos, querer agradar os outros e não a si mesmo e a valorizar as pessoas que estão ao seu redor.
É uma leitura perfeita para superar uma ressaca literária kkkk
É uma história bem leve, com uma escrita simples e tão gostosinha de ler.

Jéss 24/08/2020

Recomendo!!!!
Fico feliz em finalmente ler o primeiro livro de um dia YouTubers que eu acompanhava quando adolescente! O livro é leve, fácil de ler e te envolve na jornada das duas protagonistas.
Ele tem MUITAS reviravoltas, mas o final é realmente inesperado.

Lanna 17/08/2020

É, gostei da história mas foi muito previsível e o desenrolar muito lento pro meu estilo de leitura.

Slyntherinn0t 25/07/2020

SEM PALAVRAS
Sabe aquele autor que você para e pensa que seria capaz de ler tudo o que ele escrever, até mesmo a lista de compras dele? Então esse é o Eduardo Cilto, ele escreve de uma forma tão fluída que quando você percebe já leu 4 capítulos de uma vez e ainda não cansou, só quer chegar no final para saber o que irá acontecer e eu me sentir totalmente prendida na narrativa dele e quanto mais lia mas curiosa eu ficava, a forma como ele trabalhou o relacionamento de cada personagem, a visão de mundo de cada personagem foi o que mais me chamou atenção, já estou pronta para ler o outro livro dele e espero que em breve ele escreva mais livros.

jhonataas 23/07/2020

Esperava mais
A leitura fluiu bem, mas confesso que esperava mais. Achei a história em si legal, mas o motivo dos personagens pra que tudo se desenrolasse foi fraco. Não consegui me conectar muito bem com os personagens, tive ranço deles em vários momentos.

José Vitor - @zetalendo 20/06/2020

“Traços”, de Eduardo Cilto – 3,5

“A vida pode ser muito parecida com os quadrinhos, pois ambos têm alguém controlando o que acontece; no caso, você é o desenhista da sua própria história, e os traços feitos são as ações que toma para designar o rumo que sua vida seguirá. Então tenha consciência de que, a partir de agora, é você quem define o desenho que seus traços vão formar.”

Comprei esse livro no ano que lançou e só em fevereiro de 2019 eu peguei para ler. É um livro com uma escrita leve e um final inesperado. Quanto mais você lê, mais você se envolve com os personagens, a história e os problemas que acontecem na trama.

O ponto que mais me atrapalhou para concluir foi que eu não conseguia ver esse enredo se passando no Brasil, achei muito americanizada e isso me confundiu demais em algumas partes. Eu só percebia que era um livro nacional quando mencionava São Paulo ou alguma coisa no Brasil, fora isso a história poderia se passar em um livro de um autor americano.

Por isso eu decidi dar essa nota. Muitas vezes eu não tinha paciência para ler, pois quando eu pego um livro nacional eu quero sentir que a escrita é de um brasileiro. A sensação que tive é a mesma de gringos quando vem gravar clipe no Brasil, só colocam favela, samba, mulheres pretas sambando e futebol. (Um típico videoclipe da A****a).

Fora esse ponto, a gostei da história e do desenvolvimento dela. A representatividade presente aqui achei muito boa também. O final me deixou chocado, eu não esperava que aquilo fosse acontecer.

Eu recomendo esse livro para que vocês tirem suas próprias conclusões, não é porque me incomodei com esses pontos que vocês também possam achar isso ruim, só pra deixar claro!

site: https://www.instagram.com/p/CBEcOwTj1j1/

Mortensen 06/06/2020

Será que seguimos os nossos traços?
Fui surpreendida e impactada por essa história de uma forma inesperada. Através de alguns capítulos acabei me encantando cada vez mais por Matheus, que aliás realiza uma ótima narrativa.

Alterações na rotina de Math, começam quando decide ir a sua primeira festa e em seguida participa de um ritual realizado  na residência  da namorada de seu amigo.
Depois do ritual, Beatriz resolve ir para SP(São Paulo),com o intuito de conhecer pessoalmente um vlogueiro, cujo codinome é "Garoto diferente".
Beatriz pede para Matheus acompanhá-la em sua aventura, a fim de planejar os detalhes da viagem, marca um encontro durante a madrugada. Mas a ausência dele sem autorização dos pais, resultou em um enorme desentendimento familiar, onde seu pai o empurrou violentamente no sofá e cuspiu um comentário homofóbico.

Motivado por todos os fatores ocorrido com seu pai, ele resolve aceitar o convite de Bia e ambos apanharam um ônibus rumo a SP.
Durante o percurso o ônibus quebrou, deixando-os com duas escolhas: retornar a sua cidade de origem ou tentar uma carona para prosseguir com a viagem.
Depois de inúmeras tentativas conseguiram uma carona, o motorista era um homem de meia idade, que mostrara-se muito simpático. No entanto, ele tocou o corpo de Beatriz sem seu consentimento e apresentou de uma forma nojenta, opções que poderiam ser utilizadas para levá-los gratuitamente a seu destino.Quando Matheus tomou ciência da situação exigiu que ele parasse o carro.
Após algumas horas, conseguiram carona com Drags Queens maravilhosas. Enquanto as drags descansavam no hotel bizarro, eles foram a procura de outro ambiente para passar a noite,motivado pela falta de dinheiro,estrutura do local e a forma que foram recepcionados

Quando chegaram em SP, Beatriz e Math começaram a ter alguns desentendimentos referente a alguns acontecimentos na boate onde as drags haviam se apresentado.
Após uma discussão onde Math revela o desaparecimento de três vlogueiros, dentre eles estava o tão aclamado por Beatriz "Garoto diferente". Ambos saem perambulando pelas ruas de SP a procura de um hotel que estivesse dentro de seu pequeno orçamento.

Adentraram em diversos hotéis, Bia visualiza um edifício de aparência   luxuosa, ignorando o pessimismo de Math, ela decide arriscar. Logo a dedução de math foi comprovada. Mas  ocorreu algo inesperado, uma jovem que trabalhava na recepção do hotel, pronunciou o nome Matheus repetitivamente, quando ele resolveu averiguar se realmente estavam se referindo a ele, percebe que a jovem desconhecida, na verdade era Samantha.Uma colega de escola que perdera o contato há alguns anos e diante do carinho que possuía por Math, acabou hospedando-os em sua residência.
Devido a uma transmissão online, descobriram que os vlogueiros estavam sendo mantidos em cativeiro. Para distrair a mente, resolveram acompanhar Sammy em seu trabalho, Bia acabou cochilando.
Sammy levou Math até o terraço, onde conversaram sobre diversos assuntos e Sammy ressaltou a importância de math encontrar/seguir seus próprios "traços". Enquanto eles dialogavam houve outra transmissão transparecendo uma informação, que serviu de motivação para Bia sair em direção ao resgate do Garoto diferente. Assim que notaram a ausência de Betariz, cogitaram a ideia de onde ela poderia ter ido e resolveram ir ao seu encontro. Diante dessa decisão a história obteve um desfecho imprevisível e emocionante.

Particularmente, não imaginava que  esta leitura, seria capaz de alcançar tamanha  profundidade em meu interior. Em razão disso,aconselho esta leitura.

Manu 23/04/2020

necessário
"eu sou a única pessoa que vive minha vida", essa foi uma das últimas frases desse livro, e eu só tenho elogios! esse livro é aquele que nos faz pensar em quantas coisas, nos jovens, fazemos sem pensar e pode acabar dando certo ou errado. no contexto do livro, acredito que o começo deu tudo errado, mas ao longo da história, principalmente no final, percebemos que tudo que eles fizeram foi algo muito necessário para o momento, e fez eles repensarem tudo e mudarem os traços de suas vidas...
em síntese, achei o livro muito bom e a cada capítulo que lemos, queremos saber a próxima aventura que Matheus e Beatriz vão viver.
minha avaliação é de 4 por conta do final, que pra mim deixou um pouco a desejar por conta de certo acontecimento, mas não vou falar pra deixar vocês curiosos!

jay 21/04/2020

No começo a história não me prendeu, mas assim que eles colocaram o pé no ônibus em direção à São Paulo o livro realmente me prendeu, me ensinou muitas coisas.
Eduardo Cilto, conte comigo pra tudo!