Traços

Traços Eduardo Cilto

Resenhas - Traços

manu 30/03/2020

Do meu ponto de vista, se os acontecimentos dos últimos capítulos acontecessem um pouco antes seria melhor para o desenvolvimento da história pois é quando acontecem as coisas mais interessantes mas que ficam muito pro final. Até metade do livro a história acontece meio que devagar porque as coisas acontecem mas parece que não tem nada acontecendo. Enfim, é bom, mas poderia ser muito melhor se os primeiros capítulos acontecessem mais rápido.
? e a Beatriz é uma chata ?

manu 30/03/2020

? e a Beatriz é uma chata ?

Priscila Vieira 04/02/2020

É, desapontou!
Confesso que foi uma luta para terminar o livro. Achei o começo da história sem nexo. Principalmente algumas situações como o fato do nada Matheus ter encontrado sua melhor amiga de infância, na qual no desenrolar da história vai lhe oferecer abrigo e comida como se a distância não tivesse separado eles em nada. O final... a ideia do livro é boa, porém pouco construída.

Sergia.Souza 11/01/2020

que livro, que historia, simplesmente um livro para você rir, achar super romântico e se emocinar bastante e chorar muito

Andressa 07/12/2019

É notável a evolução que o autor teve na escrita ao decorrer do livro, porém o início é extremamente maçante devido a escrita, e ao final quando a escrita se desenvolve, a estória se torna ridícula.
A "situação problema" da estória se desenvolve de maneira infantil e sem nexo.

Amigos da Leitora 20/09/2019

Terminei de ler o livro “Traços”, de Eduardo Cilto.
O livro é MARAVILHOSOOO!
Nos conta a história do jovem Matheus, muito reservado, poucos amigos e quase não sai. Até que vai, aos dezessete anos, a sua primeira festa a noite, mas os pais deixa claro que o mesmo deve chegar meia noite. Chegando lá, encontro sua melhor amiga (e amor), Beatriz, e seu amigo Ivo e sua namorada, como é festa da escola, não tem bebida, mas, por um esquema a bebida entra e Matheus bebe um pouco de vodka, assim perde a noção do tempo, vai a casa da namora do Ivo, após acontecer muita coisa na festa, mas não vou falar para não dar spoiler, e assim muita coisa acontece, que também não vou falar para não dar spoiler. E com base na pressão dos pais, um passado complicado em sua família, Matheus decide fugir com Beatriz, o motivo disso não vou falar também, leiam!, e assim começa a aventura. O livro trata de amor, amizade, problemas familiares, problemas de homofobia, ego pela fama da era da internet, amizade verdadeira, empatia e sobre buscarmos nossa identidade, nossos princípios e ideais. Amei e recomendo a TODOS.
Livros bem escrito, enredo mara e personagens bem cativantes.
E você, já leu esse livro ou quer ler? Me deixa sua opinião, vou amar saber.

Carolina1935 31/07/2019

Uma história boa com uma escrita pouco cativante
A muito tempo, quando acompanhava mais ativamente o booktube, um dos canais que eu adorava ver era o do Edu, do Perdido nos Livros. Fiquei super empolgada quando descobri que ele lançaria um livro, e minhas expectativas estavam la em cima, por se tratar de alguém que eu "conhecia", mas acabou que esse livro me decepcionou um bocado.

A história vai acompanhar o jovem Matheus, que a muito tem uma crush na sua melhor amiga Beatriz. Depois de um ritual muito louco, Bia decide sair em uma viagem para São Paulo, para encontrar seu ídolo, um youtuber que se intitula "Garoto Diferente", e logo, Matheus se vê envolvido também nessa aventura.

Uma das coisas que fez com que eu não gostasse tanto assim do livro, foi a escrita, que não me cativou logo de início, e só fui realmente me envolver, na reta final, pelos acontecimentos da trama em si. O que é um ponto positivo do livro: o autor trouxe vários detalhes diferentes, aventuras e mistério, tornando esse livro mais que só um romance adolescente "comum".

Matheus não foi um protagonista que consegui gostar, por mais que em alguns momentos ele se mostrasse sarcástico, e um pouco nerd (características que fariam eu me identificar com ele), eu não consegui me apegar realmente a ele, nem a Bia, que no começo achei que seria um tipo de Margot (porque no início do livro me lembrei bastante de Cidades de Papel), acabou sendo uma personagem sem graça e até um pouco burra. Eu até tentei entender algumas atitudes dela, mas depois ficou meio dificil, fora que achei ela bem pouco carismática. A única personagem que eu consegui gostar, foi a Samantha, que além de ser bem inteligente, é madura e batalhadora, mas que ao mesmo tempo não deixa de parecer uma adolescente.

Ao longo do livro o autor vai trazer a tona temas importantes como machismo, assédio, problemas familiares, homofobia, além de falar um pouco sobre esse mundo de internet, e o que as pessoas estam dispostas a fazer por views. Ao final, somos deixados com uma mensagem sobre trilhar nossos próprios caminhos, fazer nossos próprios traços, o que eu achei que super se encaixou com a trajetória do personagem, mesmo que eu não tenha gostado do fim em si, a mensagem que o livro deixa é muito boa.

"[?]você é o desenhista da sua própria história, e os traços feitos são as ações que toma para designar o rumo que sua vida seguirá. Então tenha consciência de que, a partir de agora, é você quem define o desenho que seus traços vão formar.?

Mandy 12/07/2019

Matheus é um menino não muito sociável que conheceu Beatriz quando se mudou para o interior após a morte de seu irmão e, a partir daí, viraram melhores amigos. Mas claro que um teria que estar apaixonado né? E nesse caso é o garoto que tem sentimentos fortes pela amiga.
A história começa mesmo quando Beatriz empurra Math com ela a uma festa da escola e lá encontram Fernanda, que acredita ter poderes, e a menina os convence de participar de um ritual no qual ela leria o futuro de Bea. No final disso tudo, Bea acaba acreditando no resultado e decide fugir para a cidade de São Paulo dizendo que seu destino estaria lá e, no meio dessa confusão, seu melhor amigo decide acompanhá-la nesse trajeto.
Os dois partem nessa viajem com o objetivo de Beatriz de conhecer o Garoto Solitário, um youtuber que ela diz entendê-la como ninguém, mesmo sem conhecê-la. Mas ao caminho de cumprirem o desejado, ocorrem reviravoltas que você nem pode imaginar.
Em um primeiro momento você pode pensar que é um livro bobinho de dois adolescentes amigos que ficam juntos no final, mas não é o que a história conta. Além de tratar com vários assuntos da nossa atualidade como homossexualidade, é bem provável que você se identifique com algumas situações e pensamentos.
O livro tem uma escrita muito leve e quando você pega pra ler não consegue mais largar. Com um final incrível, uma história contemporânea cheia de ação que me arrancou risos, lágrimas e situações que me surpreenderam o tempo todo e fiquei boquiaberta.

Ana Lima 08/07/2019

Eu não sei nem como começar essa resenha.
Eu tive vontade de largar o livro ainda no começo, quando o Matheus resolve que depois de todo o drama familiar dele, ele iria fugir com a amiga mimada e insuportável dele. Mas pensei: vamos lá, né? Vai que em algum momento da história ele cria juízo na cabeça. Não criou. Nem ele, nem a Beatriz, e nem a Samantha que surge no meio da história. Tudo na trama é inverossímil demais, irresponsável demais e sem sentido algum. Muitas perguntas ficam sem ser respondidas (e, veja bem: isso não é um problema, meus livros favoritos têm perguntas não respondidas, mas deixam no ar reflexões e possibilidades, diferente desse, que parece que só esqueceu mesmo de dar uma resposta) e sinto que faltou um plot. A história dos Youtubers 100% previsível.

Queria, de coração, escrever uma resenha diferente porque sei o quão importante é apoiar a literatura nacional e principalmente jovem, mas não deu dessa vez. Parece até que o livro não passou pelas mãos de um editor com discernimento pra avaliar o quão irresponsável é a história.
Fabricio 07/08/2019minha estante
Me senti exatamente assim lendo esse livro :/ uma pena

Stephanne.Smiths 15/08/2020minha estante
exatamente o meu sentimento

Fernando Perosa 15/04/2019

Confuso
Já tinha lido o segundo livro do autor (Submerso, 2018) e gostado bastante, então estava com boas expectativas para esse, que não correspondeu muito bem. A primeira metade do livro me intrigou bastante e eu li sem parar. Da metade para frente não fluiu muito bem.
Em todo o livro os diálogos eram confusos, começavam em uma linha, eram interrompidos (sem sinalização) por descrição da personagem e continuavam em outra linha com um novo travessão. Não sei se isso foi uma questão da diagramação do livro ou se é mal escrito mesmo, mas me incomodou bastante. No segundo livro do Eduardo não encontrei esses problemas.
Gostei dos temas que o livro trouxe (youtubers, influência digital, visualizações, LGBTQ+, traumas familiares), mas achei que a maioria deles foi tratada de forma muito rasa e rápida.
O conflito principal se resolveu muito rápido, talvez devesse ter sido inserido um pouco antes e cortado um pouco da enrolação que teve em algumas partes. Faltaram alguns plots no decorrer do livro para manter a atenção e a tensão. Beatriz é um pé no saco, mimada e super irritante. O Matheus acaba se tornando chato por causa dessa obsessão/crush que tem nela.
Samantha e as drags (maravilhosas) obrigado por TUDO e por serem os melhores personagens desse livro.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 13/02/2019

Traços´=

Traços é um romance escrito pelo autor e youtuber Eduardo Cilto sendo de literatura nacional. Conheci ele pessoalmente na Flipop do ano passado ele é muito simpático e até fiz um desenho para ele. O livro foi emprestado da minha prima.

O conteúdo do livro é sobre a Beatriz e o Matheus eles são amigos e estudam juntos quando eles vão na casa de uma amiga que fala que é bruxa acontece algo com essa amiga quando fez o ritual que a Beatriz entende que o destino dela é ir para São Paulo do nada. O livro possui diversas referências. A Beatriz admira um youtuber na internet O Garoto do Sonho e quer encontrar ele com o Matheus nisso é esse trama com essa aventura onde o qual não darei muitos spoilers que dá vontade de falar se for ler esse livro também indico o Submerso que é do mesmo escritor que eu amei.

Minha análise a minha leitura foi muito fluída, a escrita é ótima. Gostei mesmo desse livro , o livro é fácil de ler e indico com certeza.O Eduardo Cilto escreveu esse livro que eu gostei e indico para você ler e traçar essa história na sua imaginação e entrar nesse universo de Traços.

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2019/02/resenha-tracos-eduardo-cilto.html

Matheus.Fernandes 12/02/2019

Me surpreendeu positivamente mas com algumas ressalvas
Amei o livro, mas acho que o final merecia algo a mais. Como a história de modo geral é simples e clichê, acho que os acontecimentos do final tinham que ser mais explorados, pois são o ápice da história, principalmente falar sobre a repercussão do caso, tanto na mídia, como na volta dos personagens... seria a finalização perfeita. Se bem que se fosse escrito por um autor "grande", com certeza teria rendido uma continuação.

Guilherme Braga Alves 04/02/2019

A redação é estranha, você sente que não foi bem escrito e que a edição foi desleixada. Do ponto de vista das regras da língua, é perfeito. Não há erros de ortografia ou coisa do tipo. Mas a linguagem simplesmente não encaixa.

É absolutamente inverossímil, e cada momento que se passa traz o incômodo maior de estar entrando numa história que não faz nenhum sentido.

Li até o final tentando dar uma chance mas me arrependi. Não recomendo.