Traços

Traços Eduardo Cilto

Resenhas - Traços

Kayah 27/12/2018

Traços - Eduardo Cilto
Confesso que nunca acompanhei o canal do Eduardo Cilto, mas já ouvi dizer que é interessante em alguns momentos, por isso quando soube do lançamento de Traços pela Editora Planeta, imaginei que nada seria mais justo do que dar uma chance e ler o que ele tinha preparado para os leitores, afinal essa também seria uma forma bacana de conhecer mais de Cilto.

Partindo de uma premissa um pouco clichê, mas que pode ser considerada interessante, o livro nos apresenta Matheus, um menino comum, nerd e que sente algo além da amizade pela sua melhor amiga, Beatriz. Em contra partida Beatriz é totalmente o contrário. De opinião forte, não tem medo de pôr em prática qualquer pensamento que possa ter.

A viagem para São Paulo durou apenas alguns dias, mas foram tantos os acontecimentos, que esses dias pareceram durar longas e intermináveis semanas. Repleto de drama e reviravoltas, Traços acaba de uma forma inesperada e surpreendente. O destino nem sempre é aquele que nós esperamos que seja. Cada um é responsável por traçar o seu, mas os resultados não dependem simplesmente de nossas vontades.

Repleto de referencias a séries como American Horror Story e filmes como Harry Potter, a leitura de Traços é gostosa e reconfortante. O protagonista não é alguém dotado de qualidades magnificas e está longe de ser super fodão. Math é completamente comum, assim como a maioria de nós, e é isso que o torna tão apaixonante e nos faz identificar-se de alma e coração com ele.

zoni 28/10/2018

Não é um bom livro, mas poderia ter sido bem pior.
Para evitar estresses desnecessários com autores futuramente, vou deixar uma coisa bem clara: eu particularmente não gostei, e a minha opinião não é nenhuma verdade absoluta, é apenas o meu gosto pessoal. Não gostei desse livro e ponto. Não vi propósito na história, e achei bem chata e previsível.

Matheus é um protagonista sem voz, apesar do livro ser narrado em primeira pessoa, a personagem não tem voz nenhuma ali dentro, mais parece um mascote da melhor amiga que qualquer outra coisa. Outro problema na personagem é a sua personalidade, eu percebo esse problema faz um tempo, muitas vezes autores LGBT escrevem personagens masculinos héteros, mas colocam muito de sua própria personalidade na personagem e ele não soa como hétero, não dá pra acreditar nem por um momento. Cilto tinha bastante potencial pra criar essa história, mas usou todas as suas referências de uma vez, e transformou a história em algo desconexo, chato. Os problemas que levam a história a acontecer são caricatos, só aparecem quando o autor julga necessário para ser gatilho para sua personagem sem voz e personalidade, tomar alguma decisão, as reviravoltas da história são previsíveis, eu já tinha certeza sobre os youtubers, e acredito que alguns de vocês também.

Não existem personagens marcantes, ou que nos façam simpatizar de verdade, a Samantha apareceu toda feliz, toda boazinha, toda forçada só para nos dar uma carga dramática depois. A Beatriz é a escória do livro, que personagem insuportável e não preciso nem comentar mais. Os amigos são pouco abordados, as tramas são mal desenvolvidas e inacabadas, não tem explicação de nada, fica tudo na entrelinhas, e se você não se esforçar de verdade pra entender o que o autor quis passar você não vai entender nada do que significou aquelas palavras.

Acabei lendo o livro em pouco menos de 6 horas com um intervalo para um banho e assistir um pouco de tv, e não, eu não estava grudado no livro, ele só era muito bobo pra levar tempo demais lendo. É isso, fiquei com vontade de ler o outro livro do autor pra ver se sua narrativa cresceu, porque essa não rolou pra mim e eu me sinto muito triste em dar nota ruim para autores nacionais. Espero compensar no próximo.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia
Marcelo.Antonio 28/10/2018minha estante
Pela sinopse do livro não me chamou e agora muito menos pela sua resenha. Um livro chato a menos pra eu ler.
O único livro nacional que gostei foi Águas Turvas. Adorei.

Ótima resenha ?

Vinicius609 28/10/2018minha estante
Tive a mesma sensação lendo o livro, li o 2° do autor e entrou na minha lista de preferidos, possa ser que vc tenha a mesma sensação ou até uma melhor em relação a 'traços'.

zoni 09/11/2018minha estante
Marcelo, eu realmente não indico se você já não tem vontade. O enrende é muito mal desenvolvido, o autor começa com uma ideia, páginas depois ele cria uma outra ideia e começa a desenvolver, mas vê que não vai dar certo e convencer ninguém, e muda o foco mais uma vez. É triste, porque o livro tinha tudo pra ser bom.

zoni 09/11/2018minha estante
Então, Vinicius, eu quero muito ler o segundo livro pra tirar essa ideia da cabeça, quero poder dar uma nota boa para o Cilto, porque eu realmente simpatizo com ele e vejo que ele tem potencial. Logo mais vou iniciar a leitura do segundo romance dele e espero gostar mais assim como aconteceu com você!

las.anjos 10/11/2018minha estante
Nem consegui terminar.

Debs 01/09/2018

GENTE, E ESSE FINAL???!!! Chorei horrores sim!
Amei a leitura, o início foi um pouco chato, mas depois me prendeu que terminei em dois dias! AMEI! MAS TO CHOCADA COM ESSE FINAAALLL!

Thatá 25/06/2018

Recomendo!
"[...] Deve ser por isso que estamos nesse mundo sem saber como vamos terminar. Acho que se soubéssemos exatamente o fim de nossos caminhos, nós nos torturaríamos tentando evitar o sofrimento inevitável. Se você permite que sua insegurança perceba que quer esquecer ou parar de pensar em algo, sua mente trará a imagem do que o atormenta cada vez que você fechar os olhos. [...]" - Traços

Então, tem mais de 20 dias que estou lendo esse livro, não consegui terminar antes por falta de tempo.
Faz muito tempo que acompanho o Eduardo Cilto no YouTube, e desde que ele lançou queria ler, por meio de um dia de troca consegui ele rs.
Confesso que no início não estava muito assim, feliz, estava achando o Matheus imaturo e percebendo a Beatriz mais no centro da história, porém mudou nos últimos capítulos e eu que não terminaria hoje, fiquei suuuper curiosa para saber o fim e concluir logo kk

ROBERTO468 23/03/2018

Quem desenha os traços da sua vida ?
Nossa, nunca imaginei que eu escreveria algo sobre " Traços ". Depois de ler milhares de resenhas negativas na internet sobre o Livro, fiquei mega ansioso para tirar minhas próprias conclusões. E eis que eu li e amei.
Bom, o livro vai abordar temas interessantes e que precisam ser questionados na nossa sociedade, desde o Machismo até a homofobia. E isso faz o livro ser atual e com um conteúdo que vale a pena ser lido .
O Edu me encantava a cada parágrafo, pois além de fazer referências a várias coisas do mundo Pop, ele sabe sim tecer uma história que te faz pensar.
Os personagens são bem desenvolvidos, não gostei muito da Bia, mas acho que essa era a intenção do Edu, nos fazer odiar e amar a personagem. Já o Matheus é um fofo, eu só queria ser o melhor amigo dele.
A narrativa te leva para uma aventura super interessante, e os plots aficionados a trama faz o livro ganhar um suspense bem intrigante. Achei a sacada do suspense bem criativa, e envolvendo o próprio mundo do Edu.
Impossível não falar que esse livro é escrito por ele. Pois sua personalidade está estampada em cada página.
O final foi uma grande supresa. Não existe nada clichê, pois tudo aquilo que você espera, é destruído , e aqui ele não teve medo de abordar um fim tão real e sentimental. Eu só queria morrer com esse final.
Diante disso, super recomendo, o livro é muito bom, para ser o primeiro livro do Edu, eu achei a narrativa dele super desenvolvida. O livro te faz pensar nos traços que a sua vida se desenvolve. Simples, sentimental e real.
Esdras 23/03/2018minha estante
Ó, dúvida cruel. Rs.
Ler ou não ler?

ROBERTO468 23/03/2018minha estante
Na dúvida leia kkk. Se não gostar é isso mesmo.

Nanda 02/02/2018

Eu gostei.
Eu gostei do livro, acompanho o autor pelo youtube e acabei me interessando pela sinopse, "Traços" foi um dos primeiros livros que li nesse comecinho de ano, e posso dizer que foi uma leitura na qual não me arrependo. Na capa do livro temos a seguinte citação "Um livro cheio de reviravoltas e com final surpreendente", concordo com as reviravoltas, muitos acontecimentos me pegaram de surpresa e eu me vi apreensiva e ansiosa para saber o que aconteceria a partir disso, e eu amo quando livros me deixam com esses sentimentos.
Eu me vi apegada aos personagens, tanto ao Matheus (que narra a história), como também a Beatriz (embora em certos momentos ela tenha me irritado um "pouco") e isso também é algo que eu admiro em livros, a forma que ele te prende e te faz "amar" ou "odiar" um personagem.
O livro explorou diversos temas, temas que eu acho que são muito importantes a serem refletidos e discutidos, alguns foram mais aprofundados que outros e eu confesso que em alguns pontos do livro eu esperei mais. Como eu disse, eu gostei bastante do livro, mas falando em relação ao "final surpreendente", sim, ele me surpreendeu. Poderia ter surpreendido mais? Sim.
Sem dar spoiler (ninguém merece isso), eu me senti chocada quando o livro foi se aproximando do final e eu comecei a pensar que minha teoria sobre tudo que estava acontecendo tinha fundamento e eu fiquei triste com algo em especifico :/
Um dos poucos motivos do livro não receber de mim as 5 estrelas, é simplesmente o fato de eu sentir que o final foi um pouco corrido, eu senti uma pressa da parte do autor em terminar o livro (talvez seja impressão minha, ou tenha sido o fato de eu ter me apegado a eles e esperava mais detalhes), mas isso não fez dele um final ruim.

Fábbio (@omeninoquele) 17/12/2017

Amei!
"O mundo pode ser extremamente assustador e hostil quando você é forçado a encará-lo sem estar preparado."

Quando Matheus decide ir a uma festa da escola com sua amiga Beatriz ele jamais imaginaria que muitas coisas a partir de então mudariam em sua vida.

Ele não é muito de socializar em festas, mais decide ir porque fazia de tudo para agradar a amiga que ele também era afim desde a infância.

Depois da festa, eles acabam indo pra casa de uma outra amiga, a Fernanda e lá ela, que se considera bruxa lê o futuro de Beatriz e diz pra moça que seu destino está longe, noutra cidade.

E a partir daí a menina põe na cabeça que deve sair de sua cidade e ir atrás do seu destino em São Paulo onde está um vlogueiro chamado "Garoto Diferente" que inspira jovens com seus vídeos na internet, e de quem Beatriz é muito fã.

Em meio a uma briga com seus pais envolvendo coisas que aconteceram com seu irmão mais velho, Guilherme, Matheus também decide fugir com Beatriz e juntos eles viverão uma aventura que nunca pensariam em viver.

O livro é cheio de reviravoltas, a trama é contagiante e te prende a cada página, ainda que o começo seja um pouco parado. Confesso que tive medo de ler esse livro porque vi opiniões negativas a respeito dele, mas ainda bem que não desisti de lê-lo, porque ele é incrível! Amei demais!!

Além da trama ser envolvente, os personagens são tão reais que chegamos a pensar que são pessoas que podemos encontrar ali na esquina.

Um dos motivos de Matheus não querer ir as festas é que o episódio novo de sua série favorita são lançados no sábado a noite. E eu me identifiquei muito com isso e com o jeito de ser do garoto que assim como eu também prefere ficar em casa vendo série do que ir à festas.

Traços é um livro surpreendente e divertido, com uma escrita jovem que merece muito ser lido! Dê uma chance e conheça a história de Matheus e Beatriz.

site: https://www.instagram.com/omeninoquele/

Larissa Benevides (Clã) 26/09/2017

Resenha: Traços
"Somente meus atos que definem meu futuro. Eu sou a única pessoa que vive a minha vida."

Traços conta a história de Matheus, um jovem que foi morar no interior depois da morte de seu irmão mais velho. Seus pais são super rigorosos quanto as saídas e o comportamento do rapaz, mas isso nunca foi problema para ele, que sempre preferiu assistir sua séries a ir a uma balada.

Porém uma noite ele decide atender ao pedido de sua melhor amiga, Beatriz, e vai a festa da escola. Lá ele encontra seu amigo Ivo e a namorada dele, Fernanda. Os quatro jovens resolvem ir para a casa de Fernanda, que afirma saber fazer um ritual para saber o futuro.
"Quando você gosta de alguém, faz loucuras pela pessoa."

Beatriz convida Matheus para acompanhá-la em uma viagem para a cidade de São Paulo para que ela possa encontrar o seu destino. O jovem, que tem uma quedinha por sua amiga, decide acompanhá-la depois de ter um desentendimento com o pai.

A viagem tem vários contra-tempos e confesso que não fui com a cara da Beatriz, desde o começo, ela se mostra uma menina que só pensa em si e que não tem muito juízo.

Ônibus quebrado, carona imprópria, procura por abrigo e comida e até mesmo carona com um grupo de Drag Queens, teve nesse caminho.

Durante toda essa jornada para chegar na capital, Matheus vai refletindo sobre a vida e vamos conhecendo mais sobre o jovem. O legal é que acompanhamos algumas descobertas que ele faz de si e de sua vida e através da reflexão sobre alguns acontecimentos do passado, ele toma decisões sobre o seu futuro.

"Pensamentos são tóxicos, vírus criados para se espalhar por nossa mente e abalar todo o sistema que demorou para ser programado."

Chegando em São Paulo uma notícia bagunça todos os planos de Beatriz e novamente os jovens caem em uma aventura em busca de respostas e o sentido de sua vida na Terra.

Só que dessa vez com uma integrante a mais. Samantha, uma amiga de infância que Matheus reencontra em São Paulo. Eu gostei bastante da Sammy, apesar de algumas inconsistências, conquistou o lugar de personagem favorita. Pois é como dizem: "De perto ninguém é normal" .

Então nessa segunda aventura vamos ter algumas reflexões de Samantha sobre o sentido da vida, conselhos dela para Matheus e também vamos conhecer um pouco sobre a vida da moça.

Consegui enxergar as mensagens que o autor queria passar através do livro, mas a história em si não colaborou. Existem partes clichês e outras absurdas. O final foi interessante e trouxe um pouco mais de realidade para história.
"Nas grandes cidades, as estrelas não estão presentes no céu, mas sim ligadas à terra. Cada luz acesa que você enxerga daqui de cima pode ser considerada uma estrela e, ao mesmo tempo, uma pessoa que com certeza tem mais vida do que qualquer astro celeste presente no espaço."

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2016/08/resenha-tracos-de-eduardo-cilto.html

Fernando Nery 24/08/2017

Um Livro para ser refletido
Olá, Galera Literária!
Faz um certo tempo que acompanho o canal Perdido nos Livros, de Eduardo Cilto. Gosto do estilo do rapaz. Ao saber que ele publicaria um livro, fiquei feliz. Quando todo mundo critica os lançamentos de livros escritos por youtubers, surge um romance do Edu.
(Confira a resenha completa na URL escrita abaixo)

site: http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/2017/08/tracos-de-eduardo-cilto-editora-planeta.html

Karina599 17/08/2017

Gostei bastante do livro mas não vi tantas reviravoltas como prometia o livro.
A narrativa do autor me pareceu ser bem madura, para um jovem que estava escrevendo seu primeiro livro isso foi uma grande surpresa pra mim.

Tulio.Ryan 25/07/2017

EU NAO TO BEM
Tá vamo lá , é o 1° livro em português q tive vontade de ler ,e já conhecia o autor então tava empolgado ,o Eduardo tem uma escrita precisa ,ele não descreve muitas coisas ,tipo lugares ,estranhei um pouco mas até achei bom pq nunca conseguia imaginar nada quando o autor descrevia locais . Ele faz referências MARAVILHAS ao mundo geek ,o personagem principal ,confesso que achei ele meio sem atitude mas ele vai evoluindo ,a personagem feminina ,Beatriz , é uma chata ,não consegui gostar ,desculpa .Os personagens secundários no começo é mto clichê mas dps aparece mais alguns daí eu amei .
Lá pelo meio admito que tava achando as decisões muito forçadas ,tipo mto ,não fazia sentido ,até então esse livro ia ser 3 estrelas mas pelo final foi 4,5.Me surpreendi com o final ,com a história (um pouquinho meio loka )que o Eduardo construiu ,apesar de ter milhares de erros ,ser um livro mto lento , é um 1° livro bem bom ,admito tmb q chorei ,oq ajudou na nota.
OBS: PQ DIABOS TA UMA POHA DE "ROMANCE "NA CAPA ?ISSO N TEM QSE NADA DE ROMANCE TA MAIS PRA UMA AVENTURA ,N PRECISAVA.

Natalia 09/07/2017

Resenha: Traços de Eduardo Cilto
O livro “Traços” do youtuber Eduardo Cilto trás como personagem principal Matheus, um adolescente nerd que tem uma quedinha por sua melhor amiga, Beatriz, uma jovem de personalidade forte que não mede esforços para alcançar seus objetivos.

Após uma festa junina do colégio, Matheus e Beatriz vão parar na casa de uma amiga – que se diz bruxa – e acabam participando de um ritual meio estranho e Beatriz leva o resultado final desses estranhos acontecimentos muito a sério e resolve que ela precisa ir em busca de seu destino.

Sabe onde ela acha que esta o destino dela? São Paulo, a maior cidade do Brasil e claro que ela convida Matheus para ajudá-la nessa jornada. No começo Matheus fica relutante se vai ou não, mas no fim ele não consegue imaginar sua melhor amiga se virando sozinha na cidade grande e embarca com ela rumo a uma viagem cheia de altos e baixos.

O livro tem um ou outro momento divertido, mas não é aquele NOSSA QUE LIVRO hahaha. A história - bem clichê - é toda narrada pelo ponto de vista de Matheus, e apesar de ser um livro previsível, o final não é, termina justamente da maneira que você jamais esperaria.

Traços não foi um livro que me empolgou e eu não sairia por ai falando: Você precisar ler tal livro! Acredito que muita gente possa gostar dele para passar o tempo, naquele final de semana preguiçoso, mas sem criar expectativas.

site: http://natalia.blog.br
Bruno 14/06/2018minha estante
undefined

Cíntia Costa 03/07/2017

Maravilhoso
Acho que esse livro não é um romance, e sim uma história de aventura, no estilo da série Vaga Lume, com muita ação, reviravoltas, entretenimento. Não consegui largar o livro. Me prendeu do início ao fim. O que não pode se dizer desse livro é que seja parado.
Me identifiquei muito com Matheus, e não gostei da Beatriz (muito individualista). Morri de amores por Samantha.
O fim eu não gostei.

Vitor626 19/06/2017

Bom, mas tinha capacidade de ser muito melhor!
A grande onda de livros dos Youtubers foi gigantesca nos últimos anos. O assunto gerou polêmica e discussão na internet e fez muita gente torcer o nariz para a grande maioria deles. O que mais incomodou o público foi o conteúdo escrito (ou não) pela maioria deles, mas uma pequena parcela, principalmente os "Booktubers" escreveram narrativas, o que despertou o interesse de muita gente. Assim como "Azeitona" de Bruno Miranda e "Boa Noite" da Pam Gonçalves, Eduardo Cilto publicou em 2016 o seu primeiro livro, intitulado 'Traços'.

Nesse romance, vamos conhecer Matheus e Beatriz. Dois amigos que vivem em uma cidade no interior. Os dois resolvem ir para uma festa na sua escola e terminam a noite na casa de uma garota que diz saber realizar rituais que desvendam o futuro. Beatriz, muito interessada acaba aceitando fazer. Depois de certos acontecimentos, ela resolve que vai para São Paulo em busca do seu propósito. Matheus acaba indo junto para apoiar a amiga e se ver livre de alguns problemas em casa. Juntos, os dois vão embarcar em uma espécie de Road Trip até a grande SP. Beatriz espera encontrar um Youtuber do qual é grande fã, mas isso acaba se tornando impossível pois o garoto desaparece misteriosamente.

Acompanho o Edu já faz muito tempo e fiquei muito feliz quando ele anunciou o seu primeiro livro. Apesar de não ter me interessado muito pela sinopse, fiquei com vontade de ler, pois é um estilo de livro que me atrai muito. Algo meio John Green, onde suas personagens aprendem com as escolhas que fazem na vida e coisas assim. A narrativa começa como qualquer outro YA. Um draminha para cada um, algo a ser resolvido na vida deles e um romance de leve. Porém não é bem nesse caminho que as coisas continuam...

Depois de saírem da cidade, os dois passam por situações que me fizeram questionar bastante se esse era mesmo o rumo que foi pensado para a vida das personagens. O livro aparentava seguir um caminho "meio Tumblr", onde os dois passariam momentos na cidade que os fizessem pensar bastante sobre a vida, mas o clima do livro mudou de uma forma bem brusca onde passamos de um romance reflexivo para uma história de suspense e sequestro.

Me incomodei muito com a forma como tudo caminhou. Alguns acontecimentos aleatórios do tipo encontrar uma van cheia de Drag Queens no meio da estrada e enfrentar um "sequestrador" me deixaram com a sensação de que o autor teria imaginado uma coisa, mas precisou desenvolver a história de outro jeito. O final do livro também me deixou com o pé atrás. Além da correria para finalizar tudo em poucas páginas, a situação fugiu totalmente do estilo inicial da narrativa.

O livro toca em assuntos bem interessantes. Pressão dos pais, homofobia, cultura LGBT, assédio, etc. Uma coisa que me deixou impressionado foi a forma como isso foi inserido no cotidiano das personagens, sem que perdesse o foco na viagem que os dois estavam fazendo. Mas senti falta também de um pouco mais de desenvolvimentos das personagens, como alguns outros que apareceram no início, mas ficaram sem um desfecho. Fomos apresentados aos fatos e a história seguiu para um grande mistério envolvendo o sumiço de um Youtuber.

Esses problemas deixaram a impressão de que o autor tinha uma ideia do que queria fazer, mas precisou seguir outro plano de escrita. Não posso afirmar nada, mas isso pode ter sido resultado de algum cenário externo como prazos da editora e coisas do tipo. Senti que ele queria fazer algo mais focado nas personagens, mas precisou terminar de outro jeito. Não participei de nenhuma parte do processo de produção, por isso não posso fala nada, mas eu esperava algo mais bem trabalhado e com um pouco mais de calma.

Apesar dos problemas com o enredo, não posso deixar de destacar a escrita do Eduardo. Ele escreve muito bem, o leitor desliza entre as páginas sem perceber o tempo passar. O que já é de se esperar. Conhecendo um pouco mais sobre a personalidade do autor em seu canal do Youtube, percebemos que ele tem um estilo que remete muito ao livro.

No geral, é um livro bacana e divertido. Mesmo com esse problema que me incomodou, muita gente gostou e muito do clima de suspense e dos acontecimentos palpitantes do final. É uma leitura rápida e interessante de ser feita que traz discussões importantes à tona. Vale a pena conhecer. =D