Sobre a Violência

Sobre a Violência Hannah Arendt

Resenhas - Sobre a Violência

Fer Paimel 14/02/2021

?Sobre a violência?
Livro curto, mas muito denso. A autora possui uma pegada bem filosófica, com sua visão questionadora de tudo. Pretendo reler para entender com maior clareza as ideias e argumentos trabalhados.

thgvboo 11/04/2023

Eu ouvi o áudio book pq não avia tempo para ler e compreender cada coisa desse livro, então eu não tive a chance de pegalo no físico.
Olha, para alguém que gosta de palavras difíceis e coisas assim, esse livro é para você pois ele tem coisas que umas pessoas sem o compreender desse tipo de livro pode não entender.
Veja meu caso, eu só fui atrás dele por conta de minha escola, pois ele não é o tipo de livro que eu goste, sabe. E é horrivel ter uma primeira leitura obrigatória com um livro assim, pois ele é difícil e complexo.
Mas para quem curte esses assuntos mais complexos, complicados e etc, ele é pra ti.

iaranns 19/01/2022

Essse livro me ensinou muito sobre o que realmente é a violência. A didática e os conceitos de Hannah Arendt me levaram à uma reflexão muito profunda sobre o mundo. Acredito que muitos acreditem que as grandes guerras no mundo já acabaram, mas a realidade é que ela continuam, só que não acontecem nececessariamente na europa ou com homens brancos, mas sim no nosso cotidiano, se formos pensar por exemplo no Brasil. Quantos negros são assassinados brutalmente todos os dias? Quantas mulheres são violentadas, seus corpos vistos como objetos? Devemos ler Hannah Arendt não apenas pensando no contexto de guerras do séc. XX em que ele foi ecrito, mas devemos pensar nele como totalmente atual e necessário para entender como se dá a construção violenta de nossa sociedade. Na minha opinião deveria ser leitura obrigatória para todo cidadão e, principalmente, toda e qualquer pessoa que ocupa um cargo de poder.

Beto 25/08/2021

Nada surpreendente vindo de Arendt
Arendt, mais uma vez, tenta fazer passar todo o seu preconceito e sectarismo por conteúdo científico ao lançar fatos aleatórios e "analisá-los" porcamente com um sem números de termos bonitos que nada dizem sobre o tema central do livro.

Hugo 02/01/2022

A violência não é um princípio
?A violência só pode significar violência. Não pode ser um princípio?. Esta é uma das anotações que fiz no livro em questão, especificamente na página 101, primeiras 4 linhas.

Na página 100 também fiz as seguintes anotações: ?Por ser instrumental, a violência promove efeitos rápidos advindos de sua tecnicidade, e ?compensa? para qualquer situação, independentemente do seu início ou fim, pois é apenas um meio?. Porém, ?a violência não provoca mudanças advindas do cálculo de possibilidades, apenas provoca reformas?.

Para mim, ficou evidente que a violência é esse vetor de distorção do sentido das coisas e, por isso, pode infiltrar em qualquer coisa e em qualquer lugar, impondo o seu desígnio maléfico de subjugação e imediatismo.

Por fim, termino este pequenino comentário com uma anotação também feita por mim na página 147: ?Então, a violência nunca pode ser legítima!!!?.

Gabriel 23/07/2022

Violência e poder
"Sobre a violência", de Hannah Arendt, é um ensaio que aborda as definições, ideias e característica acerca da violência como fenômeno destacadamente social.
Arendt articula conceitos como "poder", "autoridade", "força", "terror" e "vigor" para demonstrar as formas através das quais a violência se manifesta ou não. Assim, conclui que o fenômeno violento é instrumental e usado para multiplicar o vigor, particularidade dos indivíduos.
Além disso, busca as origens da violência e explica que não é algo animalesco, mas sim muito racional e que, de forma generalizada, pode ser extremamente nociva.
Essencial para compreender como a violência se estrutura nas relações sociais e políticas através do viés de Hannah Arendt, prisma que ajuda a entender o século XX.

Leticia 27/05/2023

Pesquisa para o TCC
Primeiro livro que leio para dar base pro TCC.
Apesar do meu tema ter a ver com violência urbana o livro me da uma visão sobre violência muito ampla, o que é bom para começar. A violência como base de construção da sociedade ou como uma muleta.
Não me sinto capacitada para criticar, mas me incomoda um pouco igualar a violência do opressor com a reação do oprimido, talvez não seja essa intenção mas li varias passagens que pareceram colocar todos no mesmo balaio. Não achei uma leitura fácil mas foi interessante

Henrieth Hasse 26/12/2023

As reflexões de Arendt parecem atemporais, o que ao meu ver mostra que não mudamos muito moralmente como alguns "se acham"
Um livro com poucas páginas mas muito intenso.
Gostei muito.

Icaro 28/11/2023

Poder e violência
Hannah Arendt foi uma das maiores filósofas do Sec. XX. Tive a oportunidade de ter aulas com um de seus alunos, Professor Celso Lafer, e a admiração pela autora só aumentou com os anos.

Esse livro, em especial, trata das discussões de poder e violência. Um ponto interessante é a construção de que o Estado-nação não se baseia em violência, mas em correlações de poder.

Publicação muito bem feita pela Editora Civilização Brasileira.

Nota 9,5/10 ???

Suzana Mendonça 08/01/2024

Ensaio sobre a Violência
Hannah Arendt elaborou breve, porém, impactante ensaio com a temática da violência e a sua relação com o poder.
Na visão da autora, o exercício do poder não significa a prática da violência, pelo contrário, o poder pressupõe a ausência de violência. Os vácuos de poder, assim, são preenchidos com violência.
Obra essencial para compreensão sobre a prática da violência e o exercício de poder.