The Inexplicable Logic of My Life

The Inexplicable Logic of My Life Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - The Inexplicable Logic of My Life

Victória 29/01/2022

Uma trama bonita sobre amadurecimento e amizade.
Quando comecei esse livro fiquei um pouco preocupada com a linguagem, pois comecei a ler livros em Inglês recentemente, porém a escrita de Benjamim é linda, poética, reflexiva e de fácil compreensão. Foi muito bom acompanhar o desenvolvimento dos conflitos internos de Sal e seus amigos, porém o livro teve algumas partes chatas e arrastadas. Também achei o livro muito grande, não há quase nenhum plot ou evento diferente além das mortes, oque me fez questionar o porquê de tantas mortes sendo que algumas delas pareciam que estavam lá só pra chocar.
Oque eu mais gostei foi ver o amor existente entre Sal, Sam e Fito e também em relação a família do Sal.
"That's when they'd fallen in love with each other. It wasn't the usual love story. But it was a love story.

M Ferreira 17/12/2021

Esse autor conquistou o meu coração de uma forma que não consigo entender. Algumas pessoas criticam suas obras, mas eu não posso deixar de admirar a delicadeza e o cuidado com a qual ele cria os personagens.

Esse livro, assim como as suas outras obras, aborda alguns temas principais como conflitos familiares, problemas comuns na adolescência, bullying, LGBTfobia, racismo, entre outros.

É um convite para conhecermos um pequeno universo com personagens complexos, tentando resolver problemas complexos. Nos faz refletir sobre perdas, sacrifícios, amor, lealdade, humildade, perdão e amadurecimento.

Com a história narrada em primeira pessoa, acompanhamos os pensamentos de Salvador, um adolescente de 17 anos que perdeu a mãe na infância e vive com o pai gay adotivo. Confesso que estranhei a estrutura desse livro e achei muito enrolado, como se as coisas estivessem demorando muito para acontecer.

Porém, entendi que o foco desse livro, pelo menos na minha visão, não é a narrativa épica e o enredo super elaborado, com muitos plots. O autor se preocupa em aprofundar os personagens e a maneira como eles reagem aos problemas. Desde os cotidianos aos mais inesperados.

O ponto forte dessa história é o crescimento dos personagens, a forma como enfrentam seus medos, se apoiam nos momentos difíceis e permanecem juntos. O autor consegue fazer a gente de apaixonar pelos personagens, e querer continuar acompanhando-os.

É um livro pra rir, pra chorar e se emocionar. É maravilhoso. Recomendo!

Thai 04/01/2019

É difícil explicar o sentimento que ficou no meu peito depois dessa leitura. De início, achei que seria uma história comum sobre melhores amigos, na qual eles terminam juntos, ou seja, mais um clichê, mas fui surpreendida pela grandeza da escrita do Benjamin que, inclusive, é autor de Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo. O livro é narrado pelo Salvador, que perdeu sua mãe muito jovem e foi criado por Vicente, melhor amigo de sua mãe e artista. Ao longo da história, nos sentimentos felizes, tristes e ansiosos por mais; é muito mais que adolescentes crescendo, é um retrato das dores e alegrias que passamos durante esse período, além de mostrar como é difícil lidar com a morte e as inseguranças de se tornar um adulto. Um livro emocionante e que deve ser apreciado a cada página.