A Casa de Carlyle e Outros Esboços

A Casa de Carlyle e Outros Esboços Virginia Woolf

Resenhas - A Casa de Carlyle e Outros Esboços

Tito 06/08/2011

Os fragmentos de um ano ruim para a autora, nos quais o canône ficcional cede lugar a uma mulher ainda vítima da pretensão juvenil, combinada com iguais doses de armagura e despeito. Um livro interessante, sem dúvida, mas não necessariamente do ponto de vista literário.

@jaquepoesia 26/01/2022

🍂A Casa De Carlyle E Outros Esboços – VIRGINIA WOOLF
🍂O livro é uma reunião de trechos do diário da escritora, mas a maioria dos textos são comentários tecidos pelo organizador do livro David Bradshaw.
Eu pensei que por se tratar de páginas do diário, o livro seria um mergulho nas impressões de Woolf em relação a época e o meio em que viveu, mas nada muito woolfiano é percebido através desta leitura de 129 páginas.
🍂Editora: Nova Fronteira Ano: 2004
Então embora eu ame colecionar livros da escritora e livros sobre ela, esse me decepcionou muito!
🍂Woolf não escreveu tanto quanto gostaríamos (mas deixou a todos nós grandes livros), infelizmente sua depressão se agravou durante a guerra, e então ela encheu os bolsos de seu casaco com pedras, e se suicidou no rio Ouse, perto de sua casa, em Sussex, Inglaterra, no dia 28 de março de 1941, deixando para Leonard seu esposo a seguinte carta de adeus:

📜Meu Muito Querido:
Tenho a certeza de que estou novamente enlouquecendo: sinto que não posso suportar outro desses terríveis períodos. E desta vez não me restabelecerei. Estou começando a ouvir vozes e não consigo me concentrar. Por isso vou fazer o que me parece ser o melhor.
Deste-me a maior felicidade possível. Fostes em todos os sentidos tudo o que qualquer pessoa podia ser. Não creio que duas pessoas pudessem ter sido mais felizes até surgir esta terrível doença. Não consigo lutar mais contra ela, sei que estou destruindo a tua vida, que sem mim poderias trabalhar. E trabalharás, eu sei. Como vês, nem isto consigo escrever como deve ser. Não consigo ler.
O que quero dizer é que te devo toda a felicidade da minha vida. Fostes inteiramente paciente comigo e incrivelmente bom.
Quero dizer isso — toda a gente o sabe. Se alguém me pudesse ter salvo, esse alguém terias sido tu. Perdi tudo menos a certeza da tua bondade. Não posso continuar a estragar a tua vida.
Não creio que duas pessoas pudessem ter sido mais felizes do que nós fomos.

tbbrgs 05/09/2022

A casa de Carlyle e outros esboços, Virginia Woolf
O livro contém sete textos curtos de um diário que Virginia Woolf manteve durante alguns períodos do ano de 1909. Os textos mostram como Virginia, nesse ano, estava frustada e angustiada por ainda não ter conseguido publicar seu primeiro livro, por não ter se casado e por ter de morar com seu irmão Adrian, com quem não mantinha uma relação próxima. Os relatos não tem mais do que um valor biográfico e mesmo assim não cativaram meu interesse, pois revelam uma escritora ainda imatura. Além disso, grande parte do livro (se não mais da metade) é apenas composta pela introdução e por comentários a respeito dos relatos, que foram escritos pelo organizador do livro David Bradshaw, a fim de contextualizar os fatos, os nomes e os lugares citados por Virginia. Isso acabou tornando a leitura um pouco maçante, assim como aconteceu em Três guinéus, último livro de Virginia que li, apesar de entender a importância das notas. Antes de ler o livro, eu não sabia o que esperar, nem sabia que eram relatos de um diário da escritora, mas como era de Virginia Woolf, uma autora que sempre tenho expectativas um pouco mais altas, acabei me decepcionando. Se você tiver curiosidade, leia, mas não vejo como um livro obrigatório dentro do conjunto da obra da autora. Os fatos escritos são muitas vezes descritivos demais e até triviais, quando ela não está opinando sobre alguma pessoa ou mesmo até a julgando sem motivos, mostrando-se mais irritadiça. Enfim, como eu já disse anteriormente, o livro possui meramente valor biográfico e é, portanto, dispensável, a menos que seja a título de curiosidade.

Nathália 08/07/2016

Valor biográfico
Em relação à obra completa de Woolf, os esboços do seu caderno de 1909 são uma curiosidade para quem já teve contato com seus romances e outros trabalhos mais maduros. A Casa de Carlyle e Outros Esboços é recomendável para interessados na biografia de Virginia, que nessas pequenas passagens de 1909 exibe o seu tom mais amargo e implacável - como seus diários do mesmo ano demonstram, ela estava insatisfeita com o seu dia-a-dia e, ao que tudo indica, questionando a dissolução do seu breve noivado com Lytton Strachey.
O prefácio do livro, assinado por Doris Lessing, é de qualidade absolutamente questionável. Além do tom que beira o mau gosto, há declarações imperativas e ambivalentes sobre o caráter de Woolf que embalam um curto esforço biográfico falho.
Passado o momento ruim, o resgate cuidadoso de David Bradshaw oferece uma perspectiva interessante e rara sobre os escritos de Woolf antes da publicação dos seus trabalhos mais reconhecidos.

Samantha @degraudeletras 24/02/2012

Samantha M. - Word in my bag - http://wordinmybag.blogspot.com
Fico tão inteiramente absorta ao falar sobre Virginia Woolf ou James Joyce, por serem minha paixonite literária, talvez, assim como a Lia por Oscar Wilde.

A Casa de Carlyle reúne alguns fragmentos de um diário da V. Woolf. Nestes textos encontramos aquela peculiaridade mesquinha e sagaz de viriginia, mostrando seua ímpar capacidade de observar e descrever pessoas.

Mesmo não sendo escritos maduros, considero de essencial leitura aos que se interessam pelas obras da autora, mais como um estudo pessoal, um aprofundamento. Esse título nos mostra uma Virgínia comum, que fala sobre a vida alheia, por trás da imaculada escritora.

Ao mesmo tempo admirei o ambiente – houve algo mais? – e sob alguns aspectos me senti à vontade nele. Por que intelecto e caráter deveriam ser tão estéreis? Era como se os mais altos esforços das pessoas mais civilizadas tivessem produzido um resultado negativo: não se pode honestamente ser coisa alguma. Entretanto, exagero; pois senti, conforme disse; que somente é produzido por mentes e caracteres que, de alguma forma, nos afetam agradavelmente. p.55

Parecia mostrar uma verdadeira vida de casado; o tipo de monotonia que este relacionamento na verdade é; os seres humanos tão reais, dando um pouco de conforto um ao outro, tendo esgotado todos os subterfúgios e estando ambos pesadamente oprimidos. Eles sofrem. p. 74

Eliane406 16/01/2024

A organização dos pensamentos
?O livro inédito de Virginia Woolf reúne textos do seu diário de 1909 e revela de que maneira a escritora inglesa organizava seus pensamentos e definia seus convivas. Recuperado em 2003, depois de décadas esquecido na casa de uma datilógrafa, o livro é dividido em sete partes - 'A casa de Carlyle', 'Miss Reeves', 'Cambridge', 'Hampstead', 'Um salão moderno', 'Judeus' e 'Vara de família'. Os textos revelam a profunda frustração e angústia de Virginia Woolf antes de se tornar um dos grandes nomes da literatura.

Nádia C. 11/02/2016

Breve Comentário
O livro contém trechos do diário da Woolf numa época em que ela se sentia muito frustrada na vida, estava com 27 anos, "solteirona", ainda não tinha publicado seu primeiro livro e morava com seu irmão Adrian - que ela detestava. Nos é apresentado uma Woolf um tanto diferente das que os fãs admiram, além de um texto bem anti-semita ("Judeus"). Mais da metade do livro é de comentários do organizador David Bradshaw, o que é bom para esclarecer o contexto dos diários, mas torna a leitura enfadonha.
"Todos nós desejamos que nossos ídolos e modelos sejam perfeitos; é uma pena que ela fosse tão irritadiça, tão esnobe - e todo o resto, mas o amor tem de ser para o bem e para o mal. (Prefácio de Doris Lessing)

isa.dantas 20/07/2017

Os esboços são, na verdade, entradas de um diário perdido de Woolf do ano de 1909. A edição é bem cuidada, com várias notas e comentários que ajudam a nos situar.

lia 12/02/2022

excelente
não gostei tanto da introdução enorme e das intermináveis notas e comentários. porém, tudo que a própria virginia escreveu achei genial