Jung: Vida e Obra

Jung: Vida e Obra Barbara Hannah

Resenhas - JUNG - VIDA E OBRA

davidelira 15/02/2022

A biografia mais confiável de Jung.
A figura de C. G. Jung é uma fonte inesgotável de discussões, boatos e fofocas na história da psicologia, sendo talvez um dos maiores espantalhos da história dessa ciência. Para tanto surgiram diversas biografias que tratam da vida do psiquiatra. Porém nenhuma chega aos pés do trabalho de Barbara Hannah, amiga e colaboradora de Jung. Até mesmo a tão famosa "autobiografia" de Jung, o Memórias, Sonhos, Reflexões é alvo de polémicas quanto a participação do psicólogo na redação deste. Para mais informações sobre isso, basta procurarem pelo texto Memórias, Sonhos, Omissões do historiador de psicologia Sonu Shamdasani.

Jung: vida e obra é um livro impressionante tanto pelo seu detalhamento e referências, trazendo uma vasta quantidade de material da vida do psicólogo; quanto pelo seu valor literário. Barbara Hannah escreve muito bem, nos conduzindo por histórias que nos tocam emocionalmente. Foi uma bela surpresa ter sido fisgado dessa forma por uma biografia. Uma leitura essencial pra quem tem interesse no trabalho de Jung.