Luna Lina

Luna Lina Julio Carlos Alves

Resenhas - Luna Lina

Júlio Valinhos 21/01/2023minha estante
Olá Ariane, sua resenha foi ótima. Entrou de cabeça no texto. Abs.

Giovanna.Geraldo 06/03/2024

Luna Lina
Ganhei esse livro de uma amiga. Tenho que dizer que o livro é muito bem caprichado na escrita e em bastante acontecimentos. Gostei de boa parte da história, mas algumas foram entediantes e podiam ter sido escritas de forma mais agradável ao leitor. Não tenho muitas críticas para dar, porque a história salvou muito. Gostei de como a história soou para mim, mas fiquei confusa com muitos personagens de uma vez e com algumas coisas. Mas eu ainda consigo falar muito bem do livro, foi muito bem feito, dava vontade de ler. Quatro estrelas. Muito bom, mas não perfeito.

Amiga Leitora 24/03/2017

"Luna Lina a menina que semeava ecos" conta a história de Dílio que ao encontrar um diário antigo descobre uma história fascinante com lições surpreendentes. O livro é uma espécie de mistura de acontecimentos de dois tempos: o que foi vivido na época do diário e o que Dílio - nosso protagonista - vive. Além disso os ensinamentos que são passados ao leitor são de grande importância.

Dílio é um homem simples, trabalhador, dedicado a sua linda filha Emília e esposa Sofia, e está prestes a fazer uma descoberta e tanto de um segredo guardado a muitos e muitos anos. Em uma tarde olhando as crianças brincarem em uma praça perto de uma serigueira ele descobre uma pequena caixa metálica enterrada nos pés da arvore, curioso o homem desenterra aquele objeto e o leva pra casa, após uma insistente conversa com sua filha resolve abrir a caixa para satisfazer a curiosidade da menina e a dele é claro. O que ele não sabe é que o que aparentava ser uma simples caixa guardava uma incrível e surpreendente lembrança do passado.

Emília sua pequena filha pega o conteúdo da caixa, um saquinho pequeno de veludo e despeja o que esta dentro na palma de sua mão, a menina se decepciona por ver que é apenas uma semente e junto a ela pedacinhos de papel um em cima do outro como se fosse um bloco de notas em tamanho reduzido. Dílio percebeu que as pequenas folhas estavam marcadas por pontinhos como se fosse braile mas sem relevo, o que despertou sua curiosidade. Querendo entender o que tinha naquelas folhinhas, levou a seu trabalho e lá com auxilio de uma lupa viu que os pontinhos na verdade se tratava de uma escrita muito muito pequena, o homem ficou fascinado com sua descoberta e queria saber mais sobre o que tinha sido escrito. Com sua experiencia como diagramador resolveu pedir ajuda de sua amiga e a mesma sugeriu a ele que usasse um microscópio digital o que facilitaria sua leitura.

Dílio descobriu por fim que aquelas folhinhas miúdas tratava-se de um diário escrito por uma jovem em 1898 e que fora enterrado e mantido em segredo, essa jovem queria ser jornalista e estava muito feliz pois havia ganhado sua tão sonhada máquina de escrever, ela registrava tudo que achava importante até que um terrível acidente lhe deixou em coma e milagrosamente quase dois anos depois a menina acordou, e deu continuidade ao seu diário, mas muitas coisas haviam mudado desde do o coma, uma delas é que agora ela tinha um novo amigo (a) que chamava de Eco, este amigo (a) era uma linda árvore que fora plantada na fazenda onde vivia como tradição de família.

A leitura é de simples entendimento, o autor construiu cada personagem com características especificas e marcantes, a jovem jornalista por exemplo me mostrou como é importante escutarmos quem nos ama e como a família é base de tudo. Através do livro é passado para leitor o poder da igualdade, que somos todos filhos de uma unica terra. Adorei a força que autor trouxe em relação a nossa ligação com a natureza, e o quanto precisamos escuta-la e preserva-la.

A jovem escutava todos os sábios conselhos da árvore e passou a ter uma conexão linda e pura com a natureza e as coisas que nos cercam. Uma leitura marcante que nos emociona, uma escrita simples e ao mesmo tempo rica de conhecimento, respeito e humanidade. Simplesmente adorei, tive poucas leituras nacionais e essa é uma das que mais me encantaram.

* Escrito por Michelle Russo colunista do blog AMIGA DA LEITORA

site: http://www.amigadaleitora.com/2017/03/resenha-luna-lina-menina-que-semeava_22.html

Lauramoura.s 16/02/2021

"Filotractatus" - A Sábia Semente
"Aprenda a não temer o desconhecido, confiar na escolha da alma e acreditar além dos sentidos."

"[...] passei a enxergar a importância e beleza da mãe natureza, entendi o significado prático de sentir, dar valor e entender outra espécie "desconhecida" de vida no planeta. Estou decidida a conpreender a natureza das coisas e ouvir o que a velha sábia árvore tem para revelar."

"Analisando-a cuidadosamente dos galhos mais altos ao tronco, o emaranhado de raízes e a delicadeza das folhas, pergunto: Como poderia o mais sábio dos homens imaginar que no centro de tudo, pulsa um coração benevolente, brilhantemente inteligente? Quão ignorantes somos?"

Josi Oliveira 04/05/2017

Delicado e envolvente
Em Luna Lina, a menina que semeava ecos, vamos conhecer Dílio, um homem simples e trabalhador, dedicado a pequena filha Emília e sua esposa Sofia. Durante um passeio com sua pequena em uma praça da cidade em que moram, ele acaba encontrando uma caixa de metal, lacrada, enterrada ao pé de uma antiga seringueira.
Surpreso com o objeto, ele leva o mesmo para casa. Com alguma dificuldade ele abre a caixa e encontra um saquinho de veludo azul com lacinho vermelho contendo uma semente dentro e minúsculas folhas de papel preenchidas com pequenos pontos, semelhante a grafia em braille, impossíveis de serem lidos a olho nu.

Usando um microscópio digital, Dílio descobre que aquelas folhas miúdas eram na verdade de um diário escrito entre 1898 e 1901, com a história de LUNA LINA, uma jovem de 16 anos que viveu no século passado, filha de um rico barão do café.
Solitária, a menina vivia na fazenda da família e adquiriu conhecimento através da leitura.
Apaixonada por palavras, Luna passou a escrever nesses papéis os acontecimentos do seu cotidiano.
Dílio começa então a ler o diário de Luna Lina, intrigado com o mistério do que pode ter acontecido a essa menina.
Através de uma narrativa muito fluida o leitor vai acompanhando os sentimentos e reflexões de uma menina encantadora e inteligente. Que mesmo com sua pouca idade superou dificuldades, com sua humildade e determinação, lutando com bravura pelos seus ideais.

Luna Lina, a menina que semeava ecos é um romance delicado e contagiante. Seus ensinamentos sobre laços familiares e a conexão do homem com a natureza nos faz refletir sobre o verdadeiro sentido da vida. Uma leitura simples e cativante para qualquer idade que vai te prender do começo ao fim.

Resenha Original - http://aminoapps.com/page/leitores-br/3931020/parceria-luna-lina-a-menina-que-semeava-ecos
Júlio Valinhos 06/01/2020minha estante
Obrigado pela opinião Josi. Abs

GabrielF 05/02/2021

Um livro simplesmente incrível, no começo muito confuso, porém após algumas páginas e reflexões a verdadeira mensagem do livro fica bem clara.
É uma leitura bem simples e leve, recomendo.

Guilherme1881 26/10/2023

Pior livro que eu já li na vida. Fim...........................................................só isso

LuizaMontz 02/05/2022

O livro que eu tive interesse do começo ao fim
Eu amei ir descobrindo junto com o personagem os mistérios por trás do diário, e eu me encantei com cada descoberta
Júlio Valinhos 10/05/2022minha estante
Legal que curtiu a leitura. abs

lolalory 12/01/2023

De início não me apaguei ao enredo, pensei até em largar a leitura (nem consigo fazer isso), mas depois dos capítulos iniciais eu me prendi totalmente na leitura e nossa, que livro bom, eu não esperava nada do que aconteceu e me surpreendi muito com ele. Então é uma leitura que eu indico super e com certeza vou reler.

lais544 14/01/2023

devo reler?
a alguns anos minha amiga pegou esse livro na biblioteca da minha escola para ler e eu como sou Maria vai com as outras peguei também, daí veio a pandemia, do pouco que eu me lembro não foi uma leitura muito agradável, mas teria que reler o livro para poder dar um opinião sobre.