Antologia Vidas Que Se Encontram

Ju Santander

Resenhas - Antologia Vidas Que Se Encontram

Clube do Farol 21/06/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
Olá faroleiros, Descobri que uma história curta porém mega bem escrita e com muito conteúdo mesmo em poucas palavras é um jeito prazeroso de ler, se saciar com uma ótima história sem aquele excesso. Vou aproveitar essa dica também pra aqueles dias em que não tem tempo pra muita mas não quero ficar sem o prazer de ler.

Quando o Amor Aconteceu, é um conto sobre Mônica uma jornalista que trabalha em uma revista semanal, que no mês de Julho conta com uma publicação especial para o dia dos namorados e outra extra no mesmo mesmo mês.
A coluna de Mônica porém é a de esportes, e qual não é a surpresa quando descobre que esse ano escreverá a coluna de Romance num sorteio entre os colunistas.

Ser colocada de frente a essa realidade faz com que ela encare a própria vida e a falta de um amor não fraterno em seus 27 anos de vida. Porém Fabrício esteve sempre ao seu lado, exceto quando ele a ignorou na adolescência. Irmão gemeo de sua melhor amiga, noiva de seu chefe. As voltas com sua matéria e o confronto com sua própria realidade ela precisa pensar em como escrever sobre algo que nunca viveu, ou será que não se permitiu viver?

Os motivos de uma boa vida porém não completamente satisfatória são aos poucos sendo revelados e Mônica se vê de ante de algo que não tinha se permitido. E é aqui que fica maravilhoso, são grandes questões colocadas e resolvidas de maneira rápida porém completa. Esse conto é maravilhoso porque não te deixa com aquela sensação de inacabado de alguns e nem com aquelas questões que te atormentam por não serem resolvidas pelo autor.

"Esqueça o passado, eu esqueci. As pessoas vão e vêm durante a nossa vida, algumas ficam e outras deixam sua marca, mas não podem ficar."

Amei o fato de não ter sido uma DR, ninguém discutiu a relação. A personagem discutiu e elaborou seus motivos, medos, receios e também prazeres consigo mesma e com isso te leva a acompanhar, torcer e ficar maravilhada com o final. Sem todas aquelas situações que fariam o livro ganhar várias páginas desnecessárias pra voltar ao exato lugar onde você está torcendo pra que vá.

Outra coisa foi a elaboração dos personagens com uma complexidade exata pra o conto e seu objetivo. Como assim?? O suficiente pra esse ruivo lindo ter me conquistado a cada página e ter torcido por ele e por seu final feliz.

Sobre Quando o Amor Aconteceu, o conto foi publicado em Vidas que se Encontram - Antologia de Contos publicado em e-book pela editora essência literária. Quem não tem kindle, pode ler usando o aplicativo e quando comprar o aparelho basta usar o mesmo e-mail que criou a conta na Amazon pra o aparelho "puxar" todos os livros da conta pra ele.

site: http://www.clubedofarol.com/2017/07/quando-o-amor-aconteceu-resenha.html

Nu e As 1001 Nuccias 15/04/2017

Resenha do Blog As 1001 Nuccias
Resenhista: Nuccia De Cicco
*Resenha completa no link do blog, com quotes e imagens.

Eu particularmente já tomei tanta porrada do tal do amor, daqueles que diziam me amar, que passei a desconfiar demais de quem fala assim comigo. Passei a ter uma pequena aversão por qualquer romance, seja em livros, seriados, filmes ou da minha coleguinha de trabalho.

Mas nem por isso deixo de ler e manter a cabeça aberta. Especialmente quando são autoras lindas e amigas que escreveram.

E se... Se houvesse a possibilidade de encontrar sua alma gêmea ao sair de casa, tipo, esbarrando literalmente na rua e derrubando tudo que você carregava? Se fosse um dos seus pacientes? E se... tudo que precisa é vencer seus medos?

Em Vidas que se encontram, temos 4 contos, um de cada autora, mostrando 4 romances que pareciam simplórios e no final eram almas gêmeas. Quatro formas inusitadas de chegar a um resultado comum. Assim, como são só 4 contos, falarei um pouco de cada um.

Em O amor aconteceu (autora Juliana Santander), conhecemos Mônica Still, uma das colaboradores e criadoras de ideias da sessão de esportes da Revista Império. Mônica estava sempre atrasada para as reuniões, apesar de participar muito ativamente e ter ótimas opiniões.

E, então, seu chefe Pedro, resolveu que a edição de Junho seria inusitada: Mônica deveria escrever uma coluna sobre Romance, justo ela que achava tudo isso uma baboseira sem limites.

Para esquecer o inferno em que caiu, resolveu sair com seus amigos, incluindo Fabrício, amigo desde a infância. Ao final da noite, praticamente trêbada, ganha um beijo do amigo, "o melhor beijo de toda a sua vida". E... perde totalmente o rumo. Afinal, que raios significava isso? E que raios era aquilo que ela descobriu sentir?

Quando aconteceu (autora Fê Friederick Jhones) nos apresenta a história de Alícia Medeiros, gerente de um grande hotel que costuma receber várias celebridades, políticos e artistas, além de outros hóspedes ricos e cheios de manias que a deixavam profundamente irritada. Mas seus dias de irritação estavam prestes a acabar.

Ao erguer os olhos do balcão na recepção, é capturada pelo olhar espanhol do mais novo hóspede. Javier Dominguez tem o sotaque mais perfeito, os olhos pretos mais cativantes, o sorriso torto mais gentil e esbanja simpatia. Impossível para Alícia não ser mais simpática ainda, se aproximar demais. Aos poucos, eles descobrem que tem muito em comum, além de fixação em trabalho. Será que eles se permitirão um pouco mais de si mesmos durante a semana em que ele está hospedado ali?

Já no texto Traças (autora L. L. Alves) conhecemos Clarice Freitas, uma adolescente protegida demais por ser filha única. Quando digo protegida demais, quero dizer demais mesmo: horários controlados, aulas ultra demarcadas, somente durante a dança conseguia se sentir livre, ser ela mesma. Seus pais sabem de todos os seus passos. Bem, quase todos...

Acostumou-se a matar algumas aulas para ir toda semana no mesmo sebo, sentar no chão e conversar com aqueles livros antigos, com cheiro estranho, seus únicos amigos, únicos relacionamentos. Em uma dessas visitas, viu um rapaz estranho, com o mesmo costume estranho dela. Mas cadê a coragem? Dois anos se passam antes que Clarice se decida a enfrentar o mundo e reencontrar seu Pequeno-Grande Príncipe.

E, por fim, Estoy de acuerdo: um atendimento do destino (autora Nana Garces) narra a história de Anna Elisa Vasconcelos, uma médica decidida a ampliar seus conhecimentos. Ao retornar de uma especialização na Europa, é pega de surpresa por um tiroteio na área de desembarque, dentro do aeroporto de SP. Anna não é atingida e consegue ajudar vários feridos. Ao chegar no seu trabalho, um dos hospitais da região, conhece o paciente do quarto 13.

Em coma, não é possível conhecer realmente, mas Anna sente toda uma ligação com o rapaz, cujo nome Esteván constava no prontuário. Anna passou a visitá-lo todos os dias, muitas vezes a dormir no seu quarto, na esperança de que seu quadro mudasse. E então... uma reviravolta inesperada. Que fará Anna agora?

Minha opinião geral: os contos foram bem escritos, bem formulados, os personagens são críveis. É uma antologia que celebra o amor, os finais são felizes, a paixão é bem-vinda e inspiradora. É uma leitura rápida, fluida, gostosa. Até mesmo pra quem cansou de amar errado, como eu.

Cada conto tem sua beleza, ritmo, épocas e protagonistas. É interessante ver que as autoras não combinaram, mas mesmo assim, os contos parecem estar amarradinhos, você lê em um embalo só.

Aos corações apaixonados, mais um alento. Aos leitores românticos, uma mina de ouro!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2017/04/resenha-livro-vidas-que-se-encontram.html

Clube do Livro 08/01/2017

Resenha por Ingrid M.S ( Completa)
Quando Aconteceu - Fê Friederick Jhones

“Não dá para saber quando nossa vida vai mudar. Não saímos de casa prontos para encontrar o destino na próxima esquina. A vida vem e plim, plim, dá um de seus truques mágicos especiais, fazendo tudo acontecer.”

Alicia Medeiros é gerente de um grande hotel, do tipo que recebe celebridades, políticos, músicos, atores, entre outros hóspedes ricos e importantes. Sempre cheios de exigências absurdas, que a deixam de cabelos em pé. Mas em um dia turbulento, a vida dela está prestes a mudar.

“Levantei os olhos e plim, plim, foi quando eu vislumbrei o olhar mais vibrante que já fitei na vida.”

Com seu sotaque espanhol, sorriso torto, olhos pretos, esbanjando simpatia, Javier Dominguez consegue deixar Alicia sem palavras, um fato realmente raro. Ao checar a reserva dele, ela viu que ficaria uma semana, provavelmente por motivo de negócios.

Alicia costuma ser simpática com todos os hóspedes, mas seus sorrisos nunca ficaram por tanto tempo e nunca foram tão escancarados desde que conheceu Javier. Ela sente que está passando dos limites ao permitir a aproximação de um hóspede, mas gosta disso.

Sendo tão viciada no trabalho não tem praticamente nenhum tempo livre para conhecer lugares e pessoas diferentes. Neste caso, acaba descobrindo que Javier sofre do mesmo mal e que eles tem muito mais em comum do que imaginam.

“Eu havia me esquecido de que ele morava longe, muito longe. Será que tudo seria um típico namorico de verão?”

O Amor Acontece - Juliana Santander

“Eu estava atrasada para a reunião, como sempre! Sério, eles deveriam sincronizar a reunião mensal com o meu sono instável!”

Desde que entrou para a Revista Império, há quatro anos, Mônica Pereira Still nunca chegou no horário marcado. Estava sempre correndo toda atarefada. E, como uma das colaboradoras e criadoras de ideias, costumava participar ativamente durante as reuniões, porém, naquele dia específico a mente dela estava em choque e a boca se manteve fechada.

Mônica escrevia para a sessão de esportes, contudo, seu chefe, Pedro, a incumbiu uma nova coluna no mês de Junho, sobre Romance. Alarmando-a.

“Olhei atordoada para Pedro, se eu fosse um serial killer, ele seria minha vítima nesse momento.”

Pedro sabia que ela não suportava toda a baboseira de amor, mas acreditava que Mônica conseguiria e, ainda por cima, seria excelente. Enquanto Mônica o achava um louco, ele confiava que ela tinha muito mais potencial do que imaginava.

“— Dois meses, minha vida será um inferno durante dois meses.”

Mônica sentia que sua cabeça estava prestes a explodir porque simplesmente não tinha nenhuma ideia inovadora, enquanto todos apresentavam as suas. Então, resolveu fazer uma lista de coisas sobre si que nunca se deu conta para distrair. Estava sempre enfornada em casa ou com Jéssi e Fabrício, seus amigos gêmeos.

Depois de beber além da conta e sequer lembrar das loucuras que fez em uma noite, Fabrício a levou para sua casa e acabou acontecendo um beijo cheio de significado. Mas, Mônica não queria admitir o que descobriu sentir pelo amigo, mesmo que ele estivesse disposto a fazê-lo. O amor estava o tempo todo ao seu lado.

Estoy de Acuerdo: Um atendimento do destino - Nana Garces

“... o conceito de alma gêmea é bastante difundido na nossa sociedade. Eu também achava que era besteira, até passar pelo que passei.”

Há dois anos, Anna Elisa Vasconcelos estava voltando de uma viagem à Europa, que fez durante suas férias, empenhada em expandir seus conhecimentos na área da medicina. Procurava através dos vários cursos que fez durante esse período, uma especialização que a empolgasse. Sua vida se resumia ao trabalho e aos estudos.

No instante em que saiu do aeroporto internacional, em São Paulo, houve um tiroteio lá dentro. Foi tudo muito rápido e logo acabou. Nesse caso, Anna ajudou os feridos no local, enquanto os casos mais graves eram levados para os hospitais da região. Depois disso, ela seguiu direto para o hospital onde trabalhava.

“No segundo em que entrei naquele quarto e meus olhos miraram o homem deitado sobre a cama eu sabia, sem compreender como, que a partir dali tudo seria diferente.”

O paciente do apartamento 13 foi um dos acidentados do aeroporto e diante dele, mesmo em coma, Anna sentiu algo diferente que se apoderou dela. No formulário estava o nome, Esteván, um espanhol de trinta e cinco anos de idade, apenas cinco anos mais velho do que ela.

Esteván não tinha grandes chances de se recuperar e isso abalou Anna. Ele era como um ente querido, que ela passou a checar constantemente na esperança de que seu quadro mudasse.

“Eu sentia todo o meu ser, o que eu conhecia de mim, se desfazer por alguém que não era capaz de devolver um olhar sequer pra mim.”

Anna sentia-se estimulada e eufórica toda vez que o via. Esteván estava mexendo profundamente com ela. Diante da possibilidade de melhora e com o decorrer dos acontecimentos, a vida de Anna deu a maior reviravolta.

Traças - L. L. Alves

“A pressão de sempre ser a melhor, de se a filha exemplar, obrigou-me a engolir tudo que pensava e sonhava ser quando criança.”

Clarice Freitas tem 15 anos de idade e por ser filha única acaba protegida até demais. Tem todos os seus horários controlados. Seus pais sabem tudo de sua vida, é assim desde que nasceu, e ela achou que tivesse se acostumado com aquilo, mas não aguentava mais ser tratada daquele jeito controlador.

A dança é a única coisa que a faz escapar da rotina sufocante. Quando dança, é a verdadeira Clarice, aquela que ela teme mostrar para as pessoas e ser julgada.

“Quando meus pés saltam de um lado a outro, tudo muda. Liberto algo que não entendo completamente ainda, mas que admiro. A liberdade toma conta de mim...”

Clarice é a garota que tem todos os momentos de sua vida agendados e marcados, que só deve namorar quem a mãe escolher. Uma garota sem experiência nenhuma em relacionamentos.

“Não sei o seu nome, meu Pequeno-Grande Príncipe de cabelos longos, olhos claros e sorriso largo, comprador de livros e leitor voraz. Mas como gostaria de saber!”

Ela costuma ir toda semana ao sebo e foi nele que viu pela primeira vez um garoto que chamou sua atenção. Dois anos se passam e ela para de frequentar o sebo. Aos dezessete anos de idade, não aguenta mais ser aquela mesma Clarice Freitas do passado. E, quando finalmente decide voltar ao sebo, encontra o lugar fechado para reformas, contudo, seu Pequeno-Grande Príncipe está lá.

Uma antologia recheada de contos lindos, românticos e muito fofos, que conquistaram meu coração. Com autoras incríveis. Escritos de forma clara e muito fluída. Uma leitura rápida e deliciosa.

A capa é linda e delicada. A diagramação simples. E a revisão ótima.

Dou cinco estrelas e recomendo!!!

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2016/11/meu-amigo-kindle-resenha-nacional_25.html#more

Jéssica 22/11/2016

Vidas que se encontram é uma antologia com 4 contos românticos, preparado pela editora Essência Literária para celebrar o Dia dos Namorados neste ano.Acho interessante a ideia de uma edição temática relacionada a uma data comemorativa. Sei que para algumas das autoras pode representar um desafio escrever sobre um tema que não estão acostumadas.

Os contos, coincidentemente, têm protagonistas mulheres de várias idades e são narrados em primeira pessoa. São mulheres comuns que na correria do cotidiano acabam encontrando o amor de maneira inesperada. E não é assim mesmo que ele acontece?

No entanto, e o que eu sempre detesto em histórias de amor, eles sempre ficam juntos no final, conseguem enfrentar mundos e fundos pra ficar com alguém lá do outro lado do mundo e acabo achando forçado. Ok, pode existir um romance assim, mas é a exceção da exceção.
Quando Aconteceu — Fê Friederick Jhones
O Amor Aconteceu — Juliana Santander
Estoy de Acuerdo: Um atendimento do destino — Nana Garces
Traças — L L Alves

site: https://literatismos.wordpress.com/2016/11/20/resenha-vidas-que-se-encontram/

LT 24/08/2016

A Antologia Vidas que se encontram é um especial da Editora Essência Literária lançada na semana dos namorados de 2016, uma ótima oportunidade para conhecer a escrita de quatro autoras da casa através de pequenos contos para quem ainda não as conhece. Por isso, vou falar brevemente sobre cada conto, breve pois como disse, são contos e não posso tirar a graça da leitura para vocês contando demais. É uma antologia de contos românticos, afinal, foi lançada na semana dos namorados e por isso indico para quem curte romances leves e gosta de contos. Vamos lá!

Traças – L.L Alves.
O primeiro conto dessa antologia romântica é Traças, da autora L.L. Alves e ela nos apresenta a uma personagem que tem a “vida perfeita” mas que não sente que essa vida é a que deseja, ela apenas segue o fluxo sendo a filha e a aluna “perfeita” que seus Pais querem que ela seja. Clarisse é a nossa mocinha e com o tempo tudo o que ela deseja é mudar sua vida. Em meio aos adorados livros – sim, ela os ama, os visita em um sebo as escondidas sempre que pode – ela conhece Sebastian, um rapaz mais velho por quem meio que apaixona-se imediatamente, mas as coisas não são tão fáceis e eles ficam apenas se fitando...

Bom, preciso ser sincera e dizer que, infelizmente, o conto não me convenceu. Não sei explicar exatamente o motivo, mas não consegui sentir a conexão entre os personagens e a forma com que o enredo me foi apresentado não me cativou muito, ainda assim, preciso dizer que a escrita simples da autora facilita a leitura. Já li outra obra da L.L Alves e adorei, mas esse conto não funcionou para minha pessoa, porém isso quer dizer que não vá funcionar para você.

Quando aconteceu – Fê Friederick Jhones.
Em Quando aconteceu somos apresentados a Alicia e logo em seguida conhecemos Javier e mergulhamos em um romance que se inicia rapidamente – pelo fato de ser um conto as coisas costumam acontecer muito rápido (algumas características das ações do Jvier me incomodaram), portanto ressalto que por ser um conto não me incomodou tanto a forma veloz do desenvolvimento, caso optem por ler, tenham em mente e isso vale para qualquer conto: contos costumam ser rápidos, afinal, em sua maioria, são curtinhos. Mas vamos voltar a Alicia e Javier, como mencionei o casal se forma rapidamente. Eles tem uma química boa (quando falo de química, me refiro a ligação, sentimentos, eletricidade, não de coisas que as mentes poluídas possam pensar ao ler – rs). O casal manterá um relacionamento a distância e esse é o grande ponto da história: Será que relacionamentos a distância podem dar certo ou não?
A escrita da Fê é continua, suave e bonita, facilita bastante a leitura, adorei poder conhecer a escrita dela. Eu queria que o conto fosse um pouquinho maior, pois queria ver mais do final – sabe como é – rs, todavia o conto foi bem gostosinho de ler.
Se eles terminam juntos ou a nossa mocinha saiu decepcionada? Ah, camarada... descubra lendo!

O amor aconteceu – Juliana Santander.
As vezes o amor está a muito tempo nos rondando e não nos permitimos sentir. As vezes ele fica ali, chega a magoar propositalmente na esperança de não permitir que floresça, de não deixar que crie raízes e assim acreditamos que evitaremos decepções, mas qual pode ser a maior decepção de todas? Na minha humilde opinião, a maior decepção é não se permitir viver. A Ju, nesse conto, aborda abandono, dor, resistência ao amor, ainda que o vazio da vida possa massacrar a pessoa sem que ela de fato reconheça – ou melhor: que se permita ver. Aborda também família e amizade. Mônica é a nossa mocinha da vez, seu Pai (que adorei, amei a ligação entre Mônica e ele) é tudo para ela e seus melhores amigos são grande parte do seu chão, ou melhor, sua melhor amiga, afinal ela e seu melhor amigo meio que se afastaram. Fabrício e Jéssi são irmãos, os melhores amigos de Mônica, mas as coisas não são muito fáceis com Fabrício desde a adolescência ele meio que se afastou, já Jéssi é uma amiga MARAVILHOSA. Fabrício é aquele tipo querido super protetor com suas “irmãs” – lembre-se: Mônica é apenas amiga – e que irrita chamando-a de Princesa (um apelido que vem desde a infância e que surgiu em um momento de abandono pelo qual Mônica passou) e foi por conta desse abandono que Mônica se fechou para a vida no campo sentimental.

Enfim, a Ju nos traz uma história onde cada personagem precisa desconstruir suas barreiras internas, seus medos mais profundos e passar por cima daquilo que mais os assustam para conseguir viver. Mas as coisas não são bem simples e o final pode ou não dar certo.
Foi, dessa antologia, o meu segundo conto preferido, a escrita da autora é simples, os personagens bem construídos e com medos reais o que torna o conto muito interessante. As vezes a vida nos dá uma chance mas não a reconhecemos ou conseguimos aproveitar. Quer saber o final? O que rola? Qual o trauma da Mônica? Leia!

Estoy de acuerdo - Um atendimento do destino – Nana Garces.
Este foi o meu conto preferido da antologia, por quê? Pelo fato de ele abordar algo que adoro muito – mesmo que tenha sido de uma forma muito leve – o pézinho no sobrenatural. Trabalha também o conceito das almas gêmeas vindo de uma explicação de Platão e que envolve Zeus, Apolo, enfim, os Deuses que muito, muito adoro. Mitologia é tudo de bom! Como disse, aborda de forma bem leve, na verdade, menciona, mas está ali...
No início já conhecemos Anna que é uma médica e por conta de um atentando no aeroporto no qual ela encontrava-se dirigiu-se diretamente para o hospital onde trabalha para colaborar no atendimento aos feridos e foi assim que ela deparou-se com um paciente inconsciente mas que lhe tirou do prumo, nada mais nada menos do que virou-a de cabeça para baixo – sentimentalmente falando. E lembrem-se: ele estava em um coma, literalmente inconsciente. Esteván é o nosso paciente, é ele quem faz a nossa Doutora que até então sempre foi muito ética ter sonhos um tanto quanto inadequados com seu paciente, mas no fim das contas ele era casado e ao despertar deixa o hospital e consequentemente a Doutora Anna um tanto vazia, saudosa e faz com que ela pondere a questão das Almas Gêmeas. Mas claro que as coisas nunca são simples (em nenhum desses conto, notaram? rs) e Anna segue sua vida só e trabalhando já que é isso que ela tem, é assim que ela vai seguir. O tempo passa e Nana nos surpreende, não pelo final, mas ao fazer com que a explicação tenha sentido ou não para você, mas pra mim fez.
Esse foi o meu conto preferido da antologia, a escrita da Nana é madura, linear, direta, cativante e o pezinho no sobrenatural – para quem conhece o estilo de histórias que a Nana gosta de escrever vai entender – presente mesmo que delicadamente e quase imperceptível, mas está ali.
Sei que esse conto, por focar mais no romance, foi um desafio para a autora e quero destacar que ela "tirou de letra" - como dizem. rs
Adorei a forma leve e ainda assim intensa com que a história foi apresentada. Ah, para quem gosta de fantasia urbana (que é o gênero que a Nana costuma escrever) indico que aproveitem esse conto para conhecer a escrita da Nana, porque as obras completas da autora que estão por vir são MARAVILHOSAS, posso garantir! E quanto ao final deste conto? Oras, você já sabe: Leia!

Bom, como essa foi a minha primeira resenha sobre uma antologia não sei se consegui ser breve e passar apenas o necessário ou não, mas recomendo a leitura para que vocês possam conhecer a escrita dessas autoras através de uma leitura extremamente rápida e quem sabe assim despertar o seu interesse por outras obras dessas Divas.

Obs: são quatro contos de romance, romance mesmo.

É isso: Leiam!

Resenhista: Ana Luz.