A Conspiração Contra os Médici

A Conspiração Contra os Médici Marcello Simonetta




Resenhas - A conspiração contra os Medici


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Biblioteca Álvaro Guerra 27/02/2024

Fascinante narrativa de uma investigação histórica. Washington Post Altamente recomendável para leigos e acadêmicos. Library Journal Enquanto trabalhava em um arquivo particular na Itália, Marcello Simonetta encontrou uma carta cifrada de Federico de Montefeltro, duque de Urbino, ao papa Sisto IV. Essa descoberta fez com que o clérigo se tornasse o principal suspeito de orquestrar a conspiração Pazzi, uma tentativa de assassinato de Lourenço de Médici, em 1478, no domo de Florença, um dos episódios mais instigantes da Renascença. Em A Conspiração contra os Médici, Simonetta esclarece essa trama, mostrando como o fato de Lourenço ter sobrevivido ao atentado mudou o curso da história italiana por gerações.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501081568
comentários(0)comente



Marcus.Pelúcio 28/08/2016

Conspiração, assassinatos políticos e vendeta.
Simonetta revela os bastidores desta trama, em plena Renascença italiana, que culminou no célebre atentado a uma das mais importantes dinastias da época, os Médici, poderosa família de mecenas, poetas, políticos, príncipes, mercadores e papas, No dia 26 de abril de 1478, Giuliano e o irmão Lourenço, líderes da cidade-estado, sofreram um ataque que resultou na morte do primeiro e em graves ferimentos no segundo. Lourenço acabou se tornando uma das principais figuras da Renascença. O ataque gerou violenta reação da plebe local, fiel aos Médici e ficou conhecido como a Conspiração Pazzi, mas sempre restaram dúvidas sobre quem teria orquestrado o crime. Simonetta revela que o Duque Montefeltro, melhor amigo de Lourenço, teria conspirado com o Papa que queria um líder florentino mais influenciável.
Os Pazzi eram uma família de banqueiros, rivais dos Médici, que queriam tomar o poder da cidade. Foram ajudados, inclusive, pelo Papa Sisto IV. O plano era matar os irmãos em uma missa na Piazza del Duomo. A tentativa falhou parcialmente, pois Lourenço Médici conseguiu escapar e instituiu uma violenta vingança pela morte de seu irmão Giuliano no atentado.
O arcebispo de Florença, que arquitetou o golpe, foi degolado e pendurado em uma das janelas do Palácio Vecchio. Esse acontecimento, bem como a conspiração, são apresentados no filme Hannibal de 2001 e no game Assassins Creed II de 2009. Os membros da família Pazzi foram pisoteados e esquartejados por uma multidão na Piazza del Duomo.
Depois, o artista Sandro Botticelli retratou a cena da degola nas janelas do Palácio Vecchio, para desencorajar novos golpes contra seu mecenas. Infelizmente, a obra foi destruída pelo regime papal no fim do império Médici.

comentários(0)comente



CisoS 01/05/2019

Políticos melhores, política selvagem
Incrível que mais de 500 anos após um fato (no caso o atentado contra os Medici) ainda se descubram mais detalhes sobre o ocorrido.
O envolvimento do papa Sisto IV (o da capela Sistina) no complo para assassinar os Medici é revelado por uma carta descoberta e decifrada agora, sendo o grande revelação do livro.
A história da Itália é trazida a vida no livro e a política brasileira, por comparação, fica na lona. Numa época em que guerras, assassinatos e nepotismo eram costumeiras, os políticos eram muito mais cultos e com senso de grandeza e responsabilidade.
Um livro de não-ficção que empolga tanto quanto um thriller.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR