Uma garota de Muita Sorte

Uma garota de Muita Sorte Jessica Knoll

Resenhas - Uma garota de Muita Sorte

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bruna | @bmartinssss 15/10/2022

Começo agradecendo por eu ter dado uma segunda chance para esse livro. Ele tem uma premissa excelente. Comprei esse livro há uns bons anos atrás por que ele estava barato e, na época, eu precisava chegar a um valor para conseguir frete grátis. No ano seguinte, comecei a leitura mas não consegui chegar a página cem; achei o livro cansativo e desisti. Já fazia um tempo que estava querendo retornar para essa leitura e foi o fato de que iria ser adaptado para um filme da Netflix que fez que eu finalmente pegasse o livro novamente.

Continuo achando cansativo - eu realmente estou sem paciência para livros narrados em primeira pessoa - mas o livro me surpreendeu de uma maneira que fez valer a pena dar uma segunda chance.

A história é narrada em duas linhas do tempo: passado e presente. No presente vamos acompanhar Ani FaNelli que está prestes a se casar com um cara lindo e rico, está em ascensão na carreira e tem aparentemente a vida perfeita. Essa vida perfeita foi planejada por ela minuciosamente e está prestes a ruir depois que um produtor a procura para que ela dê seu depoimento em um documentário sobre um trágico evento que aconteceu na escola de Ani quando ela era adolescente.

Temos uma personagem extremamente fútil e, me passou a sensação, de que não é 100% confiável. Acho que isso foi um dos motivos de eu não ter curtido muito o livro no início. Mas conforme foi passando a leitura, eu realmente fui me surpreendendo e não conseguindo largar o livro.

Ani é uma personagem que seus traumas vividos na adolescência ainda estão muito presentes na vida dela e o fato das pessoas terem tirado conclusões sem terem dado a chance para que ela explicasse seu lado fez com que ela precisasse criar essa "Ani" do presente, uma tentativa para que ninguém pudesse fazer mal a ela novamente.

O livro aborda temas fortes e importantes e suas consequências, mas ao mesmo tempo não me parece trazer um reflexão para o assunto. Pelo menos, eu não percebi. Apesar da narrativa ser um pouco chata e cansativa, eu curti o livro e indico a leitura.

Alerta gatilhos: estupro, bullying, violência com arma de fogo.

dedag 21/12/2023

Ansiosa pra ver o filme
O livro começa lento e segue assim por um bom número de páginas, tanto que chega a nos deixar impaciente. a personagem principal e narradora é simplesmente a pessoa mais detestável sobre a qual eu já li, mas eu imagino que talvez essa tenha sido a intenção da autora mesmo. e de certa forma explica o porquê de ela ter se tornado essa pessoa desagradável, mas isso não a deixou menos insuportável nem a leitura menos cansativa em vários momentos. eu passei muita raiva lendo esse livro. mas compensa: por incrível que pareça, do meio para o final, eu estava vidrada na história e só parava de ler de tempos em tempos por causa dos capítulos absurdamente longos e da narração muitas vezes cansativa. a escrita da autora era por vezes confusa, a personagem principal divagava demais, julgava, opinava e comentava demais sobre tudo e todo mundo o tempo inteiro, fazendo com que eu ?perdesse o fio da meada? algumas vezes. se não fosse por isso, levaria 4 estrelas, pois a história me manteve interessada praticamente do início ao fim.

Thi 19/11/2022

Um livro que te leva para um caminho e de repente tudo muda. Um livro onde você se aprofunda na personagem principal, seus medos, fobias, desejos, pensamentos... uma leitura interessante.

Carla Sol 26/09/2016

Fraco fraco fraco...
Não vou me estender pra falar sobre esse livro que definitivamente não acrescentou em nada a minha vida! Tenho apenas 3 pontos a comentar:

1) Claramente não considero esse livro um thriller psicológico. Demorei uma eternidade para conseguir engrenar em algum ponto dessa história que é completamente superficial. Não há os clichês típicos desse gênero literário, não aguça a curiosidade, não prende a atenção, está mais para um draminha muito do mixuruca entre a protagonista e seus erros do passado. Comparar esse livro A Garota no Trem é o cumulo do absurdo e uma total propaganda enganosa.

2) Os personagens são completamente chatos, não geram conexões nenhuma com o leitor. A mocinha é enjoada, superficial, só pensa em roupas de marcas, comer em restaurantes caros e ficar idolatrando o noivado com um cara rico. Durante a adolescência é uma completa songa monga que vive defendendo e correndo atrás dos "amigos" da turma quente do colégio que só sabem menosprezá-la. E quando eles fazem algo absurdo com a boboca, ela não faz nada, aceita tudo e depois na vida adulta busca se vingar mostrando uma vida falsamente perfeita em um documentário. A mãe da protagonista é outra fingida patricinha sem beira e nem eira e completamente fútil, só pensa em si e não está nem aí para o que aconteceu com a filha. Em suma, todos os personagens são insuportáveis nesse livro, não consegui criar nenhum vinculo com qualquer um deles.

3) A escrita dessa autora é confusa. Tinha horas que parecia que eu estava lendo um livro escrito por uma bêbada. Era um vai e vem no mesmo paragrafo sobre fatos ocorrendo no presente e fatos ocorrendo no passado que me deixava zonza. Achei a escrita chata, maçante e inexperiente. Só do meio para o final é que melhorou um pouco, mas ainda assim nada me surpreendeu!

Sinceramente, nada me prendeu nessa história. O único ponto positivo foi um momento de ação que ocorre do meio para o final, mas ainda assim todos os fundamentos que levaram ao ápice do enredo não me empolgaram. Li esse livro somente porque não consigo começar uma leitura sem terminá-la, mas não recomendaria a ninguém...pra mim, foi um passatempo perdido!
Talita 26/09/2016minha estante
Depois dessa resenha até desanimei para ler...

Carla Sol 26/09/2016minha estante
Não perderia tempo, tem livros muito melhores...mas sei lá, vai que vc gosta né? hehe

Claudia Cordeiro 14/04/2017minha estante
Tô lendo ele e é bem por aí mesmo.....

Aline Silva 08/10/2022minha estante
Sua resenha está perfeita! É exatamente isso.

Tamiris 15/10/2022minha estante
olha acho que vc não abstraiu direito o livro, principalmente em relação a protagonista

dedag 17/12/2023minha estante
concordo plenamente e olha que eu só li os 2 primeiros capítulos por enquanto? ??

qziacoelho 29/12/2022

Certamente um dos melhores livros que li esse ano, fiquei feliz por ter dado a ele mais uma chance, visto que iniciei, desisti, mas retomei a leitura devido a algumas reviews que acabei lendo. Mas, nenhuma das reviews que li me preparou para a quantidade de coisas que aconteceram ao longo do livro.
Houveram momentos que precisei fechar o livro, respirar e tomar uma água, pq os gatilhos nele em certo ponto mecheram demais comigo.
Assim como as reviews que li, não darei spoilers, nem falarei muito sobre a história para que outras pessoas se surpreendam da mesma forma, mas posso dizer que tive vontade de sacudir a TifAni diversas vezes durante o livro, assim como tbm tive vonade de abraçar ela e dizer que tudo ia passar. Não é fácil ser uma adolescente.
Bruna3702 29/12/2022minha estante
Fui pesquisar sobre e vi que o filme da Netflix é inspirado no livro, eu ia assistir o filme, mas agora quero ler primeiro hahaha prefiro ler antes

qziacoelho 29/12/2022minha estante
Agora que terminei eu vou assistir o filme. LEIA! Vale a pena!

Cat 10/08/2022

esse aqui envelheceu igual leite azedo que foi esquecido debaixo do sol por duas semanas e alguém pensou que seria uma boa ideia tomar
Jakee 10/08/2022minha estante
Adorei a resenha ?

Cat 10/08/2022minha estante
obrigada kkkkkk não tinha muito pra falar, ai eu improvisei

Suka 06/09/2022minha estante
Adorei a resenha. E tipo, leia por sua conta e risco hahhaha

Helder 12/09/2022minha estante
Adorei esta resenha. E o mais incrivel é que tem tanta gente que gosta de leite azedo que a mocinha que escreveu este livro ainda conseguiu vende-lo para virar um filme.

Cat 07/10/2022minha estante
eu li sem saber do filme, quando descobri fiquei chocada! mas eu tava pensando, eu acho que tem mais chance dessa história funcionar como filme do que como livro (porque podem cortar muitas coisas desnecessárias)

Suka 07/10/2022minha estante
Exatamente isso q eu tô pensando, eu acredito q o filme será melhor do q o livro.

Andy.E 19/11/2022

Meus QUOTES de Uma garota de muita sorte - Jessica Knoll?
? "Durante toda a minha vida, tive dificuldade pra dizer o que queria, para pedir o que queria
Tinha medo de ser incômodo para as pessoas. Gostaria de colocar a culpa por esse modo de ser no que acontecera comigo naquela noite, ou nas semanas que se seguiram, mas acho que é apenas parte da minha personalidade." Pg. 127

? "Dei as costas ao desapontamento que vi no rosto do sr. Larson, para que ele não percebesse meu próprio desapontamento." Pg. 141

? "Ele me vira na minha pior condição, como uma cadela de rua, e ainda sim me apoiara, fizera tudo que pudera para me ajudar. Ele imaginara o futuro que eu poderia ter, antes mesmo de eu querer esse futuro para mim, e foi quem me estimulou nessa direção." Pg 142

? "Superar não significa não falar a respeito. Ou não se sentir magoada. Imagino que será irá doer." Pg. 149

? "Havia uma foto no canto inferior esquerdo, indistinta como todas as fotos parecem ser depois de alguns anos, de modo que nossos eus passados parecem pertencer a um mundo estranho e antigo, e percebemos, até com certo desdém, tudo o que sabemos agora que não sabíamos na época. Como costumávamos ser tolos." Pg. 167

? "Quanto mais sagrada a informação, mais desesperada a pessoa que guarda o segredo fica para revelá-la, e mais é preciso insistir para aliviá-la do fardo." Pg 173

? "O que quis dizer foi que talvez esteja apenas na sua cabeça que você precisa provar algo." Pg. 189

? Pg. 262 - menção a ao Chandler de Friends.

? "..., e eu estava cansada de ter medo." Pg. 315

?????????

Bi Faria 27/02/2021

| Resenha
Capa linda! E foi uma leitura instigante com uma personagem que chama a atenção, ácida, inteligente e que sofreu muito.
Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e gostei bastante apesar do início ter sido lento, achei a escrita densa mas conforme eu avançava e me acostumava com a narrativa fiquei viciada na trama.
Ani FaNelli parece ter conseguido tudo o que sempre desejou, status, um noivo com posses e já morarem juntos em um apartamento de luxo no lugar certo. Além dela trabalhar em uma revista conhecida com os seus textos ácidos e argumentos certos.
Só que seu passado é sombrio, ela guarda um segredo e trauma de seu antigo colégio que moldou em ser uma mulher bem resolvida e que deu certo na vida.
Seu noivo não gosta nem de ouvir ela relatar alguma parte do que aconteceu, ele gosta da Ani que mudou de nome e é adorável, que desistirá dos seus sonhos depois do casamento para morar em Londres.
A menina que sofreu na mão de adolescentes e que teve que tomar uma atitude aterrorizante quando o colégio fora invadido por dois exs alunos não lhe interessa, e ela que já sabe disso faz tudo a seu favor.
Até surgir um documentário onde ela voltará a sua antiga cidade para contar a sua versão dos fatos, sem a pior parte pois Luke não acha que fora estupro.
Reviver tudo aquilo mexe com ela mas reencontrar um antigo professor faz bem, ele foi o único que acreditou nela e a ajudou.
Ani só não esperava encontrar um dos garotos que queria se desculpar gravando para o documentário. Dean já está com tudo arquitetado, mas algumas palavras verdadeiras que Ani exige e merece ouvir podem ter sido gravadas.
Restando saber se essa proteção no casamento realmente vale a pena, ser a que todos adoram ou ser uma mulher que tem problemas, os enfrenta e ser ela mesma .

A autora cria uma trama com muito suspense que prende do início ao fim e trata de assuntos sérios na adolescência como bullying e as suas consequências e o estupro, mostrando que a vítima nunca é culpada.
A personagem ácida que tem problemas do seu passado chama a atenção, e toda a mentira? Vale a pena?

MiCandeloro 06/09/2016

Interessante, mas igualmente irritante em certas partes!
Fazer parte da turma dos populares é o sonho de quase toda garota que nasce em uma família de classe média, que corta um dobrado para pagar as contas do mês e que finge que tem mais dinheiro do que realmente tem e, com TifAni FaNelli, não era diferente.

Por isso, ela mal acreditou no quanto foi tão bem recebida em Bradley, depois de ser expulsa de seu último colégio. Mesmo vestindo roupas de segunda mão, usando muita maquiagem e não tendo a mínima ideia de como não se portar como uma caipira, em poucas semanas Finny, seu mais novo apelido, já estava se sentando com os pernas peludas e as HO's no refeitório.

Só que, como tudo na vida tem um preço, mal sabia a garota o quanto a sua conta ia custar alto.

Mas nada disso importava, certo, afinal, Finny havia sido aceita e agora fazia parte da família Bradley e um lindo e abastado futuro a esperava, não é mesmo?

Ao menos foi o que Ani, agora com quase 29 anos, determinou para si. Depois de ser estuprada coletivamente e de enfrentar uma tragédia que lhe deixaria marcas para o resto da vida, a única coisa que a fazia seguir em frente era mostrar para todos o quanto ela havia se dado bem.

E não era para menos. Ani conseguiu se formar no ensino médio, ir para uma faculdade, mesmo depois de todo o escândalo e de uma reputação manchada, e trabalhar na The Woman's Magazine como redatora. Afora isso, estava noiva de Luke Harrison IV e ostentava em seu dedo um anel de família divino.

Agora ela tinha certeza de que estava protegida e de que ninguém mais ousaria machucá-la, pois, para ela, os ricos e poderosos eram inatingíveis, tudo o que Ani queria ser.

Todavia, as vésperas do seu casamento, a jovem foi contatada para participar de um documentário e dar a sua versão dos fatos a respeito de Os Cinco.

Será que TifAni, ou melhor, Ani, conseguirá ter estômago suficiente para enfrentar os fantasmas do passado enquanto faz uma força descomunal para fingir ser um doce de menina, coisa que nunca foi, para alcançar o seu "felizes para sempre"?

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam.

***

Me joguei em Uma Garota de Muita Sorte por conta do comparativo feito entre ele e Garota Exemplar, um dos meus livros favoritos. Tenho que parar de fazer isso, não adianta, dificilmente alguma obra chegará aos pés da escrita por Gillian Flynn. Mas ainda bem que, apesar disto, esta não me decepcionou como A garota do trem.

Narrado em primeira pessoa por Ani, conhecemos uma mulher amargurada, cheia de raiva dentro de si, e completamente falsa e dissimulada que se esforça ao máximo para ser uma pessoa que não é, apenas para agradar aos outros e pertencer a um grupo seleto que, em sua mente, é desejado e invejado pelos demais.

De início, achei a leitura um porre, já que temos que lidar com uma personagem tão detestável como Ani, que compartilha da sua vida tão fútil como redatora de uma revista de "mulherzinha", que só pensa em como conseguirá emagrecer os quilos que não precisa para ser a noiva mais fantástica que já existiu na face da Terra.

Quando percebi, ao decorrer dos capítulos, o que TifAni tinha a nos contar, que ia muito além do que sua superfície bastante rebocada deixava transparecer, é que me interessei pela história.

As partes das quais mais gostei foram as escritas por Ani no alto de seus 14 anos, quando ainda estava na Bradley e precisava lidar com todos os tipos de crueldades cometidas por adolescentes cheios de hormônios. Às vezes chegava a me esquecer de Ani adulta e parecia que estava lendo um texto jovem adulto tipicamente americano.

Apesar da trama tratar de temas pesados, como estupro e assassinato, e de ter gostado do modo com que a autora os descreveu, não cheguei a ficar impactada com os segredos revelados. Meu único sentimento em relação ao enredo, do início ao fim, era de curiosidade. Eu queria saber o que tinha acontecido com a protagonista, queria entender o porquê dela ter se tornado uma vaca megera e queria descobrir o que ia acontecer no final.

Quanto ao desfecho, achei que ficou um pouco a desejar. Depois que Ani parcialmente se redimiu para conosco e para com ela mesma e assumiu a sua verdadeira personalidade e o que queria genuinamente, a autora meio que correu com tudo e senti falta do desenvolvimento de maiores detalhes em cenas cabais.

Ainda assim, gostei da história. Me compadeci de Ani e achei válido o alerta feito por Jessica a respeito de quantas consequências perniciosas são geradas pelo bullying cometido dentro do âmbito escolar, que acabam afetando a vida de muita gente.

É curioso pensar em quantos exemplares têm batido nesse assunto e os jovens parecem continuar não entendendo ou achando bobagem, mas só quem já sofreu algum tipo de violência sabe o quanto é difícil de superar e de não nos deixar definir pelos sentimentos de inferioridade e de culpa que tais atos nos acomete.

Uma Garota de Muita Sorte é uma leitura interessante que nos faz enxergar que por trás de toda arrogância sempre há uma pessoa frágil e insegura que tenta provar algo a si mesma e que, nem sempre a máxima superação é a resposta para tudo na vida. Recomendo.

site: http://www.recantodami.com

Danny.Oliveira 14/09/2016

Maravilhoso !!!!
Poucos livros me deixa tão envolvida, mais este vez. Ani é uma sobrevivente da doença da sociedade prefeita, que deseja que vc não mostrei seus problemas. Vc tem que ser perfeita sempre, só que ela crio uma máscara para conseguir viver depois dos grande problema que foi sua adolescência, com bulling, seu peso fora do padrão e muito mais.... só lendo para ser delícia com esta leitura dinâmica e acima de tudo super sincera que todos nós já pensamento em um momento da vida, que estamos passando por uma grande mudança.

Aichinha 20/02/2023

Uma Garota de Nem Tanta Sorte
Há alguns pontos que tornaram essa história bem única para mim. O mais marcante foi a protagonista. A autora imaginou uma personalidade extremamente direta e crítica, uma pessoa com um olhar aguçado para enxergar os comportamentos e intenções das pessoas. Na escrita, tudo isso foi descrito com perfeição.

Uma Garota de Muita Sorte também me pegou muito retratando a forma como as pessoas conseguem ser completamente sem noção e/ou cruéis. Eu achei a maior parte dos personagens podres, e me fez refletir sobre como tem gente que realmente se comporta de uma forma nojenta com quem está em situações como as da Ani. Com frequência eu li uns diálogos que me deixaram completamente indignada.

O livro tem mais referências de marcas do que eu conheceria em três vidas. Isso pode ser entediante para muitas pessoas, mas acabou não me incomodando tanto, já que pareceu importante para a formulação do modo de enxergar o mundo da protagonista, principalmente levando em conta que a narração é em primeira pessoa.

Acredito que a maior parte dos detalhes que não fizeram sentido, mal construídos ou desnecessários foram consertados no filme. Por isso, considero que essa faz parte da minoria de histórias cujo filme supera o livro. Não porque a premissa do livro mudou, mas sim porque o filme aperfeiçoou a história de um jeito incrivelmente bom. Para o filme, eu daria uma nota 4,5.

Dentre os pontos fracos, aponto o plot twist final corrido (provavelmente a intenção era a de causar um impacto maior no leitor, mas não teve bem esse efeito em mim); a relação mal construída com o Andrew; um personagem pai da protagonista sem função nenhuma e uma história que deixou a sensação de incompleta - teria sido bem melhor se as páginas se extendessem o suficiente para o leitor ver a protagonista executando o objetivo que ela expusera ao final.

Bi 19/10/2022

?????
Foi terrível? comecei a ler pq minha tia me disse que o filme é muito bom! Achei q a leitura seria boa, a premissa é bem legal, mas o livro???? Que lento, que chato, que sem sentido, sem pé nem cabeça? A narrativa é muito confusa, não te diz nada sobre nada, não faz você conhecer verdadeiramente os personagens e nem se apegar a história. Esperava Plot e n tem nenhum, aliás, quando a coisa importante da história acontece você nem entende?
Que merda, me decepcionei, olha q eu n tinha grandes expectativas com ele

Sandra Rosa 22/11/2019

PQP!
Imagino que a autora teve a intenção de alertar sobre bulling nas escolas. Prefiro acreditar que esse tenha sido o objetivo desse livro, ou vou ficar mais deprimida por ter feito essa leitura.
Destesto esse tipo de tema, e a forma do enrredo presente/passado.
Odiei a TIfAni, narrador/personagem, do início ao fim!
O engraçado é que não conseguia parar de ler, precisava saber em que merda isso tudo acabaria. Pra minha surpresa o fim foi um pouco do que desejei.(Amém)

Não sou boa em resenhas, o que posso fazer é falar das minhas impressões, que não foram as melhores.

O livro aborda a violência de todas as formas possíveis. Na minha opinião, uma parte dessa violência poderia ter sido evitada se a personagem principal tivesse pedido ajuda nas duas oportunidades que teve e mesmo sabendo que a maior prejudicada seria ela mesma, preferiu omitir e mentir.
Não se iluda com o nome ou a capa, esse livro não tem nada de poético ou romântico, ele causa ânsia, ódio. Não têm nenhum tipo de assepsia. Todos os personagens me causaram algum tipo de desprezo em algum momento.
Quanto a escrita, diria que é razoável, mas não vejo motivos pra essa obra ser tão elogiada.
Minha conclusão é que:
Preferia não ter lido, assim não teria que acabar com esse gosto amargo na boca.
FIM

Ricardo.Sena 19/09/2016

Apesar do início promissor, com seu humor negro cortante, não demora e o livro fica chato. Há pouco suspense, o que torna injusta a comparação com Garota Exemplar ou A garota no trem. Esperava muito mais. Talvez o filme com Reese Whiterspoon redima o livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5