Açúcar de melancia

Açúcar de melancia Richard Brautigan

Resenhas - Açúcar de Melancia

tiele3 05/03/2024

Uma surpresa
Já tinha começado a ler esse livro, mas não tinha dado continuidade só que resolvi dar outra chance agora e nossa, gostei bastante!!!!

tem detalhes de narrativa que são muito interessantes, como um dos diálogos que é interrompido por ter chegado o dia das melancias silenciosas
a retratação dos sentimentos (ou a aparente falta dele)
a leitura é extremamente fluida, super rapidinha
fiquei (e ainda tô) curiosa com o nome do personagem

como boa hstan li por conta do harry mas acabei gostando muitíssimo!!! ótimo ótimo ótimo!!

clairee 27/01/2024

Melancolia permeante
O autor consegue fazer desse livro algo que é ao mesmo tempo poético, fantástico, fugindo da realidade mas, ao mesmo tempo, chega a ser chocante pelas entrelinhas da narrativa. por mais que quase/ senão todos os personagens apresentam grande apatia, é algo que se relaciona com o lugar em que vivem, um lugar onde as coisas são feitas de açúcar de melancia, onde cada dia o Sol nasce de uma cor, onde nem tudo faz sentido. e no entanto, o que faz sentido nos dias de hoje?

Aurea25 26/01/2024

Péssimo
Esse é um dos livros mais chatos que já li na vida. Nada faz sentido, não tem contexto de nada em momento nenhum do livro. Pareceu ser uma crítica a alguma coisa, mas tá muito obscuro pra mim. Horrível, não recomendo
Fabio 28/01/2024minha estante
Achou o livro do Gato, Núbia? kkkk

Aurea25 29/01/2024minha estante
No

Marina.Pratesi 12/01/2024

Brilhante!
Curto, lúdico e cheio de personalidade. O personagem não tem nome, o que é um detalhe que mexe com nosso imaginário. Temos detalhes dos pensamentos dele e sequer sabemos seu nome! O lugar fictício que passa ideia de diversão e infantilidade se transforma página a página em uma aventura crítica e dolorida que podemos relacionar com a sociedade atual. Linguagem simples.

lele 29/12/2023

Como a maioria aqui li por causa do harry styles, e me desculpem mas quem fala que gostou tá mentindo, li em um dia só mas foi um livro muito chato, se vc quer ler recomendo procurar primeiro o contexto dele se não não vai fazer sentido nenhum
Marina.Pratesi 12/01/2024minha estante
Se você não sabe apreciar não tira o mérito de quem gostou de verdade. Esse é um livro lúdico, fácil de ler ao mesmo tempo que é crítico. Óbvio que eu gostei!

Marina.Pratesi 12/01/2024minha estante

Aurea25 25/01/2024minha estante
Tô na metade e tá chatão mesmo. Esquisito demais. Nem sei quem é Harry Styles

Paulascrap 07/12/2023

Surpreendente!..
" Brautigan descreve de maneira bem ácida a comunidade hippie de Bolinas onde vivia e o ambiente de São Francisconessa sombria história passada em um vilarejo bucólico".

📌📖 Uma leitura indicada por Murakami e Neil gaiman, que não irá encaixar com todo leitor, mas por esse motivo me chamou atenção. Ler sobre a vida do autor, ícone do movimento contracultural dos Estados Unidos, ajuda a compreender melhor o contexto da obra, sua maneira de viver e seu suícidio estão diretamente ligado na trama ( Richard e a irmã foram abandonados em um hotel aos seis e dois anos e, aos 20, pediu pra ser preso, pra não passar mais fome e frio. Tempos depois, já em um hospício, recebeu o diagnóstico de esquizofrenia e depressão e foi tratado com eletrochoques), posso dizer que gostei da experiência se entendi 100 é outra história!...

📌📖 Em um mundo distópico , a matéria-prima do vliarejo de Eumorte é a açucar de melancia, presente em tudo que se possa imaginar e onde tigres assasinos devoravam as pessoas ao mesmo tempo que eram admirados por elas, somando as tragédias: da perigosa gangue naFERVURA.

📌📖 O narrador não é revelado durante a leitura, mas a escrita flui bem e voce acaba envolvido pelos personagens , mesmo que não consiga alcançar o objetivo do autor no desenrolar dos fatos. O posfácio acaba entregando mais do que a leitura em si, um romance singular explorando a criatividade do autor e desafiando a imaginação do leitor.

#açucardemelancia #ficçãodistópica #RichardBrautigan

Fabio Di Pietro 20/11/2023

Original
A nota dada é pela originalidade da obra. Fui surpreendido com uma escrita inusitada, meio infantil, meio lisérgica, difícil definir. Acabei ficando curioso até onde o autor queria me levar e percebi que o caminho é o que importa. Parece aqueles tipos de livro "ame ou odeie".

Dmattosss 29/10/2023

Esperava bem mais
Esse é o primeiro livro que eu leio e não sei explicar sobre o que é. Parece até que não li o livro, pq é muito sem pé nem cabeça!!!!! Depois de terminar essa maluquice, eu fui pesquisar sobre o autor e sobre o livro, e descobri umas coisas bem interessantes, que eu não vou contar aqui pq quando foi a minha vez ngm me avisou. Conhecendo a vida do autor, o livro faz um pouco mais de sentido, mas imagine ter que conhecer a vida de todos os autores que lemos? Não vai estar rolando não. Eu só queria algo diferente pra ler, consegui, mas não foi bom. Não me liguei a nenhum personagem, não me interessou o ambiente, os problemas e a melhor coisa que eu achei do livro é a forma como ele é escrito, afinal os capítulos são curtíssimos, o que torna a leitura mais rápida e dinâmica. Enfim, não me convenceu e achei um saco ler essa história que pra mim, que não conhecia nada do autor, não fez nenhum sentido.
leticiafelizari 29/10/2023minha estante
Já li esse também e abandonei perto de terminar, achei péssimo! É tão sem sentido que me perguntava se eu tava com alguma limitação cognitiva pra não entender o que acontecia na história ? baita perda de tempo

Dmattosss 29/10/2023minha estante
Sim, eu ficava o tempo todo achando que eu não tava entendendo, mas a história que não faz sentido nenhum, é impossível tirar algum proveito de algo que precisa de um contexto histórico pra ser entendido sem que esse contexto seja explicado no começo! Pra mim não foi uma perda de tempo total, me distraiu um pouco a cabeça, mas que foi difícil terminar foi kkkk

taypyx 13/09/2023

Harry Styles
O processo de avaliação crítica é muito lógico para esta novela esquisita, louca, surreal e desassociada.

Julia 11/09/2023

Açúcar de melancia
Não vá pensando em um livro simples. Açúcar de melancia te tira da zona de conforte e te leva para um outro mundo. Vale a pena pesquisar mais sobre o autor e sobre a época em que o livro foi escrito.

Ramilla.Souza 20/07/2023

Surreal
Apesar de bastante fantástica, a narrativa de Açúcar de Melancia é muito coerente. O autor cria uma narrativa nada realista e que, mesmo assim, faz todo sentido dentro do contexto em que ela acontece. É um livro simples e muito interessante.

Emilly1172 06/07/2023

Uma loucura
Sinceramente não sei bem o que dizer sobre. A leitura é bem fluida, mas a história é bem viajada e temos que tentar interpretar seja lá o que ele queria dizer.
O pós fácil é legal, explica a vida do autor, mas aí já estava cansada então...

Alexy4 11/04/2023

Watermelon sugar (high)
Um livro que pode ser um pouco confuso, tudo é escrito de forma simples e metafórica. Não tem nada de grandioso acontecendo em EuMorte, pelo menos, pela visão do protagonista sem nome, mesmo quando algo horrível acontece com uma das moradoras de Açúcar de Melancia.
É interessante a proposta, apesar de não me conquistar tanto foi uma leitura legal.

leiturasdagab 01/04/2023

Diferente e bom
(Leitura finalizada em setembro/2022) A leitura é fácil e rápida, os capítulos são todos bem curtos. Achei confuso no começo, mas conforme fui lendo consegui ir me conectando mais com a leitura e com o universo criado ali. Ainda assim fiquei perdida algumas vezes, mas no final gostei muito por ter sido uma leitura e experiência tão diferente do que estou acostumada